Artigos sobre sedução e afins. Tópicos com 60 dias sem resposta vão para área de Arquivos. Não poste dúvidas nessa área.

Criador do tópico

Zirconio

PUA Avançado

introduçãoTalvez você já tenha ouvido falar nos Pick Up Artists (PUAs), caras que estudam sedução e técnicas para melhorar suas interações com as mulheres. Mas e os Hook Up Artists (HUAs)? Qual a diferença entre esses dois estilos?

Embora ambos tenham o objetivo de atrair e conquistar parceiras, as abordagens são bem diferentes. O PUA trabalha com métodos estruturados e estratégias sociais para gerar atração e conexão. Já o HUA foca em resultados rápidos e diretos, sem se preocupar com rotinas ou aprofundamento emocional.

Se você quer entender melhor essas diferenças e descobrir qual abordagem faz mais sentido para você, continue lendo.

Definições e DiferençasPick Up Artist (PUA)
O PUA se concentra no desenvolvimento de um conjunto estruturado de técnicas e estratégias para maximizar suas chances com as mulheres. Ele usa abordagens baseadas em psicologia social, linguagem corporal e até neurociência para criar atração, construir conexão e seduzir.

Muitos PUAs veem o jogo como um processo de evolução pessoal, desenvolvendo confiança, habilidades sociais e inteligência emocional. Por isso, seus métodos costumam incluir elementos de crescimento interno, como superar crenças limitantes e aumentar a autoestima.

As técnicas do PUA podem ser divididas em:
  • Estratégias estruturadas (como o Método Mystery, que divide a sedução em fases);

• Uso de gatilhos emocionais e padrões psicológicos para gerar atração;

• Interação social e desenvolvimento pessoal como parte do processo.

Hook Up Artist (HUA)
O HUA, por outro lado, foca exclusivamente em conseguir sexo rápido e maximizar o número de conquistas. O objetivo principal é a eficiência, eliminando o que considera “excessos” no jogo da sedução, como criar conexão ou usar técnicas detalhadas.

Ao contrário do PUA, o HUA não se preocupa com crescimento pessoal ou desenvolvimento emocional. O jogo dele se baseia em:

• Ser direto e agressivo, sem enrolação;

• Focar na atitude e na presença, em vez de usar scripts ou táticas elaboradas;

• Menos conversa, mais ação.

Esse estilo funciona melhor em ambientes de alta energia, como festas e baladas, onde a atração física e a intensidade são mais importantes do que uma conexão emocional.

Psicologia da Sedução: Emoção vs. Desejo FísicoUma das principais diferenças entre as abordagens do PUA e do HUA está nos gatilhos que cada um ativa na mente feminina.

O PUA trabalha principalmente com emoções. Ele busca criar um contexto onde a mulher se sinta atraída por um conjunto de qualidades que vão além da aparência física, como inteligência, humor e mistério. Isso faz com que a atração gerada por um PUA possa ser mais duradoura.

O HUA, por outro lado, explora o desejo físico imediato. Ele foca na energia do momento, no contato visual intenso, na linguagem corporal dominante e na comunicação direta. Esse tipo de atração é mais impulsiva e baseada em química instantânea.

Nenhuma das duas abordagens é "melhor". Tudo depende do tipo de experiência que você quer proporcionar e do contexto da interação.

Off topic:
Em tempos de text game, principalmente pós pandemia, o PUA acaba levando uma vantagem sobre o HUA, justamente pelo tipo de interação mais prolongada e por necessitar de mexer mais com as emoções.

Principais Gurus e Suas AbordagensAgora vamos ver alguns dos principais nomes do mundo da sedução e onde cada um se encaixa.

PUAs (Pick Up Artists)

• Mystery (Erik von Markovik) – Criador do Mystery Method, um dos sistemas mais estruturados do PUA. Ele ensina a sedução em três fases: atração, conforto e sedução. Seu método usa negs, histórias e técnicas sociais para gerar interesse e conexão.

• Style (Neil Strauss) – Autor de The Game, foi aluno de Mystery e seguiu uma abordagem estruturada, com foco na psicologia social e no rapport antes da escalada sexual.

• David DeAngelo – Criador do conceito Attraction is not a choice. Seu método é baseado em psicologia evolutiva e ensina que a atração acontece naturalmente quando o homem assume um comportamento masculino confiante e dominante.

• Sasha – Defende um jogo natural e baseado em autenticidade, priorizando a espontaneidade e a habilidade de socializar com qualquer mulher.

