- 01 Jul 2021, 14:19
#1102913
Ei pessoal
Trago pra vocês minhas anotações desse livro classicão "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escrito por Stephen R. Covey
Quer alcançar "sucesso", quer mudar de vida, quer se renovar.. comece mudando hábitos ruins.
Os 7 Hábitos fazem toda diferença... é claro quando posto em prática... Então bote eles no teu lifestyle.
Os 7 hábitos são:
1 SEJA PROATIVO
2 COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE
3 PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE
4 PENSE GANHA/GANHA
5 PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO
6 CRIE SINERGIA
7 AFINE O INSTRUMENTO
Falando do livro... Jim Collins escreveu:
As ideias embutidas em seu arcabouço são imemoriais. São princípios. É por isso que elas funcionam, é por isso que eles alcançam pessoas de todas as idades, no mundo inteiro. No mundo de mudanças, rupturas, caos e incerteza permanente, as pessoas precisam ter uma âncora, um conjunto de princípios para lhe guiar diante das turbulências...
acredito que o aspecto mais importante de Os 7 hábitos – o que faz com que ele seja não só um livro prático, mas também profundo, é a sua ênfase na construção de caráter, em de simplesmente "alcançar o sucesso".
..
1ª. Part.
De dentro para fora
..
Se eu tentar usar a estratégia de tentar influenciar pessoas, ou táticas que levam os outros a fazer aquilo que quero.... enquanto meu caráter revela defeitos profundos e está marcado pela ambiguidade e pela falta de sinceridade, então não conseguirei obter sucesso ao longo prazo.
...
o que somos comunica com muito mais eloquência do que oq dizemos ou fazemos...
" De dentro para fora" significa começar consigo mesmo, ou, melhor ainda começar pelo mais íntimo — seus paradigmas, seu caráter e seus motivos.
..
Os 7 Hábitos
—Uma visão geral
Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.
Aristóteles
Nosso caráter, basicamente, é composto pelos hábitos que desenvolvemos.
" Plante um pensamento colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino", diz o ditado
...
Para nossos objetivos, definiremos como uma intersecção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo.
O conhecimento é o paradigma teórico, o que fazer e o porquê.
A habilidade é o como fazer. E o desejo é a motivação, o que fazer. Para tornar algo um hábito precisamos precisamos reunir esses três elementos.
...
2ª. PARTE
VITÓRIA PARTICULAR
HÁBITO 1
SEJA PROATIVO
..
Nós não somos nossos sentimentos. Tampouco somos nosso estado de espírito. Nem somos nossos pensamentos.
..
DEFININDO A "PROATIVIDADE"
..
Ela significa muito mais do que tomar iniciativa.
Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos a iniciativa e responsabilidade o suficientes pra fazer os fatos acontecerem.
..
Pessoas superproativas acostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seu comportamento em circunstâncias, condições ou condicionamentos.
..
As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance. As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores..
As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.
..
Não é o que nos acontece que nos magoa, mas a resposta que damos ao episódio.
É claro que os fatos podem nos atingir fisicamente ou economicamente, e podem causar dor. Mas nosso caráter ou nossa identidade básica não tem de ser necessariamente atingido. Na verdade, as experiências mais difíceis tornam-se os cadinhos que forjam o caráter e aprimoram a força interior, a liberdade para lidar com situações difíceis no futuro e para estimular os outros a fazerem o mesmo.
TOMANDO A INICIATIVA
..
Muita gente espera que algo aconteça, ou alguém tome conta delas. Mas as pessoas que acabam conseguindo os melhores empregos são os que apresentam soluções para os problemas, e não mais problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.
..
A OUTRA PONTA DA VARA
..
Somos livres para escolher a resposta em qualquer situação, mas ao fazê-lo, escolhemos também as consequências. " Quando pegamos uma vara por uma ponta, pegamos também a outra ponta."
..
Não é o os outros fazem, ou mesmo nossos próprios erros, que causem a dor maior. É a nossa resposta a essas coisas. Correr atrás da cobra venenosa que nos picou só serve para espalhar o veneno por todo o nosso sistema circulatório. Muito mais eficaz é tomar medidas para eliminar o veneno do organismo.
..
HÁBITO 2
COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE
Princípios Da Liderança Pessoal
O que existe atrás de nós e o que existe à nossa frente são problemas menores, se comparados com o que existe dentro de nós.
Oliver W. Holmes
..
Começar com o objetivo em significa começar tendo uma compressão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora e dar os passos sempre na direção correta.
É incrivelmente fácil ser pego pela ilusão da atividade, na correria da vida, e trabalhar cada vez mais para subir a escada do sucesso, só para descobrir que a escada estava na parede errada. É possível viver ocupado — sem ser muito eficaz.
