Artigos sobre sedução e afins. Tópicos com 60 dias sem resposta vão para área de Arquivos. Não poste dúvidas nessa área.
Zirconio
Para ter sucesso no PU é obrigatório fazer o STYLELIFE!
Tiagão (member114.html) - topic53546.html

IntroduçãoEste post vem em formato de artigo científico, porque ele praticamente é! Então, antes de mais nada, vamos remontar a história da comunidade da sedução. Tudo começa ali mais ou menos na década de 2000, quando começam a surgir os primeiros PUGs e eles começam a ficar famosos. Numa dessas, um reporter resolver fazer uma imersão na comindade da sedução, quando ele conhece Erik von Markovik, o Mystery, e assim, Neil Strauss se torna Style, o maior sedutor do mundo. Esse é um ponto canônico, pois muda totalmente a tragetória da comunidade.
Então temos o lançamento do livro ‘The Game’, que é leitura obrigatória pra saber como tudo aconteceu. A partir do ‘The Game’, temos um spin-off, chamado ‘The Rules of the Game’, onde encontramos o famoso desafio StyleLife, que é um dos temas centrais deste artigo.
Chegando aqui no Brasil, por volta de 2008, o Zera foi o primeiro PUG Brasileiro. Quem é da época deve ter assistido alguns vídeos dele, como por exemplo “Como pegar mulher pelo MSN”. Eu sempre considerei o Zera fraco, pra mim era muito bait e pouco resultado. A título de exemplo, esse vídeo sobre pegar mulher pelo MSN, na verdade ele usava o Badoo e depois levava a garata para o MSN, o que nos dias de hoje é equivalente a dar match no Tinder e depois ir para o WhatsApp. Não que ele fosse um sedutor ruim, mas como guru, eu achava fraco.
Em 2009, surge o nosso querido fórum, PUABase, o maior da América Latina. Eu lembro de, na época, ter chegado até aqui, mas não entrei. Eu achava o nome meio brega e a idéia de uma sociedade secreta dos homens era meio cafona. Somente em 2015 eu entrei aqui no fórum efetivamente, era um dia 29 de janeiro, como hoje! Dez anos por aqui, quem diria…
Mas a minha entrada na comindade da sedução ocorre um pouco antes. Acho que um ano e meio antes, talvez. Eu estava feliz no X-Videos, quando veio o anúncio “conquiste qualquer garota com apenas três perguntas”. Eu fiquei obcedado pelo tal do Pandora’s Box, do VinDicarlo, e foi ali a minha porta de entrada para o PUA. Na época ali de 2013 pra 2015 teve tanta coisa louca acontecendo na comundade. Naquela época, tinhamos a Social Arts, que era a nossa RSD. A Social Arts, na minha opinião produzia conteúdo de muita qualidade, de nível internacional, e seu principal expoênte era o Gui Pinheiro. Em paralelo, lá fora, a RSD bombava negativamente, tinha toda aquela polêmica do Julian Blanc e as feministas descobrindo a comunidade. Dias muito malucos!
Em 2014 tive meu primeiro smartphone, e aquilo representava uma revolução sem precedentes. O Tinder chegava aqui no Brasil, e o WhatsApp já tava bombando na época. Eu entrei em alguns grupos de WhatsApp, porque eu tinha uma outra conta aqui no fórum que foi removida (na época, eu não postei nada, por não saber que tinha que me apresentar primeiro, por essa burrice que meu registro é de 2015).
Bom, essa volta toda é justamente para explicar o porquê de eu não ter feito o StyleLife quando entrei aqui: eu já tinha uma certa experiência graças aos materiais que eu havia consumido anteriormente. Somente anos mais tarde eu resolvi fazer o desafio. Pra quem ainda não conhece, são 30 dias de desafio, mas você pode vencê-lo a qualquer momento, desde que consiga um encontro com uma garota. Bom, eu não postei nada aqui, mas consegui vencer o desafio por antecipação, com o encontro. Tentei continuar, mas não consegui.
Passei um tempo fora da comunidade, tentei voltar a ficar mais ativo aqui no fórum e estava pensando em retomar o meu desafio. Mas eu estava achando o fórum tão parado, que talvez não valesse a pena, muito provavelmente porquê as novas tecnologias tomaram conta, como o Telegram e o Whatsapp. No intuito de verificar se o fórum perdeu importância, resolvi fazer este estudo sobre o fórum e sobre o desafio StyleLife.

Metodologia
Raspagem dos Dados

O primeiro passo foi raspar as informações dos 4171 posts da área do fórum dedicada ao desafio (https://www.puabase.com/forum/relatos-stylelife.html – acesso em 28/01/2025). Utilizei minhas habilidades de engenharia de dados para construir um robô que faria este trabalho sujo. Então coletei de cada post as informações de autor, data de publicação, título, número de visualizações e número de respostas. A partir desses dados, derivei a idade do post (em dias, comparando com o dia 28/01/2025), o número normalizado de vizualiações e respostas (caso contrário, os mais antigos teríam sempre números maiores que os mais novos).

Text-Mining

Utililizei uma abordagem semi automática de mineração de texto para obter o dia do desafio que o post estava descrevendo. Essa etapa exigiu um pouquinho de trabalho braçal, porque alguns posts traziam uma compilação de dias ou eventualmente os demais dias estavam relatados nas respostas dos post. Então aqui o tratamento era até simples, se o título contivesse “Dia 1” ou qualquer de suas variações como “Day 1”, “Dia I”, “1º Dia”, etc, o post recebia o Dia 1. Se fosse uma compilação, recebia o dia maior, por exemplo, se fosse Dias 1 e 2, o post era marcado como dia 2. Alguns não tinham o dia no título e então precisei verificar manualmente o conteúdo do post, seguindo a mesma lógica do maior dia. Além disso também excluí posts vazios, de outros assuntos e posts que, apesar de ser sobre o desafio, não traziam nenhum dia específico.

Análises

Com os dados preparados, era hora de fazer as análises. Na visão temporal, analisei posts por ano, vizualizações e respostas por post por ano e autores por ano. Estas análises em especial para verificar se o fórum realmente está largado às traças. Em relação ao desafio, meu intuito era descobrir quantas pessoas já tentaram fazer , quantas foram até o final e o mais importante, descobrir os dias chave no desafio. Para avaliar os dias chave, utilizei um Teste Z de proporções, com significância estatística de 0.05 e 0.10.

