O que é PU?
Aprenda o básico aqui!
Gothya

#437568 Algo importante de ser observado quando se estuda a arte da linguagem corporal é não cometer o erro mais comumente cometido por 90% dos que começam nessa linha de estudo que é o de achar que os comportamentos são enlatados e mecanizados, ou como se fosse algo determinante pro jogo.
Um exemplo bom é de um homem que estuda a linguagem corporal e aprende que "Quando alguém cruza os braços está se fechando para a comunicação" e aí em uma situação 'x' em que a mulher cruza os braços o cara passa a se sentir inseguro e isso atrapalha o desempenho desse homem.
Tão fundamental quanto analisar um comportamento é analisar o contexto em que ele ocorre, pode ser que a mulher de braços cruzados esteja com 'frio', esperando que vc dê sua jaqueta para ela.
Do mesmo jeito que a palavra engana, o corpo também pode enganar, seja por uma interpretação errada do leitor ou por um conhecimento prévio de quem é lido. Uma mulher que sabe como funciona a linguagem corporal não terá dificuldades de aplicar um Shit Test no cara, por exemplo, alterando suas posições propositalmente para ver se o homem a copia (lembrando que espelhar a posição serve tanto como termômetro da situação quanto um convite para a interação), caso o homem fique propositalmente imitando os comportamentos da mulher, ela saca o jogo e vc perde.

Bem, muita gente que estuda esse assunto acaba por aprender esses toques, mas nunca é demais antecipar a informação já que quem está lendo o tópico tem algum interesse no assunto.
JConcolato

Veterano - nível 9

#441220 Realmente faz todo sentido ... a linguagem corporal influencia demais no que as pessoas falam, e ainda deixa umas pistas como a pessoa está se sentido, vale a pena se aprofundar em BL ;D
Homaiss

Aprendiz

#441236 A linguagem corporal, na minha opinião, é um dos 3 pontos principais na sedução.

Sobre nossa comunicação ser 93% através dela e apenas 7% através do que falamos, não dá pra dizer com certeza. Quem fez este experimento foi um psicólogo chamado Albert Mehrabian, nos anos 70. Não duvido que sim, a linguagem corporal é importante demais, só não acho que dá pra dizer em números exatos isso pois, quem conhece os experimento sabe que teve muitas falhas.

A linguagem corporal é apenas parte de um grupo maior, que é o da Comunicação Não-Verbal. Aprendi isso num curso que fiz aqui em Brasília sobre Micro Expressões faciais (tema do seriado Lie to Me)
A Comunicação é dividida em: Proxêmica (jogo de distâncias), Cinésica (Estabelecida pelo corpo, como gestos e etc), Para-Linguagem (Sons vocais e suas interpretações) e Percepção da Aparência Física (características físicas e suas interpretações).

Recomendo a leitura (tenho esses aqui em casa e muitos mais no computador):
- O Corpo Fala - Pierre Weil (psicólogo que morava aqui em brasília, morreu faz alguns anos) e Roland Tompakow
Esse é bom, mas nem tanto. É básico, apesar de ter alguns conceitos importantes.
- Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal - Allan e Barbara Pease:
O Allan Pease é uma grande autoridade hoje em linguagem corporal. E esse livro é o melhor sobre o assunto que temos em português. Muita gente já leu, mas pouca gente sabe do tesouro que tem em mãos. Tem muita coisa aí entrelinhas, é só saber procurar.
- Psicologia Social - Aronson
Esse tem umas partes sobre comunicação não verbal, é legal pra vermos os experimentos e grandes nomes da área

Espero ter ajudado

Abraços
rffernandez

Aprendiz

#450025 Com certeza é um aspecto que tende a ser negligenciado, principalmente por não ser fácil nem prático melhorá-lo.
Como tudo, requer treino. Mas vale a pena... cada segundo de esforço vale a pena.
Vamo que vamo!
Rock'n Sin

Aprendiz

#464022 parabeinz pelo material de muiito bom gosto e direto!! chegou pra resolver e puxar o apete de quem axa que so com palavras vão longe!!
vamos la pessoal vamos melhorar todas nossas abilidadesss!!
Don Janin

#473405 Taí um dos meus maiores pontos fracos...

Estava conversando com um colega esses dias, ele tava contando que a primeira lição qto à linguagem corporal se trata de leveza, sempre evitar movimentos bruscos.

É impressionante, ontem eu passei o dia me policiando qto a isso.... e deu certo, pois tive a impressão de que estava arrancando IDIs com muito mais facilidade. Acho que elas sentem segurança na sutileza de movimentos, ainda nao sei explicar ao certo...

Mas mto obrigado pelo tópico!

Abrs,

Don Janin