Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
edgar_ferrer
#185149 Como sempre, você chega em casa da rua (e, claro, você tava sargeando!), quer abrir o PUABASE para compartilhar suas experiências alpha (claro que quer, você é um PUA, não é mesmo?) e... Oh My GOD... Que porra é essa?

O problema:

Como sempre, depois que você abriu a guia NOVIDADES do fórum (você faz isso, certo?) pra dar FEED pra galera, você vê uma coisa que já está ser tornando comum:

LIXO e mais LIXO de posts, posts LIXOS, conteúdo ripado, copiado, surrupiado, inútil, imprestável, irrelevante, oco, vazio, impróprio... LIXO, LIXO... Simplesmente LIXO.

E vocês sabem do que eu estou falando: tópicos sem estrutura, sem objetivo claro, com conteúdos inadequados para os propósitos deste fórum, enfim.

Chegamos ao cúmulo (e esse foi o motivo de eu ter aberto esse tópico) de termos tópicos com perguntas BETAS, irrelevantes, coisa de moleque de 10, 11 anos no máximo. Sabe o que é pior? Você responde sinceramente a um desses tópicos e ninguém se manifesta. São sempre as mesmas respostas inúteis:

"Valeu, cara", "Bom post", "Bom vídeo", "Muito bom".

Sabia que isso é ainda pior? Sim, é. Muitas vezes, sua resposta franca, direta, sua resposta ALPHA, é ironizada!

- Sinceramente, eu estou aqui para crescer: se você não, azar o seu.

- Eu respondi seu tópico com sinceridade, citei fontes de pesquisa para você crescer, dei dicas, estou aberto à discussão: se você não está, azar o seu.

- Tenho plena consciência de que, no seu lugar, eu tentaria me esforçar, independente do atual nível de desenvolvimento no PU: se você não está nem aí, azar o seu.

E esta situação é grave, a do fórum. Vejam bem: temos um lado bom e um lado ruim em termos um fórum aberto e democrático - o lado BOM é o diálogo, o livre fluxo de informações, as amizades e o convívio; o lado RUIM, por sua vez, é o SPAM, os pseudo-PUAS, os curiosos, os sem-iniciativas, o puxa-sacos que sempre respondem "muito bom" só para contar mais UM ali no perfil.

Aff.

OK.

Você entede que temos tudo isso no fórum, certo? OK.

A pergunta agora é: o que podemos fazer? Nesse ponto começa a minha contribuição. Se você leu até aqui e acha que, sim, eu tenho razão, continue. Se acha que não, bora lá decorar algum enlatado para usar na sua professora.

1 - Leia (mas leia mesmo) as instruções de postagem:

Nem adianta reclamar: chegou agora e já quer sair postando? Leia isto antes:

http://www.puabase.com/forum/leia-antes-de-criar-um-topico-notifique-topicos-inuteis-t17100.html

Tudo o que você precisa saber sobre as postagens aqui no fórum está ali. O resto é silêncio (isto é: quando não tem o que falar, fique calado).

2 - Seja objetivo:

Se você abriu um tópico, é porque você tem algo a dizer. Se você tem algo a dizer, você tem algum objetivo em mente. E esse objetivo é, obviamente, passar uma mensagem para os demais membros do PUABASE.
Então, antes de começar a escrever, pense: o que eu tenho para dizer vale a pena ser dito? Alguém já disse isso por aqui (use a pesquisa do fórum para ter certeza)? Eu consigo realizar meu objetivo dentro do espaço desse artigo? O que eu vou postar é verídico, eu tenho fontes confiáveis ou bons argumentos para defender?

Fez tudo isso? Respondeu sim em todas? Bora pro três, então...

3 - Estruture o seu tópico:

"Isso porque as mulheres não escolhem por acaso e, assim, você tem mais chances de noite."

A frase acima parece não fazer sentido. Na verdade, ela até faz, mas isso no texto original de onde ela foi retirada: ela é uma CONCLUSÃO, isto é, DEVE APARECER NO FIM DO TEXTO.