Resultados e DiscussãoLevando em conta apenas os dados dos posts sobre o desafio, o fórum realmente está bem parado em relação aos outros anos, tanto em questão de posts quanto em questões de vizualizações e respostas (Figura 1). O hype tava muito bom em 2012, eu passei a ser mais ativo aqui em 2015, quando já não estava lá essas coisas, mas ainda era muito bom. Recentemente, tentei contatar alguns dos meus comparsas da época, mas parece que todo mundo casou. Some isso à não renovação ou baixa adesão de novos membros, o fórum realmente fica mais parado. Mas lembrando aqui que os dados são em relação aos posts do desafio StyleLife, então são um bom indicativo. Lembrando que estamos em 2025 e não tem nenhum post do desafio esse ano ainda. Aqui podemos levar em conta também outros fatores como o envelhecimento da população e ao mesmo tempo o prolongamento da vida útil do ser humano: está nascendo menos gente e as pessoas estão se cuidando mais, isso muda a dinâmica aqui no fórum: menos gente nova entrando e os antigos depois de um tempo não ficam por aqui, não é mesmo? Então temos a diminuição gradual do quorum.
Imagem
Figura 1 - Aspectos principais do desafio StyleLife por ano. Posts (A) e participantes (B) apresentam uma forte correlação (0.997), bem como respostas (C) e visualizações (D) (0.869). A diminuição do número de posts por ano está diretamente ligada à quantidade de participantes.

Sobre o desafio, os números não mentem! Esse desafio é pancada! De 1304 (mil trezentos e quatro) participantes que tentaram apenas 6 (seis), isso mesmo SEIS participantes conseguiram concluir os 30 dias de desafio (Figura 2). Analisando por dia de desafio, vemos um perfil de distribuição de dados assimétricos à direita, que é a mesma distribuição de renda na população (temos mais pobres que ricos) ou a distruibuição de preços de celulares (temos muito mais variedade de modelos de entrada, mais baratos, do que modelos de ponta, mais caros). 6/1304 dá pouco menos de um sucesso a cada duzentas tentativas. Então, antes de mais nada, parabéns aos seis guerreiros que conseguiram!
Imagem
Figura 2 - Desistência dos participantes ao longo dos dias do desafio.

Agora, quais são os dias mais dífíceis do desafio, aqueles que fazem as taxas de desistência irem às alturas? Aplicando o Teste Z de proporções, primeiramente com significância de 0.05, observamos que existem dois dias onde a desistência é significativa: dias 1 e 3. O dia 1 não é de se estranhar aparecer na lista, porque o desafio te faz sair da zona de conforto e não é todo mundo que consegue. Sair da inércia talvez seja o maior desafio de todos. Já o dia 3 é o dia que você não toma banho, e convenhamos, é desesperador! Do dia 1, sobrevivem 855 participantes (65.6%); e do dia 3, sobrevivem 396 participantes (30.4%).
O nível de significância de 0.05 é o que é aplicado normalmente nos estudos de maneira geral e garante uma confiança de 95%, em estudos de medicina são mais rigorosos, com o nível de significância de 0.01, já que são vidas em jogo. Como a ideia aqui é entender melhor o comportamento dos participantes, afrouxei um pouquinho a significância para 0.10 (90% de confiança). E aí surgiram outros dias: dias 6, 8 e 16. O dia 6 é o dia de “acabar com a AA”, convenhamos que é um dia bem difícil e as desistências são justificáveis, sobrevivendo 181 participantes (13.9%). O dia 8 é a continuação direta do dia 7, que envolve abordar as mulheres, que também é algo complicado, principalmente porque ainda é preciso lidar com AA e ainda piora por você ficar nervoso por não saber o que dizer, sobreviveram apenas 96 participantes (7.4%). E finalmente o dia 16, que ele fala de empatia e é só, não tem muita missão aqui, sobrevivem 27 guerreiros (2.1%), aqui no dia 16, eu desconfio que o pessoal abandona o desafio por já ter conseguido um encontro, que é o atalho para finalizar o desafio, considerando também que já passou da metade dos 30 dias. Outra possibilidade é que por se tratar de “um dia de folga”, o participante acaba dando uma olhada no dia 17, que é mais um dia de abordagem, que pode ser mais uma experiência traumática.
Aqui temos um ponto importante sobre o desafio: o modo com que ele foi projetado, pode acabar traumatizando o participante. Ele vai te preparando, primeiro você só olha no olho, depois só elogia alguém passando e depois vai progredindo para uma abordagem de fato, mas acho que falta um treino maior antes das etapas. Para alguém que está morrendo de AA, olhar nos olhos de alguém pode ser o equivalente à aprender a nadar sendo jogado no oceano. O uso de métodos como saparring e shadow boxing podem ser bastante úteis nesse contexto, mas isso é assunto para outro post.

ConclusãoOs dados analisados confirmam que o fórum PUABase já não tem a mesma força de anos atrás, e o desafio StyleLife, que antes era um marco na jornada de muitos praticantes, hoje encontra poucos participantes dispostos a encará-lo. O declínio do engajamento pode ser explicado por diversos fatores, incluindo o envelhecimento da comunidade, a mudança nos hábitos sociais e tecnológicos, e a migração para outras plataformas, como WhatsApp e Telegram.
O desafio StyleLife se mostrou uma prova extremamente difícil, com uma taxa de conclusão de menos de 0,5%. Os dias mais críticos, como o dia 1 (início do desafio), o dia 3 (não tomar banho) e o dia 6 (superar a ansiedade de abordagem), são barreiras que poucos conseguem superar. Mesmo afrouxando o critério estatístico, fica evidente que existem pontos do desafio que funcionam como verdadeiros filtros naturais, separando aqueles que se comprometem de fato daqueles que desistem rapidamente.
Os resultados demonstram que a estrutura do desafio continua sendo um grande obstáculo para a maioria dos participantes, e a baixa taxa de sucesso reforça a dificuldade envolvida. O alto índice de desistência ao longo dos primeiros dias evidencia que poucos estão dispostos a seguir até o fim, tornando a conclusão do desafio um feito raro dentro da comunidade. No fim das contas, talvez o verdadeiro sucesso não esteja apenas em vencer os 30 dias, mas em aprender algo valioso sobre si mesmo no processo.

Hall da Fama: Os Seis Heróis que completaram os 30 dias de desafio:

Há braços,
Zirc.
Magister V
#1112489 Cara, você realmente fez jus ao nome da seção onde você publicou. Seu artigo faz os outros artigos do fórum parecerem, no máximo, uma coluna jornalística amadora (sem querer depreciar nenhum, eles são muito bons).

