Don Mago
#1102913 Ei pessoal
Trago pra vocês minhas anotações desse livro classicão "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escrito por Stephen R. Covey

Quer alcançar "sucesso", quer mudar de vida, quer se renovar.. comece mudando hábitos ruins.

Os 7 Hábitos fazem toda diferença... é claro quando posto em prática... Então bote eles no teu lifestyle.

Os 7 hábitos são:
1 SEJA PROATIVO
2 COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE
3 PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE
4 PENSE GANHA/GANHA
5 PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO
6 CRIE SINERGIA
7 AFINE O INSTRUMENTO

Falando do livro... Jim Collins escreveu:
As ideias embutidas em seu arcabouço são imemoriais. São princípios. É por isso que elas funcionam, é por isso que eles alcançam pessoas de todas as idades, no mundo inteiro. No mundo de mudanças, rupturas, caos e incerteza permanente, as pessoas precisam ter uma âncora, um conjunto de princípios para lhe guiar diante das turbulências...
acredito que o aspecto mais importante de Os 7 hábitos – o que faz com que ele seja não só um livro prático, mas também profundo, é a sua ênfase na construção de caráter, em de simplesmente "alcançar o sucesso".

..

1ª. Part.

De dentro para fora
..
Se eu tentar usar a estratégia de tentar influenciar pessoas, ou táticas que levam os outros a fazer aquilo que quero.... enquanto meu caráter revela defeitos profundos e está marcado pela ambiguidade e pela falta de sinceridade, então não conseguirei obter sucesso ao longo prazo.
...
o que somos comunica com muito mais eloquência do que oq dizemos ou fazemos...

" De dentro para fora" significa começar consigo mesmo, ou, melhor ainda começar pelo mais íntimo — seus paradigmas, seu caráter e seus motivos.
..

Os 7 Hábitos
—Uma visão geral

Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.
Aristóteles

Nosso caráter, basicamente, é composto pelos hábitos que desenvolvemos.
" Plante um pensamento colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino", diz o ditado
...
Para nossos objetivos, definiremos como uma intersecção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo.
O conhecimento é o paradigma teórico, o que fazer e o porquê.
A habilidade é o como fazer. E o desejo é a motivação, o que fazer. Para tornar algo um hábito precisamos precisamos reunir esses três elementos.
...

2ª. PARTE
VITÓRIA PARTICULAR

HÁBITO 1
SEJA PROATIVO

..
Nós não somos nossos sentimentos. Tampouco somos nosso estado de espírito. Nem somos nossos pensamentos.
..

DEFININDO A "PROATIVIDADE"
..
Ela significa muito mais do que tomar iniciativa.
Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos a iniciativa e responsabilidade o suficientes pra fazer os fatos acontecerem.
..
Pessoas superproativas acostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seu comportamento em circunstâncias, condições ou condicionamentos.
..
As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance. As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores..
As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.
..

Não é o que nos acontece que nos magoa, mas a resposta que damos ao episódio.

É claro que os fatos podem nos atingir fisicamente ou economicamente, e podem causar dor. Mas nosso caráter ou nossa identidade básica não tem de ser necessariamente atingido. Na verdade, as experiências mais difíceis tornam-se os cadinhos que forjam o caráter e aprimoram a força interior, a liberdade para lidar com situações difíceis no futuro e para estimular os outros a fazerem o mesmo.

TOMANDO A INICIATIVA
..
Muita gente espera que algo aconteça, ou alguém tome conta delas. Mas as pessoas que acabam conseguindo os melhores empregos são os que apresentam soluções para os problemas, e não mais problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.
..
A OUTRA PONTA DA VARA
..
Somos livres para escolher a resposta em qualquer situação, mas ao fazê-lo, escolhemos também as consequências. " Quando pegamos uma vara por uma ponta, pegamos também a outra ponta."
..
Não é o os outros fazem, ou mesmo nossos próprios erros, que causem a dor maior. É a nossa resposta a essas coisas. Correr atrás da cobra venenosa que nos picou só serve para espalhar o veneno por todo o nosso sistema circulatório. Muito mais eficaz é tomar medidas para eliminar o veneno do organismo.
..

HÁBITO 2
COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE

Princípios Da Liderança Pessoal

O que existe atrás de nós e o que existe à nossa frente são problemas menores, se comparados com o que existe dentro de nós.
Oliver W. Holmes

..
Começar com o objetivo em significa começar tendo uma compressão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora e dar os passos sempre na direção correta.
É incrivelmente fácil ser pego pela ilusão da atividade, na correria da vida, e trabalhar cada vez mais para subir a escada do sucesso, só para descobrir que a escada estava na parede errada. É possível viver ocupado — sem ser muito eficaz.
..
Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos o objetivo em mente.
. .

