Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

dieguim288

MEMBRO PROFISSIONAL

#197479 Oi, como vai você ?
Eu vou bem, obrigado.

Seria tão prático se as pessoas fossem como os computadores! Bastaria nos reprogramarmos e estaríamos renovados. Mantidos os hardwares, ficaria a essência, mudado o software, estaríamos adaptados.

Mas parece que com gente é diferente. Temos o que considerar valores, emoções e resistências de vários tipos. E afinal, por que uns mudam e outros não?

Depois de tantos estudos sobre processos de mudança, retornei ao clássico Kurt Lewin, pioneiro e até hoje consagrado como o pai da dinâmica grupal. Lewin, acredita que o aprendizado e a mudança entre adultos só ocorrem de fato quando se processam em três níveis: o Cognitivo, o dos Valores e o da Conduta.

Explicando melhor: o nível Cognitivo seria o do aprendizado racional, obtido por meio de informações e dados. Valores, para Lewin, compreende o nível emocional, o envolvimento, bem como nossas crenças e paradigmas. Finalmente o nível da Conduta envolve a prática.

Rudolf Steiner, o pai da Antroposofia, chegou a conclusões semelhantes, e fala que o aprendizado decorre da combinação entre o Saber, o Sentir e o Agir.

Acontece que nossa cultura – e sobretudo as empresas – supervalorizam a razão e praticamente ignoram os outros níveis de absorção de mudanças. Passamos a acreditar que basta falar ou escrever, e caso a pessoa ainda não tenha “aprendido”, só nos resta repetir.

Um exemplo: converse com alguém que já viajou de avião pelo menos umas 20 vezes. Essa pessoa já ouviu pelo menos 20 vezes orientações sobre com proceder em caso de despressurização das cabines. Isto significa que elas terão o procedimento correto? Tenho minhas dúvidas. Se fosse comigo, duvido que meu lado emocional não se sobreporia às informações que eu havia recebido (bem… confesso que nunca prestei atenção, até porque minha motivação para tal nunca foi muito grande). Além do mais, como nunca usei as tais máscaras de oxigênio, não posso garantir que saberia colocá-las.

Você já deve ter percebido que não basta saber que cigarro faz mal à saúde para alguém parar de fumar, não basta saber que o comportamento de líderes, vendedores, auditores, administradores etc, etc, etc mudou para que a pessoa mude (será que há algum profissional cujo perfil de comportamento não mudou?).

E como promover mudanças nos outros níveis? A mudança de valores acontece muito em função dos modelos, ou seja, absorve-se o comportamento dos líderes natos ou dos profissionais em função de liderança ou até de pessoas que viraram mitos (mortas ou distantes). Assim, se você é líder, faça o que diz, pois as pessoas absorverão aquilo que você faz, e poderão usar o que você fala (e não faz) com pretexto para desautorizá-lo.

É grande também o poder de influência do grupo. Assim com muitas vezes os valores determinam se uma pessoa quer ou não quer pertencer a um grupo, a vontade de se sentir incluída pode provocar uma adoção ou não de novos valores.

E a mudança de conduta? Atletas treinam, atores ensaiam. E se as empresas criassem esse espaço? Que tal um tempo para a adoção de novos comportamentos com uma certa condescendência ao erro? Como aquela plaquinha que alguns balconistas em treinamento usam? Seria tão bom se outros profissionais a usassem também…

E você, está querendo mudar e não consegue? Isto significa que racionalmente você já está convicto da necessidade. Como facilitar sua própria mudança?

1) Escolha seu grupo de apoio – Não conviva com deprimidos e derrotados se quer vencer na vida, frequente também a lanchonete das academias de ginástica se estar lá ainda é um sacrifício esporádico.

2) Eleja modelos – Vivos, mortos ou até fictícios, tenha alguém em mente para imaginar como ele ou ela faria em determinadas situações. Depois, é só copiar.

3) Mude sua conduta – Muitos ex-fumantes abandonaram o vício evitando o cafezinho, já que ele levava ao desejo do cigarro. Adapte este exemplo à sua situação. Desautomatize comportamentos que quer abandonar e procure automatizar os que quer absorver.