Se você não sabe organizar o suficiente suas ideias para escrever um tópico (eu sei que vocês todos sabem), então, por favor, procure ajuda: isso não é chatisse de fórum, isso é pra vida, cara. Saber se expressar com clareza não é um dom; é, antes disso, um atributo que pode ser melhorado.

Resumindo: você tem um objetivo, então você coloca ele no início do texto e, no decorrer dele, você fala sobre ele, usando seus materias e argumentos para chegar na conclusão (não precisa fazer uma dissertação, só precisa escrever com coerência).

4 - Português:

Por favor, erros de português... não dá. Ninguém é perfeito, claro (esse post está aqui de prova disso :louco ). Mas que eles não prejudiquem a clareza e os rumos do texto. Qualquer vígula que comprometa o que você diz compromete diretamente a minha tentativa de te ajudar.

5 - Relatos verdadeiros X relatos falsos:

Nunca apontei, com dedo e tudo, os posts que me parecem duvidosos. Mas vocês sabem que existem por aí de monte. Você começar a ler um relato e, só pela descrição da coisa, você pensa: "Cara, esse moleque nunca falou com uma mulher na vida".

Agora me diz: o que você ganha mentindo?
Resposta: Você está num fórum na internet, onde a maioria dos usuários está anonimamente conectada (inclusive com avatares falsos e psedônimos), num lugar de aprendizado e discussão. OU SEJA: VOCÊ NÃO GANHA NADA. Você é só mais um BETA que tenta erguer seu EGO contando histórinhas de pivete por aí.

Se você ver que um tópico é daqueles bem falsos, simplesmente não comente. Ignore. Para uma pessoa que quer se exibir a irrelevância é o maior contragolpe.

6 - Estilo e linguagem:

Em geral, seja simples e direto. Deixo o texto agradável e tudo o mais que a sua professora de redação sempre te disse. Quer mais? Toma:

http://styleguide.yahoo.com/writing/write-web/shape-your-text-online-reading

Se você seguir o modelo, fica bacana.

Enfim, that's all folks.

Espero que isso sirva para alguém. Eu sei que a maioria dos usuários que enchem isso de entulho nem vão ler mesmo. Mas que quem leva isso a sério leia, já está bom. Espero FEEDS, e FEEDS de macho ALPHA, dizendo o que gostou e o que não gostou, argumentando como gente grande.

PS: o título, é claro, é só pra chamar a atenção dos BETAS-SPAMMERS. Mas se for necessário, por que não escrever outros posts iguais a esse?
Blaze
#185153 Po, legal ver um usuario novo jogando um post dessa qualidade aqui. Concordo plenamente, pra zuar temos a secao de barzinho ne nao? =D
lily allen
#185169 Bom, vou deixar rolar o tópico...

... espero que seja uma discussão CIVILIZADA.

Entendidos?!

lilly
Ryusaki
#185228 Concordo com tudo que você falou, aliás, algumas coisas são verdades incontestáveis. Agora, quanto aos Betas (meninos de 10 anos que você falou) não há nada a fazer a não ser ajudá-los. Eu mesmo, quando tinha uma idade inferior e não sabia muito bem o que queria da vida (até hoje não sei direito, mas enfim), se encontrasse um fórum como esse, com todo esse poder social e infinitas possibilidades de me dar bem, tomaria a mesma postura que esse meninos. Eles não perguntam coisas betas por maldade, mas sim porquê não conseguem entender a estrutura do fórum e nem conseguem ler um livro com mais de 50 páginas. O que eles querem são garotas ( no caso menininhas ). O fato de eles serem crianças está evidente no modo em que eles escrevem, mas em alguns casos não se tratam de meninos querendo ajuda (antes da hora, aliás), são só usuários preguiçosos que querem tudo mastigado e não tem atitude ALPHA nem pra estudar um pouco. Tem muitos usuários novos sanguessugas sim, e hora ou outra eles são trollados pelos mais experientes (coisa que merecem). Criam tópicos como "como chegar numa mina?" e coisas do tipo. Eu geralmente respondo indicando um link pra outro tópico e dizendo educadamente pra eles lerem este ou aquele livro (até mesmo porquê não tenho bagagem pra responder da minha cabeça) e a resposta quase sempre é a mesma: nada! Eles nem agradecem, mas fazer o que né? Se não tiveram atitude nem pra usar a barra de pesquisa, não espero que tenham pra agradecer. Alíás, gostaria de aproveitar pra solicitar uma mudança no layout do fórum para algo mais ou menos assim:
Imagem
Assim talvez as pessoas vejam. (ironia)
Resta a nós filtrar o que é bom e o que é ruim. E quando percebermos que um tópico é fruto somente da preguiça e da "vagabundice" de algumas pessoas e não uma dúvida legítima, mesmo que ingênua, de um usuário menos experiente, temos que ignorar, assim como você falou.

