- 15 Nov 2010, 02:08
#141908
Procurei no PUA BASE uma artigo que fala-se mais fundo sobre perfumes, não encontrei. Por isso criei esse artigo para tentar explicar os perfumes, como escolher e quando usar.
Caso tenha alguma informação não citada no texto, ajude-nos a melhorar cada vez mais, deixe um comentário.
E se estiver infringindo alguma regra, avise-me para ajustar o conteúdo adequadamente.
O que é um perfume?
Segundo a Wikipédia o perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.
Como é feito um perfume?
A extração do aroma é o primeiro passo na longa jornada de criação dos perfumes.
Esse aroma tem várias origens possiveis, como as flores, frutas, plantas, madeiras, entre outros.
As matérias primas mais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!
Sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?
O Nariz ou Nez
A essência em si não faz nada sozinha, é preciso um profissional saiba mesclar e dosar com maestria, o Nez ou Nariz. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito perfume possívei. Assim, chega-se a uma fragrância.
Richard Fraysse um Nez, ao fundo essências usadas nos perfumes.
A Elaboração
A elaboração da fórmula de um perfume pode levar de 6 meses até 2 anos. Portanto, a criação de um perfume inicia com a busca das matérias primas utilizadas, que são harmonizadas por um especialista, o Nez; e ainda, do talento dos designer do frasco e dos criadores do nome do perfume, que devem, ambos, refletir a essência do aroma daquela fragrância.
O Nez deve , numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 sustâncias diferentes, que é a média das essências e químicos de um perfume, hoje em dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente 300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.
Um perfume é composto por:
Água: esta deve ser submetidas a deionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula. Constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como: Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.
Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreandro, etc.
Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc. Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.
Folhas: patchouli, vetiver, etc.
Resinas: galbano, benjoin, opanax, mirra, incenso.
Além dessas principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.
A Estrutura
A ideia é que um perfume evole os aromas em sequência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
A ideia é que um perfume evole os aromas em sequência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
São três:
Notas de Cabeça: É volátil, dura alguns minutos (aproximadamente 15 minutos), é a primeira impressão da fragrância, sua alma. Normalmente, aromas mais frescos, como os citricos, que por natureza são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma. “É o cheiro que percebemos ao abrirmos o frasco e colocarmos o perfume na pele.”
Notas de Coração (Corpo): Nas duas horas seguintes é a vez das notas de corpo que são liberadas e denota sua personalidade, é onde se encontram as principais essências, é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é considerado o mais importante.
Notas de fundo: Depois de quatro a cinco horas de evaporação. É onde se encontram os elementos fixadores, que conferem peso, calor, e indicam o tempo de duração na pele. Normalmente são especiarias, resinas e madeiras que conferem esta capacidade, e que podem ser senidos neste estágio da evaporação.
Aplicando o aroma da Uva antes de virar essência.
Classificação
A maioria dos perfumes podem ser agrupados em famílias olfativas. Cada família é característica por uma nota olfativa dominante.
Floral: Notas olfativas dominante de flores, evocam frescor
Aldeídos-florais: Associam-se a uma dominante floral, um frescor inicial característico proveniente dos produtos de síntese – os aldeídos. São perfumes elegantes, requintados e marcantes.
Verdes: A fragrância inicial lembra folhagem amassada. São perfumes frescos, jovens, vivificantes.
Chipres: Sua denominação provém de uma combinação de cítricos, flores e de um fundo quente de musgo e carvalho. São perfumes sensuais e sofisticados.
Orientais: Perfumes fortes, sensuais, com base âmbar e baunilha. Amadeirada Notas predominantes de cedro, sândalo.
Couro: Aromas dominantes de couro.
Frutal: Aromas dominantes de frutas cítricas.
Especiada: Com especiarias, notas aromáticas e picantes como cravo, canela e baunilha.
Herbal: A base de ervas como tomilho, manjericão, erva-doce.
Fougère: Combinação de madeira e lavanda.
Cítricas: Dominantes cítricas como limão, laranja.
Alguns anúncios sabem ir direto ao ponto.
Concentração
Parfum: Forma mais “pura” comercializada. Produto que contém em média 15 a 20% de absolutos, utiliza normalment o alcool 96° e dura aproximadamente 12h ou mais na pele. Hoje em dia são muito incomuns, devido ao alto preço.
