Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

dieguim288

MEMBRO PROFISSIONAL

#214526 Oi, como vai você?
Eu vou bem, obrigado!

Já sabe o que fazer antes de ler? Se não, da um play no vídeo e leia escutando a musica.

VIDEO | PUA | BASE

A paixão (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

Estar apaixonado:

Pernas bambas, olhos brilhando, estômago revirando, o tempo parece parar, o coração começa a bater mais rápido, a cabeça formula várias frases clichês que seriam certas a serem usadas em uma possível situação. O que aconteceu com você? Por que você fica assim? É a paixão… Muitos homens definitivamente não sabem o que é estar apaixonado. Alguns chegam a pensar que é besteira, que tal garota é só a menina da vez e tudo vai passar. Mas não, talvez você esteja realmente gostando de alguém e ainda nem se tocou. Mas como saber?
Para dizer a verdade, não tem um livro que explique a paixão. Mesmo que você insista, nem o Google poderá te ajudar nessa. Você pode conseguir algumas declarações e supostos ’sintomas’, mas a paixão é, até hoje, uma grande incógnita. Porém, existem algumas características que são típicas do sentimento. Essas, quase todo mundo sente.
Primeiro de tudo é a necessidade de estar ao lado da pessoa o tempo todo. Sem querer, você acaba priorizando o indivíduo para tudo em sua vida. O celular fica ligado o dia inteiro, esperando uma ligação, a cabeça não dá tempo para o resto e foca em só uma coisa, o Messenger fica conectado e você fica vidrado na lista de contatos esperando a pessoa ficar on-line. Já se sentiu assim? Preso em alguém por algum motivo? Então, é aí que você começa a entender que realmente estava gostando de tal pessoa.

Estar amando:

O amor é algo que não temos como saber se estamos amando. É um sentimento que sentimos e não conseguimos defini-lo. São momentos que passamos com a pessoa que amamos que são felizes, alegres, cheio de brincadeira e assim se passa rapidamente mais um dia ao lado desta pessoa. Muitas pessoas costumam dizer que o amor a gente constrói com o tempo, porém se realmente se construí com o tempo por que existem tantos casais que depois de muito tempo juntos se separam para tentar outro relacionamento? Essa teoria pode ser usada pelas pessoas, mas muitas vezes pode falhar.
Geralmente ficamos com uma pessoa apenas por curtição, porém depois de um tempo percebemos que é dela que realmente gostamos e assim corremos atrás deste amor para que assim não precisemos sofrer pela pessoa que amamos. Isso de dizermos quem ama ou não é bem complicado, porém se sentirmos que é realmente o que queremos quem poderá nos impedir de sermos felizes? Nenhum ser humano pode ser infeliz por que uma pessoa quer, não pode ser assim se queremos ser felizes daquela maneira então seremos.

Diferenças entre paixão e amor:

O sentimento exacerbado entre duas pessoas, é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e gêneros. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para atigir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua paixão. A paixão é uma patologia amorosa, um superlativo fantasioso da realidade sobre o o outro, tendo em vista que o indivíduo apaixonado se funde no outro, ou seja, perde a sua individualidade, que só é resgatada quando na presença do outro. Com o passar do tempo, essa intensidade de fusão vai se esvaindo, tendo em vista que a paixão é uma idealização mítica do outro. Quando o apaixonado começa a perceber que essa idealização, com o passar do tempo, foi equivocada, porquanto o outro não se comportava dentro do perfil de expectativas idealizado miticamente pelo apaixonado, é gerada uma intensa frustração, que passa a ser vivenciada com intensa irritabilidade pelo então apaixonado. Desta forma, o apaixonado vai percebendo o equívoco que cometeu, pela recorrência das frustrações no tocante às suas expectativas fantasiosas pelo outro, objeto da paixão e o processo começa então a regredir, a se inverter, com a paulatina volta e reforço da identidade do ex-apaixonado, que passa a enxergar o outro como ele realmente é, o que, via de regra pode até gerar um sentimento inverso de extrema repulsa, pelos sofrimentos suportados.
Existem pesquisas científicas nesse âmbito, que mostram que a paixão, apesar de intensa e arrebatadora, é um sentimento passageiro. Estima-se que a mesma não dure por mais de quatro anos. Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento de mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento. O que ocorre é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.

Efeitos:• A paixão é um sentimento de desejar, querer, a todo custo "o amor de outro ser ou objeto". Necessidade de ver e tocar a pessoa ou objeto por qual se apaixonou, ou ate mesmo saber que aquela pessoa amada tambem gosta dele e está pensando nele.
Deste modo.pode ser um entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo pois este foca somente a pessoa amada ou objeto artístico nos seus pensamentos sendo todos os outros momentâneos e irrelevantes.
• A paixão pode ser um entendido como um "sedativo" que suscita um prazer admirativo pelos detalhes da pessoa amada

Paixão:

[centro]Imagem[/centro]

