- 04 Jun 2021, 04:56
#1102719
No último Boteco PUA do grupo do Telegram, eu e o Marcelo Sevenn conversamos sobre night game, já que coincidentemente ele trabalha como produtor de eventos e eu como DJ, então muitas das nossas ideias e visōes sobre night game são parecidas,. Então achei interessante escrever um pouco mais sobre isso.
Quando eu comecei a estudar mais sobre a PUA, 12 anos atrás, o tal do Night Game era uma parada bem "mística" pra mim, e acredito eu que era bem mistificado pra muita gente, já que a grande maioria dos puas praticavam mais o day game, e ir para uma festa ou balada era considerado mais avançado. Acho que o pessoal achava mais fácil ou até mais dentro da zona de conforto abordar de dia em lugares mais tranquilos do que ir para uma festa, que é um ambiente mais "hostil", de acordo com galera que não costuma sair muito a noite. Através desse artigo, vou tentar desmistificar essa visão e dar algumas dicas que eu aprendi nesses anos todos que eu saí pras festas.
Eu quando comecei com o Pick Up, tinha 14-15 anos de idade, então night game pra mim era uma parada muito distante. Sei que devem ter muitos puas novos por aqui, então no final, vou tentar passar uma ideia que eu tive na época pra contornar esse problema de não poder entrar em baladas e festas. (Bem, na época eu fiz uma identidade falsa e fui em festas com ela dos meus 15 aos 18 anos, mas eram outros tempos. Então vou escrever sobre uma alternativa não tão drástica igual essa hahaha).
Night Game não é nenhum bixo de sete cabeças
E realmente não é mesmo. Baladas, bares e festas são lugares como quaisquer outros. A pessoa trabalha a semana inteira e no final de semana quer curtir a vida, beber um drink, beijar umas bocas e ser feliz. Todo mundo que vai pra uma festa só tem um propósito na cabeça: SE DIVERTIR PRA CARALHO. Seja pra dançar, beber ou beijar/transar, todo mundo numa festa só quer curtir seu tempo ali, o que torna as festas um ambiente com energia e vibe muito alta.
Quando for sair para alguma festa, não fique pensando em como abordar as pessoas ou no resultado final ou achando que o único propósito que você tem pra estar ali é pra beijar alguem, ou pra transar. Vá com a mentalidade de que você, como todas as outras pessoas, merecem um tempo de diversão. Eu por exemplo, gosto pra caralho de beber, então quando eu vou para festas com meus amigos, eu vou é para beber e ter um bom tempo com eles. Se eu ficar com alguém, pra mim é um bônus que eu ganhei por estar me divertindo. E geralmente, quando fico com alguém, a pessoa que está comigo consequentemente se diverte também, e isso que torna o night game tão gostoso: você se divertir e conhecer alguem divertido junto.
Então esse é o primeiro passo: tire toda a tensão e toda a pressão de TER que pegar mulher, de TER que abordar, e vai curtir a porra da sua vida.
A energia das festas.
Caras, pelo AMOR DE DEUS, não sejam aqueles caras chatos nas festas que ficam travadões ou que sugam a energia de outras pessoas. Ou pior, não seja aquele tipo de cara pomposo que acha que sabe tudo porque leu alguns trechos de livros na internet e acha que vai ser superior por puxar uma mulher da pista de dança pra conversar sobre sei la, Nietzche, Aristóteles ou porra de filosofia. Sério, se eu fosse uma mulher no meio da pista de dança, com música alta pra caralho e chegasse um cara aleatório pra mim e começasse a puxar algum assunto profundo desses comigo, acho que minha buceta ia ficar mais seca que o deserto do Saara. Pode ser um assunto legal, mas tem hora e lugar pra tudo né. Então aprendam a ler o ambiente pra não passar por uma situação dessas.
Nas festas existem vários ambientes, e cada um desses lugares é ideal para uma coisa. Saber entender como funciona cada um deles é legal porque assim você consegue agir mais naturalmente em cada um deles.
Por exemplo: a pista de dança é o lugar com a energia mais alta em toda a festa. A música está super alta e a galera provavelmente está dançando. Ali não é lugar de conversar, então a melhor coisa que você pode fazer é curtir junto com a galera, dançar um pouco e curtir o ambiente. É possível também achar uma mulher que você curta, dançar com ela e quando ela estiver em uma área mais quieta, trocar uma ideia melhor.
