- 13 Fev 2025, 14:51
Marcelo, o motivo de eu acreditar que você desconhece do que de fato se trata o desafio Style life são as próprias afirmações que você fez a respeito deste conforme eu já argumentei em minha resposta anterior, e saiba que nada tem a ver com saudosismo.
A principal parte do seu texto que me deu essa impressão foi essa:
"Eu mesmo não fiz o Desafio Style Life, sabe por que? Porquê timidez nunca foi o meu problema.
Talvez ele bata muito nessa tecla, para o camarada perder medo de abordar e lide melhor com alguns sentimentos primários de quem chega ao PUA: medo de rejeição, ansiedade de aproximação etc."
Você deixou explícito nesse trecho que sua opinião sobre o desafio é a de que este seja um material feito para pessoas tímidas, anti sociais ou com medo de rejeição; mas, como eu já argumentei antes, o livro vai muito além disso. Uma outra coisa é como você mesmo admite não tê-lo feito. Particularmente, a escolha do verbo "fazer" ao invés de, por exemplo, "concluir" ou "terminar", deixa subentendido que você sequer iniciou o desafio ou, se assim o fez, muito provavelmente não foi além dos primeiros dias, o que reforça a ideia de baixa compreensão vinda de sua parte: não se pode compreender algo com o qual não se tenha tido a devida familiaridade previamente.
Depois, você defende a criação de um novo desafio apenas para o pessoal aqui do fórum, e eu de forma alguma me oponho a isso; o que eu fiz foi questionar alguns dos motivos que você apresentou para tal criação. Neste ponto, gostaria de destacar dois parágrafos do seu texto:
"Algo em formato de desafio do puabase, com um método de leitura mais rápida e eficaz que depois direcionasse a desafios mais elevados conforme a dificuldade real de cada."
[...]
" Minha ideia era focalizar em pequenos desafios após uma auto reflexão do próprio membro para que ele chegasse a conclusão de qual desafio seria realmente efetivo sabe?"
Quando se compara duas coisas, e se diz que uma delas detém certa característica, supõe-se que a outra não a possui ou possue em menor intensidade. Dito isso, analisemos cada parágrafo.
No primeiro parágrafo, assim, você propõe um formato de desafio mais rápido e eficaz, logo a premissa implícita é que o desafio Style life deixa a desejar nessas características; mas eu, como alguém que não apenas leu, mas também praticou os exercícios propostos pelo livro, pergunto-me o que seria um material com uma leitura, nas suas palavras, mais "rápida" e "eficaz". Eu imaginei que talvez você estivesse sugerindo que o livro fosse redundante ou que seu formato didático fosse, de alguma forma, inapropriado e me contrapus a isso em minha resposta anterior.
Depois, no mesmo parágrafo, você propõe que o novo material seria progressivo em dificuldade, portanto a premissa implícita nessa afirmação é que o desafio Style life não detém essa característica, o que é um grande equívoco como eu já descrevi em detalhes anteriormente.
Já no parágrafo seguinte que recortei de seu texto, você sugere um novo material que tivesse a flexibilidade de se adaptar às dificuldades do jogador. Ou seja, a premissa implícita aqui é que o desafio não possue flexibilidade alguma, mas eu mesmo já demonstrei que este oferece sim algum grau de escolha por parte do jogador para com a realização de atividades que este último julgue como mais adaptáveis às suas próprias limitações.
Por fim, a forma como você redigiu o texto fez parecer que você estava julgando algo sobre o que não entendia, e eu levantei alguns argumentos que corroboram com essa ideia. Talvez, no que se refere a criação do novo material, você não tenha necessariamente querido dizer que o desafio Style life fosse carente das qualidades que você mencionou, mas apenas estivesse pensando numa forma particular de aplica-las. Neste caso, foi apenas um erro de comunicação.