Fiquei profundamente impressionado tanto com toda a objetividade que você deu ao estudo ao fazer uma análise puramente quantitativa usando engenharia de dados, quanto às conclusões que você apresentou: apenas 6 entre 1304 pessoas conseguiram concluir o desafio?!

Mesmo as causas hipotéticas que você levantou para o decréscimo de membros ativos no fórum como envelhecimento da população, menor taxa de natalidade e migração para outras plataformas soaram muito plausíveis.

Não entendi alguns dos jargões técnicos que você utilizou na sua metologia como por exemplo em "Para avaliar os dias chave, utilizei um Teste Z de proporções, com significância estatística de 0.05 e 0.10". Você, depois de coletar os dados e montar o gráfico do número de participantes em função dos dias, aproximou a reta secante mais ou menos de uma reta tangente (derivada) a depender do índice escolhido (0,05 ou 0,1) nos pontos de maior variação instantânea? Ou, sendo mais prático, você aumentou a resolução do gráfico? Não que isso seja muito importante, é só uma curiosidade minha.

Também fiquei curioso como os gráficos A e B, muito parecidos entre si, diferiram extremamente dos C e D, ambos também muito semelhantes. Por exemplo, no ano de 2013, o número de publicações foi muito superior ao de 2024 (gráfico A), porém, no caso do número de respostas, o ano de 2013 teve até um pouco menos do que em 2024. A relação entre A e B é até que bem óbvia: quanto mais participantes dos desafios, mais relatos; a relação entre C e D também é evidente pois cada resposta demanda uma visualização. O que não é tão claro é a relação entre os dois pares.

Talvez o fórum tenha passado por uma "explosão demográfica" de "incels" desesperados por ajuda perto de 2012 devido a popularidade do fórum ter alcançado as massas. Ao mesmo tempo, o número de jogadores experientes e, portanto, mais aptos a dar respostas se manteve mais ou menos constante por conta de provavelmente dois fatores: o primeiro é que a maioria das pessoas, sobretudo os mais jovens (público sem dúvida majoritário nessa época), são imediatistas e não devem em sua maioria ter se comprometido com o jogo a longo prazo, devem ter largado o desafio logo nos primeiros dias e não se tornaram, portanto, membros com alguma experiência para contribuir com respostas; o segundo é que a maioria das pessoas é egoísta por natureza e prefere apenas "sugar" recursos ao invés de também oferecer alguma contribuição.

Mas agora o que sem dúvida nenhuma me deixou perplexo foi o número de participantes em função dos dias do desafio. O último desafio que eu concluí foi o do dia 17 e, sem dúvida, foi o que mais me deu trabalho e me consumiu tempo porque ele exige que se refaça todos os desafios anteriores nos quais o jogador não se sinta ainda competente. Eu realmente não fazia idéia de que eu estava entre, no mínimo, os 27 sobreviventes e daí pra menos. Eu sabia que pouquíssimas pessoas avançavam muito, mas não tinha noção de que era algo tão díspar.

No final do dia 9, Style coloca algumas dicas de como tornar o aprendizado do jogo mais eficiente. Na última delas, ele diz que 19 em cada 20 pessoas não seguirão com os desafios até o final, ou seja, uma taxa de vencedores de apenas 1/20; é surpreendentemente decepcionante ver que, ao menos por aqui, ele teria erroneamente superestimado a taxa numa proporção de 10 vezes. Uma das outras dicas que ele dá no mesmo dia é sobre o período da dor, que eu achei interessante de se compartilhar. Segue abaixo:

Esteja disposto a passar pelo período da dor. Este jogo não é fácil. Você será forçado a confrontar quase tudo o que te define — cada emoção, cada ação, cada crença. Às vezes, você ficará apreensivo em abordar uma mulher em particular, tentar uma nova técnica ou mudar um comportamento. O que separa um amador de um campeão é a disposição de superar esse medo e fazer o que tiver que fazer de qualquer maneira. Aqui está o que Arnold Schwarzenegger, em seus dias de levantamento de ferro, tinha a dizer sobre isso: "Se você pode passar pelo período da dor, você se torna um campeão. Se você não pode passar por isso, esqueça. E é isso que falta à maioria das pessoas: ter os culhões — culhões de entrar e simplesmente dizer... "Eu não me importo com o que acontecer."

Eu só te digo uma coisa, meu parceiro: pode ficar esperto porque em breve essa estatística terá que ser atualizada. Eu retomarei os desafios, e logo esses 6 vencedores se tornarão 7.
Zirconio
Magister V escreveu:Cara, você realmente fez jus ao nome da seção onde você publicou. Seu artigo faz os outros artigos do fórum parecerem, no máximo, uma coluna jornalística amadora (sem querer depreciar nenhum, eles são muito bons).

Eu sou cientista, tenho mais de 50 artigos publicados em revistas internacionais. Eu sou bom em algumas coisas, escrever artigos é uma delas. Poderia ter tido um pouco mais de rigor com as referências, mas preferi deixar apenas com minhas memórias pra ficar mais informal e palatável.

Magister V escreveu:Fiquei profundamente impressionado tanto com toda a objetividade que você deu ao estudo ao fazer uma análise puramente quantitativa usando engenharia de dados, quanto às conclusões que você apresentou: apenas 6 entre 1304 pessoas conseguiram concluir o desafio?!

Sempre achei o fórum uma ferramenta poderosíssima, no entanto, hoje ele está subutilizado. Porém, temos aqui mais de 10 anos de dados não estruturados apenas aguardando alguém pegar e fazer as análises. Se a gente conseguir extrair informação útil desses dados, podemos ter uma comunidade forte e ativa novamente!

Magister V escreveu:Não entendi alguns dos jargões técnicos que você utilizou na sua metologia como por exemplo em "Para avaliar os dias chave, utilizei um Teste Z de proporções, com significância estatística de 0.05 e 0.10". Você, depois de coletar os dados e montar o gráfico do número de participantes em função dos dias, aproximou a reta secante mais ou menos de uma reta tangente (derivada) a depender do índice escolhido (0,05 ou 0,1) nos pontos de maior variação instantânea? Ou, sendo mais prático, você aumentou a resolução do gráfico? Não que isso seja muito importante, é só uma curiosidade minha.