Muitas vezes também já aconteceu de eu estar dançando e uma mulher começar a dançar comigo e eu acabar ficando com ela ali mesmo, sem trocar quase nada de ideia. Mas é aquele negócio, pra isso acontecer existem diversos fatores que podem te ajudar (ou atrapalhar), pra que isso aconteça, a mulher tem que te achar atraente, seja por beleza física ou se estiver bem vestido, dançando bem ou coisas do tipo. Nas vezes que eu peguei mulher na pista de dança, 99% das vezes foram justamente assim, por dançar e elas tomarem a iniciativa, e no 1% restante foram mulheres que conheci antes, troquei ideia e acabei ficando na pista quando fui dançar com elas.
Tirando a pista de dança, os lugares mais propícios para uma conversa são os bares e a área de fumante. (se for uma festa maior ou festival, existem áreas longe das caixas de som que dá pra trocar ideia também).
Sobre os bares, TENHA TATO, não fiquem 3 horas na porra do balcão pra abordar uma mulher, enquanto outros seres humanos ficam lá esperando pra pegar uma cerveja. Sério, é um saco. Faça o que tem que fazer e dê o fora. O que eu costumo fazer é: eu vou la buscar minha bebida e se eu vejo uma mulher que me interessou, eu abordo enquanto pego minha bebida, ofereço uma bebida, falo algo que curti nela e chamo pra conversar num lugar melhor para que eu possa conhecê-la melhor. Se ela quiser, pego as bebidas e vazo. Se não quiser, pego minhas bebidas e vazo do mesmo jeito.
Se vocês quiserem um lugar realmente bom para conversar, a área de fumante ou uma área aberta é o melhor lugar para se fazer isso. Ali a energia não é tão alta, e muita gente vai pra descançar um pouco ou pra justamente conversar e fumar um cigarro. Mas mesmo ali não seja aquele cara chato, pense em alguns assuntos divertidos e vá trocar ideia numa boa. Já conheci muita galera massa na área de fumante das festas, galera que inclusive me chamava pros after party depois que a festa acabava, e geralmente esses after party eram mais divertidos que as festas em si. (e grande maioria das vezes tinha mais resultados como sexo do que tirar uma mulher da balada e levar pra um motel ou pra minha casa). Mas também tente ver se a área de fumante é grande ou pequena, porque uma vez conheci uma mulher lá e a gente ficou trocando tanta ideia que pra não sermos "expulsos" da área de fumante, fumamos um maço de cigarro inteiro pra ficar la conversando.
Quando for abordar, procure acrescentar algo para o grupo na qual você está abordando. Traga diversão para as pessoas, e elas vão sempre querer que você fique perto delas. E com mulheres é assim também: se você for um cara agradável, elas provavelmente vão estar super abertas pra conversar com você. Sério, a grande maioria das mulheres saem pra se divertir, então se você for divertido não tem porque elas te tratarem mal. (Claro, sempre tem pessoas babacas por ai, mas são a minoria)
Sobre valores.
Uma das coisas que aprendi ao longo das diversas festas que eu fui na última década, é que certos "padrōes" se aplicam em praticamente todas as festas. E olha que já fui em festas e raves em Minas Gerais, São Paulo, Rio, Brasilia, Goiás, Maranhão, Argentina, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e França. Ou seja, testei tudo que eu aprendi em uma porrada de festas ao redor do mundo e percebi que certas coisas funcionam independente de onde você estiver.
Primeira de todas: SE VISTA BEM. Pelo amor de Deus, não vá em festas com roupas desleixadas ou com uma aparência suja. Sua primeira impressão está nas roupas que você usa. Jogue todos seus sapatenis fora, vá numa Zara da vida, compre um par de roupa que encaixe bem em você, pegue um acessório legal tipo um relógio e pronto, já está ótimo. Esqueça aquela baboseira velha de peacocking ou coisas espalhafantosas, um visual minimalista só que bem feito já te dá muitos pontos com as pessoas ao seu redor.
E eu nem queria falar disso, mas aparentemente é algo que incomoda muito as mulheres que eu já conheci nas festas, então vou falar aqui. CUIDEM DO CORPO DE VOCÊS PORRA. Uma unha bem cortada, um cabelo arrumado, barba bem feita são coisas básicas mas parece que tem muita gente que esquece desse mínimo.
