Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Juan Nova - MEMBRO EXCLUSIVO
#1101246 RESUMO DO LIVRO O PODER DO HÁBITO
Autor: Charles Duhigg
Autor do Resumo: Don Juan Casanova

Você quer ter um dia mais saudável? Você quer eliminar hábitos ruins?
Você quer que seu dia renda mais da forma como você quer?

Então esse artigo pode mudar a sua vida.

O LOOP DO HÁBITO
O cérebro busca armazenar todas as informações possíveis nos primeiros momentos para a criação de um hábito, quando você repete esse processo o cérebro internaliza e o torna automático, pois ele sempre está buscando meios para economizar energia.
Os gânglios basais é a parte do cérebro responsável pelo armazenamento das informações para a criação de hábitos. Nosso cérebro é uma evolução humana que parou de se desenvolver a 90 mil anos atrás. Sem os hábitos você não conseguiria se desenvolver, teria que aprender tudo do zero novamente, com os hábitos você torna o processo automático sem ter que pensar.
Enfim, o loop do hábito funciona a partir de três estágios:

DEIXAS: É um estímulo enviado para o seu cérebro entrar em modo automático com a função de indicar qual hábito deve ser usado que podem ser estímulo visual como doce ou comercial de tevê, um lugar, uma hora do dia, uma emoção, uma sequência de pensamentos ou a companhia de pessoas específicas. Para deixar mais claro LUGAR, HORA, ESTADO EMOCIONAL, OUTRAS PESSOAS E AÇÃO IMEDIATAMENTE ANTERIOR.

ROTINA: Pode ser física, mental ou emocional e complexa ou simples. Normalmente é o padrão de comportamento que você faz, por exemplo, fumar, sentar no bar pra beber com os amigos, dirigir o carro, estudar, trabalhar, praticar esportes e etc.

RECOMPENSAS: Ajuda seu cérebro, a saber, se vale a pena memorizar o loop para o futuro.Podem variar desde comidas ou drogas que causam sensações físicas, compensações emocionais como sentimentos de orgulho, elogios ou autocongratulações também estão dentro desse quesito. Com a repetição do loop o processo se torna automático. Saiba que as recompensas tem que ser algo que você anseia muito, algo que faça seu cérebro acreditar que esse hábito vale a pena ser memorizado em longo prazo.

É assim que as redes sociais funcinam, imagine que você recebeu alguma deixa como a notificação no seu celular pra entrar no Instagram, a rotina é olhar essa página e se perder em outros assuntos que você se identifica, por fim, a recompensa é você eliminar algum sentimento atual como o tédio ou ansiedade.

Depois que você repete o processo seu cérebro entende que isso é bom pra você e faz com que isso se torne automático, então, sempre que você recebe alguma notificação ou se sente entediado ou ansioso, o gânglio basal do seu cérebro vai mandar estímulos para você entrar em processo automático de entrar no Instagram e ver todos os conteúdos relevantes ou irrelevantes pra você. Assim, você sacia a sua vontade de matar o seu tédio, ansiedade ou ver sua pagina favorita.

A regra de ouro da mudança de hábito: Depois de descobrir o loop, você pode mudar a sua rotina pra satisfazer a recompensa que seu cérebro anseia.

Muitas vezes pra um hábito ser mudado não depende só da repetição, mas sim da fé ou de grupos sociais. Você precisa acreditar que o processo vai mudar a sua vida. É como o processo de hipnose, para estar em transe você precisa acreditar que hipnose funciona.

Pense nos grupos de ciclismo do seu Estado, quantas e quantas vezes você já ouviu as pessoas dizendo que andar de bicicleta não é um esporte em si, mas uma terapia? Isso ocorre, pois se sua deixa é está angustiado ou entediado e ao invés de sua rotina ser sair pra beber com os amigos você vai andar de bike com o grupo de ciclista, a sua recompensa vai ser tanto os estímulos físicos, quanto a diversão e a satisfação da angustia, tédio e socialização. Quando você está inserido num grupo social a tendência é você começar a acreditar, pois os outros já estão acreditando com mais fé do que você.

COMO CRIAR O HÁBITO DE LEITURA:

Para criar hábitos que podem ser excessivamente desgastantes o melhor horário é pela manhã, pois é o horário em que você tem mais energia e não sofreu estresses externos. Não estou dizendo que ler é chato, mas que o processo de leitura gasta bastante energia.

DEIXA: Coloque um despertador para um horário específico. Pode ser 6h30 ou 7h00.

ROTINA: Leia 10 ou 20 páginas por dia e certifique-se de que fará apenas a leitura do seu livro.

RECOMPENSA: Como eu disse acima, as recompensas dependem dos seus anseios. Então, sempre após a leitura pense em algum tipo de recompensa que você anseia muito. Você pode dizer pra sua mãe que começou a ler um livro e escutar um elogio dela, ou pode após a leitura ir pro seu joguinho preferido (não recomendo), ou pode simplesmente sentir o processo de mudança acontecer.

