Magister V
#1107459 Olá a todos do mundo PUA! Venho por meio deste texto em busca de algum conselho que possa me tirar desta situação inerte em que me encontro. Antes de tudo, seria útil detalhar o contexto geral, situando todos vocês em meu passado, assim como me apresentando.

Tenho 27 anos e conheci o fórum no final do ano passado depois de ser introduzido nesse mundo atravéz do livro "O Jogo" do Neil Strauss. Embora eu só tenha conhecido "o jogo" propriamente dito no livro apenas recentemente (ao menos da forma como se mostrava), eu já vinha me enveredando por esse universo há aproximadamente 6 anos, quando, assim como muitos aqui, encontrei-me desamparado em minha situação desoladora frente às mulheres. Assim, dotado apenas de vídeos de um canal sobre sedução no YouTube (na época era um bom canal; agora, nem vale a pena mencionar) e da minha coragem para errar e aprender com os meus erros, pude melhorar consideravelmente, mas, ainda assim, muito menos do que eu imaginei que conseguiria.

Infelizmente tenho vivido altos e baixos desde aquela época em outras áreas da minha vida, tudo por culpa da minha própria incompetência em administra-las. Depois da pandemia, que só atrasou meus planos, finalmente pude retomar meus estudos na faculdade, assim como começar o ano com uma namorada. Eu a pedi em namoro em Novembro do ano passado, tínhamos muito em comum, e não vi motivo para não o fazer, porém, desde o início, eu julguei essa relação como uma experiência que poderia ser gratificante e edificante, mas também passageira porque não pretendia de fato me comprometer a longo prazo com ninguém; sempre achei a ideia de casamento desanimadora por limitar minha liberdade e também minha evolução na sedução.

No começo de nosso namoro eu me comportava como um homem de alto valor e fazia questão de que fosse assim: sempre liderava e tomava a iniciativa quando era para levá-la a algum lugar ou fazer alguma coisa, nunca esperando por uma decisão dela (obviamente eu levava em conta as coisas de que ela gostava de fazer, ainda que as vezes fizesse o oposto); procurava ir com ela a bares diferentes, abria grupos e conhecia pessoas novas, apresentava pessoas novas a ela (antigos conhecidos ou pessoas que acabara de conhecer), e, ainda que isso possa parecer contraditório, continuava praticando meu jogo, assim como antes do namoro, embora dessa vez apenas no âmbito social (eu nunca a traí).

Porém isso tudo foi gradativamente mudando com o tempo: toda essa dinâmica social era incompatível com a pessoa que ela era; ela julgava a maioria das pessoas superficiais e desinteressantes, logo não fazia questão alguma de se socializar mesmo quando aparentemente as interações eram boas e ultrapassavam a dita superficialidade. Cada vez mais parecia que a única pessoa pela qual ela se interessava era por mim, não que ela não tivesse amigos, pois ela os tinha, mas as ocasiões com eles eram raras e ela não se mostrava aberta a fazer novas amizades. Sempre que eu, em algum bar, sentia vontade de me socializar com pessoas novas, ela oferecia cada vez mais resistência, e, quando eu a deixava por um momento para fazer isso, ela simplesmente ficava sozinha e se mostrava completamente desinteressada pelo lugar, aparentando até certo grau de arrogância muitas vezes.

Esse comportamento dela foi aos poucos minando o meu ânimo. Se antes eu me movia constante pelos lugares onde ia, sempre buscando me socializar com grupos diferentes (um hábito tão custoso de se implantar em uma pessoa introvertida por natureza como eu), hoje eu me vejo preso a ela em uma única mesa por horas entediantes a fio. Se antes eu gostava e me sentia desafiado a conhecer pessoas novas e cativa-las, hoje isso parece um fardo. Também já não faço mais tanta questão de liderar como fazia antes. Essa mudança em meu estado de espírito não se limitou apenas às minhas idas e vindas de bares nos finais de semana, mas também se estendeu a minha vida diária na faculdade, parece que agora me sinto menos seguro de mim e tenho tido mais dificuldade em me conectar com as pessoas.

