BECKS
#1102865
Mas no caso, você tem que pagar pensão mesmo que saibam qume é o pai do muleque ? ou só se não souberem ? A pensão que a mulher adquire é acumulativa ? (pai original, pai socioafetivo)



Já vi alguns advogados dizedo que sim, você pode pagar a pensão mesmo que o pai biológico já pague.

Para o reconhecimento da paternidade socioafetiva, você tem que preencher alguns requisitos, como por exemplo: fotos, testemunhas, aparecer como resposavel pela criança entre outros.

Como o colega falou, se você tiver realmente preocupado, melhor consultar logo um advogado especializado na área.
Rica Villa
#1102866
BECKS escreveu:
Mas no caso, você tem que pagar pensão mesmo que saibam qume é o pai do muleque ? ou só se não souberem ? A pensão que a mulher adquire é acumulativa ? (pai original, pai socioafetivo)



Já vi alguns advogados dizedo que sim, você pode pagar a pensão mesmo que o pai biológico já pague.

Para o reconhecimento da paternidade socioafetiva, você tem que preencher alguns requisitos, como por exemplo: fotos, testemunhas, aparecer como resposavel pela criança entre outros.

Como o colega falou, se você tiver realmente preocupado, melhor consultar logo um advogado especializado na área.



Não isso não existe. Por favor vamos parar com essas mentiras no fórum. Não existe acumulos de pensões. Vocês vão permanecer com isso até derrubar o fórum? Qual a intenção disso?
I60R
#1102868
pr0drk escreveu:Eai, rapaziada. Beleza ? Direto ao ponto para poupar nosso tempo. Estou ficando com uma mãe solteira fazem uns 11 meses mais ou menos. Conheci o filho dela e tenho algum convivio com a criança. Dai veio a duvida que me atormenta: eu posso ser enquadrado como pai socio afetivo ? Ouvi dizer que é voluntário, mas algumas pessoas disseram que não. O que posso fazer pra evitar isso ? O fato de eu ter convivio já pode me ferrar ?


Uma pergunta, o pai biológico paga pensão pro filho dela ou não?


De qualquer forma é um assunto bem delicado, encontrei algo no site da jusbrasil:
Outra dúvida que pode surgir é se a criança/adolescente já tiver a pensão do pai biológico. Será que mesmo assim o pai socioafetivo que se separada da esposa, precisa pagara pensão? Essa questão é muito polêmica. Mas, não há como dizer que não.

Existem diversas decisões a respeito do tema, considerando que sim. E dessa forma, a criança passaria a receber pensão dos dois pais, tanto o biológico como o afetivo. Apesar de parecer injusto, o embasamento das decisões sempre tem levado em consideração o afeto.

Como exemplo, podemos citar um caso onde a Justiça do Estado de Santa Catarina fixou a obrigação alimentar ao padrasto que tinha uma enteada de 16 anos, que embora tenha com ele convivido por 10 anos, possui pai biológico reconhecido e que já lhe presta alimentos (pensão).

Ou seja, a enteada é fruto do primeiro casamento da mãe, tendo sido reconhecida pelo pai biológico com quem não perdeu vínculos e que inclusive lhe paga determinada quantia a título de pensão alimentícia.


https://renanwflol.jusbrasil.com.br/art ... cioafetivo

Sei lá, eu iria me informar bem.
Embora acredito eu vai também muito da índole da mãe, se querer cobrar ou mexer nessa questão.
Mas daí é vc que tem que conhecer.

Ou se for algo obrigatório e algum dia cair no seu colo. Eu iria me informar bem sobre essa questão, e quais as possibilidades.
I60R
#1102875
I60R escreveu:Embora acredito eu vai também muito da índole da mãe, se querer cobrar ou mexer nessa questão.
Mas daí é vc que tem que conhecer.

Ou se for algo obrigatório e algum dia cair no seu colo. Eu iria me informar bem sobre essa questão, e quais as possibilidades.


Ou o ponto de maior importância é vc descobrir como e em quais condições se aplica a pensão para o pai sócio afetivo?

Mesmo que seja possível, não creio que seja tão fácil. Provavelmente precisam comprovar um vínculo real, etc e tal.

De qualquer forma o melhor seria se informar bem sobre.

Assunto importante esse na verdade.
BECKS
#1102877
Ta ai o instagram de duas advogadas que você pode tentar tirar suas dúvidas do seu caso



Detalhe que esqueci de falar.

Dê uma olhada maior no instagram da Aline Ribeiro, o da jamily você olha depois, se tiver interesse. Envie uma mensagem para elas detalhando como é sua relação com o filho da mulher, talvez elas respondam.
Rica Villa
#1102882
I60R escreveu:
I60R escreveu:Embora acredito eu vai também muito da índole da mãe, se querer cobrar ou mexer nessa questão.
Mas daí é vc que tem que conhecer.