LIDERANÇA E GERENCIAMENTO — AS DUAS CRIAÇÕES
..
O gerenciamento é uma visão dos métodos: Qual a melhor maneira de conseguir determinadas coisas? A liderança lida com objetivos: quais são as coisas que desejo conseguir? Nas palavras de Peter Drucker e Warren Bennis: "Gerenciar é fazer coisas certas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas." O gerenciamento é o grau de eficácia necessário para subir mais rápido na escada do sucesso. A liderança determina se a escada está apoiada na parede correta.
..
A liderança faz mais falta ainda em nossas vidas pessoais. Estamos nos dedicando a gerenciar com eficácia, a estabelecer e a atingir metas antes de ter esclarecido quais são nossos valores.
..

REDIGINDO E USANDO UMA MISSÃO PESSOAL
..
Viktor Frankl disse detectamos, mais do que inventamos nossas missões na vida.
..
Novamente usando palavras de Frankl: "No fundo, o homem não deve perguntar qual é o sentido de sua vida, mas na verdade perceber que ela é quem pergunta. Em outras palavras, cada homem é questionado pela vida; e ele só pode responder à vida respondendo por sua própria vida, ele só pode responder sendo responsável."
..
Usando a metáfora de computadores, o Hábito 1 diz: "Você é o programador." O Hábito 2 responde: "Escreva o programa." Até que você aceite a ideia de que é responsável pelo programa, você não estará realmente investindo em escrever o programa.
..
Uma missão não pode ser escrita de um dia para outro. Ela exige uma introspecção profunda, análise, palavras refletidas e, com frequência, várias versões até ao resultado final.
..

IDENTIFICANDO PAPÉIS E METAS
...
Papéis e metas fornecem estrutura e orientação precisa para sua missão pessoal.
Se você não tem ainda uma missão pessoal pode começar por aí.
Identificar as diversas áreas da sua vida e os dois ou três objetivos importantes que deseja atingir, e mover-se nesta direção fornecem uma perspectiva abrangente e um senso de direção na vida.
..

HÁBITO 3
PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE

Princípios Do Gerenciamento Pessoal

As coisas mais importantes nunca devem ficar a mercê das coisas menos importantes.
Goethe

..
Organize e execute conforme a prioridade.
...
Parafraseando Peter Drucker, as pessoas eficazes não vivem voltadas para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades. Elas alimentam oportunidades, e deixam os problemas "morrer de fome".
..
..você precisa resolver quais são suas prioridades maiores, e ter a coragem — de um modo educado, sorridente, mas sem se desculpar — para dizer "não" às outras coisas.
..
O segredo não é priorizar a agenda, mas sim agendar as prioridades.
...

3ª. Parte

VITÓRIA PÚBLICA

HÁBITO 4
PENSE GANHA/GANHA

Princípios Da Liderança Interpessoal

Muita gente pensa em dicotomias, em termos de oposições. Acham que se você é gentil, não é duro. Mas Ganha/Ganha é algo gentil..
e duro. Duas vezes mais duro do que Ganha/Perde... Se tenho muita coragem e pouca consideração pelos outros, como vou pensar? Em Ganha/Perde. Tenho força e sou egoísta.
..
Se tenho muita consideração e pouca coragem, penso em Perde/Ganha. Terei tanto respeito por suas convicções e desejos que não encontrarei coragem para expressar e mostrar os meus. Tanto coragem quanto consideração altas são essenciais para Ganha/Ganha. O equilíbrio entre as duas caracteriza a verdadeira maturidade. Se eu o possuo, consigo ouvir atentamente, escutar empaticamente. E também posso discordar corajosamente.
..
A Vitória Pública não significa a vitória sobre as pessoas. Ela significa uma interação eficaz, que traz resultados mútuos benéficos pra todos os envolvidos. A Vitória Pública é o trabalho em conjunto, a comunicação entre pessoas, gerando coisas que as mesmas pessoas, trabalhando isoladamente, seriam incapazes de criar.
..
É importante perceber que nem todas decisões precisam ser do tipo Ganha/Ganha
...

HÁBITO 5
PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO

Princípios Da Comunicação Empática

O coração tem razões que a própria razão desconhece.
Pascal

...
Temos tendência forte de atropelar os sentimentos das pessoas, de correr para resolver as coisas através de conselhos. Mas com frequência deixamos de reservar algum tempo para o diagnóstico, para tentar compreender verdadeira e profundamente o problema, antes de mais nada.
..
A escuta empática também é perigosa. Ouvir em profundidade exige um bocado de segurança, porque você se abre às influências.
...

Então é isso... em breve postarei os 2 últimos hábitos.
Deixe um feed se algo fez sentido

Sucesso aí
Lindomar2021
#1104467 Já ouvi falar deste livro e pelo que eu entendi deste post, é um meio termo entre o pensamento administrativo e o pensamento motivacional.

Durante minha primeira faculdade, eu estudei bastante sobre motivação e revolução psíquica. Fiz uma disciplina optativa chamada Psicologia Transpessoal cujo único psicólogo famoso mencionado era Jung, que tinha seus estudos voltados ao Humanismo. De resto era sobre transcendência do egoísmo, revolução mental e a compreensão entre os membros da sociedade.

