- 26 Jan 2011, 23:32
#186038
Boa pedrada! ^^ O excesso de informações é mesmo um grande dilema na atualidade. E esse "filtro" das informações é sempre uma questão bem pertinente.
Tipo, muitas vezes ficamos lendo livros e mais livros sobre determinado tema, e encontramos um ou outro parágrafo útil. Sendo que, o mais acaba sendo apenas "encheção de linguiça". E tipo, se ao menos fosse bem escrito, talvez não acrescentasse nada em termos intelectuais, mas acrescentaria emocionalmente, por ser agradável de se ler. Mas, se isso é raro até mesmo em livros, o que dirá em fóruns.
Em se tratando de soluções, pensei em algo que talvez seja de difícil implementação. Mas enfim, a idéia é a seguinte...
Primeiro pensei que cada integrante do fórum pudesse dar uma nota para cada publicação, e essa nota aparecesse na tela inicial. Assim, caso não se tenha muito tempo disponível ou mesmo ânimo, buscaría-se evitar os tópicos com baixa pontuação.
Contudo, até os vídeos do youtube tem isso. E não é funciona. Pois os gostos são muito variáveis. E aqui o problema seria que os integrantes do fórum nem sempre seriam os mais indicados para dar notas a uma publicação, e também, talvez nem nota alguma eles dariam.
Então, creio que, assim como é função de um Editor classificar o material a ser publicado em uma Revista, esta poderia ser uma função da moderação. Pois, de qualquer forma, os moderadores necessitam mesmo visitar toda e qualquer publicação, e a nota seria apenas mais uma função, assim como a de deletar ou excluir conteúdo impróprio.
Enfim, creio que ajudaria muito a indicação na tela inicial: excelente, bom, ruim, péssimo. Ou mesmo os números... Ou aquelas estrelas... Ou ícone, pua, alfa, beta, nerd, etc.
E, inclusive a hierarquia dos participantes poderia ser baseada na mesma lógica. O que faria o integrante ter um "feed mais efetivo" da sua atuação no fórum, ocorrendo o mesmo com a sua "classificação".
Creio que isso o motivaria a "se puxar mais", e se desenvolver mais em termos de: relevância na escolha do tema, originalidade, organização do pensamento, ortografia, síntese, etc. Enfim, se tornaria um PUA com desenvolvimento em mais estes aspectos. Coisa que, obviamente seria ótima para todos.
Mas se, mesmo assim, um que outro fosse portador de uma personalidade meio perturbada, devido aos seus traumas e problemas, e passasse a se achar isso e aquilo, ou atuasse apenas em função do seu ego e classificação, ora, deixa o cara! Importante é o conteúdo da mensagem. Sendo que, desde que não nos roube o tempo, mais ajuda que atrapalha.
Mas enfim, como talvez isso represente um trabalho colossal de programação, entre tantas outras coisas que não me dei conta, fica aí apenas como idéia a ser melhor desenvolvida.
Abs
D.