O teste Z de proporções compara o dia atual com o anterior (n x n-1), comparando a proporção de desistências de um dia para o outro. Imagina a significância estatística como se fosse uma margem de erro numa pesquisa eleitoral. Se vc faz a pesquisa com 10 mil pessoas, ela tem uma margem de erro de 3%, mas se vc faz a mesma pesquisa com 100 mil pessoas, ela é mais confiável, e aí a margem de erro vai pra 1%. Então, a minha pergunta é "a desistência é pelo acaso ou tem algum motivo específico?" Para responder minha pergunta vem o teste estatístico, que compara o dia atual com o anterior e me dá um score, e aí comparo com a tabela referência, que tem os valores e a significância (grosseiramente seria a margem de erro) que eu quero. Então quando trabalho com 0.05, eu tô dizendo que aceito 5% de acaso no resultado (e por consequência, o 0.1 é 10%). Então a cada 100 desistências, 5 são aleatórias nos dias 1 e 3. A desistência nos outros dias tem mais acaso associado, então a gente afrouxa um pouquinho o critério e aí aparecem os outros dias. Então, nos outros dias, 10% é aleatório. Inclusive, fui olhar aqui minhas anotações e parei no dia 13, que é o dia da revista, quando fui fazer, tive que fazer várias adaptações pros tempos atuais e meio que acabei deixando de lado (mas eu já tinha zerado o desafio pegando o atalho do encontro).

Magister V escreveu:Também fiquei curioso como os gráficos A e B, muito parecidos entre si, diferiram extremamente dos C e D, ambos também muito semelhantes. Por exemplo, no ano de 2013, o número de publicações foi muito superior ao de 2024 (gráfico A), porém, no caso do número de respostas, o ano de 2013 teve até um pouco menos do que em 2024. A relação entre A e B é até que bem óbvia: quanto mais participantes dos desafios, mais relatos; a relação entre C e D também é evidente pois cada resposta demanda uma visualização. O que não é tão claro é a relação entre os dois pares.

Acho que a resposta está no tipo de agregação dos dados, em A e B temos os totais, enquanto em B e C temos as médias, se fossem os valores absolutos, talvez haveria uma relação entre eles. Mas a gente vê que a média de respostas se mantém ali entre 2 e 4, tirando o ano de 2017, mas não tenho ideia do que possa ter ocorrido nesse ano pra ter esse aumento.

Magister V escreveu:Talvez o fórum tenha passado por uma "explosão demográfica" de "incels" desesperados por ajuda perto de 2012 devido a popularidade do fórum ter alcançado as massas. Ao mesmo tempo, o número de jogadores experientes e, portanto, mais aptos a dar respostas se manteve mais ou menos constante por conta de provavelmente dois fatores: o primeiro é que a maioria das pessoas, sobretudo os mais jovens (público sem dúvida majoritário nessa época), são imediatistas e não devem em sua maioria ter se comprometido com o jogo a longo prazo, devem ter largado o desafio logo nos primeiros dias e não se tornaram, portanto, membros com alguma experiência para contribuir com respostas; o segundo é que a maioria das pessoas é egoísta por natureza e prefere apenas "sugar" recursos ao invés de também oferecer alguma contribuição.

Eu fui perguntar aqui pro ChatGPT o que aconteceu em 2012. Nesse ano, cerca de 50% da população brasileira já tinha acesso à internet, então faz sentido que as pessoas chegassem mais por aqui. Se for isso, faz sentido ser o ano com maio número de cadastros e depois normaliza. É igual a vaquinha da Gaviões pra pagar a arena, teve um pico gigantesco e depois caiu. Então talvez, eu tenha exagerado nas minhas considerações, se a gente considerar o intervalo de 2014-2016 como normal, após o boom de cadastros, temos uma situação um pouco mais amena, mas ainda sim temos uma grande redução de quorum. Em relação às respostas e vizualizações, eu concordo com você!
Magister V escreveu:Mas agora o que sem dúvida nenhuma me deixou perplexo foi o número de participantes em função dos dias do desafio. O último desafio que eu concluí foi o do dia 17 e, sem dúvida, foi o que mais me deu trabalho e me consumiu tempo porque ele exige que se refaça todos os desafios anteriores nos quais o jogador não se sinta ainda competente. Eu realmente não fazia idéia de que eu estava entre, no mínimo, os 27 sobreviventes e daí pra menos. Eu sabia que pouquíssimas pessoas avançavam muito, mas não tinha noção de que era algo tão díspar.

No final do dia 9, Style coloca algumas dicas de como tornar o aprendizado do jogo mais eficiente. Na última delas, ele diz que 19 em cada 20 pessoas não seguirão com os desafios até o final, ou seja, uma taxa de vencedores de apenas 1/20; é surpreendentemente decepcionante ver que, ao menos por aqui, ele teria erroneamente superestimado a taxa numa proporção de 10 vezes.

Até conferi aqui no livro e ele errou feio mesmo! Mas existem alguns pontos a considerar, 1/20 já é uma estatística dura, se ele joga pra 1/200, talvez o número de desistências seria maior, porque tem quem ache que é impossível e desiste. Outro ponto a ser considerado é que não sabemos quem foi o público que ele testou o desafio pra tirar essa estatística, porque é diferente se vc investe numa mentoria e se vc simplesmente pega um pdf na internet. Quem desembolsou pra ter acesso ao desafio pode ter tido maior engajamento.

Magister V escreveu:Uma das outras dicas que ele dá no mesmo dia é sobre o período da dor, que eu achei interessante de se compartilhar. Segue abaixo:

Esteja disposto a passar pelo período da dor. Este jogo não é fácil. Você será forçado a confrontar quase tudo o que te define — cada emoção, cada ação, cada crença. Às vezes, você ficará apreensivo em abordar uma mulher em particular, tentar uma nova técnica ou mudar um comportamento. O que separa um amador de um campeão é a disposição de superar esse medo e fazer o que tiver que fazer de qualquer maneira. Aqui está o que Arnold Schwarzenegger, em seus dias de levantamento de ferro, tinha a dizer sobre isso: "Se você pode passar pelo período da dor, você se torna um campeão. Se você não pode passar por isso, esqueça. E é isso que falta à maioria das pessoas: ter os culhões — culhões de entrar e simplesmente dizer... "Eu não me importo com o que acontecer."

Acho citar o Schwarzenegger e mais esse trecho aqui reflete bem o espírito de quando ele elaborou o desafio:
"O que separa um amador de um campeão é a disposição de superar esse medo e fazer o que tiver que fazer de qualquer maneira."