Particularmente, eu prefiro as autocongratulações, pois assim não dependo de fatores externos pra minha mudança e a motivação depende apenas de mim. Acredito no processo do crescimento interno e vejo os resultados aparecendo no externo.

Não se compare com a evolução dos outros, apenas siga seu fluxo. Você não passou pela mesma experiência que outras pessoas e cada ser humano é diferente, por isso, se importe apenas com o seu progresso. E nada de ficar olhando quantas páginas faltam, pois isso transforma o processo de leitura em ansiedade, você começa a querer terminar o livro rapidamente. Apenas leia e agradeça por ter chegado na sua meta atual.

Você pode utilizar essa estrutura pra criar outros hábitos assim como eu fiz, mas lembre-se que hábitos não há fórmula concreta para hábitos, pois varia de ser humano pra ser humano. :)
Avatar pua
Pelego

Aprendiz

#1101250 Salve Juan Nova! Acredito que não só eu, como outros aqui também devem ter problemas em desenvolver bons hábitos. A questão da deixa, aliada a um horário específico é de grande valia para aqueles mais maticulosos e que precisam ter uma rotina no dia, assim como eu.

Lembro-me de certa vez ter lido um estudo, onde alguns pesquisadores chegaram a conclusão de que para que algo se torne um hábito levaria em torno de 21 dias. Porém não se dá pra tomar esse número como proporção exata, visto que certas ações são mais fáceis de se executar, logo tomar um copo de café todos os dias após o almoço seria algo que se tornaria automático em um curto período de tempo, enquanto estudar todos os dias para um concurso seria algo que demandaria um maior período para se tornar automático.

Podemos associar isso a questão da "recompensa", pois ao consumir o café, a satisfação será imediata, enquanto que os frutos de se estudar para o concurso só serão colhidos lá na frente, logo quanto mais tardia for a recompensa, mais difícil se torna criar o hábito. No mais, excelente artigo!!

Abrass, Pelego.

Criador do tópico

Juan Nova - MEMBRO EXCLUSIVO
#1101321
Pelego escreveu:Salve Juan Nova! Acredito que não só eu, como outros aqui também devem ter problemas em desenvolver bons hábitos. A questão da deixa, aliada a um horário específico é de grande valia para aqueles mais maticulosos e que precisam ter uma rotina no dia, assim como eu.

Lembro-me de certa vez ter lido um estudo, onde alguns pesquisadores chegaram a conclusão de que para que algo se torne um hábito levaria em torno de 21 dias. Porém não se dá pra tomar esse número como proporção exata, visto que certas ações são mais fáceis de se executar, logo tomar um copo de café todos os dias após o almoço seria algo que se tornaria automático em um curto período de tempo, enquanto estudar todos os dias para um concurso seria algo que demandaria um maior período para se tornar automático.

Podemos associar isso a questão da "recompensa", pois ao consumir o café, a satisfação será imediata, enquanto que os frutos de se estudar para o concurso só serão colhidos lá na frente, logo quanto mais tardia for a recompensa, mais difícil se torna criar o hábito. No mais, excelente artigo!!

Abrass, Pelego.


E aí, Pelego. Obrigado por acrescentar o conteúdo. Quanto aos estudos pra um concurso, de fato, tornar um hábito em que a recompensa maior seja um processo a longo prazo pode se tornar um hábito mais difícil de ser feito. Porém, aliada a força de vontade você com certeza terá um hábito instaurado. Trabalhe o músculo da força de vontade e, assim, você estará consagrando pequenas vitória. Dessa forma, você vai verificar que não só você criou o hábito de trabalhar a sua força de vontade, como também estará trabalhando o processo de melhorar nos estudos para um concurso.

Uma pesquisa feita para descobrir como a força de vontade funciona descobriu que quando você anota no papel visualizando as suas metas para o dia e traçando um plano para poder passar pelos obstáculos chamados de "ponto de inflexão" o seu cérebro tende a focar nesse processo auxiliando a sua força de vontade.
Visualizar o objetivo final também é uma excelente forma de criar um hábito, pois você está criando anseios no seu cérebro, não estou dizendo sobre lei na atração. Pesquisas feitas mostraram que as pessoas como fisiculturistas e as que querem emagrecer conseguem criar hábitos de esportes imaginando o objetivo final, assim, você cria anseios no seu cérebro justificando o seu processo.
Um último ponto sobre a força de vontade é que nas pesquisas realizadas descobriram que a melhor forma de criar um hábito é quando você se sente confortável, sem ter sofrido esforços anteriores e sem se sentir obrigado. Então, por exemplo, pela parte da manhã você ralou duro, fez algo que não queria como varrer o quintal, logo, se pela parte da tarde você deseja estudar é bem provável que você não queira, ainda mais, se você sentir que é obrigado a fazer isso.
enigmafw

Aprendiz

#1101603 Perfeito,
Em agosto de 2019 eu decidi mudar totalmente meus hábitos e levar a vida como queria.

conteúdo de primeira, parabéns.