• Vin DiCarlo – Criador do Pandora’s Box System, um método estruturado que categoriza mulheres com base em perfis psicológicos para usar gatilhos específicos de atração.

HUAs (Hook Up Artists)

• David X – Um dos primeiros a criticar o modelo tradicional do PUA, defendendo um jogo ultra-direto e baseado em autoconfiança. Para ele, tudo se resume a ter postura e expressar seus desejos de forma clara.

• Julien Blanc – Ex-membro da Real Social Dynamics (RSD), ficou conhecido por seu jogo agressivo e baseado em energia e domínio emocional.

• Jeff Allen – Também da RSD, defendia um estilo extremamente direto e focado em dominância social.

• Badboy – Criador do Direct Game, que prega abordagens rápidas, assertivas e sem enrolação. Para ele, o segredo é demonstrar desejo imediato e não perder tempo com conversas longas.

Misto (PUA + HUA)

• Tyler Durden (Owen Cook) – Fundador da RSD, começou como um PUA tradicional, mas evoluiu para um estilo mais natural e espontâneo. Ele mescla a estrutura do PUA com a agressividade do HUA.

PUA vs. HUA: Qual Escolher?Ambos os estilos têm vantagens e desvantagens. Depende do que você quer:

• PUA: Melhor para quem quer melhorar suas habilidades sociais, desenvolver inteligência emocional e aprender sedução de forma estratégica. Se você gosta de entender a psicologia por trás da atração, esse é o caminho.

• HUA: Ideal para quem quer conquistas rápidas e sem complicação, sem investir tempo em criar conexão. Funciona melhor para caras que já têm autoconfiança e alto valor social.

O melhor caminho? Teste os dois e veja o que funciona melhor para você. Alguns caras se dão melhor com a estrutura do PUA, enquanto outros preferem a eficiência do HUA. O segredo é adaptar ao seu estilo de vida e personalidade.

ConclusãoPUA e HUA são ferramentas. Não existe um único método correto. Se o seu objetivo é aprender a seduzir mulheres de forma eficiente, testar diferentes abordagens e encontrar o que funciona para você é o melhor caminho.

O mais importante? Autoconfiança, experiência e evolução constante.

Eu comecei pelo PUA com o Vin DiCarlo, num mundo pré pandemia eu tinha muitas pessoas em volta, porém, depois de explorar todas as oportunidades, tive que passar para o night game e aí comecei no HUA com o Julien Blanc. Hoje estou num meio termo. A minha estratégia hoje transforma agregados sociais em grupos sociais e muitas vezes eu acabo pegando as amigas das minhas amigas (e depois eu pego as minhas amigas também hahaha). É uma estratégia até um pouco estranha, porque ela funciona bem no longo prazo, mas no curto prazo, se eu mudar de local não dá muito certo.

Off topic:
Na sociologia, temos os agregados sociais e os grupos sociais. A diferença entre eles reside no nível de anonimato e na força das interações sociais. Numa situração de night game, temos um agregado no macro e alguns grupos no micro. Nas festas que eu frequento por aqui sempre tem a mesma galera, então a gente acaba formando uma "amizade" ali.

E você? Prefere o jogo estruturado do PUA ou a abordagem rápida do HUA? Ou, assim como eu, tem uma estratégia diferente/mista?

Há braços,
Zirc.

Criador do tópico

Zirconio

PUA Avançado

Släyer escreveu:Legal o post, Mas você teria alguma fonte sobre esse (hua), ou é criação sua ?

Não posso dizer nem que sim e nem que não. Você até consegue encontrar o termo buscando na internet, neste artigo aqui, por exemplo: https://aish.com/confessions-of-a-seria ... up-artist/

Não sei se você tem acompanhado meus últimos posts no fórum, mas tenho feito desafio Style Life e ao mesmo tempo estudado bastante sobre ele. Tenho me incomodado um pouco com os desafios diários, por uma questão de falta de objetividade, mas mesmo assim, confiando no processo. E como ele foi escrito pelo Style, que é, na essência, um discípulo do Mystery, vejo uma influência grande do indirect e talvez explique um pouco a falta de objetividade.

Então eu tenho buscado na literatura científica um pouco sobre o desafio para ter uma outra perspectiva. Em alguns textos me deparei com o termo "hook up", a priori, eu achava que seria um sinônimo do "pick up", mas fui investigar pra ver se eu tava entendendo direito, e então cheguei ao hookup culture (https://en.wikipedia.org/wiki/Hookup_culture).