Talvez nessa época, o único modelo que se conhecia era esse, de ir na marra. Embora o desafio vá te preparando progressivamente, ele ainda te joga aos leões e você tem que se virar. Hoje temos um exemplo muito melhor: Cristiano Ronaldo! Se você treinar tanto a ponto de se tornar obcecado pelo seu treinamento, você pode se tornar o melhor do mundo.

No dia 5 ele até fala que é possível aprender a ter boa aparência, então e algo que é treinável. Acho que o foco do desafio tem que ser muito mais no treinamento do que você ser jogado aos leões.

Quando se é jogado aos leões, você cria traumas, mas quando você treina, você cria hábitos. Até porque o desafio não são 30 dias, são 30 etapas. O cara que foi mais rápido pra concluir levou 82 dias!

Inclusive, quando ele passa aquele treinamento vocal e os treinamentos de postura, é algo que você tem que fazer todo dia, treinar, pra poder viar um hábito. Quando eu fiz, fiz só no dia do desafio e não treinei depois, e isso com certeza me impactou negativamente. Quando eu retomar o desafio, vou tentar fazer um desafio a cada três dias, assim tem espaço para o treinamento.
Magister V escreveu:Eu só te digo uma coisa, meu parceiro: pode ficar esperto porque em breve essa estatística terá que ser atualizada. Eu retomarei os desafios, e logo esses 6 vencedores se tornarão 7.

Vai atualizar pra 8, porque eu também vou terminar esse desafio!

Há braços,
Zirc.
Nurman
#1112493 Cara, acho que esse foi um dos artigos científicos mais interessantes que eu li na vida! Se isso virar moda aqui no fórum eu vou te colocar em todas as minhas citações ahahha Mandou muito bem!

Vou começar fazendo os comentários qualitativos porque são mais agradáveis e deixar os gráficos pro final. Acho que tem outros fatores que podem ter contribuido para isso aí...

Vídeos x Livros de sedução

Antigamente a sedução estava disponível em livros. Conseguir um filme envolvia inicialmente catar um VHS legendado, depois passou a cd, dvd etc. Legendar um vídeo não era coisa fácil. Então a sedução difundia por meio de leitura e quem lê, escreve. Daí a explosão dos fóruns na década de 2000. Eu mesmo comecei em fóruns em 2004. A única maneira das pessoas se comunicarem era por fórum. Como a sedução abre muitos julgamentos na sociedade, as pessoas não queriam tornar público o que estudavam, por isso comunidades no Orkut e depois no Facebook não se consolidaram. O PUA sempre teve uma pegada underground, sigilosa.

Mas com o RSD fazendo vídeos, a galera da nova geração foi atrás desse material por estarem num contexto onde informação se movimenta por vídeo em vez de livro. E um cara de 20 anos que vê um vídeo não vai procurar um tópico no fórum para comentar e talvez não queira comentar com o nome dele no vídeo do youtube pelo sigilo. Mas ainda que comente no vídeo, dificilmente o cara que fez o vídeo vai responder perguntas ou comentários. O que é diferente do fórum onde o autor fica feliz em ter feedback e responder sobre o que escreveu.

Com isso, no fórum você tem um ambiente mais propício a você gerar conteúdo porque se você tem algo a contribuir em apenas uma área você vai lá, escreve e pronto. Já no youtube dá trabalho para gravar vídeo, gasta tempo, e você só vai botar a cara para falar se achar que tem conhecimento para ser influencer e viver disso. Fórum é um bate papo de amigos, youtube é um auditório de palestra.

Alternativas confortáveis ao PUA

O PUA parte de um pressuposto muito poderoso: O PROBLEMA É VOCÊ!

Se você não tem sucesso com as mulheres, é porque você está agindo errado, tá entendendo as coisas errado. Ele deixa na tua mão o poder de mudar as coisas ao seu redor, desde que você mude. E mudar dá trabalho e não é gostoso. Sair da zona de conforto não é a melhor esxperiência do mundo. Então quando alguém começa a ler sobre PUA, no início o cara se anima e até começa o Desafio Style Life. Mas quando toma a primeira porrada, ou tenta sair da zona de conforto, a experiência não é tão boa. Então o cara desanima, sabe que o problema é ele mas tá com dificuldade de encarar de frente. Mas ele vai ficar no fórum lendo experiências de sucesso e de falha e uma hora vai se coçar e voltar a dar a cara a tapa a não ser que...

"O problema não é você... é ela". Chega a rapazeada da farmácia filosófica: redpill, purplepill, blackpill etc. Essas filosofias, em diferentes vertentes, sempre vão envolver qualquer coisa que não envolva sair da zona de conforto e abrir um set. E abrir o set é que aterroriza todos os caras. Por isso você vê tantos caras segurança de balada, com o copo na mão, olhando as mulheres dançando com cara de paisagem. Uma pill dessas é muito atraente para o homem que questiona, com toda a razão: "Eu to fazendo tudo certo... sou um cara legal... Por que não to conseguindo as mulheres?". Mas a solução da farmácia é sempre em cima de coisas externas: Mulher só gosta de grana, foca no crescimento pessoal. Mulher só gosta de shape, foca na academia. Mulher não gosta de nada, vira incell. Aí vem outro fator...

Radicalização da sociedade

Por conta das bolhas de informação onde as redes sociais só te mostram o que você clica em curtir, as pessoas ficam cada vez mais expostas ao que as jogam mais ainda para o que elas acreditam. Um cara levemente de esquerda vai ficando cada vez mais esquerda, um cara levemente de direita vai ficando cada vez mais de direita. A sociedade virou um grande jogo de futebol que só tem 2 times. Isso fez que com a cabeça das pessoas hoje não fique mais aberta a entender nuances, ou você é ou não é. Não existe mais cinza, ou é preto ou é branco. Conceitos complexos dificilmente são aceitos. Nisso se encaixa a sedução. A mulher não é um anjinho romântico, mas nem por isso é uma vagabunda interesseira. Mas na sociedade atual, onde tudo é extremo, o cara que sofre uma desilusão amorosa e tá revoltado com uma mulher naquele momento tem duas escolhas quando busca informação na internet: Ou as mulheres são umas fdp... ou você tem que entender que elas podem ser fdp ou podem ser maneiras, dependendo da mulher e de você, o que te faz ter parte da culpa de ter se envolvido com uma mulher sem ter escolhido bem antes. E a maioria dos caras desiludidos, que foram buscar ajuda na internet, provavelmente namoraram a primeira mulher minimamente gata que topou ficar com eles... Qual cenário e filosofia é melhor de aceitar?

