Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Don Mago
#1101702 E ai pessoal

Quero compartilhar convosco, minhas anotações, que fiz sobre esse livro: 12 Regras para a vida Um antídoto para o caos.
Lançado em 2018.
Esse é uns dos livros que fez diferença na minha vida. Escrito por Jordan Peterson, psicólogo, canadense. O livro trata de 12 regras que servem como antídoto para o caos.. se colocadas em execução tornará nossas vidas um pouco melhor, com pouco de sofrimento. Inclusive Jordan Peterson menciona os Pickup Artists na regra 8.
Obs: isso não é um resumo, são anotações.

As regras são:

1. Costas eretas, ombros para trás
2. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade
3. Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você
4. Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje
5. Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles
6. Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo
7. Busque o que é significativo, não o que é conveniente
8. Diga a verdade. Ou, pelo menos, não minta
9. Presuma que a pessoa com quem está conversando possa saber algo que você não sabe
10. Seja preciso no que diz
11. Não incomode as crianças quando estão andando de skate
12. Acaricie um gato ao encontrar um na rua

... Precisamos de regras, padrões, valores.. Precisamos de rotina e tradição. Isso é ordem. A ordem pode se tornar excessiva, e isso não é bom, mas o caos pode nos afogar—isso também não é bom...

REGRA 1
COSTAS ERETAS, OMBROS PARA TRÁS
..

LEVANTANDO A CABEÇA
..Uma mera mudança de postura é insuficiente para mudar qualquer coisa tão fixa assim. Se você está na 10ª. posição, levantar a cabeça, manter as costas eretas e ombros para trás e demostrar dominância pode apenas atrair atenção daqueles que novamente, querem derrubá-lo. Ok, até concordo. Mas levantar a cabeça, manter as costas eretas e ombros pra trás não é algo somente físico, pois você não é apenas um corpo. Por assim dizer, você também é um espírito— psique... Levantar a cabeça significa aceitar o fardo do Ser. Seu sistema nervoso reage de uma forma totalmente distinta quando você enfrenta as demandas da sua vida voluntariamente. Você reage a um desafio em vez de se preparar para uma catástrofe... Levantar a cabeça, manter as costas eretas e ombros pra trás é aceitar a terrível responsabilidade da vida com os braços bem abertos...
Então preste muita atenção na tua postura. Pare de se curvar e ficar se arrastando. Fale o que pensa.. Caminhe de cabeça erguida e olhe firmemente para frente. Ouse ser perigoso.
Levante a cabeça, mantenha costas eretas e ombros para trás.

REGRA 2
CUIDE DE SI MESMO COMO CUIDARIA DE ALGUÉM SOB SUA RESPONSABILIDADE

UMA CENTELHA DO DIVINO
.. Se desejamos cuidar de nós mesmos apropriadamente, teremos que respeitar a nós..
Se vivêssemos na verdade; se falássemos a verdade— então, poderíamos caminhar com Deus e respeitar a nós, os outros e o mundo. Então poderíamos cuidar de nós mesmos como cuidamos das pessoas de que gostamos.
..
Merecemos respeito. Você merece respeito. Você é importante para outras pessoas assim como para si mesmo.
..
Cuidar de si mesmo da forma que cuidaria de alguém sob sua responsabilidade significa considerar o que seria realmente bom para você. Não é " o que você quer". Também não é " o que o faria feliz". Toda vez que você dá um doce a uma criança, você a deixa feliz. Isso não quer dizer que deva dar apenas doces a elas. " Feliz" de modo algum é sinônimo de "bom".
...
Você precisa considerar o futuro e pensar: .. o que eu deveria estar fazendo, quando tenho uma certa liberdade, para melhorar minha saúde, expandir meus conhecimentos e fortalecer meu corpo? Você precisa saber quem é para que entenda suas armas e fortaleça a si mesmo em respeito às suas limitações.
..
Você tem que articular os próprios princípios para que se defenda daqueles que querem tirar vantagens indevidas, para que esteja confiante e seguro enquanto trabalha e se diverte. Você deve se disciplinar cuidadosamente.
Deve manter as promessas que faz a si mesmo e recompensar-se de modo a confiar em si e se motivar..
O céu, afinal de contas, não chegará por conta própria. Teremos de trabalhar para torná-lo real e nos fortalecer..
Fortaleça o individual. Comece consigo mesmo. Cuide de si mesmo. Defina quem você é. Refine sua personalidade. Escolha seu destino e articule seu Ser.
.. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade.