..
Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos o objetivo em mente.
. .
LIDERANÇA E GERENCIAMENTO — AS DUAS CRIAÇÕES
..
O gerenciamento é uma visão dos métodos: Qual a melhor maneira de conseguir determinadas coisas? A liderança lida com objetivos: quais são as coisas que desejo conseguir? Nas palavras de Peter Drucker e Warren Bennis: "Gerenciar é fazer coisas certas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas." O gerenciamento é o grau de eficácia necessário para subir mais rápido na escada do sucesso. A liderança determina se a escada está apoiada na parede correta.
..
A liderança faz mais falta ainda em nossas vidas pessoais. Estamos nos dedicando a gerenciar com eficácia, a estabelecer e a atingir metas antes de ter esclarecido quais são nossos valores.
..
REDIGINDO E USANDO UMA MISSÃO PESSOAL
..
Viktor Frankl disse detectamos, mais do que inventamos nossas missões na vida.
..
Novamente usando palavras de Frankl: "No fundo, o homem não deve perguntar qual é o sentido de sua vida, mas na verdade perceber que ela é quem pergunta. Em outras palavras, cada homem é questionado pela vida; e ele só pode responder à vida respondendo por sua própria vida, ele só pode responder sendo responsável."
..
Usando a metáfora de computadores, o Hábito 1 diz: "Você é o programador." O Hábito 2 responde: "Escreva o programa." Até que você aceite a ideia de que é responsável pelo programa, você não estará realmente investindo em escrever o programa.
..
Uma missão não pode ser escrita de um dia para outro. Ela exige uma introspecção profunda, análise, palavras refletidas e, com frequência, várias versões até ao resultado final.
..
IDENTIFICANDO PAPÉIS E METAS
...
Papéis e metas fornecem estrutura e orientação precisa para sua missão pessoal.
Se você não tem ainda uma missão pessoal pode começar por aí.
Identificar as diversas áreas da sua vida e os dois ou três objetivos importantes que deseja atingir, e mover-se nesta direção fornecem uma perspectiva abrangente e um senso de direção na vida.
..
HÁBITO 3
PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE
Princípios Do Gerenciamento Pessoal
As coisas mais importantes nunca devem ficar a mercê das coisas menos importantes.
Goethe
..
Organize e execute conforme a prioridade.
...
Parafraseando Peter Drucker, as pessoas eficazes não vivem voltadas para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades. Elas alimentam oportunidades, e deixam os problemas "morrer de fome".
..
..você precisa resolver quais são suas prioridades maiores, e ter a coragem — de um modo educado, sorridente, mas sem se desculpar — para dizer "não" às outras coisas.
..
O segredo não é priorizar a agenda, mas sim agendar as prioridades.
...
3ª. Parte
VITÓRIA PÚBLICA
HÁBITO 4
PENSE GANHA/GANHA
Princípios Da Liderança Interpessoal
Muita gente pensa em dicotomias, em termos de oposições. Acham que se você é gentil, não é duro. Mas Ganha/Ganha é algo gentil..
e duro. Duas vezes mais duro do que Ganha/Perde... Se tenho muita coragem e pouca consideração pelos outros, como vou pensar? Em Ganha/Perde. Tenho força e sou egoísta.
..
Se tenho muita consideração e pouca coragem, penso em Perde/Ganha. Terei tanto respeito por suas convicções e desejos que não encontrarei coragem para expressar e mostrar os meus. Tanto coragem quanto consideração altas são essenciais para Ganha/Ganha. O equilíbrio entre as duas caracteriza a verdadeira maturidade. Se eu o possuo, consigo ouvir atentamente, escutar empaticamente. E também posso discordar corajosamente.
..
A Vitória Pública não significa a vitória sobre as pessoas. Ela significa uma interação eficaz, que traz resultados mútuos benéficos pra todos os envolvidos. A Vitória Pública é o trabalho em conjunto, a comunicação entre pessoas, gerando coisas que as mesmas pessoas, trabalhando isoladamente, seriam incapazes de criar.
..
É importante perceber que nem todas decisões precisam ser do tipo Ganha/Ganha
...
HÁBITO 5
PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO
Princípios Da Comunicação Empática
O coração tem razões que a própria razão desconhece.
Pascal
...
Temos tendência forte de atropelar os sentimentos das pessoas, de correr para resolver as coisas através de conselhos. Mas com frequência deixamos de reservar algum tempo para o diagnóstico, para tentar compreender verdadeira e profundamente o problema, antes de mais nada.
..
A escuta empática também é perigosa. Ouvir em profundidade exige um bocado de segurança, porque você se abre às influências.
...
Então é isso... em breve postarei os 2 últimos hábitos.
