- 22 Dez 2009, 16:33
#7669
Assunto complicado e que certamente causaria divergências agudas entre os membros do fórum!
Essa discussão, no entanto, é muito construtiva, porque, como gosto de frisar, tira-nos do lugar, faz-nos pensar, e isso é muito bom.
Em primeiro lugar, o que é ser um MPUA? É provar por A + B que pega HB10 na balada? Se for, o que o diferenciaria de PUAs que usam técnicas alheias para isso? Não seriam eles clones? É possível assim haver semelhança entre um MPUA e um clone?
Em segundo lugar e como alguns já disseram aí, entre os EUA e o Brasil existe um ABISMO cultural imenso, não no sentido de falta de cultura, mas em termos de diferença. Cabe até mesmo se perguntar até que ponto os conceitos de NEG, os tipos de opener e rotinas, os C&F, etc, funcionam em solo brasuca. É preciso reconhecer que existe diferença de comportamento entre brasileiros e qualquer outro povo (até mesmo entre brasileiros de diferentes regiões). E não adianta argumentar com Teoria da Evolução: a cultura influencia SIM, e muito, em nossos padrões de comportamento.
Assim, creio que um MPUA brasileiro deveria, em primeiro lugar, ter experiência e provar que sabe. Em segundo lugar, e já provando que sabe, ele deveria mostrar algo que fosse voltado para o alvo brasileiro, que levasse em conta as diferenças entre sargear na gringa e aqui. Que mostrasse algo original e com foco na nossa própria cultura. Até porque, conforme já foi dito, "chupar" a teoria dos MPUA da gringa e aplicar aqui como sendo de autoria própria só mostra ineficácia. Apreender e adaptar talvez seja aceitável, uma vez que se olhe de forma muito crítica para o que se apreende, mas fazer Ctrl+C / Ctrl+V para ser MPUA não rola não....
Pretendi aqui, com base na leitura que fiz, mais abrir perguntas do que dar respostas, até porque aquele que acha que pode dar respostas a tudo só demonstra o quanto é ignorante. As perguntas movem o mundo, rapazes, não as respostas. Por isso mesmo parabenizo o Zera e todos vocês por essa boa discussão. E isso tudo começou com um singelo desejo de ser MPUA...bacana!
Um abraço a todos e sucesso,
Milky.