Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Gema
#1102402 Prólogo

Pessoal comumente fala que não dá pra discutir com mulher, que mulher não tem lógica. Besteira.

O que acontece é que ninguém tem lógica. Nossa formação educacional padece da ausência de um curso decente de retórica. A maioria das discussões são atiração de facas pra todo lado e quem tem mais facas vence. E sempre é a mulher. Isso tira qualquer vantagem que a racionalidade do homem pode ter.

Apesar disso, não há discurso que não possa ser vencido pela lógica. Quem tem a razão e sabe como chegar a ela com uma série de proposições lógicas não pode ser derrotado por facadas dispersas. Não é sempre que isso é desejável, muitas vezes é melhor evitar uma discussão do que vencê-la, mas algumas vezes não será.

Nessa série de tópicos, que eu talvez continue, talvez não (tenho tdah, não me julguem), vou demonstrar algumas situações cotidianas e como manobrar o discurso de modo a não ser deixado pra trás.

Padrão 0: A inversão de necessidade

Esse é bem comum, todo mundo deve já ter experenciado em algum momento. Sua mina vem com papo de que precisa de alguma coisa de você. Economizar aquilo, parar de falar com tal periguete, qualquer coisa. Você acata, considera ser uma idéia justa, mas diz que ela também tem que se comprometer, e aponta alguma coisa.

Daí vocês passam um tempo considerável negociando os termos do acordo. No fim, quase tudo resolvido, ela volta atrás, fala "não, eu não concordo com isso". "Mas que raios", você pensa, e começa a defender seu lado no acordo, mostrando como é vantajoso pra ela também. A muito custo ela acata, e o acordo fica pembado pro seu lado, como se ela tivesse fazendo um favor pra você por aceitar aquela imposição. Depois, sozinho, você para e pensa "mas não foi ela que pediu isso?"

A jogada correta nesse caso é chutar o pau da barraca. Você diz "beleza então, deixa pra lá", e lembra indiretamente que ela pediu o acordo em primeiro lugar. Aquilo é do interesse dela, os termos estão na mesa. Deixe que ela assuma a responsabilidade de zelar pelo acordo.

E tá aí, turminha. Se alguém tem uma história interessante deixa anotado pelos comentários.
Marcelo Seven
#1102405 Realmente Gema, excelente texto.

E acrescendo dizendo que muitas vezes pela polarização de tudo que as pessoas tendem a fazer hoje em dia (homens e mulheres) as coisas tendem sempre a serem cada vez problematizadas do que qualquer solução digamos que assim, democrática.

E nos relacionamentos sempre levo em consideração um ensinamento que tive há muito tempo que dizia que as vezes, mesmo certo é melhor ficarmos calados e fingirmos o louco e poupar dores de cabeças desnecessárias.

Quando dois seres humanos discutem pela emoção as coisas nunca tendem a ser o melhor caminho ao meu ver, nessa hora prefiro evitar tolices e ficar quieto.

Já quando vale a pena uma retórica inteligente pela outra pessoa saber fazer essa interpretação e ponderamento das circustâncias, a situação muda. Mas é raro encontrar gente assim...

Todavia chutar o pau da barraca pra mim sempre foi uma última opção, para que toda vez que fosse aplicada os pingos nos ís forem literalmente colocados da maneira correta para que qualquer eventualidade fosse resolvida. Se não foi por bem, foi por mal, porém sempre foi raro disso acontecer acontecer comigo, geralmente gosto de ficar em silêncio, ele geralmente enloquece os desequilibrados.

Abraços meu amigo! Parabéns pelo texto