REGRA 3
SEJA AMIGO DE PESSOAS QUE QUEREM O MELHOR PARA VOCÊ

...
UM ACORDO RECÍPROCO
.. Amizade é um acordo recíproco. Você não fica moralmente obrigado a ajudar alguém que está fazendo do mundo um lugar pior.
.. Não pense que é mais fácil se cercar de pessoas boas e saudáveis do que das más e prejudiciais. Não é.
..
Tenha um pouco de humildade. Tenha um pouco de coragem. Use seu juízo e proteja-se da compaixão e piedade totalmente desprovidas de senso crítico.
Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você.

REGRA 4
COMPARE A SI MESMO COM QUEM VOCÊ FOI ONTEM, NÃO COM OUTRA PESSOA É HOJE

O CRÍTICO INTERNO
.. Não somos iguais em habilidades ou resultados, e nunca seremos.
.. A vida é um jogo de soma zero. A inutilidade é a condição padrão.
.. Se a voz interna o faz duvidar do de suas empreitadas— de sua vida ou da própria vida talvez vc deve parar de ouvi-la.

MUITOS JOGOS BONS
.. Você pode alegar: eu deveria ganhar em tudo! Mas ganhar em tudo pode apenas significar que você não faz nada novo ou difícil. Você pode ganhar, não crescer e crescer pode ser a forma mais importante de ganhar.
...
Tome cuidado ao se comparar com os outros. Você é um Ser singular uma vez adulto. Você tem os próprios problemas particulares e específicos— financeiros,.. e outros tipos ...
Você deve decidir o quanto do seu tempo é gasto nisso e naquilo. Você deve decidir o que deve ser deixado de lado e o que deve ser buscado.

FOCO DOS NOSSOS OLHOS (OU FAÇA UM BALANÇO)

.. Como podemos nos beneficiar de nossa criatividade e capacidade de melhorar o futuro sem rebaixar continuamente nossa vida atual, e insuficientemente bem-sucedida e inútil?
Talvez o 1° passo seja fazer um balanço. Quem você é?
.. O futuro é como o passado. Mas há uma diferença crucial. O passado é fixo, mas o futuro pode ser melhor.
.. Grande parte da felicidade é esperança, não importa a profundidade do submundo no qual essa esperança tenha sido concebida.
..
Foque em algo pequeno. Não é ter que arcar com coisas demais logo no começo..
Assim, você determina o seguinte objetivo: no fim do dia, quero que as coisas na minha vida estejam um pouquinho melhores do que estavam essa manhã. Depois, você pergunta a si mesmo: O que eu poderia fazer, e que realmente faria, que realizaria isso, e de que pequeno prêmio eu gostaria como recompensa?" Então você o que decidiu fazer, mesmo que faça mal. Daí, você se dá a porcaria do café, em triunfo. Talvez, você se sinta meio tolo com isso, mas faça mesmo assim.
.. onde você foca determina o que você vê.

PRESTE ATENÇÃO
.. Mire alto. Ajuste sua mira para a melhoria do ser.
..
Cuide deste dia, mas foque o bem supremo.
Mesmo alguém em um navio que está afundando pode ser feliz quando sobe para dentro do bote salva-vidas! E quem sabe para onde ir no futuro? Ser feliz ao realizar a jornada pode ser muito melhor do que chegar ao destino com sucesso...
Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje.

REGRA 5
NÃO DEIXE QUE SEUS FILHOS FAÇAM ALGO QUE FAÇA VOCÊ DEIXAR DE GOSTAR DELES

.. As crianças sofrem danos quando seus pais " compassivamente" desatentos fracassam na missão de torná-las espertas, observadoras e despertas e as deixam em estado inconsciente e indiferenciado.
As crianças sofrem danos quando os responsáveis por seu cuidado, com medo de qualquer conflito ou chateação, não ousam mais corrigi-las as deixam sem uma direção.

...
DISCIPLINAR E PUNIR
.. As emoções negativas, assim como as positivas ajudam-nos a aprender.
...
Devemos ser continuamente relembrados a pensar e agir corretamente. Quando nos deviamos, as pessoas que se importam conosco e nos amam nos dão pequenas cutucadas para nos colocar de volta no bom caminho.
Então, é melhor termos algumas dessas pessoas por perto.

...
Assim, a questão não é se a punição e a ameaças devem ser usados... É se serão usados de modo consciente e cuidadoso...
Não deixe que seus filhos façam algo que faça deixar de gostar deles.