Antigamente tu caia na friendzone e virava PUA, se tu caísse hoje provavelmente seria Redpill.

Adicione nessa sopa a associação política com filosofias. Os redpill tão lutando contra o feminismo, o feminismo é de esquerda, então o cara de direita aceita o redpill como parte do pacote, e o cara redpill vai de direita como parte do pacote. Então cria uma outra atratividade para a pessoa seguir pro redpill sem parar no meio do caminho para olhar o que é o PU.

Pega lá os vídeos do Mystery gravado na época do cinema mudo ainda, e você vai ver ele falando "Não odeie a jogadora, odeie o jogo". Ele fala nos vídeos que as mulheres não são vagabundas etc e tal... Dependendo de quem ver isso hoje, vai dizer que isso é discurso político quando o cara só tá falando de pegar mulher... O mundo tá muito louco.

Aos gráficos

Sou cientista da área de dados também. Apesar de não termos muitos dados além dessa ótima compilação que o Zirconio fez, vou tomar a liberdade de misturar alguns outros fatores. Olhando o gráfico C ali é interessante ver que teve o boom em 2012 e foi caindo, beleza, comportamento normal de um pico. O Tinder foi lançado em 2012, mas teve um grande crescimento em 2015 (chatGPT et al.). Isso poderia explicar que em 2015 muito homem usou, não conseguiu tanto sucesso e foi buscar ajuda. Daí temos o crescimento de 2015 a 2017. Será que houve um aumento nas interações relacionadas a textgame?

Sobre o gráfico D, aumento de visualizações a partir de 2019 sem aumento de participantes (gráfico B) parece o seguinte: Pandemia com baladas fechadas, sem poder ir pra night, o pessoal que tinha parado de acessar o fórum porque já tinha conseguido corrigir os erros mais graves e passaram a ter algum sucesso no game ao vivo, voltaram para o fórum. Não tinha mais as resenhas com as amigas ou Carnaval etc. Então os caras vieram atrás de textgame de novo. Também houve um pico de término de relacionamentos com o lockdown e pessoal trabalhando de home-office. O cara não tinha mais a cerveja com os amigos, nem as minas tinham. Então um só tinha o outro para conversar e um conflitozinho se transformava em bola de neve.

Sobre o Desafio, eu vou ler o livro e to tentado a tentar ahahaha Mas não vou prometer nada prematuramente ainda. Mas quero aumentar essas estatísticas ai também :yaaah
Atem
#1112496 Anos de comunidade e apenas 6 "vencedores", Impressionante!.

Parabéns pelo artigo meu amigo, me sinto até um pouco mal, sem muitas paralavas para contribuir kkkk, novamente, parabéns.
Cafandro
#1112501 Eu gostei muitooo do seu artigo. Você usou se tempo, sua inteligência e sua habilidade de computação pra mostra pra gente de uma forma científica e clara como que foi o desafio ao longo dos anos e o resultado do processo.
Zicornio escreveu:
Zera foi o primeiro PUG Brasileiro. Quem é da época deve ter assistido alguns vídeos dele, como por exemplo “Como pegar mulher pelo MSN”. Eu sempre considerei o Zera fraco, pra mim era muito bait e pouco resultado

Acho que posso falar dele, porque ele não trabalha mais com isso. Também sempre achei o Zera fraco, não sei o que a galera via nele que eles gostavam dele. Ele ficava com aquela cara de limão azedo e depois arrumaram uma correria pra salvar os vídeos antigos dele. Parecia que ele era o "cara"
Eu lembro de, na época, ter chegado até aqui, mas não entrei. Eu achava o nome meio brega e a idéia de uma sociedade secreta dos homens era meio cafona.

Eu comecei na área da sedução vendo os vídeo do Personal Paquera, comprei 4 DVD's dele que custava $200,00 reais na época. Depois entrei no fórum e descubri que os ensinamentos dele eram baseados no MM.
Aplicando o Teste Z de proporções, primeiramente com significância de 0.05, observamos que existem dois dias onde a desistência é significativa: dias 1 e 3.

Ah isso é mesmo, você entra pra lê os post do desafio e o que mais você encontra é esses dias. Outra coisa que percebi também é que muita gente fazia o desafio nas "coxas".
Chavier arruda
#1112502 Com todo respeito o desafio Style Life é extremamente ultrapassado , em uma época de pouco acesso a tudo, e puquissimos recursos, e que se desprezava que cada participante tem suas particularidades, traumas, e até doenças, o inicio do desafio é até meio sem lógica e bastante constrangedor, é o tipo de desafio que alguns pscicólogos e eu vi pesoalmente um professor de teatro sugerir algo quase identico para pessoas muito tímidas, mas de uma maneira muito mais moderada.

Além do mais 30 dias de constrangimento social não muda a vida de ninguém, os caras que conseguiram provavelmente já tinham algum traquejo social.

Hoje para se desenvolver socialmente de forma concreta existem inúmeras outras formas: Os próprios psiquiatras e psicólogos, que são muito mais acessiveis do que em 2012, que tratam diretamente de ansiedade social, aulas de teatro, artes marciais, dança, sair aos fins de semana para baladas, shows, festas, marcar encontros em Tinder, happn, aplicativo de namoro... Fazer academia, aulas de meditação, cultivar amizades na escola , faculdade , trabalho , igreja , vizinhança, redes sociais...

Eu posso falar por mim mesmo, tinha timidez pra falar até com a atendente da padaria, não olhava nos olhos de ninguém , ficava sempre com a mão no bolso olhando pra baixo, gaguejava quando falavam comigo, tremia , suava por qualquer interação, mesmo que não fosse com mulher, mas depois de psiquiatra, psicólogo, aula de teatro, amizades na faculdade, aulas de dança na faculdade, sair quase toda semana pra balada, barzinho , sair algumas semanas para shoppings com amigos da comunidade pua, aprender a tocar violão e cantar, marcar quase toda semana uma saida no tinder ou outro aplicativo de namoro, academia , frequentar 2 cursos diferentes de meditação séria, frequentar grupo de jovem da igreja, posso dizer que me tornei totalmente sociável com ansiedade de aproximação praticamente nula depois que aprendi diversas estratégias de aprouch inclusive com os videos da RSD aqui do puabase abordando mulheres.