Eu percebi a diferença entre eu e os meus colegas no curso que fiz posteriormente, Administração, que este estudo anterior facilitou com que eu adquirisse características de liderança, apesar das pessoas lá não gostassem de ser lideradas por um aluno de fora. Além de ter várias HBs que eram muito arrogantes e muito geração WhatsApp, que na minha opinião é uma democratização que descentraliza e prejudica um trabalho em grupo. Em outras palavras, muito auê.

Se você percebeu isto, eu lembro que anteriormente eu li muito Jiddu Krishnamurti e um livro do Eckart Tolle sobre liberdade mental.
Livros de administração mesmo eu fiquei mais no padrão administrativo que englobava todos os métodos e para não ficar bitolado com autores e métodos e também porque os mais famosos são de pessoas que tinham empresas enormes, indústrias mesmo. Mas li e reli.

Atualmente estou lendo um livro sobre antropologia e sociologia. É o primeiro destes gêneros que eu pego e estou gostando bastante.
Don Mago
#1104473 Hum certo
Carl Jung já ouvi falar muito dele..
até pretendo começar lendo... Os arquétipos e inconsciente coletivo...
futuramente.

Eckhart Tolle li O poder do agora... há muito tempo.

Entendi o que você disse.
Psicologia transpessoal interessante, vejo que ajudou para ti, características como liderança... na administração será útil, acho.
Enquanto eu pensei em focar em psicologia organizacional por uns 2 anos, pra adquirir algumas habilidades. Talvez eu faça isso no futuro.

Esses problemas que você mencionou, atrapalha mesmo o trabalho em grupo, fica difícil criar sinergia.
Don Mago
Lindomar2021 escreveu:Livros de administração mesmo eu fiquei mais no padrão administrativo que englobava todos os métodos e para não ficar bitolado com autores e métodos e também porque os mais famosos são de pessoas que tinham empresas enormes, indústrias mesmo. Mas li e reli.

Atualmente estou lendo um livro sobre antropologia e sociologia. É o primeiro destes gêneros que eu pego e estou gostando bastante.

Yeah
Nesse campo d administração... esses livros bestsellers, muitos nem são próprios autores que escrevem, alguns contratam ghostwriter hehe.

Por isso se for para ler algum book... escolho aqueles escrito por alguém que entendem mesmo do assunto... tipo isso.

Hum boa
Eu já peguei um livro aí... Sapiens uma breve história sobre a humanidade - Yuval
livro profundo, interessante. Ainda não tinha lido... algum book dessa categoria.
Quero reler ele de forma mais concentrada e refletir um pouco, quando eu tiver mais tempo.
Lindomar2021
#1104477 Sim, este tipo de leitura exige um pouco de tranquilidade e disponibilidade. (na verdade todo livro, né?)

E só um adendo sobre liderança com base na transpessoal: são caracteristicas bem distintas daqueles da psicologia tradicional e justamente por isto gera alguns conflitos porque é algo além da mente científica. É o líder com insight, capacidade de abstração. Eu lembro que meu professor era muito querido por alguns alunos mas os professores e os alunos das outras áreas tradicionais (psicanálise, comportamental) não se misturavam com o departamento dele. Ele faleceu bem depois e fui achar um vídeo no YT da galera fazendo uma dança no funeral dele. Mas era o quê ele ia gostar. Ele detestaria um funeral silencioso e sem graça.

abs
Don Mago
Lindomar2021 escreveu:Sim, este tipo de leitura exige um pouco de tranquilidade e disponibilidade. (na verdade todo livro, né?)

E só um adendo sobre liderança com base na transpessoal: são caracteristicas bem distintas daqueles da psicologia tradicional e justamente por isto gera alguns conflitos porque é algo além da mente científica. É o líder com insight, capacidade de abstração. Eu lembro que meu professor era muito querido por alguns alunos mas os professores e os alunos das outras áreas tradicionais (psicanálise, comportamental) não se misturavam com o departamento dele. Ele faleceu bem depois e fui achar um vídeo no YT da galera fazendo uma dança no funeral dele. Mas era o quê ele ia gostar. Ele detestaria um funeral silencioso e sem graça.

abs

Yeah certo
Imagino isso... entendo.

tmj
The Cobra
#1104973 Muito bom. Eu estava pensando em ler esse livro, mas com essas anotações não vou precisar :sorri
Don Mago
The Cobra escreveu:Muito bom. Eu estava pensando em ler esse livro, mas com essas anotações não vou precisar :sorri

Hehe yeah
valeu feedback... se tiveres tempo podes ler, tem mais coisa relevante lá
Editado pela última vez por Don Mago em 27 Dez 2021, 17:13, num total de 1 vezes
Macaco Bad
#1106048 E que sentido fez Donna mago, lindo ver esses conteúdos que agrega e que mexe mais na parte psicológica do assunto muito bom mesmo