REGRA 6
DEIXE SUA CASA EM PERFEITA ORDEM ANTES DE CRITICAR O MUNDO

AS COISAS DESMORONAM
... Se você está sofrendo— bem isso é o normal. As pessoas são limitadas e a vida, trágica. No entanto, se seu sofrimento for insuportável e você estiver começando a se corromper, isso é algo sobre o que pensar.
..
ARRUME SUA VIDA
.. Não culpe o capitalismo, a esquerda radical ou a iniquidade de seus inimigos. Não reorganize o estado até que você tenha ordenado sua própria experiência. Tenha um pouco de humildade. Se você não pode levar a paz para sua casa, como ousa tentar governar uma cidade?
..
Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo.

REGRA 7
BUSQUE O É SIGNIFICATIVO, NÃO O QUE É CONVENIENTE

A vida é sofrimento. Isso está claro. Não há verdade mais básica e irrefutável...

O SIGNIFICADO COMO O BEM MAIOR
.. conserte o que poder consertar...
Conveniência é seguir o impulso cego. É ganho em curto prazo. Ela é estreita e egoísta... Ela é imatura e irresponsável.. O significado é surge quando os impulsos são regulados, organizados e unificados...
Conveniência— é esconder toda sujeira debaixo do tapete.. É evitar a responsabilidade.
.. Significado traduz a ideia de que você está no lugar certo, na hora certa, adequadamente equilibrado entre a ordem e o caos, onde tudo se alinha da melhor forma possível naquele momento...
Busque o que é significativo, não o que é conveniente.

REGRA 8
DIGA A VERDADE. OU, PELO MENOS NÃO MINTA ...
MANIPULE O MUNDO
Podemos usar as palavras para manipular o mundo, para que ele nos dê o que queremos. Esse é o significado de "politicagem". É distorcer a realidade. É a especialidade de marqueteiros, vendedores, publicitários, pickup artists, ... todos inescrupulosos...
É o que todos fazem quando querem alguma coisa e decidem falsificar a si mesmos para agradar e lisonjear.
... Considere aquela pessoa que insiste que tudo está certo em sua vida. Ela evita o conflito, sorri e faz tudo o que lhe pedem para fazer... Não questiona a autoridade nem apresenta suas ideias e não reclama quando é maltratada. Ela se empenha pela invisibilidade como um peixe no cardume. Mas uma secreta inquietação corrói seu coração.
... Alguém que se esconde não é vital. Ser vital requer contribuição original. Esconder-se também não poupa o conformista e o convencional de doenças, insanidade, morte e impostos..
Se você não se revela para os outros, não vai conseguir se revelar para si mesmo...
Se trair a si mesmo, se disser coisas falsas, se agir de acordo com uma mentira, você enfraquece seu caráter. Se tiver caráter fraco, a adversidade o derrubará quando surgir, e ela surgirá, inevitavelmente.
...
Estabeleça suas ambições, mesmo que não tenha certeza de quais deveriam ser. As melhores ambições estão relacionados com o desenvolvimento do caráter e da capacidade, e não com o status e o poder.
..
Viva na verdade, ou na falsidade, encare as consequências e tire suas conclusões...
Enxergue a verdade. Diga a verdade..
A sua verdade é algo que só você pode dizer, pois é baseada nas circunstâncias únicas da sua vida. Compreenda sua verdade pessoal. Comunique-a cuidadosamente, de forma articulada, para si mesmo e para os outros...
Se sua vida não é o que poderia ser, experimente dizer a verdade. Se vc se prende demais a sua ideologia ou se remói no niilismo, experimente dizer a verdade. Se você se sente fraco e rejeitado, desesperado e confuso experimente dizer a verdade...
Diga a verdade. Ou, pelo menos não minta.

REGRA 9
PRESUMA QUE A PESSOA COM QUEM ESTÁ CONVERSANDO POSSA SABER ALGO QUE VOCÊ NÃO SABE

.. No entanto, se escutar sem julgamentos prematuros, as pessoas geralmente lhe dizem tudo em que estão pensando— com pouca falsidade. As pessoas llhe dirão as coisas mais maravilhosas, absurdas e interessantes. Poucas de suas conversas serão tediosas.
.. Portanto, escute aqueles com quem está conversando e a si mesmo. Sua sabedoria consistirá então não no conhecimento que já possui, mas na busca contínua por conhecimento, a forma mais elevada de sabedoria.
Pres. que a pess. com quem está conversando possa saber algo que você não sabe.