É como se um relacionamento tivesse desestabilizado três pilares que me mantinham ativo nessa área; o primeiro deles era a motivação: eu já não tinha a mesma motivação em me socializar porque o principal motivo para que eu fizesse isso já não existia mais (mulheres é óbvio); o segundo fora a menor liberdade que eu sentia ter ao não mais tomar decisões unilaterais, ou seja, fazer o que eu bem entendesse sem ter que me preocupar com o bem estar de minha namorada; e o terceiro era a zona de conforto: quando eu saia para lugares diferentes, sempre ia sozinho e, portanto, em lugares assim, é comum se deparar com apenas duas alternativas: ficar em um canto sozinho (o que seria bem desconfortável) ou ir em frente e fazer amigos. Isso foi algo que se perdeu quando comecei a namorar pois sempre passei a sair acompanhado dela.

Algo que também vale a pena salientar é que ela gosta de mim bem mais do que eu gosto dela, claramente existe um desequilíbrio de afeto e ela tende a depositar expectativas para o futuro que eu não pretendo cumprir. Eu não vejo esse relacionamento com o mesmo grau de compromisso que ela vê e, portanto, tenho medo de magoa-la.

Dito tudo isso, a minha pergunta é: como vocês lidam com relacionamentos? Relacionar-se é dar um basta ao jogo? É deixar que aquelas habilidades sociais que com tanto custo desenvolvemos se deteriorem pelo desuso?
E como vocês lidam com a ideia de um relacionamento a longo prazo? Com a ideia de realmente se aposentarem da prática da sedução? Vocês não julgam este um pilar importante para o próprio desenvolvimento pessoal de cada homem? Uma vida comprometida não seria entediante e privada de certa liberdade?
Alphonse J.
#1107462 Cara, se o relacionamento tá prejudicando o seu desenvolvimento pessoal, tá errado.
Bons relacionamentos devem nos empurrar pra frente, e não nos prender na estagnação.

Se suas habilidades sociais são importantes para você, continue trabalhando elas.
Eu acho perigoso essa ideia de deixar de fazer coisas importantes para nós, para nosso desenvolvimento e nossa alegria, por conta de um relacionamento.

Isso porque relacionamentos acabam.

Inevitavelmente, dure muito ou dure pouco, todos os relacionamentos acabam.
Isso porque vivemos em um tempo onde as coisas são efêmeras, tudo muda muito rápido e a mulher que hoje morre de amores por você e que você tanto teme magoar, pode acordar num dia e resolver que simplesmente não quer mais ficar com você.

Como você ficaria então ?

Não acho que devemos ficar refens, seja do nosso amor por uma pessoa ou do nosso medo de magoá-las.

Agora, meu ponto de vista sobre relacionamentos de um modo geral, é que não valem a pena.
Eu acredito sinceramente que pessoas não pertencem a pessoas.

Veja bem, tudo que se torna rotineiro, cotidiano, uma hora fica chato.
Nós e, principalmente as mulheres, estamos o tempo todo em contato com novas pessoas e a novidade, em algum momento, vai ganhar do rotineiro.
Porque vai oferecer mais emoção, uma quebra de rotina, uma aventura.

O que é o amor ?
De acordo com a ciência, um estado químico alterado do seu cérebro com um prazo de validade de doze meses a dois anos no máximo.
Ou seja, em algum momento, todo o encanto que você tem pela pessoa ou que a pessoa tem por você, vai morrer.

E, coitado de você, se a paixão da pessoa por ti morrer primeiro do que a sua por ela.
Do ponto de vista legal, das leis, se você for um homem que pretende construir coisas na sua vida para si ou já está construindo, esteja ciente que depois de alguns meses de relacionamento, é considerado por lei uma união estável.

O que quer dizer que no caso de um rompimento, a mulher pode reclamar metade dos seus bens.

Eu, de verdade, não consigo ver como um relacionamento hoje em dia pode ser vantajoso para ninguém.
Pra mim, a vida é uma coleção de amores, aventuras com prazos estipulados porque se você arrisca algo além, você tá se abrindo pra perder muita coisa.

No seu caso específico, prefira pessoas que te façam voar e não que te prendam como uma âncora. :ae
I60R
#1107464 Veja bem, você está sendo desleal com ela com você mesmo.

Primeiro com ela, pois você mesmo diz que início esse namoro apenas pela experiência e não vê futuro. Você está praticamente enganando ela.
Namoro existe para você conhecer alguém que pretende casar, formar família. Não se namora pra ver como é.

