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#137371 [centro]Esse artigo trata-se de teoria psicológica.
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Você já ouviu falar sobre a Leistungsmotivation? Em português isso significa Motivação de desempenho, é uma teoria da psicologia aplicada ao PUA e a todos os outros setores de nossas vidas onde inconscientemente a usamos para medir de modo leviano nossas decisões e ações.

Motivação de desempenho

A necessidade de realização, de ser bem-sucedido, varia de pessoa para pessoa. Pode variar até no interior da mesma pessoa, pois nem todas elas têm a necessidade de ser bem-sucedidas em todos os setores. Depende de muitos fatores se alguém empenha para obter um alto desempenho. Como, por exemplo, as expectativas sobre determinada situação, bem como a avaliação das próprias capacidades. O valor que se atribui ao resultado obtido e às consequências desse resultado também desempenha um papel. Tomemos o exemplo de um aluno que precisa realizar uma prova escolar. O quanto e se ele estudará para a prova vai depender de como ele avalia sua capacidade de dominar a matéria em questão, e de que importância ele atribui a um bom resultado nessa prova. Se a aprovação para a série ou o ano seguinte depender desse resultado, então uma boa nota e suas consequências terão grande importância para ele. Neste caso, a motivação de estudar para a realização da prova será de fato elevada. Mas também a necessidade de se destacar entre os colegas desempenha igulamente aqui o seu papel.

A expectativa sobre a própria eficácia é particularmente decisiva para a motivação de aprender. A capacidade de o aluno motivar-se para o estudo depende de se ele está confiante em sua capacidade de aprender o conteúdo, ou se para ele uma boa posição entre os colegas da classe depende exclusivamente da dificuldade da tarefa. Essses são os fatores estáveis ou fixos internos (interiores) e externos (exteriores) da convicção de controle. Existem, contudo, também fatores variáveis. Aqui, o fator interno é o esforço, ou seja, em que medida o estudante está convencido de ser capaz de obter um bom resultado com um empenho razoável. Se ele acreditar, porém, que se o resultado depende apenas de sorte ou acaso, então se trata agora de um fator variável externo da convicção de controle. Para a expectativa acerca da própria eficiência, é importante o quão bem-sucedido o aluno mesmo se considera, independentemente de quão bom ele realmente é. Se tiver uma alta expectativa sobre a própria eficácia. ele se empenhará mais, mostrando uma maior persistência no estudo, o que em geral leva ao sucesso. Se, contrariamente, dispuser apenas de uma baixa expectativa sobre si mesmo, ele se esforcará menos, tornando-se assim mais provável o fracasso.

A vontade é de grande importância nas ações motivadas. Em uma das fases da motivação, avalia-se o que realmente se deseja. Depois que todas as possibilidades e suas consequências foram avaliadas, toma-se então uma decisão. Em seguida, desenvolve-se um plano para pôr em prática essa intenção. Durante a execução, a atenção é muito seletiva, ou seja, tudo o que possa desviar do objetivo deve ser eliminado. Um aluno que precisa aprender algo dirige-se a biblioteca para estudar, uma vez que em casa há muitas distrações, como TV, telefone, etc. Desse modo, sua motivação é fortalecida ou sustentada. Emoções negativas também devem ser afastadas.

Usando a Hierarquia de necessidades no PUA

No inicio do século XX, um cara chamado Abraham Maslow, desenvolveu uma teoria sobre a evolução gradual dos motivos, as necessidades hierarquicamente superiores se tornam eficazes somente se as necessidades inferiores forem satisfeitas. Nos níveis hierárquicos mais baixos encontram-se necessidades como fome, sede, sono ou sexo. A necessidade de segurança, no sentido de proteção contra a dor e o medo, e a necessidade de ordem e conforto também se acham nesse nível. A necessidade imediatamente mais alta é a de vínculos sociais, de amor, pertença social, segurança no sentido de acolhimento e metas a serem alcançadas.

Acima se situam, então, as necessidades superiores, tais como de auto-estima, ou seja, a necessidade de realização, de afirmação e reconhecimento por outros; a auto-realização, no sentido de auto-satisfação, e a necessidade de compreensão, no sentido intelectual.

Hierarquia das necessidade:

/\ Auto-realização
| Reconhecimento social
| Vinculo social
| Segurança
| Necessidades fisiológicas

Esse artigo acabou. E não sou eu que irá fazer a conclusão, crie-a.
Se você leu 10 livros PUAs no último mês, mostra que você está empenhado em ler livros PUAS, mas não necesáriamente empenhado em de fato ser um PUA.
Não se esqueça que a motivação é importante, mas é só depois que todas as possibilidades e consequências forem avaliadas é que se toma uma decisão para que então se crie um plano para por tudo isso em prática.
playstation

Aprendiz

#137374 a teoria da motivação de Maslow também é apresentada no MM, mas acho muito superficial e generalista. Prefiro a teoria da motivação de Vroom, que afirma que nos motivamos quando se há expectativa da vitória.
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Maurer

Veterano - nível 9

#137378 bom tópico cara, e é bem isso ai mesmo
na escola como no pua só vamos conseguir se dar bem
acreditando em nós mesmos, sendo confiante e disciplinado,
não adianta só ler e ler livros e mais livros
se você não praticar o que leu.. não basta saber
tenque praticar :)
GtOkAi

#137490
playstation escreveu:a teoria da motivação de Maslow também é apresentada no MM, mas acho muito superficial e generalista. Prefiro a teoria da motivação de Vroom, que afirma que nos motivamos quando se há expectativa da vitória.


As duas teorias são um pouco distintas, se for a Teoria da Expectativa tem ela aqui: http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/fo ... .php?d=432