- 11 Fev 2025, 12:23
#1112562
Vou te falar duas frases que acho refletem muito essa situação em relacionamento:
Brigar em relacionameto é como um convite para uma dança. Se o outro não aceitar, a dança não acontece.
Outra:
Se alguém te dá um presente e você não aceita, o presente é de quem?
Faz parte da natureza da mulher usar joguinhos. Isso se chama inteligência emocional (mal usada nesse caso). Fisicamente desde a época das cavernas o homem é mais forte que a mulher, então a maneira que ela conseguiu compensar isso é sendo mais sagaz na comunicação. Por isso a mulher tem vantagem em comunicar, perceber emoções, e porque não, sabendo comunicar e gerar emoções e perceber as emoções, usar isso nas relações pessoais. Usar isso para trabalhar como psicóloga é uma puta vantagem, da mesma maneira que um cara usar os músculos ou o pensamento mais direcionado a objetivo claro para correr atrás de um mamute e trazer a carne para caverna também é uma vantagem.
O problema é que você não usa mamute para lidar com uma mulher, mas ela usa comunicação para lidar contigo.
Dito isso, vamos lá... A mulher lida com as outras mulheres nesses joguinhos de manipulação o tempo todo. A mãe, a tia, a irmã, as amigas etc. Quando ela lida com um homem, ela tá lidando com um bicho na maioria das vezes 10x mais idiota, então ela usa a manipulação na cara dura. Nem todo cara estuda comunicação, lembra disso. Ela nem pensa ou planeja isso, ela só faz porque é assim que ela aprendeu a lidar com as pessoas. E não entenda manipulação como algo malvado... Manipular é planejar, agir e calcular os resultados. Todo mundo faz isso vez ou outra.
A maneira de consertar isso é mostrar que como você quer um relacionamento saudável e não quer ficar dormindo com o inimigo o tempo todo pensando que pode estar lidando com uma armadilha, entre vocês não pode ter joguinhos, ponto final. Se ela quer dançar esse tipo de ritmo, você não quer e vocês não servem um para o outro.
Você tem que ser firme, educado e falar alguma coisa na linha:
"Olha, eu não gosto de manipulação. Não gosto de joguinhos e tenho muitas coisas na minha vida para dar atenção. Eu gosto de te dar atenção porque esse relacionamento faz bem para nós dois, mas eu não posso e nem quero ter que resolver problemas que você toma a decisão de criar, porque isso é jogar o meu tempo e o seu fora. Se você não gostou de algo que eu fiz, fala comigo. Se você está chateada, decepcionada, fala comigo. Mas se você não falar e achar que isso se resolve dando alfinetada ou com joguinhos, não tem como isso funcionar."
Eu tive uma namorada que eu levei meses para consertar isso. Sabe aquela típica situação onde a mina tá com cara emburrada e tu pergunta se tá tudo bem e ela diz que sim, mas você sabe que não? Isso é um inferno e vai consumir sua vida. Mas também é um comportamento que vem de fábrica nelas. Então ou você aceita lidar com isso e trabalha para consertar ou vai dormir com homens. O ponto aqui é: Você tem que reeducar e mostrar para ela que isso é tóxico ao relacionamento e só aumenta os problemas em vez de resolver e o mais importante:
Você tem muitos problemas na sua vida que você soluciona todo dia em busca dos seus objetivos, você não pode e nem deve parar de resolver seus problemas para resolver problemas que ela deliberadamente cria para te ver resolver, porque é assim que ela entende que você se importa com um relacionamento.
Isso não significa ser insensível, nem tem nada a ver com não ser ser romântico. Tu pode dar flores todo o dia para ela, mas você também pode ser cristalinamente claro que joguinhos não são aceitáveis. Se ela curte o relacionamento, ela vai ficar e parar. Se ela curte os joguinhos, ela não vai ficar contigo porque vai ver que o terreno não é fértil para o que ela gosta.
E claro... Como um hábito que ela aprendeu desde sempre na vida, vez ou outra ela vai fazer mesmo sem querer. Ai cabe a você lembrar: Sem joguinhos né gata...
Agora lê as frases lá do início do post e elas tem todo um novo sentido...
Se quiser saber mais isso tem 2 livros muito bons sobre relacionamentos:
Não discuta a relação. Como melhorar o seu relacionamento sem ter que falar sobre isso - Steven Stosny e Patrícia Love
Homens são de Marte e as mulheres são de Vênus. - Dr. John Gray