EDP eau de parfum: Intermediário entre o parfum e as EDT. Essência na composição:10 a 15% alcool: 90° duração na pele: de 06 a 08h
EDT eau de toilette: Base modificada para exalar as notas mais frescas. Sua graduação alcoólica e concentração variam de acordo com o fabricante. Essência: 05 a 10% alcool: cerca de 80° duração na pele: 04 a 06h
O Eau de Toilette é o mais comum de se encontrar, mas não se engane, alguns EDT duram muito mais de 6 Horas.
EDC eau de cologne: Base mais simplificada e acrescida de notas mais frescas Essência: 03 a 05% alcool: 80° duração média: 02h
EDS eau de splash: Base refrescante Essência: menos que 01% alcool: 80°Duração : menos de 02h
"Acredita que seu cheiro ficou na minha calcinha?"
Agora que você já sabe tudo para comprar um bom perfume. Qual perfume escolher?
A escolha de um perfume é pessoal, mas é de bom senso tomar uma precaução quanto ao clima. Perfumes mais cítricos e leves por exemplo combinam com dias quentes de verão, diferente de perfumes mais amadeirados e doces, ficam melhor em um dia de frio.
Dicas para quando chegar a hora da compra.
Vá a uma perfumaria (caso você não conheça nenhuma, vá a uma loja Renner, lá você encontra uma sessão só para perfumes), e peça a atendende - normalmente gata, e boa pra treinar nossos conhecimentos do PUA - uma amostra em um papelzinho e vá dar uma volta, uma hora depois sinta o cheiro e considere que o perfume não é o mesmo e irá continuar a mudar, caso você goste volte a loja e compre.
Dicas de perfumes
Caso você não saiba qual perfume usar, ou quer trocar de aroma, segue abaixo uma lista que navegando pela internet encontrei, com uma breve descrição dos perfumes.
1. Incendiário | Fahrenheit Absolute
Fahrenheit Absolute é aquele perfume literalmente matador. Com uma nota quente e encorpada de couro cru, é uma fragrância instintiva que não pede licença pra entrar e ativar o lado irracional de uma mulher.
2. Amadeirado por excelência | Chic for Men
Chic for Men literalmente engana quem vê aquele frasco clarinho e imagina que ali está uma fragrância leve.
É um amadeirado de primeira que começa fresco (graças às notas de limão), mas que nas notas quentes (pimenta e canela) encontra seu caminho. O amadeirado de personalidade fica por conta das madeiras de sândalo e cedro que com certeza vão facilitar seus trabalhos na noite.
3. Viciante | Diamonds
Diamonds é um daqueles perfumes noturnos e amadeirados que faz qualquer mulher perder o rumo. Não passa dos limites em termos de amadeirado e não abusa do olfato alheio.
Consegue ser fresco, agradável, passando rapidamente ao levemente doce e um amadeirado de presença não sem antes trazer uma inesperada nota de pimenta. Literalmente uma festa para os sentidos das mulheres a sua volta.
4. Picante | Boss In Motion
O show de Boss In Motion começa no frasco em forma de bola e já na primeira borrifada você percebe que a fragrância é mesmo inusitada. Parece fresco, mas com o tempo vai ficando picante graças à nota de pimenta e definitivamente amadeirado devido à nota de sândalo.
5. Doce na medida | 1 Million (Recomendo)
Existe uma teoria de que mulheres gostam de sentir perfumes doces em seus pretendentes. Se é verdade ou não, o fenômeno 1 Million é o perfume que responde perfeitamente esse desejo das mulheres. Com sua nota de canela mandando em todo conjunto, 1 Million se torna atalcado, intenso, sendo impossível ignorar sua presença.
6. Elegante | Armani Code (Recomendo)
Armani Code é um perfume contido, mas que não tem nada de óbvio.
Começa cítrico devido às notas de laranja e limão, mas rapidamente se torna encorpado, compenetrado e “fechado”, doce e levemente atalcado, sendo a opção mais plausível e recomendada para quem quer impressionar na medida certa.
Agora que conhece mais um pouco sobre o mundo das fragrâncias e aromas, que tal dar sua opinião sobre o uso de perfumes? Qual você usa? Artigo sobre perfumes. Em quais partes do corpo você passa?