O desafio se você é muito timido é primeiro ver se você tem algum entrave psicológico de traumas , infância de abusos, bullyng , e fraquezas que geram extrema insegurança , dependencias emocionais graves...ai talvez seja bom procurar psiquiatra e psicólogo, dai desenvolver uma estratégia, que envolva tratamento psicológico, meditação, exercicios fisicos, teatro, dança, artes marciais, habilidades, tocar violão, cantar, usar redes sociais pra praticar aprender a conversar sobre livros, filmes, músicas, sobre a própria vida , começar marcar de sair no aplicativo de namoro , sair pra boates , fazer amigos no trabalho , escola , faculdade pra sair junto....

Ai pode até começar a tentar a sair na rua / shopping : 30 , ou 90, ou 120 dias direto e tentar diretamente conseguir whatssaps e instagrams, sem precisar de nenhum constragimento social, além de abordar a mulher, tentar desenvolver um papo, conhecer ela, falar um pouco de você , mas com todos os recursos que eu citei o trabalho é muito mais fácil. Dá pra desenvolver até um desafio muito melhor com os recursos atuais , usando as redes sociais, e o acesso a diversos serviços de desenvolvimento pessoal do que esse desafio obsoleto.

Fora que o desafio é para desenvolver um estilo de vida pra sempre , não apenas 30 dias e acabou. Penso que habilidade sociais são como nas artes marciais, cada faixa leva pelo menos 3 meses pro cara passar de faze e os níveis mais altos levam até anos.

Lembrando que tenho total respeito por um desafio que era muito bom há 25 anos atrás.
Editado pela última vez por Chavier arruda em 02 Fev 2025, 15:44, num total de 1 vezes
Chavier arruda
#1112503 Zicornio escreveu:
Zera foi o primeiro PUG Brasileiro. Quem é da época deve ter assistido alguns vídeos dele, como por exemplo “Como pegar mulher pelo MSN”. Eu sempre considerei o Zera fraco, pra mim era muito bait e pouco resultado[/quote]
Acho que posso falar dele, porque ele não trabalha mais com isso. Também sempre achei o Zera fraco, não sei o que a galera via nele que eles gostavam dele. Ele ficava com aquela cara de limão azedo e depois arrumaram uma correria pra salvar os vídeos antigos dele. Parecia que ele era o "cara"
[quote]

O primeiro PUG brasileiro foi o Eduardo Playtool , falecido recentemente. que misturava RSD com Mystery e instrutor do próprio personal paquera.

Zirconio
Nurman escreveu:Cara, acho que esse foi um dos artigos científicos mais interessantes que eu li na vida! Se isso virar moda aqui no fórum eu vou te colocar em todas as minhas citações ahahha Mandou muito bem!

Valeu pelo feedback!

Nurman escreveu:
Vídeos x Livros de sedução

Antigamente a sedução estava disponível em livros. Conseguir um filme envolvia inicialmente catar um VHS legendado, depois passou a cd, dvd etc. Legendar um vídeo não era coisa fácil. Então a sedução difundia por meio de leitura e quem lê, escreve. Daí a explosão dos fóruns na década de 2000. Eu mesmo comecei em fóruns em 2004. A única maneira das pessoas se comunicarem era por fórum. Como a sedução abre muitos julgamentos na sociedade, as pessoas não queriam tornar público o que estudavam, por isso comunidades no Orkut e depois no Facebook não se consolidaram. O PUA sempre teve uma pegada underground, sigilosa.

Entendo bem como é essa questão dos julgamentos. Eu tô desenvolvendo um app sobre o assunto, quando estiver maduro o suficiente eu libero ele aqui, e tem que ser aqui, porque o cancelamento que eu ia receber não tá no gibi! Capaz até de eu não conseguir emprego na área. Mas vou soltar ele aqui quando estiver mais maduro!

Nurman escreveu:Mas com o RSD fazendo vídeos, a galera da nova geração foi atrás desse material por estarem num contexto onde informação se movimenta por vídeo em vez de livro. E um cara de 20 anos que vê um vídeo não vai procurar um tópico no fórum para comentar e talvez não queira comentar com o nome dele no vídeo do youtube pelo sigilo. Mas ainda que comente no vídeo, dificilmente o cara que fez o vídeo vai responder perguntas ou comentários. O que é diferente do fórum onde o autor fica feliz em ter feedback e responder sobre o que escreveu.

Com isso, no fórum você tem um ambiente mais propício a você gerar conteúdo porque se você tem algo a contribuir em apenas uma área você vai lá, escreve e pronto. Já no youtube dá trabalho para gravar vídeo, gasta tempo, e você só vai botar a cara para falar se achar que tem conhecimento para ser influencer e viver disso. Fórum é um bate papo de amigos, youtube é um auditório de palestra.

Dos vídeos, eu acho legal pra ver questões de postura e tom de voz, mas acho que a evolução real acontece aqui. Houveram dois episódios que o fórum foram essenciais pra eu corrigir minha rota, porque eu estava pegando caminhos muito ruins.
Nurman escreveu:
Alternativas confortáveis ao PUA

O PUA parte de um pressuposto muito poderoso: O PROBLEMA É VOCÊ!

Se você não tem sucesso com as mulheres, é porque você está agindo errado, tá entendendo as coisas errado. Ele deixa na tua mão o poder de mudar as coisas ao seu redor, desde que você mude. E mudar dá trabalho e não é gostoso. Sair da zona de conforto não é a melhor esxperiência do mundo. Então quando alguém começa a ler sobre PUA, no início o cara se anima e até começa o Desafio Style Life. Mas quando toma a primeira porrada, ou tenta sair da zona de conforto, a experiência não é tão boa. Então o cara desanima, sabe que o problema é ele mas tá com dificuldade de encarar de frente. Mas ele vai ficar no fórum lendo experiências de sucesso e de falha e uma hora vai se coçar e voltar a dar a cara a tapa a não ser que...

"O problema não é você... é ela". Chega a rapazeada da farmácia filosófica: redpill, purplepill, blackpill etc. Essas filosofias, em diferentes vertentes, sempre vão envolver qualquer coisa que não envolva sair da zona de conforto e abrir um set. E abrir o set é que aterroriza todos os caras. Por isso você vê tantos caras segurança de balada, com o copo na mão, olhando as mulheres dançando com cara de paisagem. Uma pill dessas é muito atraente para o homem que questiona, com toda a razão: "Eu to fazendo tudo certo... sou um cara legal... Por que não to conseguindo as mulheres?". Mas a solução da farmácia é sempre em cima de coisas externas: Mulher só gosta de grana, foca no crescimento pessoal. Mulher só gosta de shape, foca na academia. Mulher não gosta de nada, vira incell. Aí vem outro fator...