Deixe um feed se algo fez sentido
Sucesso aí
Trago pra vocês minhas anotações desse livro classicão "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escrito por Stephen R. Covey
Quer alcançar "sucesso", quer mudar de vida, quer se renovar.. comece mudando hábitos ruins.
Os 7 Hábitos fazem toda diferença... é claro quando posto em prática... Então bote eles no teu lifestyle.
Os 7 hábitos são:
1 SEJA PROATIVO
2 COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE
3 PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE
4 PENSE GANHA/GANHA
5 PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO
6 CRIE SINERGIA
7 AFINE O INSTRUMENTO
Falando do livro... Jim Collins escreveu:
As ideias embutidas em seu arcabouço são imemoriais. São princípios. É por isso que elas funcionam, é por isso que eles alcançam pessoas de todas as idades, no mundo inteiro. No mundo de mudanças, rupturas, caos e incerteza permanente, as pessoas precisam ter uma âncora, um conjunto de princípios para lhe guiar diante das turbulências...
acredito que o aspecto mais importante de Os 7 hábitos – o que faz com que ele seja não só um livro prático, mas também profundo, é a sua ênfase na construção de caráter, em de simplesmente "alcançar o sucesso".
..
1ª. Part.
De dentro para fora
..
Se eu tentar usar a estratégia de tentar influenciar pessoas, ou táticas que levam os outros a fazer aquilo que quero.... enquanto meu caráter revela defeitos profundos e está marcado pela ambiguidade e pela falta de sinceridade, então não conseguirei obter sucesso ao longo prazo.
...
o que somos comunica com muito mais eloquência do que oq dizemos ou fazemos...
" De dentro para fora" significa começar consigo mesmo, ou, melhor ainda começar pelo mais íntimo — seus paradigmas, seu caráter e seus motivos.
..
Os 7 Hábitos
—Uma visão geral
Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.
Aristóteles
Nosso caráter, basicamente, é composto pelos hábitos que desenvolvemos.
" Plante um pensamento colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino", diz o ditado
...
Para nossos objetivos, definiremos como uma intersecção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo.
O conhecimento é o paradigma teórico, o que fazer e o porquê.
A habilidade é o como fazer. E o desejo é a motivação, o que fazer. Para tornar algo um hábito precisamos precisamos reunir esses três elementos.
...
2ª. PARTE
VITÓRIA PARTICULAR
HÁBITO 1
SEJA PROATIVO
..
Nós não somos nossos sentimentos. Tampouco somos nosso estado de espírito. Nem somos nossos pensamentos.
..
DEFININDO A "PROATIVIDADE"
..
Ela significa muito mais do que tomar iniciativa.
Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos a iniciativa e responsabilidade o suficientes pra fazer os fatos acontecerem.
..
Pessoas superproativas acostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seu comportamento em circunstâncias, condições ou condicionamentos.
..
As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance. As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores..
As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.
..
Não é o que nos acontece que nos magoa, mas a resposta que damos ao episódio.
É claro que os fatos podem nos atingir fisicamente ou economicamente, e podem causar dor. Mas nosso caráter ou nossa identidade básica não tem de ser necessariamente atingido. Na verdade, as experiências mais difíceis tornam-se os cadinhos que forjam o caráter e aprimoram a força interior, a liberdade para lidar com situações difíceis no futuro e para estimular os outros a fazerem o mesmo.
TOMANDO A INICIATIVA
..
Muita gente espera que algo aconteça, ou alguém tome conta delas. Mas as pessoas que acabam conseguindo os melhores empregos são os que apresentam soluções para os problemas, e não mais problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.
..
A OUTRA PONTA DA VARA
..
Somos livres para escolher a resposta em qualquer situação, mas ao fazê-lo, escolhemos também as consequências. " Quando pegamos uma vara por uma ponta, pegamos também a outra ponta."
..
Não é o os outros fazem, ou mesmo nossos próprios erros, que causem a dor maior. É a nossa resposta a essas coisas. Correr atrás da cobra venenosa que nos picou só serve para espalhar o veneno por todo o nosso sistema circulatório. Muito mais eficaz é tomar medidas para eliminar o veneno do organismo.
..
HÁBITO 2
COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE
Princípios Da Liderança Pessoal
O que existe atrás de nós e o que existe à nossa frente são problemas menores, se comparados com o que existe dentro de nós.
Oliver W. Holmes
..
Começar com o objetivo em significa começar tendo uma compressão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora e dar os passos sempre na direção correta.
É incrivelmente fácil ser pego pela ilusão da atividade, na correria da vida, e trabalhar cada vez mais para subir a escada do sucesso, só para descobrir que a escada estava na parede errada. É possível viver ocupado — sem ser muito eficaz.
..
Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos o objetivo em mente.
. .
LIDERANÇA E GERENCIAMENTO — AS DUAS CRIAÇÕES
..
O gerenciamento é uma visão dos métodos: Qual a melhor maneira de conseguir determinadas coisas? A liderança lida com objetivos: quais são as coisas que desejo conseguir? Nas palavras de Peter Drucker e Warren Bennis: "Gerenciar é fazer coisas certas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas." O gerenciamento é o grau de eficácia necessário para subir mais rápido na escada do sucesso. A liderança determina se a escada está apoiada na parede correta.
..
A liderança faz mais falta ainda em nossas vidas pessoais. Estamos nos dedicando a gerenciar com eficácia, a estabelecer e a atingir metas antes de ter esclarecido quais são nossos valores.
..
REDIGINDO E USANDO UMA MISSÃO PESSOAL
..
Viktor Frankl disse detectamos, mais do que inventamos nossas missões na vida.
..
Novamente usando palavras de Frankl: "No fundo, o homem não deve perguntar qual é o sentido de sua vida, mas na verdade perceber que ela é quem pergunta. Em outras palavras, cada homem é questionado pela vida; e ele só pode responder à vida respondendo por sua própria vida, ele só pode responder sendo responsável."
..
Usando a metáfora de computadores, o Hábito 1 diz: "Você é o programador." O Hábito 2 responde: "Escreva o programa." Até que você aceite a ideia de que é responsável pelo programa, você não estará realmente investindo em escrever o programa.
..
Uma missão não pode ser escrita de um dia para outro. Ela exige uma introspecção profunda, análise, palavras refletidas e, com frequência, várias versões até ao resultado final.
..
IDENTIFICANDO PAPÉIS E METAS
...
Papéis e metas fornecem estrutura e orientação precisa para sua missão pessoal.
Se você não tem ainda uma missão pessoal pode começar por aí.
Identificar as diversas áreas da sua vida e os dois ou três objetivos importantes que deseja atingir, e mover-se nesta direção fornecem uma perspectiva abrangente e um senso de direção na vida.
..
HÁBITO 3
PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE
Princípios Do Gerenciamento Pessoal
As coisas mais importantes nunca devem ficar a mercê das coisas menos importantes.
Goethe
..
Organize e execute conforme a prioridade.
...
Parafraseando Peter Drucker, as pessoas eficazes não vivem voltadas para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades. Elas alimentam oportunidades, e deixam os problemas "morrer de fome".
..
..você precisa resolver quais são suas prioridades maiores, e ter a coragem — de um modo educado, sorridente, mas sem se desculpar — para dizer "não" às outras coisas.
..
O segredo não é priorizar a agenda, mas sim agendar as prioridades.
...
3ª. Parte
VITÓRIA PÚBLICA
HÁBITO 4
PENSE GANHA/GANHA
Princípios Da Liderança Interpessoal
Muita gente pensa em dicotomias, em termos de oposições. Acham que se você é gentil, não é duro. Mas Ganha/Ganha é algo gentil..
e duro. Duas vezes mais duro do que Ganha/Perde... Se tenho muita coragem e pouca consideração pelos outros, como vou pensar? Em Ganha/Perde. Tenho força e sou egoísta.
..
Se tenho muita consideração e pouca coragem, penso em Perde/Ganha. Terei tanto respeito por suas convicções e desejos que não encontrarei coragem para expressar e mostrar os meus. Tanto coragem quanto consideração altas são essenciais para Ganha/Ganha. O equilíbrio entre as duas caracteriza a verdadeira maturidade. Se eu o possuo, consigo ouvir atentamente, escutar empaticamente. E também posso discordar corajosamente.
..
A Vitória Pública não significa a vitória sobre as pessoas. Ela significa uma interação eficaz, que traz resultados mútuos benéficos pra todos os envolvidos. A Vitória Pública é o trabalho em conjunto, a comunicação entre pessoas, gerando coisas que as mesmas pessoas, trabalhando isoladamente, seriam incapazes de criar.
..
É importante perceber que nem todas decisões precisam ser do tipo Ganha/Ganha
...
HÁBITO 5
PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO
Princípios Da Comunicação Empática
O coração tem razões que a própria razão desconhece.
Pascal
...
Temos tendência forte de atropelar os sentimentos das pessoas, de correr para resolver as coisas através de conselhos. Mas com frequência deixamos de reservar algum tempo para o diagnóstico, para tentar compreender verdadeira e profundamente o problema, antes de mais nada.
..
A escuta empática também é perigosa. Ouvir em profundidade exige um bocado de segurança, porque você se abre às influências.
...
Então é isso... em breve postarei os 2 últimos hábitos.
Deixe um feed se algo fez sentido
Sucesso aí