Obrigado a todos. Dúvida, crítica ou sugestões, só falar.
Caso tenha alguma informação não citada no texto, ajude-nos a melhorar cada vez mais, deixe um comentário.
E se estiver infringindo alguma regra, avise-me para ajustar o conteúdo adequadamente.
O que é um perfume?
Segundo a Wikipédia o perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.
Como é feito um perfume?
A extração do aroma é o primeiro passo na longa jornada de criação dos perfumes.
Esse aroma tem várias origens possiveis, como as flores, frutas, plantas, madeiras, entre outros.
As matérias primas mais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!
Sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?
O Nariz ou Nez
A essência em si não faz nada sozinha, é preciso um profissional saiba mesclar e dosar com maestria, o Nez ou Nariz. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito perfume possívei. Assim, chega-se a uma fragrância.
Richard Fraysse um Nez, ao fundo essências usadas nos perfumes.
A Elaboração
A elaboração da fórmula de um perfume pode levar de 6 meses até 2 anos. Portanto, a criação de um perfume inicia com a busca das matérias primas utilizadas, que são harmonizadas por um especialista, o Nez; e ainda, do talento dos designer do frasco e dos criadores do nome do perfume, que devem, ambos, refletir a essência do aroma daquela fragrância.
O Nez deve , numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 sustâncias diferentes, que é a média das essências e químicos de um perfume, hoje em dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente 300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.
Um perfume é composto por:
Água: esta deve ser submetidas a deionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula. Constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como: Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.
Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreandro, etc.
Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc. Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.
Folhas: patchouli, vetiver, etc.
Resinas: galbano, benjoin, opanax, mirra, incenso.
Além dessas principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.
A Estrutura
A ideia é que um perfume evole os aromas em sequência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
A ideia é que um perfume evole os aromas em sequência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
São três:
Notas de Cabeça: É volátil, dura alguns minutos (aproximadamente 15 minutos), é a primeira impressão da fragrância, sua alma. Normalmente, aromas mais frescos, como os citricos, que por natureza são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma. “É o cheiro que percebemos ao abrirmos o frasco e colocarmos o perfume na pele.”
Notas de Coração (Corpo): Nas duas horas seguintes é a vez das notas de corpo que são liberadas e denota sua personalidade, é onde se encontram as principais essências, é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é considerado o mais importante.
Notas de fundo: Depois de quatro a cinco horas de evaporação. É onde se encontram os elementos fixadores, que conferem peso, calor, e indicam o tempo de duração na pele. Normalmente são especiarias, resinas e madeiras que conferem esta capacidade, e que podem ser senidos neste estágio da evaporação.
Aplicando o aroma da Uva antes de virar essência.
Classificação
A maioria dos perfumes podem ser agrupados em famílias olfativas. Cada família é característica por uma nota olfativa dominante.
Floral: Notas olfativas dominante de flores, evocam frescor
Aldeídos-florais: Associam-se a uma dominante floral, um frescor inicial característico proveniente dos produtos de síntese – os aldeídos. São perfumes elegantes, requintados e marcantes.
Verdes: A fragrância inicial lembra folhagem amassada. São perfumes frescos, jovens, vivificantes.
Chipres: Sua denominação provém de uma combinação de cítricos, flores e de um fundo quente de musgo e carvalho. São perfumes sensuais e sofisticados.
Orientais: Perfumes fortes, sensuais, com base âmbar e baunilha. Amadeirada Notas predominantes de cedro, sândalo.
Couro: Aromas dominantes de couro.
Frutal: Aromas dominantes de frutas cítricas.
Especiada: Com especiarias, notas aromáticas e picantes como cravo, canela e baunilha.
Herbal: A base de ervas como tomilho, manjericão, erva-doce.
Fougère: Combinação de madeira e lavanda.
Cítricas: Dominantes cítricas como limão, laranja.
Alguns anúncios sabem ir direto ao ponto.
Concentração
Parfum: Forma mais “pura” comercializada. Produto que contém em média 15 a 20% de absolutos, utiliza normalment o alcool 96° e dura aproximadamente 12h ou mais na pele. Hoje em dia são muito incomuns, devido ao alto preço.