As mentiras também estão muito presentes aqui. Parece que para algumas pessoas esse fórum é tão importante, que um RC vale mais do que uma experiência vivida na realidade. Tem alguns relatos que impressinam pela facilidade de KC, ou até mesmo pela imensa riqueza de detalhes. Mas é quase impossível distinguir entre um RC verdadeiro e um falso, pois, vejam bem: Um usuário com alto conhecimento em redação e que tem a "manha" pra conquistar o pessoal aqui do fórum, mesmo que crie uma história falsa, parecerá verdadeira. Enquanto que outro que não tenha essa habilidade, mesmo que tenha uma história verídica, poderá parecer falsa.

Enfim, é isso que eu acho, dou todo o direito a quem quiser discordar.

Soçarba!
Moço
#185255 Finalmente, apareceu um camarada que, ao invés de somente criticar, apresentou de maneira clara uma possível solução. Parabéns.

Apesar disso, não concordo com a crítica. Para mim, isso é injusto.
Por ser um fórum aberto, recebemos inúmeros tipos de usuários. No meu ponto de vista, a questão sobre eles (nós) cai nos seguintes pontos: instrução e maturidade.

Antes de continuar, entenderemos "maturidade" como a habildade de saber o que quer e todos os efeitos que isso gera (interesse, humildade, disposição, dúvidas etc).

Quais são as possíveis situações?

POUCA INSTRUÇÃO + POUCA MATURIDADE
Provavelmente, será um relato difícil de compreender, carregado (quando carregado) de questões supérfluas.

POUCA INSTRUÇÃO + MATURIDADE
Provavelmente, mais um relato de difícil compreensão, mas abordando um assunto interessante ou trazendo alguma questão relevante.

INSTRUÇÃO + POUCA MATURIDADE
Provavelmente, um relato político. Fala, fala, fala e não diz nada, porém que encanta e engana através da forma com que foi escrito.

INSTRUÇÃO + MATURIDADE
Provavelmente, o relato ideal. Além de escrito claramente, traz idéias interessantes e passíveis de discussão.

Seria incrível se todos os usuários tivessem instrução e maturidade, mas não é isso o que acontece. Por ser um fórum aberto, o Puabase está sujeito a todos os tipos de usuários e, consequentemente, deve aceitá-los. Apesar de tudo, acredito que todos aqui possuem -independentemente do nível- maturidade, pois entraram neste fórum buscando uma coisa: mudar de vida. Acredito, então, que os usuários devem parar com essa onda de criticar outros usuários devido aos seus posts, pois, muitas vezes, é a única forma que estes possuem para expressar suas idéias.

Não gostou do post? Mande uma PM para o camarada, explanando o que você não concorda. Disponibilize-se a ajudá-lo. Atue.

"Ahhh, mas ele não quer!"
Quem estará perdendo é ele.

Sinceramente, espero que parem com esses tópicos revoltados.
edgar_ferrer
#185377 Gostei, o tópico gerou alguma discussão. Pelo menos isso. Melhor: tivemos discordâncias, críticas construtivas. Gostei mesmo.