"Farmácia filosófica", achei genial! E a solução farmacêutica tem o efeito colateral de, no fim, você odiar as mulheres em vez de estar transando com elas.
Nurman escreveu:
Radicalização da sociedade

Por conta das bolhas de informação onde as redes sociais só te mostram o que você clica em curtir, as pessoas ficam cada vez mais expostas ao que as jogam mais ainda para o que elas acreditam. Um cara levemente de esquerda vai ficando cada vez mais esquerda, um cara levemente de direita vai ficando cada vez mais de direita. A sociedade virou um grande jogo de futebol que só tem 2 times. Isso fez que com a cabeça das pessoas hoje não fique mais aberta a entender nuances, ou você é ou não é. Não existe mais cinza, ou é preto ou é branco. Conceitos complexos dificilmente são aceitos. Nisso se encaixa a sedução. A mulher não é um anjinho romântico, mas nem por isso é uma vagabunda interesseira. Mas na sociedade atual, onde tudo é extremo, o cara que sofre uma desilusão amorosa e tá revoltado com uma mulher naquele momento tem duas escolhas quando busca informação na internet: Ou as mulheres são umas fdp... ou você tem que entender que elas podem ser fdp ou podem ser maneiras, dependendo da mulher e de você, o que te faz ter parte da culpa de ter se envolvido com uma mulher sem ter escolhido bem antes. E a maioria dos caras desiludidos, que foram buscar ajuda na internet, provavelmente namoraram a primeira mulher minimamente gata que topou ficar com eles... Qual cenário e filosofia é melhor de aceitar?

Antigamente tu caia na friendzone e virava PUA, se tu caísse hoje provavelmente seria Redpill.

Adicione nessa sopa a associação política com filosofias. Os redpill tão lutando contra o feminismo, o feminismo é de esquerda, então o cara de direita aceita o redpill como parte do pacote, e o cara redpill vai de direita como parte do pacote. Então cria uma outra atratividade para a pessoa seguir pro redpill sem parar no meio do caminho para olhar o que é o PU.

Pega lá os vídeos do Mystery gravado na época do cinema mudo ainda, e você vai ver ele falando "Não odeie a jogadora, odeie o jogo". Ele fala nos vídeos que as mulheres não são vagabundas etc e tal... Dependendo de quem ver isso hoje, vai dizer que isso é discurso político quando o cara só tá falando de pegar mulher... O mundo tá muito louco.

O mundo, de fato, está muito louco e louco de um jeito ruim. Nesse período que passei afastado do fórum fiz várias terapias pra me enteder melhor e ao mesmo tempo conversava muito com as pessoas ao meu redor. Daí eu vi que muito do que acontece hoje é fruto de várias gerações de abandonos, principalmente paternos. Inclusive tem um episódio dos Simpsons (S11E6), quando o Homer decide dar atenção aos filhos e o Bart fala que não precisa dele porque ele tem várias referências paternas, como a internet e o Nelson. Então a gente acaba na internet porque não teve um pai pra dar um direcionamento. E aí temos presas fáceis pra a indústria farmacêutica filosófica.
Nurman escreveu:
Aos gráficos

Sou cientista da área de dados também. Apesar de não termos muitos dados além dessa ótima compilação que o Zirconio fez, vou tomar a liberdade de misturar alguns outros fatores. Olhando o gráfico C ali é interessante ver que teve o boom em 2012 e foi caindo, beleza, comportamento normal de um pico. O Tinder foi lançado em 2012, mas teve um grande crescimento em 2015 (chatGPT et al.). Isso poderia explicar que em 2015 muito homem usou, não conseguiu tanto sucesso e foi buscar ajuda. Daí temos o crescimento de 2015 a 2017. Será que houve um aumento nas interações relacionadas a textgame?

Acho que o Tinder pode realmente ter alguma influência, porém temos algumas ressalvas, pela própria regra do fórum, relatos de text game só eram permitidos se viessem com o encontro presencial junto. Eu concordo que tem que ser assim, senão isso aqui vira um repositório de conversas que muitas vezes não deram em nada. Em contrapartida, nessa época, aqui no fórum tavam surgindo vários grupos de whatsapp, e nesses grupos, os relatos de text game corriam soltos.
Nurman escreveu:Sobre o gráfico D, aumento de visualizações a partir de 2019 sem aumento de participantes (gráfico B) parece o seguinte: Pandemia com baladas fechadas, sem poder ir pra night, o pessoal que tinha parado de acessar o fórum porque já tinha conseguido corrigir os erros mais graves e passaram a ter algum sucesso no game ao vivo, voltaram para o fórum. Não tinha mais as resenhas com as amigas ou Carnaval etc. Então os caras vieram atrás de textgame de novo. Também houve um pico de término de relacionamentos com o lockdown e pessoal trabalhando de home-office. O cara não tinha mais a cerveja com os amigos, nem as minas tinham. Então um só tinha o outro para conversar e um conflitozinho se transformava em bola de neve.

Na pandemia, acho que, de fato, teve uma influência grande de textgame, porque até quem nunca tinha usado o Tinder, usou! E ainda tinham aqueles recursos de dar match com gente de outro estado e tals. E no período pós pandemia, houve até uma normalização de relacionamentos nascidos em aplicativos.

Nurman escreveu:Sobre o Desafio, eu vou ler o livro e to tentado a tentar ahahaha Mas não vou prometer nada prematuramente ainda. Mas quero aumentar essas estatísticas ai também :yaaah

E vamo que vamo! Eu decidi recomeçar o meu, mas estou pensando aqui na melhor estratégia, porque não são 30 dias, são 30 etapas e talvez no final criar um Style Life 2.0, atualizado para os dias atuais.

Há braços,
Zirc.

Editado pela última vez por Zirconio em 02 Fev 2025, 16:06, num total de 1 vezes
Zirconio
Atem escreveu:Anos de comunidade e apenas 6 "vencedores", Impressionante!.

Parabéns pelo artigo meu amigo, me sinto até um pouco mal, sem muitas paralavas para contribuir kkkk, novamente, parabéns.

Valeu pelo feedback! Eu quero fazer mais algumas coisas nessa linha aqui no fórum. Tendo uma noção melhor dos dados a gente consegue tomar decisões melhores por aqui!

Há braços,
Zirc.
Editado pela última vez por Zirconio em 02 Fev 2025, 16:06, num total de 1 vezes