O segundo ponto: Seja EDUCADO e simpático com TODAS as pessoas. Seja com os seguranças, com o bartender ou a faxineira do banheiro, trate todos bem. Se você ver alguem passando mal, ofereça uma água, e quando for entrar na festa, dê boa noite pros seguranças e os bouncers na entrada. Peça por favor e diga obrigado quando for pedir uma bebida. Quer conversar com alguém, tente abordar educadamente.
Numa balada onde o ambiente é menor, se você for uma pessoa inconveniente as chances de você se queimar com as pessoas em volta são bem altas, e isso pode atrapalhar bastante sua imagem, tanto com as mulheres quanto com as pessoas que trabalham no local caso queira voltar lá depois. Honestamente, ser educado era para ser uma etiqueta básica, mas é bom apresentar argumentos pras pessoas que gostam de ser babacas então dei ai um argumento bem sólido sobre educação.
Outras duas vantagens sobre ser educado é que isso abre MUITAS oportunidades pra você. Vou dar alguns exemplos aqui:
1 - Nos ultimos 2 anos que morei em São Paulo e toquei em diversos clubs, eu não paguei 1 CENTAVO para entrar em qualquer festa que eu fui porque como fui simpático com os organizadores, promoters e pessoas da organização no geral, elas gostavam de mim e me convidavam para as festas como lista premium
2 - Tinha um club que eu ia praticamente todo fim de semana. Eu conhecia todos os seguranças que trabalhavam lá e sabia o nome de todos. Eu ficava na área de fumante trocando ideia com eles quando subia para fumar um cigarro. Numa certa ocasiåo, quando um DJ famoso foi tocar nesse club, a fila para entrar estava gigantesca. Eu estava no final da fila e um dos seguranças me viu, me puxou e falou "você não precisa ficar aqui na fila não", e me levou pra fila vip onde passei por todo mundo. Fui abordado durante a festa INTEIRA por mulheres porque acharam que eu era um convidado especial ou pessoa importante. Isso tudo só porque fui educado e legal com as pessoas que trabalhavam lá.
3 - Se você for uma pessoa tímida e sentir que não está preparado ainda para abordar mulheres, você comprimentar as pessoas que trabalham na festa é algo bem legal de se fazer. As pessoas vão te responder com educação (pois é o trabalho delas), e você não vai ter absolutamente nenhuma pressão fazendo isso. Vai colher todos os resultados que eu citei ali em cima, e ainda vai desenvolver seu papo, diminuindo a timidez. Comece dando boa noite, fazendo alguns comentários curtos e vá aumentando. Durante a festa, beba, dance e não se preocupe em abordar mulheres no começo.
Night Game para menores de idade.
Então, como eu mencionei no começo do tópico, eu era menor de idade quando comecei a praticar night game, então isso me limitava bastante. A solução que eu encontrei para contornar o problema da minha idade foi dar festinhas no salão de festas do meu prédio, ou na casa de amigos.
Se você tiver algum espaço para fazer festinhas ou sociais, você está feito. Ou tente arrumar amizade com alguem que tenha. Não precisa dar festas gigantes. Eu costumava fazer uma festa grande, e no intervalo pequenas sociais com dois ou três amigos e algumas mulheres pra mim e pra eles. No final, eu fiquei conhecido no colégio por dar essas festas, fiquei popular pra caralho, e todo mundo queria me conhecer pra poder ir nessas festas. Tive festinhas que nadei na piscina do meu prédio com francesas de sutiã e recebi minha primeira punhetinha com 14 anos de idade. A vida era bela. Então faça isso: arrume algumas cervejinhas, uma vodka, chame algumas mulheres e seus amigos mais próximos e comece por aí, e depois vai aumentando o nível das festas conforme você vai ficando mais popular com as mulheres. No final das contas, alguma amiga de uma amiga minha ia, eu conhecia gente de outras escolas e no final eu tinha festinha pra ir todo fim de semana, além de dar minhas próprias festas.
Essa é a melhor maneira de ficar popular entre as mulheres no colégio, acredite.