Vou tentar sintetizar o que eu li e mandar pra frente:

Ryusaki

Verdade, os meninos de 10 e 11 anos, realmente, tem uma situação complicada. Eu não tinha pensado nisso. Aliás, eu usei o termo BETA de 10-11 para descrever pessoas de mais idade, tanto biológica quanto intelectual, que se recusam a participar como se deveria do fórum. Mas o espaço aberto, como eu disse, é bom: a gente só precisa estimular o pessoal a adotar uma postura mais adequada dentro do fórum: os meninos podem, claro, fazer perguntas. Mas não custa, por exemplo, usar a caixa de busca (que, por sinal, é uma boa ideia aqui no fórum).

Mas no fundo eu acho que a gente chega num ponto em comum:

Resta a nós filtrar o que é bom e o que é ruim. E quando percebermos que um tópico é fruto somente da preguiça e da "vagabundice" de algumas pessoas e não uma dúvida legítima, mesmo que ingênua, de um usuário menos experiente, temos que ignorar, assim como você falou.

Eu acho que é isso aí: quem realmente quer ser levado a sério e crescer, que leve os outros a sério e os ajude a crescer primeiro.

Moço

Legal. A questão colocada nestes termos, maturidade e instrução, pode ser solucionada com algumas medidas simples, como o auxílio dos Usuários mais antigos. OK.

Mas acho que você não entendeu meu tópico: ele não é uma crítica, uma revolta gratuita contra o fórum. Ele é a constatação de um fato (os usuários que não seguem os procedimentos básicos do fórum e que estimulam outros usuários a fazer o mesmo, o que gera o "entulho"). Veja bem, uma coisa é eu usar figuras de linguagem e frases "revoltadas" ou subversivas. Outra é eu escrever um texto revoltado ou subversivo.

Tenho certeza que meu texto não é deste tipo. Aliás, a polêmica é sempre construtiva quando permite o diálogo, como agora.

O que eu propus é simples: ignorar, usar um filtro "negativo", isto é: dar feeds e ajudar quem merece e, para que se mereça tal coisa, que se siga certos procedimentos para facilitar o nosso convívio.

Você disse:
Acredito, então, que os usuários devem parar com essa onda de criticar outros usuários devido aos seus posts, pois, muitas vezes, é a única forma que estes possuem para expressar suas idéias.

Concordo. Críticas vazias não levam a nada. Se a crítica é fundamentada, temos diálogo. Se não é, simplesmente ignore e vá ajudar quem merece. O que eu penso (e tentei mostrar, mas o texto ficou um tanto longo, eu sei) é isso.
gabrirabelo
#185615 Bom tópico

kkkk. zueira cara. Totalmente apoiado, a gente fica 20, 30 minutos pra dar um feed bacana, ai chega um cara qualquer e escreve "bom topico". Quando vai ver, esse cara ta com 300 mensagens, pua viciado, mas sabe muito menos que cara com 10 mensagens. Acho que a moderação podia fazer uma "limpeza", banir esses caras que são inuteis pro site. (opinião minha, não to obrigando ninguem a aceitar isso.)
Abraços! :ae
ElsonDIon
#185632 A tempos que não leio um artigo tão "BOM DE LER".

Sério, é tanta babaquice que uma hora o cara perde tópicos bons com nomes simples pensando que é mais um texto de algum idiota procurando aumentar o ego....ou ganhar um rancking!, talvez de (o mais foda escritor de MERDAS)!!!

Por mais polêmico que seja seu artigo ele expressa a pura verdade,

Meninos querendo ser homens, sem ao menos saber o que significa objetivo de vida, ou meta a ser cumprida...
Talvez os pêlos pubianos nem existem nos corpos dos mesmo, e os mesmo já são os fodõe da comunidade virtual de sedução....

Aliás, todos aqui sabemos o que é sedução? certo? .

Dúvido, são meninos brincando de mágica, meninos que jogam rpg o dia todo e se cansaram . . . vão à janela do quarto e gritam - Cansei de jogar, vou virar homem!, que porra é essa?
Cadê os carros de controle remoto?
Cadê os carrinhos de roleman?
Cadê as cicatrizes das quedas de bicicleta, da surra do melhor amigo?
Cadê o mário bros? ou que seja, jogos e brincadeiras de infanto-juvenis, adolescência ?

