- 23 Mar 2021, 15:08
#1101919
Oooooi! tudo bem?!
1 - Pratique autoconhecimento! O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Os psicólogos garantem: uma vida sem autoconhecimento é, com certeza, uma vida vazia. Precisamos dele para viver bem, para conhecer nossos limites, para lutar por objetivos concretos e para obter autonomia e autoestima.
Quando não nos conhecemos, ficamos perdidos diante da vida e dos desafios que enfrentamos. Conhecer nossas emoções, medos, dores, tristezas, qualidades e habilidades é fundamental tanto para a saúde psicológica, quanto para o crescimento pessoal e profissional.
Exemplos:
1- Quais são suas carências, suas insatisfações, inseguranças e frustrações?
2- Quais são seus gostos, preferencias, tendências, qualidades, talentos e dons?!
3- Você tem intimidade com suas emoções ou age "no automático"?
4- Quais as experiências que se repetem com frequência em sua vida?
5 - Quais seus desejos e suas vontades?
6 - Quais são os seus objetivos de médio e longo prazo? e metas?
7 -O que VOCE PODE FAZER para realizar seus objetivos e metas?
8 - Quais são os seus comportamentos?
Consequências da falta de autoconhecimento
1 – Baixa inteligência emocional – Constante estado de ansiedade e estresse. ...
2 – Baixa inteligência interpessoal – Constantes conflitos nos relacionamentos. ...
3 – Transtornos de ansiedade. ...
4 – Ciclos negativos repetitivos (Autos sabotagens) – Frustração nos objetivos de vida e da felicidade.
2 - Aumente sua autoestima e sua AUTOCONFIANÇA!
Autoestima é um sentimento desenvolvido desde a infância na medida em que os pais elogiam ou demonstram de alguma forma atenção sobre determinada conquista do filho, o que tende a aumentar a autoestima da criança. Um bom exemplo é quando um indivíduo que normalmente recebe muitos elogios tende a se sentir sempre bem e sua autoestima estar sempre alta.
Da mesma forma acontece quando a pessoa passa por situações onde é destratada ou alvo de piadas – situações como essa fazem com que a pessoa sinta sua autoestima abalada, passa a desacreditar em si mesma, pensar que tudo que construiu até o momento foi em vão, que não é capaz, e essa pessoa se frustra. Isso é chamado de baixa autoestima.
Os sentimentos de baixa autoestima, geralmente, foram construídos ao longo da vida, e sentimentos de inferioridade e comportamentos arraigados são difíceis de mudar. Isso leva tempo, muito trabalho, e requer ajuda de psicólogo.
Portanto, se está se sentindo “muito para baixo”, FALTA DE CONFIANÇA EM SI MESMO, pode ser um indicativo de baixa autoestima. Sendo, assim, de extrema importância buscar ajuda de um psicólogo para que consiga superar seus próprios obstáculos e chegar no objetivo desejado através da psicoterapia.
Já a AUTOCONFIANÇA É A CAPACIDADE DE ACREDITAR QUE VOCE É CAPAZ! Ter confiança em si mesmo proporciona uma vida mais vibrante. Pessoas autoconfiantes, não temem obstáculos, estão sempre prontas para atacar e driblar as dificuldades apresentadas em suas vidas. Elas possuem alto grau de resiliência, pois entendem que as falhas as tornarão melhores e mais bem preparadas!
Obs : Se tiver alguma dúvida ou algum conselho, me fale!
Espero que voce leia a maioria que eu escrevi e tenha entendido também!
Obrigado!