Bem, acho que consegui passar um pouco da minha visão sobre o Night Game e abordei pontos que a galera geralmente não conhece ou ignora. Não vou prolongar mais não porque sei que a geração atual não é muito de ler, mas se tiverem qualquer dúvida, podem comentar que eu tento responder hahaha.
Abraços.
Morax
Quando eu comecei a estudar mais sobre a PUA, 12 anos atrás, o tal do Night Game era uma parada bem "mística" pra mim, e acredito eu que era bem mistificado pra muita gente, já que a grande maioria dos puas praticavam mais o day game, e ir para uma festa ou balada era considerado mais avançado. Acho que o pessoal achava mais fácil ou até mais dentro da zona de conforto abordar de dia em lugares mais tranquilos do que ir para uma festa, que é um ambiente mais "hostil", de acordo com galera que não costuma sair muito a noite. Através desse artigo, vou tentar desmistificar essa visão e dar algumas dicas que eu aprendi nesses anos todos que eu saí pras festas.
Eu quando comecei com o Pick Up, tinha 14-15 anos de idade, então night game pra mim era uma parada muito distante. Sei que devem ter muitos puas novos por aqui, então no final, vou tentar passar uma ideia que eu tive na época pra contornar esse problema de não poder entrar em baladas e festas. (Bem, na época eu fiz uma identidade falsa e fui em festas com ela dos meus 15 aos 18 anos, mas eram outros tempos. Então vou escrever sobre uma alternativa não tão drástica igual essa hahaha).
Night Game não é nenhum bixo de sete cabeças
E realmente não é mesmo. Baladas, bares e festas são lugares como quaisquer outros. A pessoa trabalha a semana inteira e no final de semana quer curtir a vida, beber um drink, beijar umas bocas e ser feliz. Todo mundo que vai pra uma festa só tem um propósito na cabeça: SE DIVERTIR PRA CARALHO. Seja pra dançar, beber ou beijar/transar, todo mundo numa festa só quer curtir seu tempo ali, o que torna as festas um ambiente com energia e vibe muito alta.
Quando for sair para alguma festa, não fique pensando em como abordar as pessoas ou no resultado final ou achando que o único propósito que você tem pra estar ali é pra beijar alguem, ou pra transar. Vá com a mentalidade de que você, como todas as outras pessoas, merecem um tempo de diversão. Eu por exemplo, gosto pra caralho de beber, então quando eu vou para festas com meus amigos, eu vou é para beber e ter um bom tempo com eles. Se eu ficar com alguém, pra mim é um bônus que eu ganhei por estar me divertindo. E geralmente, quando fico com alguém, a pessoa que está comigo consequentemente se diverte também, e isso que torna o night game tão gostoso: você se divertir e conhecer alguem divertido junto.
Então esse é o primeiro passo: tire toda a tensão e toda a pressão de TER que pegar mulher, de TER que abordar, e vai curtir a porra da sua vida.
A energia das festas.
Caras, pelo AMOR DE DEUS, não sejam aqueles caras chatos nas festas que ficam travadões ou que sugam a energia de outras pessoas. Ou pior, não seja aquele tipo de cara pomposo que acha que sabe tudo porque leu alguns trechos de livros na internet e acha que vai ser superior por puxar uma mulher da pista de dança pra conversar sobre sei la, Nietzche, Aristóteles ou porra de filosofia. Sério, se eu fosse uma mulher no meio da pista de dança, com música alta pra caralho e chegasse um cara aleatório pra mim e começasse a puxar algum assunto profundo desses comigo, acho que minha buceta ia ficar mais seca que o deserto do Saara. Pode ser um assunto legal, mas tem hora e lugar pra tudo né. Então aprendam a ler o ambiente pra não passar por uma situação dessas.
Nas festas existem vários ambientes, e cada um desses lugares é ideal para uma coisa. Saber entender como funciona cada um deles é legal porque assim você consegue agir mais naturalmente em cada um deles.
Por exemplo: a pista de dança é o lugar com a energia mais alta em toda a festa. A música está super alta e a galera provavelmente está dançando. Ali não é lugar de conversar, então a melhor coisa que você pode fazer é curtir junto com a galera, dançar um pouco e curtir o ambiente. É possível também achar uma mulher que você curta, dançar com ela e quando ela estiver em uma área mais quieta, trocar uma ideia melhor.
