Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.

Criador do tópico

pwesley

Aprendiz

#166066 Olá pessoal,

acabei de escrever o Post:

o-verdadeiro-sentido-do-natal-t17614.html

Onde citei brevemente o 13º salário e me veio à cabeça uma teoria que ouvi a algum tempo atrás e gostaria de compartilhar com vocês.

A teoria diz: O 13º SALÁRIO NÃO EXISTE

Vou explicar:

Segundo as pessoas que defendem essa tese o 13º salário não é nada a mais do que o que você tem direito a receber. Não tem nada a ver com gratificação natalina ou "um dinheirinho extra no fim do ano"... é pura e simplesmente um dinheiro que você deveria receber durante e não recebeu e estão te dando no final do ano como se fosse um Bônus, mas na verdade não é...

Achei o assunto interessante e queria pedir a opinião de vocês...

Abaixo está um simples cálculo para que vocês possam compreender a teoria:

Digamos que você receba um salário de R$ 1000,00 por mês (para facilitar nossa compreensão usei um valor redondo)

Como o ano possui 12 meses você recebe por ano R$ 12000,00 mais o 13º, total: R$ 13000,00. Correto?

Então, digamos que você receba seu salário semanalmente. O mês possui 4 semanas completas, então se pegarmos o salário de R$ 1000,00 e dividirmos por 4 semanas, teremos R$ 250,00 por semana.

Até aqui você está compreendendo?

Vamos lá.

Se um ano possui 52 semanas e você recebe R$ 250,00 por semana, quanto você ganha por ano se seu patrão te pagar semanalmente?

É fácil, basta multiplicar 52 por R$ 250,00 que é igual a R$ 13000,00.

Interessante, não é?

Recebendo mensalmente você ganha R$ 12000,00 e precisa do 13º salário para completar os R$ 13000,00. Porém, vimos matematicamente que recebendo por semana conseguimos os mesmos R$ 13000,00 sem a necessidade do 13º salário, ou seja: O 13º NÃO EXISTE NA PRÁTICA. É apenas uma conpensação.

O empregado fica contente achando que está recebendo um bônus (que acaba gastando em presentes), as empresas ficam contente pois têm um fluxo de dinheiro circulando no fim do ano e o legislador fica mais contente ainda pois está agrandando ao povo se ter que gastar nada.

Bom, essa teoria não foi criada por mim, apenas estou compartilhando com vocês e gostaria que vocês deixassem seu opinião a respeito. Ser PUA também é ser bem informado e analisar as coisas por conta própria.

Um abraço.

Criador do tópico

pwesley

Aprendiz

#166181 Parabéns amigo,

realmente tu é fera nas contas...

Qual sua formação?

Eu sei que dividir o mês em 4 semanas não dá um número exato... a questão é: se você quer diferenciar os meses com 30, 31 e 28 dias, deve fazer o cálculo como dias e não como meses... ou seja, pegar os R$ 13000,00 e dividir por 365 ou 360 dias...

Com relação ao cálculo dos 11,4% vejo que é a mesma essência do 13º salário... a gente ganha menos e ainda fica feliz achando que é algo extra e acaba gastando tudo...
bywilltof

Aprendiz

Instigante escreveu:
pwesley escreveu:Onde citei brevemente o 13º salário e me veio à cabeça uma teoria que ouvi a algum tempo atrás e gostaria de compartilhar com vocês.

A teoria diz: O 13º SALÁRIO NÃO EXISTE

Salve, pwesley!

Primeiramente, parabéns por tocar num tema tão inteligente, afinal, a maioria das pessoas não se questiona de nada, simplesmente aceitam as coisas como são, é o mundo dos BETAS né meu amigo hehe

Em segundo lugar, vou acabar com essa teoria, não acredite nela, é falsa como 2+ 2 = 5.
Vou mostrar.

pwesley escreveu:Abaixo está um simples cálculo para que vocês possam compreender a teoria:

Digamos que você receba um salário de R$ 1000,00 por mês (para facilitar nossa compreensão usei um valor redondo)

Como o ano possui 12 meses você recebe por ano R$ 12000,00 mais o 13º, total: R$ 13000,00. Correto?

Então, digamos que você receba seu salário semanalmente. O mês possui 4 semanas completas, então se pegarmos o salário de R$ 1000,00 e dividirmos por 4 semanas, teremos R$ 250,00 por semana.

