- 15 Fev 2011, 15:50
#195449
SeduC escreveu:Gostei muito cara, mas eu devo ouvir isso 1 vez por mês, por semana, todo dia ?
PaulStanley escreveu:FODA! baixarei, mas como funciona? uma vez por dia? semana? mês? ou pode ouvir a hora que quiser etc?
Demorei Um Pouco Para Responder porque Estava
Buscando Uma Melhor Resposta Para Vcs.
o
ElsonDIon deu um excelente exemplo de como o nosso cérebro funciona.
Porém Gostaria de Responder esse Tipo de Pergunta
Com Algo Novo Que Descobrir Recentemente Através de um Canal de Documentarios.
Plasticidade Cerebral
O fato de você ter uma personalidade bem definida e agir como “você” o tempo pode levá-lo a pensar que seu cérebro muda muito pouco ao longo da vida. Na verdade, muita coisa muda no cérebro ao longo da vida - e como resultado da sua própria atividade.
Essa capacidade de reorganização do cérebro conforme o uso é chamada de plasticidade cerebral. É justamente isso que lhe proporciona guardar registros da história de vida que define “você”, por exemplo, ou aprender a ler ou dirigir, ou modificar a representação da sua mão esquerda no cérebro quando você se torna um exímio violinista.
Em casos mais drásticos, é também a plasticidade cerebral que torna possível a reorganização funcional por trás de reaprender a andar, a falar ou a usar a mão após derrames ou infartos cerebrais, quando parte dos neurônios morrem, e até mesmo levar uma vida bastante normal quando todo um lado do cérebro é removido na infância devido a doenças congênitas.
Como o cérebro custa caro em termos de energia e nutrientes, faz sentido que seus recursos sejam desviados para aquelas funções que são usadas de maneira bem-sucedida. Como resultado, quanto menos se usa uma função cerebral, pior ela fica – ao mesmo tempo que quanto mais se usa o cérebro em um tipo de atividade, melhor ele é capaz de realizá-la. Por isso a atividade mental rica e variada, com a prática das mais variadas funções cognitivas, é importante: para manter todos os circuitos ativos e saudáveis, prontos para o uso.