Muitas vezes também já aconteceu de eu estar dançando e uma mulher começar a dançar comigo e eu acabar ficando com ela ali mesmo, sem trocar quase nada de ideia. Mas é aquele negócio, pra isso acontecer existem diversos fatores que podem te ajudar (ou atrapalhar), pra que isso aconteça, a mulher tem que te achar atraente, seja por beleza física ou se estiver bem vestido, dançando bem ou coisas do tipo. Nas vezes que eu peguei mulher na pista de dança, 99% das vezes foram justamente assim, por dançar e elas tomarem a iniciativa, e no 1% restante foram mulheres que conheci antes, troquei ideia e acabei ficando na pista quando fui dançar com elas.
Tirando a pista de dança, os lugares mais propícios para uma conversa são os bares e a área de fumante. (se for uma festa maior ou festival, existem áreas longe das caixas de som que dá pra trocar ideia também).
Sobre os bares, TENHA TATO, não fiquem 3 horas na porra do balcão pra abordar uma mulher, enquanto outros seres humanos ficam lá esperando pra pegar uma cerveja. Sério, é um saco. Faça o que tem que fazer e dê o fora. O que eu costumo fazer é: eu vou la buscar minha bebida e se eu vejo uma mulher que me interessou, eu abordo enquanto pego minha bebida, ofereço uma bebida, falo algo que curti nela e chamo pra conversar num lugar melhor para que eu possa conhecê-la melhor. Se ela quiser, pego as bebidas e vazo. Se não quiser, pego minhas bebidas e vazo do mesmo jeito.
Se vocês quiserem um lugar realmente bom para conversar, a área de fumante ou uma área aberta é o melhor lugar para se fazer isso. Ali a energia não é tão alta, e muita gente vai pra descançar um pouco ou pra justamente conversar e fumar um cigarro. Mas mesmo ali não seja aquele cara chato, pense em alguns assuntos divertidos e vá trocar ideia numa boa. Já conheci muita galera massa na área de fumante das festas, galera que inclusive me chamava pros after party depois que a festa acabava, e geralmente esses after party eram mais divertidos que as festas em si. (e grande maioria das vezes tinha mais resultados como sexo do que tirar uma mulher da balada e levar pra um motel ou pra minha casa). Mas também tente ver se a área de fumante é grande ou pequena, porque uma vez conheci uma mulher lá e a gente ficou trocando tanta ideia que pra não sermos "expulsos" da área de fumante, fumamos um maço de cigarro inteiro pra ficar la conversando.
Quando for abordar, procure acrescentar algo para o grupo na qual você está abordando. Traga diversão para as pessoas, e elas vão sempre querer que você fique perto delas. E com mulheres é assim também: se você for um cara agradável, elas provavelmente vão estar super abertas pra conversar com você. Sério, a grande maioria das mulheres saem pra se divertir, então se você for divertido não tem porque elas te tratarem mal. (Claro, sempre tem pessoas babacas por ai, mas são a minoria)
Sobre valores.
Uma das coisas que aprendi ao longo das diversas festas que eu fui na última década, é que certos "padrōes" se aplicam em praticamente todas as festas. E olha que já fui em festas e raves em Minas Gerais, São Paulo, Rio, Brasilia, Goiás, Maranhão, Argentina, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e França. Ou seja, testei tudo que eu aprendi em uma porrada de festas ao redor do mundo e percebi que certas coisas funcionam independente de onde você estiver.
Primeira de todas: SE VISTA BEM. Pelo amor de Deus, não vá em festas com roupas desleixadas ou com uma aparência suja. Sua primeira impressão está nas roupas que você usa. Jogue todos seus sapatenis fora, vá numa Zara da vida, compre um par de roupa que encaixe bem em você, pegue um acessório legal tipo um relógio e pronto, já está ótimo. Esqueça aquela baboseira velha de peacocking ou coisas espalhafantosas, um visual minimalista só que bem feito já te dá muitos pontos com as pessoas ao seu redor.
E eu nem queria falar disso, mas aparentemente é algo que incomoda muito as mulheres que eu já conheci nas festas, então vou falar aqui. CUIDEM DO CORPO DE VOCÊS PORRA. Uma unha bem cortada, um cabelo arrumado, barba bem feita são coisas básicas mas parece que tem muita gente que esquece desse mínimo.
