Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Gustavo X

Aprendiz

#1102005
INTRODUÇÃO


Aqui estou, com breves considerações sobre o livro que recentemente li “Manual de Epicteto” e com ele, trago a importância da Filosofia Estoica dentro de nossas vidas e como ela pode tornar qualquer homem, uma pessoa melhor do que ele era na noite passada.

Todos nós sabemos que vivemos em tempos de incertezas, tempos líquidos que se encontram em constante mudança, mas no meio de tanta mudança e volatilidade, temos cada vez mais a certeza que não possuímos controle sobre nada, exceto por nós mesmo.

Por isso, encontramos o Estoicismo. É um seguimento da filosofia que apesar de muito antiga, ela se encontra moderna, devido seus preceitos serem atemporais, se concentrando em ideias e praticas de como viver, focalizando em tudo aquilo que podemos controlar e desconsiderando tudo aquilo que não possuímos controle. Por trazer ideias tão simplistas, afastando toda a complexidade, acabou sendo difundida muito rápida, sendo praticada por ricos, pobres, escravos e também influenciando muitos outros ramos como religiões e a própria corrente psicológica.


DESENVOLVIMENTO


Sendo assim, as pessoas devem se tornar livres de alma, trazendo para si, a liberdade das emoções irracionais que a cercam, usufruindo de modo consistentes das coisas externas com o bem genuína.

Diante disso, trago-lhes as principais parafrases do "Manual de Epicteto" a seguir :

1. Das coisas existentes, algumas são encargos nossos : Desejo, impulsa, juízo – em suma, tudo quanto seja ação nossa. Não são encargos nossos : reputação, posse, cargos públicos – em suma, tudo quanto não seja ação nossa. Por natureza tudo aquilo que não é encargo nosso, são livres. Pense no que é unicamente teu e o que é de outro, como o é, de outrem, ninguém jamais te constrangerá.

2. Almejar coisas de tamanha importância, lembra que é preciso que não te empenhes de modo comedido, mas que abandones completamente algumas coisas e, por ora, deixes outras para depois. Mas se quiseres aquelas coisas e também ser rico, talvez não obtenhas estas duas ultimas, por também buscar as primeiras, e absolutamente não atingiras aquelas coisas por meio das quais unicamente resultam a liberdade e a felicidade.

3. O que não é meu encargo, logo não é para mim. Pois não posso controla-los.

4. As coisas não inquietam os homens, mas a opinião sobre coisas. A morte nada tem e terrível, mas quando acompanhada de opinião “que terrível a morte”, torna-se terrível. Então, quando se apresentar entraves, ou nos aquietamos ou nos afligirmos, jamais considere outra coisa senão nos mesmo – isto é, nossas próprias opiniões.

5. Não devemos acusar os outros de coisas que nos mesmo fazemos, pois são ações de quem não se educou. De quem começou a se educar, acusar a si próprio. De quem já se educou, não acusar os outros nem a si próprio.

6. Não te exalte por nenhuma vantagem de outrem. Se um cavalo dissesse, exaltando-se “sou belo”, isso seria tolerável. Mas quando tu, exaltando-te, disseres: “possuo um belo cavalo”, sabe que te exaltas pelo bem do cavalo. Entao, oque é teu ? o uso das representações. Desse modo, quando utilizares as representações segundo a natureza, ai então, te exalta. Pois nesse momento te exaltaras por um bem que depende de ti.

7. Não busque que os acontecimentos acontecem como queres, mas queira que aconteçam como acontece, assim tua vida terá um curso sereno.

8. Quando a cada uma das coisas que acontecem na vida, lembrar a atenção a si mesmo, buscando a capacidade que sirva para cada uma delas. Caso seja uma tarefa extenuante se apresenta, descobriras perseverança. Caso injuria, a paciência. Dessa forma, os entraves não te arrebatarão.

9. Se você quer que seu filho, mulher e amigos vivem para sempre, es tolo, pois isso não são encargos teus; como também coisas de outrem sejam tuas. Do mesmo modo, se quiseres que o servo não cometa faltas, es insensato, pois queres que o vicio não seja vicio, mas outra coisa. Mas se você quiser não cometer falha em teus desejos, isso podes. Então, exercita o que tu podes.

10. Você precisa se comportar como em um banquete. Uma inguaria esta sendo servida, chega até ti? Estende a mao e pega tua parte disciplinadamente. Passa ao largo ? Não persiga. Ainda não chegou ? Não projete desejo, mas esperas que venha ate ti.

11. Quando alguém te deseja o mau, não se arrebate. Mas efetue a distinção > “isso nada significa para mim. Se eu quiser, todas as coisas significam bons auspícios para mim – pois se de alguma dessas coisas ocorrer, beneficiar-me delas depende de mim”.

12. Podes ser invencível se não engajares em lutas nas quais vencer não depende de ti.

13. Não é insolente aquele que te ofende, mas sim a opinião segundo a qual ele é insolente. Então, quando alguém te provocar, saiba qual é o teu juízo – consciência – opinião – que te provocou. Portanto, em primeiro lugar, tente não ser arrebatado pela representação.

14. Se alguma vez te voltares para as cosias exteriores por desejares agradar alguém, sabe que perdeste o rumo. Basta que sejas filósofo em todas as circunstancias. Mas se desejares parecer filosofo, exibe-te para ti mesmo - será o suficiente.

15. Quando empreender a representação de algum prazer ou de alguma outra coisa, guarde-o para ti e não seja arrebatado por ela. Que o assunto te espere : Conceda um tempo para ti mesmo. Lembra então destes dois momentos : Um, do qual desfrutaras o prazer e o outro posterior, tendo-o desfrutado, tu te arrependeras e criticaras a ti mesmo. Compare então esses dois mesmo o quanto, abstendo-te desse prazer, tu te alegraras e elogiaras a ti próprio.




CONCLUSÃO


A filosofia Estoica, a principio pode nos trazer uma idéia de passividade, mas se engana ao pensar isso. Os ensinamentos precisam estar em constante prática, devendo o agente estar concisciente e presente, para que seja possível, a melhor escolha.

Tudo e qualquer coisa que não esta em nosso alcance ou que não é passível de mudança, não nos serve de preocupação ou mesmo de sentimento de antecipação e ansidade, já que de nada vale ou serve um sentimento negativo.

Muitas das crenças que hoje existem dentro da comunidade da sedução, seriam derrubadas, simplesmente com o entedimento da filosifia Estoica, pois a partir do momento que compreendemos que nem tudo na vida é passivel de controle ou previsibilidade, posso então, acolher melhor os resultados, aceitando tudo aquilo que pode ser mudado e tendo força e perserveranças para aceitar oque não pode mudar.
Avatar pua
O Juiz

Aprendiz

#1102036 Apesar das infinitas correntes e escolas filosoficas, o estoicismo esta entre meus assuntos favoritos. Inclusive, até mesmo Marcos Aurélio, também é um dos praticantes, escrevendo um manual parecido com o de Epicteto. Provavelmente, ele achou que ninguém iria ler, por isso, o imperador se limitou a não fazer explicações em seu diário.

:confuso
Avatar pua
Don Mago

Veterano - nível 1

#1102043 Bom tópico
Já vi um bocado da filosofia estóica por ser uma filosofia prática gostaria de me aprofundar mais.. os ensinamentos coincidem com o que estamos vivendo hoje.. tipo não se concentrar com coisas k não estão sobre o nosso controle.. se manter serenos apesar das adversidades...