E não adianta colocar a culpa nela por ela estar exigindo atitudes suas como namorado. Foi você que iniciou esse relacionamento pelo motivo errado.
Toda mulher vai querer modular o parceiro, e sim, relacionamento tira parte da sua liberdade. Não existe isso de querer viver como solteiro estando acompanhado pela namorada.

Eu te sugeria ser homem e falar a verdade para ela, que você não quer levar isso a sério. Vocês dois vão sair ganhando, ela vai parar de ser enganada, e você vai ter tua liberdade de novo.
Magister V
Alphonse J. escreveu:Cara, se o relacionamento tá prejudicando o seu desenvolvimento pessoal, tá errado.
Bons relacionamentos devem nos empurrar pra frente, e não nos prender na estagnação.

Se suas habilidades sociais são importantes para você, continue trabalhando elas.
Eu acho perigoso essa ideia de deixar de fazer coisas importantes para nós, para nosso desenvolvimento e nossa alegria, por conta de um relacionamento.

Isso porque relacionamentos acabam.

Inevitavelmente, dure muito ou dure pouco, todos os relacionamentos acabam.
Isso porque vivemos em um tempo onde as coisas são efêmeras, tudo muda muito rápido e a mulher que hoje morre de amores por você e que você tanto teme magoar, pode acordar num dia e resolver que simplesmente não quer mais ficar com você.

Como você ficaria então ?

Não acho que devemos ficar refens, seja do nosso amor por uma pessoa ou do nosso medo de magoá-las.

Agora, meu ponto de vista sobre relacionamentos de um modo geral, é que não valem a pena.
Eu acredito sinceramente que pessoas não pertencem a pessoas.

Veja bem, tudo que se torna rotineiro, cotidiano, uma hora fica chato.
Nós e, principalmente as mulheres, estamos o tempo todo em contato com novas pessoas e a novidade, em algum momento, vai ganhar do rotineiro.
Porque vai oferecer mais emoção, uma quebra de rotina, uma aventura.

O que é o amor ?
De acordo com a ciência, um estado químico alterado do seu cérebro com um prazo de validade de doze meses a dois anos no máximo.
Ou seja, em algum momento, todo o encanto que você tem pela pessoa ou que a pessoa tem por você, vai morrer.

E, coitado de você, se a paixão da pessoa por ti morrer primeiro do que a sua por ela.
Do ponto de vista legal, das leis, se você for um homem que pretende construir coisas na sua vida para si ou já está construindo, esteja ciente que depois de alguns meses de relacionamento, é considerado por lei uma união estável.

O que quer dizer que no caso de um rompimento, a mulher pode reclamar metade dos seus bens.

Eu, de verdade, não consigo ver como um relacionamento hoje em dia pode ser vantajoso para ninguém.
Pra mim, a vida é uma coleção de amores, aventuras com prazos estipulados porque se você arrisca algo além, você tá se abrindo pra perder muita coisa.

No seu caso específico, prefira pessoas que te façam voar e não que te prendam como uma âncora. :ae

Cara, sobre não deixar de praticar coisas que são importantes para nós por relacionamentos serem efêmeros, essa era uma ideia que eu tinha desde de antes de eu começar a namorar, tanto que, por meses eu tentei me impedir ao máximo de me acostumar a essa inércia para o qual o meu relacionamento estava me levando (do ponto de vista social) porque sabia que uma vez acabado eu estaria por conta própria e estagnado.

No que diz respeito ao amor, de fato ele nem de longe dura para para sempre, mesmo os casais que permanecem juntos o fazem por cumplicidade; não, por amor. Tudo no fim das contas, como você disse, tende à rotina, essa ideia dos contos de fadas de "felizes para sempre" me parece significar não mais aventuras, apenas uma rotina monótona, e isso sem contar ainda as responsabilidades que viriam derivadas dessa relação.

E para concluir eu digo que tenho a mesma percepção sobre a vida, uma coleção de amores transitórios onde o maior compromisso se é com a própria liberdade, e esta última me parece incompatível com um casamento.
Magister V
I60R escreveu:Veja bem, você está sendo desleal com ela com você mesmo.