O segundo ponto: Seja EDUCADO e simpático com TODAS as pessoas. Seja com os seguranças, com o bartender ou a faxineira do banheiro, trate todos bem. Se você ver alguem passando mal, ofereça uma água, e quando for entrar na festa, dê boa noite pros seguranças e os bouncers na entrada. Peça por favor e diga obrigado quando for pedir uma bebida. Quer conversar com alguém, tente abordar educadamente.
Numa balada onde o ambiente é menor, se você for uma pessoa inconveniente as chances de você se queimar com as pessoas em volta são bem altas, e isso pode atrapalhar bastante sua imagem, tanto com as mulheres quanto com as pessoas que trabalham no local caso queira voltar lá depois. Honestamente, ser educado era para ser uma etiqueta básica, mas é bom apresentar argumentos pras pessoas que gostam de ser babacas então dei ai um argumento bem sólido sobre educação.
Outras duas vantagens sobre ser educado é que isso abre MUITAS oportunidades pra você. Vou dar alguns exemplos aqui:
1 - Nos ultimos 2 anos que morei em São Paulo e toquei em diversos clubs, eu não paguei 1 CENTAVO para entrar em qualquer festa que eu fui porque como fui simpático com os organizadores, promoters e pessoas da organização no geral, elas gostavam de mim e me convidavam para as festas como lista premium
2 - Tinha um club que eu ia praticamente todo fim de semana. Eu conhecia todos os seguranças que trabalhavam lá e sabia o nome de todos. Eu ficava na área de fumante trocando ideia com eles quando subia para fumar um cigarro. Numa certa ocasiåo, quando um DJ famoso foi tocar nesse club, a fila para entrar estava gigantesca. Eu estava no final da fila e um dos seguranças me viu, me puxou e falou "você não precisa ficar aqui na fila não", e me levou pra fila vip onde passei por todo mundo. Fui abordado durante a festa INTEIRA por mulheres porque acharam que eu era um convidado especial ou pessoa importante. Isso tudo só porque fui educado e legal com as pessoas que trabalhavam lá.
3 - Se você for uma pessoa tímida e sentir que não está preparado ainda para abordar mulheres, você comprimentar as pessoas que trabalham na festa é algo bem legal de se fazer. As pessoas vão te responder com educação (pois é o trabalho delas), e você não vai ter absolutamente nenhuma pressão fazendo isso. Vai colher todos os resultados que eu citei ali em cima, e ainda vai desenvolver seu papo, diminuindo a timidez. Comece dando boa noite, fazendo alguns comentários curtos e vá aumentando. Durante a festa, beba, dance e não se preocupe em abordar mulheres no começo.
Night Game para menores de idade.
Então, como eu mencionei no começo do tópico, eu era menor de idade quando comecei a praticar night game, então isso me limitava bastante. A solução que eu encontrei para contornar o problema da minha idade foi dar festinhas no salão de festas do meu prédio, ou na casa de amigos.
Se você tiver algum espaço para fazer festinhas ou sociais, você está feito. Ou tente arrumar amizade com alguem que tenha. Não precisa dar festas gigantes. Eu costumava fazer uma festa grande, e no intervalo pequenas sociais com dois ou três amigos e algumas mulheres pra mim e pra eles. No final, eu fiquei conhecido no colégio por dar essas festas, fiquei popular pra caralho, e todo mundo queria me conhecer pra poder ir nessas festas. Tive festinhas que nadei na piscina do meu prédio com francesas de sutiã e recebi minha primeira punhetinha com 14 anos de idade. A vida era bela. Então faça isso: arrume algumas cervejinhas, uma vodka, chame algumas mulheres e seus amigos mais próximos e comece por aí, e depois vai aumentando o nível das festas conforme você vai ficando mais popular com as mulheres. No final das contas, alguma amiga de uma amiga minha ia, eu conhecia gente de outras escolas e no final eu tinha festinha pra ir todo fim de semana, além de dar minhas próprias festas.
Essa é a melhor maneira de ficar popular entre as mulheres no colégio, acredite.
Bem, acho que consegui passar um pouco da minha visão sobre o Night Game e abordei pontos que a galera geralmente não conhece ou ignora. Não vou prolongar mais não porque sei que a geração atual não é muito de ler, mas se tiverem qualquer dúvida, podem comentar que eu tento responder hahaha.
Abraços.
Morax