Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

3SSAedONE - MEMBRO EXCLUSIVO
#1108791 Heeeeeeeeeey rapaziadaaaaaa.
Um tempo atrás estava passando por uma das piores fases da minha vida: Trancado em um emprego que não gostava. Ganhei peso, meu apartamento ficou atrolhado em uma bagunça nojenta e tudo que eu fazia parecia não resultar em nada. Estava com depressão ou muito próximo de ter uma.
Cansei de assistir vídeos motivacionais e ler livros sobre desenvolvimento pessoal. A vida era um mar cinza e eu não acreditava em mudança.
Para tentar sair do buraco, comecei a procurar formas de ganhar dinheiro. Ao invés de procurar uma nova habilidade que poderia me render frutos, iniciar algum empreendimento ou algo assim, resolvi atalhar. Coloquei meu dinheiro em cassinos digitais, jogos de apostas e opções binárias (quando tudo isso ainda estava engatinhando aqui no Brasil). Como muitos de vocês podem deduzir, essas coisas não deram certo. Nenhuma das minhas "estratégias" a prova de erros deram certo no médio e longo prazo. E obviamente a planilha no excel que continha um número absurdo de irreal através de juros exponencial não foi nada realista.
O "atalho" só me levou a dor amarga do tempo perdido.
Folhei um livro de psicologia (algo relacionado a terapia cognitivo comportamental), ainda que minhas forças para uma mudança tinham ido embora, encontrei um pequeno paragráfo sobre fazer uma auto-avaliação todos os dias, dando notas para seu emocional, junto com os gatilhos que geraram esse emocional e o horário.
Bom. Para que fazer isso?
Decidi fazer sem saber o motivo.
Comecei a rankear meu dia de 1-5 estrelas e descrevendo o por que de escolher cada nota. Aos poucos fui expandindo essa avaliação para um DIÁRIO.
O engraçado é: Quando você começa a relatar seu dia para si mesmo, você saí do campo do "automático" e fica mais consciente da sua rotina. E aí que as coisas começam a fazer sentido, você tem clareza e aprendizado com cada "gatilho" que gerou um dia ruim ou bom.
Meu diário foi tomando corpo. Ao final do dia, escrevia minha avaliação diaria, rankeando uma nota de 1-5 estrelas e depois inseria mais uma linha: "O que eu aprendi hoje, que pode melhorar meu dia amanhã."
Ao final dos primeiros meses, havia otimizado bons hábitos e estava cortando os maus pela raiz.
Fiz uma base de estatisticas contabilizando a média semanal das minhas notas.
Fui de 2,3 estrelas para 4,5 estrelas. (Obviamente dentro da minha autoavaliação).

Vou contar como você pode fazer para começar (caso deseje).
1. Comece aos poucos: faça uma avaliação global do seu dia. (Insira uma nota e descreva o por que da mesma)
Ao fazer isso, você irá engatar a primeira marcha e criar o minimo de disciplina. Não tente fazer alguma mudança brusca logo de inicio. Vá expandindo aos poucos.
2. Incremente detalhes profundos do seu dia a dia. Identifique hábitos ruins, veja qual horário você geralmente pratica esse hábito e se possível, veja se há algum gatilho que faça você cometer esse hábito.
Por exemplo: Supomos que você se masturba a noite. Coloque o horário que isso aconteceu (ex:21h30), gatilho: "vi uma influencer no tiktok e acabei abrindo um site adulto".
Anote tudo com o máximo de detalhes possíveis.
3. Depois de ter uma descrição completa de como geralmente funciona seu dia e os principais hábitos (sejam eles ruins ou bons), incremente pequenos desafios e tente cortar os gatilhos que levam os maus hábitos.
4. Incremente perguntas profundas no seu diário, para fortalecer seu aprendizado e processo de mudança:
"O que eu poderia fazer amanhã, para melhorar X (insira algo de desejo)"
"Quais foram as melhores coisas que aconteceram no meu dia?" Tire um momento para "agradecer", procurando algo bom no seu dia, você treina sua mente para operar no "positivo". As vezes temos ótimos momentos do nosso dia, mas decidimos focar nos ruins. Fazendo eses tipo de pergunta e a descrevendo, você acaba mudando seu foco para algo bom.
--------
Um dos maiores imperadores Romanos (e também filósofo estoico) tinha um diário. Por que vocÊ não tem um?

Espero que este pequeno guia tenha alguma utilizadade para você.
Cafandro

Aprendiz

#1108792 Mano é como o Buda dizia: "Não há mudanças sem transformação"

Esse ponta pé inicial que você deu é muito importante, sem contar que somos seres sociais, temos que sempre tá buscando um jeito de sair (balada, aula de dança, academia, festas) etc.

Em relação a emprego ou tentar ganhar dinheiro. Eu pensaria num jeito de ganhar dinheiro vendendo coisas, mais propriamente alimentos (Lanche, hambúrguer, Açaí, salgados) etc. Porque todo mundo come e da pra ganhar dinheiro. Até muito dependendo da qualidade do seu produto.

Anoite da fome no pessoal, agente tá na rua e sempre quer comer algo. E o bom que você pode ir na porta de uma escola, faculdade, indústria ou fábrica não prescisa ficar trancado num emprego 9 horas por dia! Você vai ter muito tempo livre! É só uma ideia se vc quiser amadurecer ela. Abraço :ae
Greg66

PUA EXPERT

#1108796 Baita artigo meu irmãooo

Há momentos em nossas vida que realmente parecem não ter uma saída. Acredito muito no poder de mudança que pequenos hábitos podem trazer no médio/longo prazo e quando menos se espera a coisas começam a melhorar em todos pilares da vida. Vou aderir e muito a ideia do diário!

Abraços!
Lindomar2021

Aprendiz

#1108834 Terapias e exercícios psicológicos são eficientes. Basta a pessoa se interessar.
Eu já vi muitos exercícios em vários artigos e livros e confesso que muitos eu pulei para continuar lendo o material. É uma parte ambiciosa do nosso cérebro que diz que se entupir de conhecimento vai gerar resultados assim que terminar a leitura.
Mas a parte prática (pegar um lápis/caneta e papel é muito útil pois mostra para si mesmo que está interessado em ter resultados. E o melhor é que algo muito imparcial, apesar das pessoas acharem que estarão sendo julgadas se disserem até em pensamento, quanto mais colocar em um papel que está desempregado e espera nos próximos 5 anos estar com a vida estabilizada. O quê eu posso dizer é que ninguém está ali te olhando, julgando suas anotações a não ser você mesmo. Este é um dos nossos grandes inimigos: podemos ser como um velho ranzinza por dentro. Alguns analisam situações como se fossem o próprio pai ou com os valores da mãe mas não temos como saber pois eles podem até ter feito estes exercícios mas prometeram não contar então até a idéia que temos dos outros não é muito válida e isto é um exemplo dos vários bloqueios mentais.

Eu dou a maior moral para quem passa por estes exercícios sugeridos nos livros. Acho que pelo fato de ser possível e muito mais confortável ler deitado em um sofá ou cama e, somando as nossas lamúrias existenciais, sentimos que pegar um caderno e algo para escrever ou mesmo já ir para a leitura com isto do lado é inútil mas de certa forma é uma revelação de que não estamos dispostos a seguir o programa de mudança completa do livro e mesmo que cheguemos ao final, o programa teria sido incompleto e vários pontos da vida que agarramos, continuam.

Parabéns por levantar esta questão!

Abraços a todos e boa noite!