EDP eau de parfum: Intermediário entre o parfum e as EDT. Essência na composição:10 a 15% alcool: 90° duração na pele: de 06 a 08h
EDT eau de toilette: Base modificada para exalar as notas mais frescas. Sua graduação alcoólica e concentração variam de acordo com o fabricante. Essência: 05 a 10% alcool: cerca de 80° duração na pele: 04 a 06h
O Eau de Toilette é o mais comum de se encontrar, mas não se engane, alguns EDT duram muito mais de 6 Horas.
EDC eau de cologne: Base mais simplificada e acrescida de notas mais frescas Essência: 03 a 05% alcool: 80° duração média: 02h
EDS eau de splash: Base refrescante Essência: menos que 01% alcool: 80°Duração : menos de 02h
"Acredita que seu cheiro ficou na minha calcinha?"
Agora que você já sabe tudo para comprar um bom perfume. Qual perfume escolher?
A escolha de um perfume é pessoal, mas é de bom senso tomar uma precaução quanto ao clima. Perfumes mais cítricos e leves por exemplo combinam com dias quentes de verão, diferente de perfumes mais amadeirados e doces, ficam melhor em um dia de frio.
Dicas para quando chegar a hora da compra.
Vá a uma perfumaria (caso você não conheça nenhuma, vá a uma loja Renner, lá você encontra uma sessão só para perfumes), e peça a atendende - normalmente gata, e boa pra treinar nossos conhecimentos do PUA - uma amostra em um papelzinho e vá dar uma volta, uma hora depois sinta o cheiro e considere que o perfume não é o mesmo e irá continuar a mudar, caso você goste volte a loja e compre.
Dicas de perfumes
Caso você não saiba qual perfume usar, ou quer trocar de aroma, segue abaixo uma lista que navegando pela internet encontrei, com uma breve descrição dos perfumes.
1. Incendiário | Fahrenheit Absolute
Fahrenheit Absolute é aquele perfume literalmente matador. Com uma nota quente e encorpada de couro cru, é uma fragrância instintiva que não pede licença pra entrar e ativar o lado irracional de uma mulher.
2. Amadeirado por excelência | Chic for Men
Chic for Men literalmente engana quem vê aquele frasco clarinho e imagina que ali está uma fragrância leve.
É um amadeirado de primeira que começa fresco (graças às notas de limão), mas que nas notas quentes (pimenta e canela) encontra seu caminho. O amadeirado de personalidade fica por conta das madeiras de sândalo e cedro que com certeza vão facilitar seus trabalhos na noite.
3. Viciante | Diamonds
Diamonds é um daqueles perfumes noturnos e amadeirados que faz qualquer mulher perder o rumo. Não passa dos limites em termos de amadeirado e não abusa do olfato alheio.
Consegue ser fresco, agradável, passando rapidamente ao levemente doce e um amadeirado de presença não sem antes trazer uma inesperada nota de pimenta. Literalmente uma festa para os sentidos das mulheres a sua volta.
4. Picante | Boss In Motion
O show de Boss In Motion começa no frasco em forma de bola e já na primeira borrifada você percebe que a fragrância é mesmo inusitada. Parece fresco, mas com o tempo vai ficando picante graças à nota de pimenta e definitivamente amadeirado devido à nota de sândalo.
5. Doce na medida | 1 Million (Recomendo)
Existe uma teoria de que mulheres gostam de sentir perfumes doces em seus pretendentes. Se é verdade ou não, o fenômeno 1 Million é o perfume que responde perfeitamente esse desejo das mulheres. Com sua nota de canela mandando em todo conjunto, 1 Million se torna atalcado, intenso, sendo impossível ignorar sua presença.
6. Elegante | Armani Code (Recomendo)
Armani Code é um perfume contido, mas que não tem nada de óbvio.
Começa cítrico devido às notas de laranja e limão, mas rapidamente se torna encorpado, compenetrado e “fechado”, doce e levemente atalcado, sendo a opção mais plausível e recomendada para quem quer impressionar na medida certa.
Agora que conhece mais um pouco sobre o mundo das fragrâncias e aromas, que tal dar sua opinião sobre o uso de perfumes? Qual você usa? Artigo sobre perfumes. Em quais partes do corpo você passa?
Obrigado a todos. Dúvida, crítica ou sugestões, só falar.