Até aqui você está compreendendo?

Não, até aqui não estou compreendendo. Na minha terra "o mês" NÃO POSSUI 4 SEMANAS COMPLETAS", e sim possui mais.

semanas em um mês30 dias / 7 dias = 4,28 semanas

e, sim, esse 0,28 F O D E com toda essa merda aí hehe
Eu poderia parar por aqui, mas vou continuar mostrando...

[lMeses com 31 dias]Considerando 4 semanas = 4 x 7 = 28 dias por mês da sua teoria:

Temos 7 meses que possuem 31 dias:
Janeiro
Março
Maio
Julho
Agosto
Outubro
Dezembro

Conforme essa sua teoria, deveria ter 7 meses x 28 dias = 196 dias

Mas na verdade, temos 7 meses x 31 dias = 217 dias.

Até aqui, temos um "GAP" de: 217 dias - 196 dias = 21 dias a mais (ou a menos no seu post =/)!
[/legend]

Ok, continuemos.

meses com 30 diasTemos também no ano 4 meses com 30 dias cada, são eles:
Abril
Junho
Setembro
Novembro

Na sua teoria, deveríamos ter um total de 4 meses x 28 dias = 112 dias.

Mas na realidade é assim: 4 meses x 30 dias = 120 dias.

A diferença aqui é de ==> 120 - 112 dias da fantasia = 8 dias a mais (no post seriam a menos)!

--

12 Fevereiros no ano??? hahaO ÚNICO mês do ano que realmente possui 4 semanas é FEVEREIRO (isso quando o ano não é múltiplo de 4, como 2008 e 2012, onde fevereiro tem 29 dias -- ano bissexto).

--

Portanto, somando a DIFERENÇA dos meses com 31 dias (21 dias a mais) com a DIFERENÇA dos meses com 30 dias (8 dias a mais), temos:

Voilà, tá aqui o mês que faltava:21 + 8 = 29 dias a mais (olha, taí o "mês roubado" hauahuhua)

--
Por isso essa teoria aí é melhor tu abandonar, é papinho de bêbado estúpido cara huaahuahua

pwesley escreveu:Vamos lá.

Se um ano possui 52 semanas e você recebe R$ 250,00 por semana, quanto você ganha por ano se seu patrão te pagar semanalmente?

Um ano quase possui 52 semanas. Isso até que é válido.
(Possui 52 semanas e UM DIA (52 semanas x 7 dias = 364 dias))

O grande erro que esmerdeou tudo foi crer que um mês tem 4 semanas exatas, e assim dividir o salário mensal (30 dias) por 4 semanas (28 DIAS). Ishto foi uma méhhhda hauhauahu

pwesley escreveu:Bom, essa teoria não foi criada por mim, apenas estou compartilhando com vocês e gostaria que vocês deixassem seu opinião a respeito. Ser PUA também é ser bem informado e analisar as coisas por conta própria.

Um abraço.

Que bom que não foi criada por ti, essa teoria é papo de bêbado brother huahua

--

Vamos fazer um questionamento real agora?

--

Vou usar o mesmo exemplo de salário, de R$ 1.000,00 POR MÊS (não a cada 28 dias, que geraria um mês a menos do que na realidade), ok?

--

Agora vamos criar dois cenários, um conforme a legislação que obriga a ter 13o salário, e outro cenário sem 13o salário, mas recebendo o mesmo valor anual (divide-se o 13o por 12 meses, e soma ele nos salários mensais, no final do ano daria o mesmo valor, certo? Não se forem feitas horas-extras, o que quase todo mundo faz hehe)...

--

Cenário 1 - Com 13o

VALOR ANUAL = R$ 1000 x 13 meses = R$ 13.000,00 por ano

VALOR HORA:

O cara ganha R$ 1.000,00 por Mês.

Considerando que PARA EFEITOS CONTÁBEIS o mês tem 30 dias, o valor-hora (VH) que aparecerá no contrato dele (vide CLT), e considerando que o contrato dele é de 8 horas por dia, sem trabalhar aos sábados e domingos, temos:

HM (Horas Mensais) =>> 30 dias - 8 dias (4 finais de semana ==> sáb + dom) = 22 dias trabalhados / mês.

