Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Soren

Aprendiz

#112915 O tema central do Livro A 50ª Lei é o destemor. Escrito colaborativamente com 50 Cent, Robert Greene mostra o que fazer para ser uma pessoa destemida. David DeAngelo e Mystery recomendam a leitura.

50 Cent havia gostado muito do livro de Greene (As 48 Leis do Poder) e pediu para seu empresário marcar uma reunião com Robert Greene. O livro nasceu entre a amizade e admiração mútua de ambos. Greene disse que ficou surpreso com sua personalidade, seu jeito zen e também sua clama e olho para estratégia.

Greene diz no livro: “Achei incrível o fato de compartilharmos praticamente a mesma visão de mundo, que transcendia nossas origens tão distintas. “ p./7

O autor ainda fala: “As celebridades geralmente se socializam com outras celebridades; os intelectuais vivem fechados em seus mundos; as pessoas gostam de estar com gente da mesma tribo. Quando alguém sai desses mundinhos, quando muito faz isso apenas como observador ou turista. O que pareceu uma possibilidade interessante foi ignorar nossas diferenças superficiais ao máximo e estabelecer uma parceria no nível das idéias – esclarecendo algumas verdades sobre a natureza humana que vão além de classe ou etnia.” p/8

Robert Greene disse que teve acesso completo ao mundo de 50 Cent, percebendo que aquilo que o rapper faz no palco é puro teatro, ele na verdade é frio e calculista. Quando uma negociação não o agradava ele simplesmente ignorava, ele havia passado coisas sérias de mais nas ruas para se incomodar com bobagens. Então o que levou a manter-se vivo e ser o que é hoje? Após observar atentamente o autor chega a conclusão que o rapper “não teme absolutamente nada”.

Essa parece ser a coisa (o destemor) que fez 50 Cent sobreviver no mundo desde o momento em que se envolveu com o tráfico de drogas até o atentado de 2000 quando levou nove tiros a queima roupa.


“O que os atormenta é o maior inimigo que alguém pode ter: o medo. Sei que alguns de vocês têm medo de ouvir a verdade – vocês foram criados com medo e mentiras. Mas só vou parar de pregar a verdade depois que se libertarem desse medo...”
Malcolm X (tirado de A 50ª Lei)


O livro tem estratégias para a pessoa ser destemida. Entretanto vem uma pergunta porque tanto medo? Apesar de falarmos e vermos constantemente a violência todos os dias, o mundo em que vivemos é muito seguro. Basta olhar para o passado para perceber que existe muito mais conforto e segurança, talvez esse seja o melhor período da história.

Os medos que nos impedem de viver são irracionais. O verdadeiro medo que realmente devia nos afetar são os que ameaçam a nossa sobrevivência todos os outros são gerados por nossas mentes. A verdade é que a qualquer hora podemos morrer e o que nos pode ajudar é uma “atitude destemida” que o livro fala. Entretanto ninguém é assim, é preciso tornar-se destemido. Nas ruas 50 Cent não podia ter medo ou parecer bobo, pois essas eram coisas que podiam lhe custar a sua vida.

Para Fifty nós temos muito pouco controle sobre as coisas, o que podemos fazer é ter uma atitude mental perante os fatos. E sobre essa atitude mental nós realmente podemos ter controle.

Vivemos em um mundo tão confuso, onde velhos valores que não servem mais para nós, uma revolução tecnológica constante pode nos deixar atordoados. Todavia o medo vem dentro de nós e esse medo podemos dominá-lo.


“O maior medo que existe é o de sermos quem somos de fato. As pessoas querem ser 50 Cent ou qualquer outro. Fazem o que todos fazem ainda que seja inadequado a suas identidades e origens. Só que não se chega a lugar algum assim; a pessoa fica sem energia e não consegue atrair a atenção de ninguém. Assim, ela foge da única coisa verdadeiramente sua; aquilo que a torna diferente. Perdi esse medo. E depois que senti o poder que eu tinha ao mostrar que eu não queria ser como os outros, nunca mais olhei para trás.”
(50 Cent, A 50ª Lei p./28)


Buscar uma identidade fora de si mesmo, que não corresponde a sua realidade e vida pode deixá-lo ainda mais com medo. Muitos fogem para a imaginação, criando príncipes e princesas encantados e não conseguem conviver ou escolher uma pessoa de carne e osso.

“A realidade é minha droga. Quando mais a uso, mais poderoso e mais ‘animado’ eu me sinto.”
(50 Cent, A 50ª Lei p./39)


Ao viver quem realmente se é pode-se reclamar da vida e que as oportunidades não foram justas ou bem distribuídas, mas isso é o que nos torna diferentes! Como lembra a PNL não existe erros só resultados, assim como depende de como encaramos os fatos. Se realidade é percepção, basta mudar a percepção para mudarmos a nossa realidade.


“Todo negativo é um positivo. As coisas ruins que me acontecem, de alguma forma transformo em boas. Isso significa que não há nada que possam fazer para me atingir.”
(50 Cent, A 50ª Lei p./79)

O livro vai além do tema destemor apesar de ser o principal. Tem outras citações de 50 Cent, e o padrão ISO de Robert Greene com 10 capítulos bem interessantes cada um tem os títulos mais a frente “A Abordagem destemida” e “As Chaves para o Destemor” e outros detalhes que ajudam a ver as coisas de forma diferente, ou com certeza um jeito de “malandro”.

Gostaria de falar mais do livro mais ai já seria estragar a surpresa. Postei aqui esse comentário do livro, pois creio que serve para o propósito dos PUAS.
Vincere

Aprendiz

#123438 Legal o post, adoro os livros do robert greene apesar de só ter lido dois mas ae esse livro só tem citações do fifty?

falouuuuuuuu