4) Mude o significado – Se você acredita no que está falando, estar de volta ao mercado tem mesmo um significado diferente de estar desempregado, aprender com a experiência tem mesmo um significado diferente de perder uma venda. Dê um significado mais construtivo e mais flexível à situações que está vivendo e aos rótulos que elas podem gerar. Quando a descrição das situações nos faz sofrer, fica mais difícil mudar.

5) Tente, experimente, seja condescendente – Não corra riscos diante de quem vai julgá-lo, mas ensaie diante de quem lhe quer bem.

Acima de tudo, seja seu próprio fã. De quem você é hoje e de quem você será amanhã.

Creative Commons License Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 9.610 de 19/02/98. Infratores terão de responder conforme lei dos direitos autorais.
Seductive

MEMBRO PROFISSIONAL

#197484 E um grande mestre pua chamado antonio disse: "Não haverá evolução sem uma sequência".
Esse texto me surpreendeu em diversas partes. Apesar de ser um texto chato do inferno. É fato que adotar e passar muito tempo com pessoas pessimistas e fracassadas não é uma coisa legal, mas por exemplo eu, nos ultimo dias venho ajudando pessoalmente 3 novatos. Eles são pessimistas. E meu desejo é que não sofram tanto quanto sofri - de fato eu escolhi andar com eles, escolhi tentar fazer algo de bom para essas pessoas e isso faz de mim um lider, afinal é como se eu fosse a cabeça do grupo, o cara que tem maior conhecimento e está em aberto para receber criticas e sugestões.

Na verdade eu sempre fui um pouco lider mesmo nos tempos de bullyng fui um pouco "mandão". É eu tinha o meu poder. Talvez eu fosse ser aquele gordinho que não sai do mac donald e come uma puta por mês que tem uma empresa quase milhonaria. De fato eu prefiro viver em baixo da ponte do que se tornar um cara assim.

Elejer pessoas como reflexo é de suma importante. Eu sempre me espelhei no Ashton Kutsher. Gosto do jeito dele de andar e a forma de ter facilidade de conseguir atração nas mulheres... ele simplesmente acredita que a atração já existe e isso sub-comunica uma grande qualidade atraente. Isso principalmente no filme Spread.

Um abraço dieguito. Amei o tópico miguxo.
bloodrink

Veterano - nível 6

#197487 Ótimo post dieguim!
Muitos realmente tem essa dificuldade em mudar, em por exemplo, tenho amigos que vejo que matêm a exata mesma personalidade de anos atrás. Dai outro exemplo, eu e um amigo que agora mora longe, mas compartilhamos relatos e experiências, e semper concordamos que a gente ta mudando muito comparando até a alguns meses atrás, é incrível, e a sensação é ótima!! O cara realmente fica feliz quando ve que mudou(positivamente, seguindo o que queria).

Essa de elejer modelos, digo que para muitos aqui um bom partido é o Mystery, "o que o mystery faria em tal situação..?" "ele não pensaria duas vezes e ja chegaria naquele grupo com tal openner, vamos la". :D

E eu sou um cara que me considero(não querendo me pagar) por ter ficado viciado em cigarro, e logo em poucos meses eu botei na cabeça: "vou ficar gastando dinheiro pra cheirar mal, ter um hálito horrivel, correr o risco de ser descoberto pelos pais e se isso ocorrer(pois tenho 19 ainda e moro com os pais), criar aquela ressaca moral na família, sem falar que tu vai precisar cada vez mais de mais cigarros, e de cigarros mais fortes(fedorentos). Conclusão, seria total ignorancia minha continuar nisso, adeus! :)"
Outro vício que provavelmente muitos daqui ja passaram, JOGOS, ou não, não sei, mas eu ja fui viciado por bastante tempo, principalmente jogos on-line, mas até um tempo atrás eu larguei de vez, o alívio é sensacional!