O chamado diencéfalo ou cérebro primitivo, comum a todos os mamíferos, intervém, através do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual.
O sistema límbico discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade (estar satisfeito) e inibindo o comportamento sexual.
A nossa sexualidade apresenta-se não apenas em nível dos estímulos (visuais,fantasias ,etc) ,como também na participação muito importante da emoção e sobretudo na aprendizagem. Algumas partes do nosso cérebro relacionam o ambiente e a cultura às nossas respostas sexuais. O resultado pode ter maior ou menor eficácia dando aos parceiros, maior ou menor prazer.
Razão, fantasia, emoção e aprendizagem se misturam em nosso cérebro dando respostas curiosas no dia a dia sexual do ser humano.
Os neurotransmissores cumprem uma função indispensável na ativação do impulso sexual, como por exemplo, quando as carícias e beijos levam a lubrificação vaginal e à ereção peniana.
Os cientistas conhecem a feniletilamina (um dos mais simples neurotransmissores) há cerca de 100 anos, mas só recentemente começaram a associá-la à paixão. Ela é uma molécula natural semelhante à anfetamina e suspeita-se que sua produção no cérebro possa ser desencadeada por eventos tão simples como uma troca de olhares ou um aperto de mãos.
O “affair” da feniletilamina com a paixão teve início com uma teoria proposta pelos médicos Donald F. Klein e Michael Lebowitz, do Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque. Eles sugeriram que o cérebro de uma pessoa apaixonada continha grandes quantidades de feniletilamina, e que esta substância poderia responder, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados.

Amor:

[centro]Imagem[/centro]

Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).
As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.
Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.
O amor, para ocorrer, não importando os níveis: se social, afetivo, paternal ou maternal, fraternal - que é o amor entre irmãos e companheiros - deve obrigatoriamente ser permitido. O que significa ser amor permitido? Bem, de fato quase nunca pensa-se sobre isso porque passa tão despercebido que atribui-se a um comportamento natural do ser humano ou de outros seres vivos. Mas não, a permissão aqui referida toma-se por base um sentimento de reciprocidade capaz de dar início e alargar as relações de afetividade entre duas ou mais pessoas ou seres que estão em contato e que por ventura vêm a nutrir um sentimento de afeição ou amor entre si.
A permissão ocorre em um nível de aceitação natural, mental ou físico, no qual o ser dá abertura ao outro sem que sejam necessárias quaisquer obrigações ou atitudes demeritórias ou confusas de nenhuma das partes. A liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, quiçá eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias.
Por que você me ama? Porque você permitiu. Essa frase remete ao mais simples mecanismo de reciprocidade e lealdade, se um pergunta ao outro a razão de seu sentimento de amor em direção a ele, a resposta só poderia ser essa. A razão do sentimento de amor em direção à outra pessoa recaí na própria pessoa amada, que em seus gestos, palavras, pensamentos e ações conferiu permissão a que a outra pessoa ou ser - podendo até ser um animal de estimação - o dedicasse aquele sentimento de amor.
O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto é um sentimento, dessa forma é abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas é por si só: O sentimento em excelência; o que quer dizer que é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural.
Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário.

Estilos de amor:

Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora
Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico
Agape - amor altruísta; espiritual

De acordo com a pesquisa de Hendrick e Hendrick, os homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser stórgicas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. O Eros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso e a Mania à serotonina.

A teoria triangular do amor de SternbergNa teoria triangular do amor, os relacionamentos são caracterizados por três elementos: intimidade, paixão e compromisso. Cada um destes elementos e suas combinações entre si podem estar presente em um relacionamento, produzindo as seguintes definições:
Amizade (intimidade)
Limerence (paixão)
Amor vazio (compromisso)
Amor romântico (intimidade + paixão)
Companheirismo amoroso (intimidade + compromisso)
Amor fugaz (paixão + compromisso)
Amor consumado (intimidade + paixão + compromisso)

Atração física, paixão e amor

Atração física

Na atração física reside os nossos instintos atrelados ao nosso estado fisiológico como as necessidades sexuais, prazer e perpetuidade da espécie.

Paixão

A paixão é um forte sentimento que se pode tomar até mesmo como uma patologia provinda do amor. Manifestada a paixão em devida circunstância, o indivíduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de possuir o objeto que lhe causou o desejo. Sendo assim, o apaixonado pode transcender seus limites no que tange a razão e, em situações extremas, beira a obsessão.
Essa atração intensa e impetuosa está intimamente ligada à baixa de serotonina no cérebro: substância química (neurotransmissor) responsável por vários sentimentos e patologias, dentre eles a ansiedade e o estresse; a depressão e a psicose obsessiva-compulsiva.

Amor Interpessoal

O Amor Interpessoal se refere ao amor entre os seres humanos. É um sentimento mais potente do que um simples gostar entre duas ou mais pessoas. Sem amor refere-se aos sentimentos de amor que não são reciprocidade. Amor Interpessoal é mais associado com relações interpessoais. Tal amor pode existir entre familiares, amigos e casais. Há também uma série de distúrbios psicológicos relacionados ao amor, como erotomania.