REGRA 10
SEJA PRECISO NO QUE DIZ

... Não percebemos os objetos, mas sim sua utilidade e, ao fazer isso, nós os tornamos suficientemente simples para compreensão satisfatória. É por essa razão que devemos ser precisos em nosso propósito. Sem precisão, afogamo-nos na complexidade do mundo.
..

Por que se recusar a especificar, quando especificar o problema possibilitaria sua solução? Porque especificar o problema é admitir k ele existe. Porque especificar o problema é se permitir saber o que você quer, digamos, de um amigo ou de um amante..
Por que recusar a especificar? Porque enquanto você deixa de definir o sucesso( e, sim, o torna-o impossível) você recusa a definir o fracasso para si mesmo, para que se e quando fracassar, você sequer note e não dia. Mas isso não vai funcionar!..

O JOIO E O TRIGO
A precisão especifica.
.. mesmo o que é terrível, na realidade, frequentemente perde significado comparado ao k é terrível na imaginação..
Tenha cuidado com o que diz a si mesmo e aos outros sobre o que faz, o que está fazendo e aonde está indo...
Você tem que definir conscientemente o assunto de uma conversa, especialmente quando ela é difícil— ou passa a ser tudo, e tudo é coisa demais. É por isso que os casais deixam de se comunicar.
.. Você precisa determinar onde estava em sua vida para que possa saber onde está agora...
Perceba seus erros. Articule-os. Esforce-se para corrigi-los. É assim que você descobre o significado de sua vida. Isso irá protegê-lo da tragédia de sua vida. Como poderia ser diferente?..
Seja preciso no que diz.

REGRA 11
NÃO INCOMODE AS CRIANÇAS QUANDO ESTÃO ANDANDO DE SKATE

.. Quando somos livres— e encorajados— preferimos viver no limite. Lá podemos estar confiantes sobre nossa experiência e confrontar o caos que nos ajuda a nós desenvolvemos. Somos programados, por essa razão, para gostar do risco (algumas pessoas mais do que outras)..

SEJA DURÃO SEU PAMONHA
.. Os homens impõe um código de conduta entre si quando trabalham juntos. Faça seu trabalho. Carregue seu fardo. Fique esperto e preste atenção. Não resmungue nem seja melindroso. Defenda seus amigos. Não banjule nem entregue ninguém. Não seja escravo de regras idiotas. Nas palavras imortais de Arnold Schwarzenegger: "Não seja um mariquinha". Não seja dependente. De jeito nenhum. Nunca. Ponto final.
.. Os homens precisam ser durões. Os homens exigem isso e as mulheres querem, mesmo que possam não aprovar as atitudes severas e insolentes que são parte integrante do processo socialmente exigente que incentiva e reforça essa tenacidade. Algumas mulheres não gostam de perder os seus bebês, então preferem um parceiro submisso, mesmo que seja inútil.
...

REGRA 12
ACARICIE UM GATO AO ENCONTRAR NA RUA

.. As exigências do dia a dia não param só porque você foi atingindo por uma catástrofe. Tudo o que faz no cotidiano ainda tem de ser feito. Então, como lidar com isso?
.. Reserve um tempo para conversar e pensar sobre a doença ou qualquer outra crise, e como deveria lidar com ela a cada dia. Não fale ou pense sobre de qualquer outra forma. Se não limitar o seu efeito você ficará exausto e tudo começará a desmoronar. E isso não ajuda em nada.
...
Mude a unidade de tempo que você usa para marcar sua vida. Quando o sol estiver brilhando, os tempos forem bom e as colheitas, abundantes, você pode fazer planos para o mês seguinte, ano seguinte e pra os próximos cinco anos...
Mas não pode fazer isso quando sua perna estiver presa na boca de um jacaré.
..
Se prestar bastante atenção, mesmo em um dia ruim, pode ter a felicidade de se deparar com pequenas oportunidades..
Ou, ainda, você pode reservar 10 ou 20 minutinhos para fazer alguma coisa boba que o distraia ou lhe recorde de que você pode rir do absurdo da existência..
E talvez quando estiver caminhando de cabeça cheia apareça um gatinho e, se prestar atenção nele, terá então um lembrete durante apenas 15s de que a maravilha do Ser pode compensar o sofrimento que no acompanha de forma inseparável.
Acaricie um gato ao encontrar um na rua.