VD (Valor-Dia) = R$ 1000 / 22 dias = R$ 45,50 por dia trabalhado (arredondado).

Finalmente:

VH (Valor-Hora) = VD (Valor dia) / 8 horas = R$ 5,70 por hora trabalhada.

VAMOS SUPOR QUE O CARA FEZ 20 HORAS EXTRAS POR MES.
20 horas x 12 meses = 240 HEs no ano

Vamos supor que essas HE's foram feitas entre 18:00 e 20:00 hs, e que horas trabalhadas assim valem 50% a mais do que a hora normal.

Logo, valor da HE = R$ 5,70 x 1,5 = R$ 8,55 por hora extra

E finalmente, ele arrecadou no fim do ano o total de
240 HEs x R$ 8,55 = R$ 2052,00 valor total de horas extras no cenário 1.

--------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos ao cenário 2:

NÃO EXISTE 13o SALÁRIO, o cara optou em receber o "13o" dividido nos 12 meses do ano.

VA (VALOR ANUAL) = R$ 13000,00 (IGUAL AO V.A. DO CENÁRIO 1)

VM (valor mensal) = R$ 13.000 / 12 meses = R$ 1.083,30 por mês (ooooohhh, aumentou R$ 83,30 por mês! óbvio, mas ainda vc não viu nada da falcatrua....)

VD (Valor-Dia) = R$ 1083,30 / 22 dias = R$ 49,25 por dia trabalhado (subiu R$ 3,75 por dia).

Finalmente:

VH (Valor-Hora) = VD (Valor dia) / 8 horas = R$ 6,15 por hora trabalhada (subiu R$ 0,45 por hora trabalhada).

VAMOS SUPOR QUE O CARA FEZ 20 HORAS EXTRAS POR MES (igual no cenário 1)
20 horas x 12 meses = 240 HEs no ano

Vamos supor que essas HE's foram feitas entre 18:00 e 20:00 hs, e que horas trabalhadas assim valem 50% a mais do que a hora normal (igual no cenário 1)

Logo, valor da HE = R$ 6,15 x 1,5 = R$ 9,25 por hora extra

E finalmente, ele arrecadou no fim do ano o total de
240 HEs x R$ 9,25 = R$ 2215,00 valor total de horas extras no cenário 2.

--

Em um ano, o cara do cenário 2 arrecadou em Horas Extras R$ 163,00 a mais do que o cara do cenário 1.

"OOOOOOOOHHHH instigante, grande bosta, R$ 163,00!! haha isso pra mim é dinheiro de buteco hahha"
OK.

Vamos ver em percentuais então.

VH 1 (com 13o) = R$ 5,45
VH 2 (sem 13o) = R$ 6,15

Diferença no VALOR HORA:
- 12,85% a mais (no caso sem 13o)!!! (6,15 / 5,45 = 1,12846... = 12,85 % a mais)
- 11,40% a menos (no caso com 13o)!!! (5,45 / 6,15 = 0,88617... = 11,40 % a menos)

Agora, conclua:

Todo mês, você recebe EM HORAS EXTRAS 11,40% a menos do que deveria...

Todo mês, sua empresa deposita na caixa econômica 11,40% a menos do que deveria...

Todo mês, você arrecada na Previdência Social (INSS) 11,40% a menos do que deveria...

Todo mês, você recebe por hora 11,40% a menos do que deveria ...

Graças ao 13o sua empresa para 11,40% a menos do que deveria de impostos para o governo...

Ao fazer um financiamento, vão te disponibilizar sobre um valor (teu contra-cheque ou ollerit) 11,40% a menos do que deveriam....

Teu poder aquisitivo CAI 11,40%...

--

E ainda fica mó feliz quando vê "poxaa, tenho adiantamento do 13o esse mêss!!" hahahaahahha

Somos uma piada, isso sim hahah...

-----

MAS NÃO VÃO PENSAR QUE ME DESANIMO POR ISSO!

RELAXA E GOZA!

HAUAHUAHAHUAHUAHAUAHUHUAHA

TÔ É NA VIBE DE 2011 JÁ, O PRIMEIRO ANO EM QUE SEREI PUA O ANO INTEIRO (comecei em Junho de 2010 hahhaah)

O BICHO VAI PEGÁ!

[ ]S

sempre quis dar quote num post desse tamanho! :)