Alguns sentimentos que são frequentemente associados com Amor Interpessoal:

Carinho: sentimentos de ternura e / ou querendo proximidade física
Atração: satisfazer necessidades básicas emocionais
Altruísmo: altruísta ou altruísta preocupação para outrem
Reciprocidade: se o amor é recíproco
Compromisso: um desejo de manter o amor
Intimidade emocional: a troca de emoções e sentimentos
Amizade: o espírito entre amigos
Parentesco: laços familiares
Paixão: desejo constante, sentido via modificação do ritmo cardíaco
Intimidade física: compartilhamento do espaço pessoal e íntimo
A auto-interesse: quando se visa recompensas
Serviço: desejo de ajudar

A sexualidade pode ser um elemento importante na determinação da forma de um relacionamento. Enquanto a atração sexual, muitas vezes, cria um novo vínculo sexual. Esta intenção, quando isolada, pode ser considerada indesejável ou inadequada em certos tipos de amor. Em muitas religiões e sistemas de ética é considerada errada, a maneira de agir sobre desejo sexual para com a família de forma imediata. Como por exemplo: para as crianças, ou fora de um relacionamento empenhado. No entanto, há muitas maneiras de expressar amor apaixonado sem sexo. Afeto, intimidade emocional, partilha de interesses e experiências são comuns nas amizades e amores de todos os seres humanos.

[centro]Sem mais, se depois de ler isso você começou a cogitar a idéia de que está apaixonado, então tome um tempo para si e descubra. Se a conclusão for positiva, está na hora de você tomar uma atitude, não?[/centro]
Trick Boy

PUA EXPERT

#214546 [centro]dieguim parabens pelo topico...magnfico texto me tirou muitas duvidas até do que eu sentia por uma HB...isso me ajudou a decidir oque eu tenho que fazer e muitas outras coisas...e eu tenho certeza que vai ajudar muitos caras aqui...parabens. :ajoelhar

• Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
• Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
• Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
• Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
• Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora
• Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico
• Agape - amor altruísta; espiritual

eu não sabia que existia isso...kkkkkk[/centro]
Phantom

PUA Avançado

#214547 Belíssimo tópico meu amigo!

E tenho mais a dizer, na minha humilde opinião.

A paixão é um estado que transmite para mim o fogo, a insegurança, o HOJE.
Não é ponderado, pensado, raciocinado. Sentido apenas.

O amor, é algo concreto em sua grande maioria. É o ontem, o hoje, o amanhã.
É algo a se montar todos os dias. Tijolo por tijolo. Pra ver no final se a mansão feita valeu a pena ;).

Gostei do tópico.

Muitos caras se perdem nessa confusão de sentimentos, e acabam sem nenhum dos dois.

Abraço! e UP TOTAL! ;)
Fantasma

Veterano - nível 9

#214560 Voçe Esta Amando , E eu Apaixonado ! Porra Brotheer que isso ein ?
o Messenger fica conectado e você fica vidrado na lista de contatos esperando a pessoa ficar on-line. Já se sentiu assim? Preso em alguém por algum motivo? Então, é aí que você começa a entender que realmente estava gostando de tal pessoa.

estou desse mesmo jeito ,apaixonado (nao muito agora),isso passa tomara que sim . minha primeira vez ou segunda ,nao sei ,nao gosto de estar apaixonado me acho um estranho , mas depois de um topico de uma liçao da porra da vida dessa . agora sei que estar apaixonado e uma das melhores coisas que se passa na vida . Mas quando voçe esta apaixonado e nao consegue se mover estar preso nas garras do Medo ou do Respeito ? Passei por uma das minhas maiores experiencias de Vida,nesse carnaval agora tudo foi explicado ,detalhado e jogado bem na minha cara !

Estou Apaixonado Mesmo , Maaas nao esta tao forte assim . Sim Desabafei no Feed :chora :lingua Mas tudo Passa na nossa pequena vida . a Todos aproveitem seus momentos de paixao e amor . nao aproveitei um dos maiores de minha vida ate agora ! hoje estou nao muito bem , Mas Agradeço a Todos que me ajudaram !

BELO BELO E BELO .
kiiztk

PUA EXPERT

#214575 Realmente, vale a pena ler cada linha! Eu sou uma das pessoas que não saberia distinguir uma coisa da outra, e acredito que ainda não saiba, pois é algo muito além de 'gostar incondicionalmente de uma pessoa'

Parabéns Diguim, boa sorte com essa sua nova 'vida' que você consiga conquistar tudo que quer!
Christmasnow

PUA Avançado

#214734 Então está explicado porque tantos casais se separam depois de alguns anos.
Construíram um relacionamento de paixão e não amor, e realmente paixão está mais comum hoje em dia.

Acho que para saber se você realmente ama essa pessoa se pergunte: Eu daria a minha vida pra salvar a dela? Se sim, você realmente ama essa pessoa.

Adorei o artigo, bem explicado, e com imagens que o torna mais atrativo. Parabéns Dieguim :yaaah
JC#1

MEMBRO PROFISSIONAL

#214843 Fodástico!

O texto tá muito bem escrito, muito fundamentado. Ótima leitura! :D

E é como diz uma música dos Back Street Boys:

Quando se trata de amor, não existe manual. Você está por sua própria conta.

:D

Valeu por postar aqui dieguim :) E sucesso no amor :D

Abração!

-JC#1