Talvez algumas coisinhas ficaram complexas porque isso não é resumo. Mas acredito k tem pessoas inteligentes aqui k encaixaram as ideias
Espero que tenham captado pelo menos um pouquinho. Se alguma coisa fez sentido diz aí
Para um entendimento mais amplo leia o livro. Tem muita coisa legal lá.. só não se esquece que tem 400 e tal páginas. hehe
Não sei se esse post enquadra-se na área motivacional.
Se tiver algum erro aí.. pega leve hehe
Obrigado pela atenção
Tmj.
Natsalve
#1101754 Fala querido Don Mago.

Suas anotações foram de muita utilidade.

REGRA 08
DIGA A VERDADE. OU, PELO MENOS NÃO MINTA ...
"Considere aquela pessoa que insiste que tudo está certo em sua vida. Ela evita o conflito, sorri e faz tudo o que lhe pedem para fazer... Não questiona a autoridade nem apresenta suas ideias e não reclama quando é maltratada. Ela se empenha pela invisibilidade como um peixe no cardume. Mas uma secreta inquietação corrói seu coração."

REGRA 11
NÃO INCOMODE AS CRIANÇAS QUANDO ESTÃO ANDANDO DE SKATE

Cara, foram 2 flexadas no meu coração essas regras;
Ilustraram exatamente coisas que estou vivendo em minha vida neste momento e que agora com maior clareza, estou enxergando urgência em dar atenção a estas regras.

Me deu muita vontade de adquirir o livro.

Acabei assistindo o vídeo abaixo para complementar o aprendizado, recomendo também o canal:

Grande abraço!
Don Mago
#1101776 Opa Fala Natsalve
Que bom.. que algumas das anotações foram úteis pra ti
Já acompanho ele no Youtube, desde que li e vi esse livro e implementei essas regras.. k fizeram toda diferença foi uma questão de tempo procurar vídeos dele. Agora ele é umas das pessoas que admiro
Valeu pelo feedback

Força e sucesso ai man
Um grande abraço
Marksman
#1101830 Obrigado pelas anotações caro amigo PUA, ficou muito bem escrito. Parece que tem muita coisa interessante nesse livro e deu vontade de ler para entender mais a visão do autor sobre esses pontos.
fwardkoff
#1101864 Este livro é fantástico, li ele no final do ano passado e tirei ótimos insights. Tuas anotações foram muito boas, porque teve muita coisa que acabei não gravando. Ta aí uma coisa que eu tenho que adotar, resumos dos livros. Eu leio, leio, leio e no fim muita coisa acaba sendo perdida, porque não anotei.
MáximosDécimus
#1101865 Excelente tópico, parabéns.

Acho da hora quando trazem esse tipo de tópico aqui para o fórum.
Eu fiz isso com o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Caso tenha mais contribuição, nos brinde.

Parabéns!
Don Mago
Marksman escreveu:Obrigado pelas anotações caro amigo PUA, ficou muito bem escrito. Parece que tem muita coisa interessante nesse livro e deu vontade de ler para entender mais a visão do autor sobre esses pontos.

Opa man vlw ai
Eu é que ficou grato pelo teu feedback
E tem.. quando possível leia vai fazer diferença
Don Mago
fwardkoff escreveu:Este livro é fantástico, li ele no final do ano passado e tirei ótimos insights. Tuas anotações foram muito boas, porque teve muita coisa que acabei não gravando. Ta aí uma coisa que eu tenho que adotar, resumos dos livros. Eu leio, leio, leio e no fim muita coisa acaba sendo perdida, porque não anotei.

Opa
É fantástico mesmo.. eu fazia isso ficava lendo, lendo, lendo e no final ficava tudo baralhado. Agora só me concentro em 1 ou 2 livros pra puder refletir e anotar..
Valeu man pelo feedback
Don Mago
ThEGoDFatheR escreveu:Excelente tópico, parabéns.

Acho da hora quando trazem esse tipo de tópico aqui para o fórum.
Eu fiz isso com o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Caso tenha mais contribuição, nos brinde.

Parabéns!

Opa
Obrigado O Poderoso Chefão hehe
Já faz tempo que li Como fazer amig... que até não lembro de quase nada.. vou ver teus topic pode me servir de lembrete

Claro que tenho mais, com tempo posso postar aqui, vai ser um prazer
Tmj
Thanks
CarlinhosBiladeiro
#1101893 Cara, agradeço pelo post. Sei que deu muito trabalho de fazer. Com certeza vai ajudar muitos!