Primeiro com ela, pois você mesmo diz que início esse namoro apenas pela experiência e não vê futuro. Você está praticamente enganando ela.
Namoro existe para você conhecer alguém que pretende casar, formar família. Não se namora pra ver como é.

E não adianta colocar a culpa nela por ela estar exigindo atitudes suas como namorado. Foi você que iniciou esse relacionamento pelo motivo errado.
Toda mulher vai querer modular o parceiro, e sim, relacionamento tira parte da sua liberdade. Não existe isso de querer viver como solteiro estando acompanhado pela namorada.

Eu te sugeria ser homem e falar a verdade para ela, que você não quer levar isso a sério. Vocês dois vão sair ganhando, ela vai parar de ser enganada, e você vai ter tua liberdade de novo.

Eu realmente tive essa mesma impressão, a de que eu a estaria enganando por prolongar este relacionamento mesmo sabendo de quais são as expectativas dela. Mesmo eu já tendo dito a ela muitas vezes no início do nosso relacionamento que não pretendia me casar e que tudo na vida, assim como os namoros, é passageiro, ela demonstrava ter esperanças de que eu mudasse de idéia algum dia. Realmente isso me parece desleal com ela. Mesmo assim eu hesito em terminar porque nos damos bem e fazemos juntos coisas de que gostamos. Mas será que apenas se namora para se casar? Compartilhar boas experiências não faria com que a relação valesse a pena?

Sobre namorar estando solteiro, eu não ponho a culpa nela, na verdade eu também julgo injusto com ela esse comportamento. Acho que eu só queria tentar manter na medida do possível o melhor dos dois mundos, mas por vezes achei não aproveitar direito nenhum deles.

Quanto a fazer o melhor para nós dois, fico me perguntando as vezes qual seria o melhor momento para dar um fim a relação.
I60R
Magister V escreveu:
Eu realmente tive essa mesma impressão, a de que eu a estaria enganando por prolongar este relacionamento mesmo sabendo de quais são as expectativas dela. Mesmo eu já tendo dito a ela muitas vezes no início do nosso relacionamento que não pretendia me casar e que tudo na vida, assim como os namoros, é passageiro, ela demonstrava ter esperanças de que eu mudasse de idéia algum dia. Realmente isso me parece desleal com ela. Mesmo assim eu hesito em terminar porque nos damos bem e fazemos juntos coisas de que gostamos. Mas será que apenas se namora para se casar? Compartilhar boas experiências não faria com que a relação valesse a pena?

Sobre namorar estando solteiro, eu não ponho a culpa nela, na verdade eu também julgo injusto com ela esse comportamento. Acho que eu só queria tentar manter na medida do possível o melhor dos dois mundos, mas por vezes achei não aproveitar direito nenhum deles.

Quanto a fazer o melhor para nós dois, fico me perguntando as vezes qual seria o melhor momento para dar um fim a relação.

Formei uma visão ultimamente sobre isso, que resume bem teus questionamentos: Relacionamentos/namoros são complicados.

Não que não possam ser bons em certo nível, mas a realidade é essa.

No fim das contas, você vai precisar escolher um problema para lidar. Ou você escolhe os problemas de um namoro, ou fica com os problemas da solteirice. E sim, tudo na vida tem dois lados, você vai ter que escolher com o que quer lidar. E você vai percebendo que essas escolhas vão mudando com o tempo e as experiências.

Essa sua pergunta sobre "se apenas namora para casar" é interessante. Se você parar para observar, você pergunta isso porque o seu viés não é de casamento, ou seja, pra ti namorar serve para curtir e trocar experiências, mas na vida real o pacote é bem maior. Tem que sempre lembrar que existe outra pessoa nessa relação com você, e com outras expectativas sobre esse relacionamento.

Isso que você está fazendo é atitude de ficante. Não ou estou julgando, pra mim nesse momento, esse é o melhor tipo de relação. Mas não pode confundir com namoro ou achar que é namoro e tratar como ficante.

O melhor momento para dar um fim é uma boa pergunta. Particularmente eu não daria um fim total na relação de vocês, apenas falaria a verdade e que cometi um erro achar que estava pronto para namorar, e que você não quer ser desleal a ela.
Curiosamente essa atitude pode deixar ela mais doidinha por você ainda, e continuar se envolvendo com você. Mas mais cedo ou tarde elas tendem a desistir.

