Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

ricardo1

Veterano - nível 9

#196012 Eai Puarada, seguinte

Gosto mto de ler, leio vários livros sobre economia, história do dinheiro, empreendedorismo e relacionados ao dinheiro.
No PU a maioria do material tmb é escrito, estou com vários livros aqui para ler.

A pouco tempo conheci a leitura dinâmica, já tinha ouvido o termo mas nunca tinha pesquisado para saber o que é.
Leitura dinâmica é o estudo para que se leia mais rápido e de uma forma que se entenda melhor.

Quando lemos devagar o nosso cerebro assimila leitura a lentidão e acaba se "acostumando" com isso, a leitura dinâmica visa forçar o seu cerebro a ler mais rapido e o mesmo se acostumar com isso e assimilar leitura a velocidade.

O leitor comum le cerca de 150 palavras por minuto com 60% de compreensão, o leitor dinâmico lê em média 800 palavras por minuto com compreensão de 80%

Encontrei algumas coisas na Net e vim compartilhar com vocês.

Boa leitura.
http://super.abril.com.br/cultura/como-fazer-leitura-dinamica-447929.shtml
http://www.algosobre.com.br/leitura-dinamica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitura_din%C3%A2mica

Caso alguém possua algo a mais compartilhe ai conosco :yaaah

Para constar, esse texto é um dos recomendados da SI para leitura, ele possue 189 palavras, consegui na 1ª tentativa a leitura em 21,4 seg, o q da cerca de 529 palavras por minuto.

Link do texto:
http://super.abril.com.br/superarquivo/1990/conteudo_112177.shtml

Leiam e digam como anda a velocidade da sua leitura.
Jah C. d. S.

Veterano - nível 9

#200893 Eu baxei uma vez um arquivo sobre leitura dinamica, mas achei muito faquinho, desenvolvi uma leitura rapida com boa compreensão só lendo mesmo, mas isso sou eu né, mas vou dar uma olhada nesse material, conheçimento nunca é pouco e obrigado por compartilhar, concerteza tem muita gente aqui que tem dificuldades na leitura, lendo silaba por silaba, é isso valeu :ae
Editado pela última vez por Jah C. d. S. em 24 Fev 2011, 15:26, num total de 1 vezes
lucasrato - MEMBRO EXCLUSIVO
#201320 Já tentei usar alguns softwares para desenvolver a leitura dinâmica, mas não tive sucesso.

Na minha faculdade houve um cara dando uma palestra sobre isso mas o curso estava caro e não deu pra eu participar então acabei deixando pra lá mesmo. Acho MUITO interessante isso e acho que até leio de uma forma meio rápida e não considero a compreensão ruim não.

Não estou em casa, mas quando eu chegar eu olho se tenho algo para compartilhar aki.

Abraços

-LucasRato
Champez - MEMBRO EXCLUSIVO
#201471 Oi pessoal, esse é o meu primeiro post, e só para constatar, não existe esse negócio de leitura dinâmica, ja foi cientificamente comprovado, não lembro o site onde li isso, mas é confiavel. Talvez você consiga ler mais rápido, mas a capacidade de copreensão diminui. Ler atentamente, e com atenção é o melhor a se fazer. Mas, se alguem tiver mais dicas ai, ou falar que funciona eu acredito, pra mim não funcionou, talvez tenho feito errado :bravo

ATUALIZAÇÃO
Realmente errei, andei pesquisando mais um pouco, vou copiar o que eu li:

Para ser um leitor dinâmico, terei que ter uma boa memória?

Mentira: Memória todo mundo tem (sem memória você não saberia o seu nome, o caminho para o trabalho). A memória é como um músculo precisa ser exercitada diariamente, estimulada através de exercícios simples. Para ser um leitor dinâmico, basta ter interesse e motivação para a leitura.

A leitura dinâmica ajuda quem não gosta de ler?

Verdade: Muita gente não gosta de ler porque o faz de maneira errada e o simples fato de usar um método para melhorar sua capacidade de leitura e aprendizagem, já é um estimulante bastante prazeroso.

Se eu ler mais rápido, minha compreensão vai diminuir?

Mentira: Leitura muito lenta geralmente sobrecarrega a nossa memória operacional, não sobrando espaço para o entendimento. Na leitura dinâmica você vai aumentar sua velocidade de leitura, sem pular palavras e ainda assim aumentar sua compreensão.

Usando a técnica de leitura dinâmica, terei que ler um livro inteiro?

Mentira: Uma das principais lições da leitura dinâmica é exatamente a captura das idéias do texto. Livros ou quaisquer outros suportes de leitura são maneiras de capturar e transferir informações, conhecimento e idéias de um autor para o leitor. No entanto, muitas vezes como no estudo para concursos nos interessamos apenas por alguns tópicos ou passagens abordados no livro. Além disso, a intenção do autor ao escrever o livro não é necessariamente a mesma que a sua para ler o livro. Tenha isso em mente e faça uma verdadeira caça ao tesouro, buscando apenas aquilo que realmente será compatível com seus objetivos. Se você não estiver encontrando alguma informação que valha seu precioso tempo, tenha coragem de saltar parágrafos, capítulos ou até mesmo livros inteiros.

Resumo da Ópera - Não importa se você acredita ou não no método da leitura dinâmica, o importante é que você use métodos, técnicas, que dinamizem seu estudo e façam toda a diferença na nota final.
SrKlein

Veterano - nível 1

#311009 Noossa muito bom , eu tbm sempre tive vontade de ler alguma coisa sobre leitura dinamica pois eu leio bem devagar,
isso tbm será bom pra fazer a prova a tempo no vestibular , USP que me espere ;] suahsuhauhsuah
VLW fera :ajoelhar
playerD

PUA EXPERT

#311373 Realmente isso é muito bom para uma pessoa que gosta de ler, mas fica uma dica: é preciso muito treino, logo no inicio devido a velocidade não é compreendido muita coisa, mas com o tempo aprimora...

Valeu....
Zane

Aprendiz

#316406 Já tinha ouvido falar sobre leitura dinâmica, mas nunca parei para ver o que era realmente, mas agora vou começar a pesquisar to precisando ler mais rápido. Valeu pela contribuição.