Está tudo esquecido no tempo?

Queremos perder isso para virar homens de tags/títulos que se fossem tão importantes ganharíamos oscars, e prêmios em dinheiro. (mas nem isso).

----

Sim a web é livre, leve e solta, pra quem quiser postar merda, vá e posta merda....

Mais a 'merda' é tão boa que o cara posta ela, vem outro e posta a mesma 'bosta' . . .
-aumentando o monte de bosta......

..;

Báh, era só pra sair mais um (ótimo tópico na minha resposta)...

Olha ai o que aconteceu? (brincadeira)

srs

Interessante seu post, apesar do feed da minha pessoa bater em uma tecla, você debate sobre coisas reais....
e argumentativas.

Abraço

Elson DIon
Corvinho
Ryusaki escreveu:Concordo com tudo que você falou, aliás, algumas coisas são verdades incontestáveis. Agora, quanto aos Betas (meninos de 10 anos que você falou) não há nada a fazer a não ser ajudá-los. Eu mesmo, quando tinha uma idade inferior e não sabia muito bem o que queria da vida (até hoje não sei direito, mas enfim), se encontrasse um fórum como esse, com todo esse poder social e infinitas possibilidades de me dar bem, tomaria a mesma postura que esse meninos. Eles não perguntam coisas betas por maldade, mas sim porquê não conseguem entender a estrutura do fórum e nem conseguem ler um livro com mais de 50 páginas. O que eles querem são garotas ( no caso menininhas ). O fato de eles serem crianças está evidente no modo em que eles escrevem, mas em alguns casos não se tratam de meninos querendo ajuda (antes da hora, aliás), são só usuários preguiçosos que querem tudo mastigado e não tem atitude ALPHA nem pra estudar um pouco. Tem muitos usuários novos sanguessugas sim, e hora ou outra eles são trollados pelos mais experientes (coisa que merecem). Criam tópicos como "como chegar numa mina?" e coisas do tipo. Eu geralmente respondo indicando um link pra outro tópico e dizendo educadamente pra eles lerem este ou aquele livro (até mesmo porquê não tenho bagagem pra responder da minha cabeça) e a resposta quase sempre é a mesma: nada! Eles nem agradecem, mas fazer o que né? Se não tiveram atitude nem pra usar a barra de pesquisa, não espero que tenham pra agradecer. Alíás, gostaria de aproveitar pra solicitar uma mudança no layout do fórum para algo mais ou menos assim:
Imagem
Assim talvez as pessoas vejam. (ironia)

As mentiras também estão muito presentes aqui. Parece que para algumas pessoas esse fórum é tão importante, que um RC vale mais do que uma experiência vivida na realidade. Tem alguns relatos que impressinam pela facilidade de KC, ou até mesmo pela imensa riqueza de detalhes. Mas é quase impossível distinguir entre um RC verdadeiro e um falso, pois, vejam bem: Um usuário com alto conhecimento em redação e que tem a "manha" pra conquistar o pessoal aqui do fórum, mesmo que crie uma história falsa, parecerá verdadeira. Enquanto que outro que não tenha essa habilidade, mesmo que tenha uma história verídica, poderá parecer falsa.

Enfim, é isso que eu acho, dou todo o direito a quem quiser discordar.

Soçarba!

Ta aqui, nem precisa eu escreve tudo, ele ja disse!
edgar_ferrer
#185988 Obrigado pelos FEEDS, rapaziada.

Sei que o texto ficou um puco maçante, já que tinha uma parte (grande, por sinal) relatando a situação que eu combato e, outra, sugerindo certos procedimentos para organizar e avaliar os posts.

E eu acho que fechei com vocês, gabrirabelo e ElsonDIon, no ponto certo: a massificação do conteúdo inútil. Nós podemos discordar do procedimento a ser tomado (eu sugeri um jeito de arrumar a casa, mas nas respotas do tópico foram sugeridas boas ideias também), mas o básico é isso.