Então PUAS.. o que eu digo é.. criem CORAGEM para mudar! E se vocês tem algum vicio negativo, pensem, até duas vezes, mas não pensem nos pontos positivos de continuar nesse vicio, em qualquer momento do vicio vocês sabem que aquilo só ta prejudicando, por mais confortável ou legal que seja.
Esperimentem mudar, é uma sensação ótima, se feito correto claro! E Outra, se for mudar, vá aos poucos. Se for começar a virar um pavão, vá comprando acessórios aos poucos.. primeiro um anel ali, depois um colar, depois uma pulseira, um piercing, um chapéu.. por ai vai, tudo no seu tempo. :D

abraaço,

bk
ali - MEMBRO EXCLUSIVO
#198019 ...Pq:

A experiência é única p cada um d nós.

P mudar insista em uma atitude até torná-la inconsciente, assim resignifique o q vc quer mudar.
Kïng

Pickup Artist

#198676 QUE CHIQUE!!

Nunca tinha pensado em me espelhar em algum num determinado momento, deve ser uma boa idéia.

Vou começar a agir assim, dai vamo ver no que vai dar. :louco

Vlw por compartilhar dieguim

te cuida
Pig - MEMBRO EXCLUSIVO
#199121 Tópico muito bom, Dieguim.

Enfim, vou contribuir com alguma coisa aqui sobre como promover mudanças mais rápido.

1) Integre-se : Tudo quando é feito em conjunto é mais proveitoso. Encontre algum(ns) amigo(s) com os mesmos objetivos que os seus. Trabalhem juntos, desenvolvam coisas, desafiem um ao outro e tracem metas em comum.

2) Viva aquilo inteiramente : Não adianta nada estudar pickup, mas continuar fazendo exatamente o que fazia, levando a mesma vida que já levava e, quando muito, abordar um set ao mês. Há uma lei no livro 'as 48 leis do poder' (aliás, excelente livro, mais que recomendado), que diz o seguinte : 'Concentre as suas forças'. Quando a gente quer ficar bom em algo, tem que focar naquilo e trabalhar naquilo intensamente. Como, por exemplo, praticar o que se aprende no PU com família, amigos, com todos a sua volta, e não apenas naquele grupinho de garotas 5 min em uma semana.

3) Saia da sua zona de conforto : TODOS NÓS TEMOS MEDO DE MUDAR. Isso é fato, é algo do comportamento humano. A gente receia o que é diferente, o que é novo, incomum. Assim, sempre que ficamos com aquele frio na barriga ao nos depararmos com uma situação nova, ao invés de desistirmos, deixarmos para depois e passarmos a odiar aquela sensação, temos que ficar felizes por estarmos naquela situação e ir atrás do que queremos, sairmos da nossa zona de conforto e dar a cara a tapa (AA aqui gente).

P.S. Houveram também dois ídolos que me espelhei bastante e assimilei muita coisa. Porém não eram pessoas, mas personagens. Brad Pitt como Tyler Durden e Daniel de Oliveira como Cazuza. Além do David X, é claro.

Enfim, vamos compartilhar mais formas de mudança aqui, pessoal.
MayconKent

Aprendiz

#199206 É Viver e aprender a cada dia.... reformular e melhorar... é como
o Kent
Sempre Diz:

Sei que nada Sei, porque intendi que as pessoas que diz
saber e ser dona da verdade absoluta, ainda não sabe que
na realidade não sabe de nada, porque quando saber da
unica verdade absoluta... Vai entender que Sabe que Não
sabe de Porra Nenhuma!!!

Tudo pode ser mudado, tudo pode ser mentira.... ai só depende
da verdade que você acredita!!!
Rare Willing

Aprendiz

#199534 :parabens
Estou lendo agora um livro de introdução à PNL, um dos significados de ciência é a criação de modelos comportamentais de pessoas de sucesso. Você faz um mapeamento do comportamento de pessoas que atingiram uma certa exelencia no agir, pensar etc. é por aew, acontece também no modo de falar, você acaba copiando expressoes de linguagem que o seu grupo utiliza, com a mesma empolgação dos mesmos. Ainda é um grande desafio pra mim essa questão da mudança, embora eu ja tenha mudado muita coisa na minha vida. :ae