Lendo um pouco sobre o hookup culture parece muito com o pick up, principalmente em situações de night game! E para mim fez muito sentido o termo "hook up artist", principalmente com gurus que jogam no direct em night game. Você não vê os caras da RSD falando sobre relacionamento, normalmente é sobre conseguir uma transa casual.

Logo, não é necessariamente uma criação minha, porém é uma classificação válida. Eu acho que é importante ter os conteúdos em caixinhas separadas, porque meus resultados com o Vin DiCarlo (PUA) e com o Julien Blanc (HUA) foram completamente diferentes, com o primeiro eu acabei desenvolvendo relacionamentos que duraram meses, enquanto com o segundo, tive muito mais episódios de sexo casual.

Há braços,
Zirc.
Släyer - MEMBRO EXCLUSIVO
Zirconio escreveu:
Släyer escreveu:Legal o post, Mas você teria alguma fonte sobre esse (hua), ou é criação sua ?

Não posso dizer nem que sim e nem que não. Você até consegue encontrar o termo buscando na internet, neste artigo aqui, por exemplo: https://aish.com/confessions-of-a-seria ... up-artist/

Não sei se você tem acompanhado meus últimos posts no fórum, mas tenho feito desafio Style Life e ao mesmo tempo estudado bastante sobre ele. Tenho me incomodado um pouco com os desafios diários, por uma questão de falta de objetividade, mas mesmo assim, confiando no processo. E como ele foi escrito pelo Style, que é, na essência, um discípulo do Mystery, vejo uma influência grande do indirect e talvez explique um pouco a falta de objetividade.

Então eu tenho buscado na literatura científica um pouco sobre o desafio para ter uma outra perspectiva. Em alguns textos me deparei com o termo "hook up", a priori, eu achava que seria um sinônimo do "pick up", mas fui investigar pra ver se eu tava entendendo direito, e então cheguei ao hookup culture (https://en.wikipedia.org/wiki/Hookup_culture).

Lendo um pouco sobre o hookup culture parece muito com o pick up, principalmente em situações de night game! E para mim fez muito sentido o termo "hook up artist", principalmente com gurus que jogam no direct em night game. Você não vê os caras da RSD falando sobre relacionamento, normalmente é sobre conseguir uma transa casual.

Logo, não é necessariamente uma criação minha, porém é uma classificação válida. Eu acho que é importante ter os conteúdos em caixinhas separadas, porque meus resultados com o Vin DiCarlo (PUA) e com o Julien Blanc (HUA) foram completamente diferentes, com o primeiro eu acabei desenvolvendo relacionamentos que duraram meses, enquanto com o segundo, tive muito mais episódios de sexo casual.

Há braços,
Zirc.

Entendido, kkk então no meu caso sempre fui hook up, desde que me entendo por gente, mas basicamente é a diferença do direct e indirect, a meu ver seria só mais um termo gringo ou adicionado pra resumir esses dois !Lógico que não desmerecendo o seu tópico nem a boa intenção de apresentar isso aos colegas que não sabem da informação ou são leigos sobre o jogo, é uma boa forma de entender a dinâmica.

Criador do tópico

Zirconio

PUA Avançado

Släyer escreveu:Entendido, kkk então no meu caso sempre fui hook up, desde que me entendo por gente, mas basicamente é a diferença do direct e indirect, a meu ver seria só mais um termo gringo ou adicionado pra resumir esses dois !Lógico que não desmerecendo o seu tópico nem a boa intenção de apresentar isso aos colegas que não sabem da informação ou são leigos sobre o jogo, é uma boa forma de entender a dinâmica.

Então, mais ou menos. Você pode ser PUA e usar direct. O fato de usar direct não te faz um HUA. Se você pega os materiais do Julien Blanc, ele vai te ajudar a construir um inner game de uma noite só (e aí você repete isso várias noites), não é algo duradouro.

Daí você vai chegar, pegar a mina, desenrolar o fc e no outro dia começa tudo outra vez. É excelente se vc quiser só transar, mas se quiser desenvolver um relacionamento (mesmo que seja um RMLP), aí tem que ir pra um guru que seja PUA mesmo.

Então no fim o HUA seria um subconjunto do PUA e aí é importante ter isso em mente na hora de escolher os materiais pra estudar.

Há braços,
Zirc.