O resumo da ópera é que a vida é complicada mesmo, tem seus altos e baixos, e final feliz é coisa de Hollywood.
Godoy15
#1107488 Depois que eu sair do meu relacionamento eu achei que ia ser a melhor coisa e confesso hoje depois de 2 anos solteiros foi a pior coisa que eu fiz! se você namora e sua namorada e gente boa fiel continue e esqueça interação social e fica firme com essa garota, porque garotas que queira algo serio hoje em dia não é facil encontrar, eu depois que fiquei solteiro peguei 32 garotas mais eu preferia estar com minha nega que me satisfazia toda hora sexualmente e me apoiava toda hora.

Tem duas escolha larga ou ficar, faça a sua e seja feliz.
Macaco Bad
#1107489 Já passei por isso, e o guia fundamental foi as obras de nessahan alita, que eu indico muito na lida com relacionamentos, logo mais que a sedução acaba e se tem alguém que você julga como um parceiro pra compromisso.

Só coloque uma coisa na cabeça não tem sedução quando está se relacionando , a parada é que se quiser manter o relaciomento de pé é apimentar e sair da rotina tanto na vida, como no sexo sempre, mas se não quer mais se tá entedeado é pra tu tá uma merda, sai dessa porra cara, volta pro jogo e vai ser feliz você merece.
Magister V
I60R escreveu:
Magister V escreveu:

Formei uma visão ultimamente sobre isso, que resume bem teus questionamentos: Relacionamentos/namoros são complicados.

Não que não possam ser bons em certo nível, mas a realidade é essa.

No fim das contas, você vai precisar escolher um problema para lidar. Ou você escolhe os problemas de um namoro, ou fica com os problemas da solteirice. E sim, tudo na vida tem dois lados, você vai ter que escolher com o que quer lidar. E você vai percebendo que essas escolhas vão mudando com o tempo e as experiências.

Essa sua pergunta sobre "se apenas namora para casar" é interessante. Se você parar para observar, você pergunta isso porque o seu viés não é de casamento, ou seja, pra ti namorar serve para curtir e trocar experiências, mas na vida real o pacote é bem maior. Tem que sempre lembrar que existe outra pessoa nessa relação com você, e com outras expectativas sobre esse relacionamento.

Isso que você está fazendo é atitude de ficante. Não ou estou julgando, pra mim nesse momento, esse é o melhor tipo de relação. Mas não pode confundir com namoro ou achar que é namoro e tratar como ficante.

O melhor momento para dar um fim é uma boa pergunta. Particularmente eu não daria um fim total na relação de vocês, apenas falaria a verdade e que cometi um erro achar que estava pronto para namorar, e que você não quer ser desleal a ela.
Curiosamente essa atitude pode deixar ela mais doidinha por você ainda, e continuar se envolvendo com você. Mas mais cedo ou tarde elas tendem a desistir.

O resumo da ópera é que a vida é complicada mesmo, tem seus altos e baixos, e final feliz é coisa de Hollywood.

Muito obrigado pelo conselho, sua resposta foi bem clara. Realmente não é justo com ela continuar levando esse relacionamento com o qual eu não tenho comprometimento algum. Parece-me, então, que já está mais do que na hora de terminá-lo, e acho que a melhor forma seria de uma vez, já que, como você disse, eu poderia apenas dar a ela falsas esperanças e prolongar seu sofrimento se fizesse o contrário.
Magister V
Godoy15 escreveu:Depois que eu sair do meu relacionamento eu achei que ia ser a melhor coisa e confesso hoje depois de 2 anos solteiros foi a pior coisa que eu fiz! se você namora e sua namorada e gente boa fiel continue e esqueça interação social e fica firme com essa garota, porque garotas que queira algo serio hoje em dia não é facil encontrar, eu depois que fiquei solteiro peguei 32 garotas mais eu preferia estar com minha nega que me satisfazia toda hora sexualmente e me apoiava toda hora.

Tem duas escolha larga ou ficar, faça a sua e seja feliz.

A questão é que eu não tenho tanta vontade mais de querer algo sério. Realmente não existe caminho do meio: é ficar ou largar.