Ou se for algo obrigatório e algum dia cair no seu colo. Eu iria me informar bem sobre essa questão, e quais as possibilidades.


Ou o ponto de maior importância é vc descobrir como e em quais condições se aplica a pensão para o pai sócio afetivo?

Mesmo que seja possível, não creio que seja tão fácil. Provavelmente precisam comprovar um vínculo real, etc e tal.

De qualquer forma o melhor seria se informar bem sobre.

Assunto importante esse na verdade.


A intenção dos comentários do tópico é exatamente essa. Esculhambar com o sujeito que ficou com uma mulher que tem filho dizendo que ele vai pagar pensão se transar com ela. Aí pegam casos fortuitos e dão link para advogadas(os) responderem. Se um sócio-afetivo já recebe pensão e por acaso o outro começar a pagar, o que paga a primeira pensão, se for ligado, consegue exoneração rapidamente.
E sim, é verdade e daí é que vem o nome socioafetiva, muitos realmente assumem os filhos da companheira como se fossem seus. Relação bem diferente da que estão querendo assustar o pessoal. O exemplo é claro, o sujeito assumiu a filha, não quis mais pagar pensão, mas provavelmente requereu que tivesse direito de visitas. O juiz não separou as coisas, se quer ver e ter contato como se fosse filha, leva o pacote todo.
I60R
#1102886
Rica Villa escreveu:
A intenção dos comentários do tópico é exatamente essa. Esculhambar com o sujeito que ficou com uma mulher que tem filho dizendo que ele vai pagar pensão se transar com ela. Aí pegam casos fortuitos e dão link para advogadas(os) responderem. Se um sócio-afetivo já recebe pensão e por acaso o outro começar a pagar, o que paga a primeira pensão, se for ligado, consegue exoneração rapidamente.
E sim, é verdade e daí é que vem o nome socioafetiva, muitos realmente assumem os filhos da companheira como se fossem seus. Relação bem diferente da que estão querendo assustar o pessoal. O exemplo é claro, o sujeito assumiu a filha, não quis mais pagar pensão, mas provavelmente requereu que tivesse direito de visitas. O juiz não separou as coisas, se quer ver e ter contato como se fosse filha, leva o pacote todo.


Tbm acho que algumas transas com mãe solteira não quer dizer nada.

Mas como no caso do criador do tópico, que está ficando com essa mulher a 11 meses, e possuí algum convívio. Ele não precisa se preocupar com esse tipo de coisa então?

E se esse tempo virar 2, 3 anos?

Porque pelo visto o criador do tópico tá realmente preocupado se existe a possibilidade dele se ferrar.
Rica Villa
#1102895
I60R escreveu:Tbm acho que algumas transas com mãe solteira não quer dizer nada.

Mas como no caso do criador do tópico, que está ficando com essa mulher a 11 meses, e possuí algum convívio. Ele não precisa se preocupar com esse tipo de coisa então?

E se esse tempo virar 2, 3 anos?

Porque pelo visto o criador do tópico tá realmente preocupado se existe a possibilidade dele se ferrar.


Porque ele entra neste fóruns de odiadores de mulheres que propagam isso como se fosse o normal. E obviamente esse pessoal precisa de mais seguidores e vem tentar pegar o que sobra por aqui dos que querem fórmula mágica para pegar mulher e obviamente não vão conseguir. E quando a 'fórmula mágica' não funciona, esse pessoal vai atrás de novos gurus para resolver o problema de solidão e falta de mulher. Quando aparece um dizendo que ele não precisa e nem deve, já que elas causam males na sua vida, ele aposta nisso como solução.

O criador do tópico está ultrapassando alguma linha ou apenas está com a mulher porque não quer ficar sozinho? Se ele for adulto para ver, fazer e tomar decisões, não vai se afligir com isso. Se isso o incomoda é hora dele tomar uma decisão pessoal.

Talvez ele deveria estar mais preocupado se estivesse comprando um imóvel numa relação que já é considerada como estável, e nisso as regras são bem claras, como no caso em que você mora junto com a namorada.
I60R
#1102898
Rica Villa escreveu:O criador do tópico está ultrapassando alguma linha ou apenas está com a mulher porque não quer ficar sozinho? Se ele for adulto para ver, fazer e tomar decisões, não vai se afligir com isso. Se isso o incomoda é hora dele tomar uma decisão pessoal.


Fiquei com a impressão de que ele se ligou dessa parada a não muito tempo, e ficou com medo de largar fora agora kkk.