- 17 Mar 2011, 21:37
#216164
Matéria interessante que repasso aos senhores.
Técnica de eye-tracking mostra o que nós reparamos ao olhar para os outros, mas temos vergonha de contar
por Tiago Mali
Para quais partes do corpo masculino um homem olha primeiro na praia? Se sunga seria a última resposta a passar pela sua cabeça, melhor olhar as imagens abaixo. Elas foram produzidas com novas tecnologias de eye-tracking (método para registrar o percurso dos olhos diante de uma imagem), que começam a serem usadas em pesquisas de mercado no Brasil. As técnicas podem revelar informações que entrevistados dificilmente diriam por livre e espontânea vontade. São dados que as pessoas não entendem, não notam ou não querem falar. No caso da sunga, fica fácil compreender que há um tabu impedindo que a maior parte dos homens diga — ou mesmo perceba — que tenha olhado para lá. As mulheres, por sua vez, focam a atenção na mão esquerda, para saber se o homem é casado. Mas há casos mais sutis, como investigar se as pessoas reparam no nome do produto em um anúncio de jornal. A técnica foi “descoberta” pelos marqueteiros na década de 90, mas só agora começa a ser mais usada na publicidade, por conta de avanços no equipamento, que passou a usar raios infravermelhos e uma câmera para seguir os movimentos da córnea e da retina diante de uma imagem. “Há dez anos era muito invasivo: você tinha que prender a cabeça do voluntário dentro de uma caixa”, diz Mauro Fusco, diretor de desenvolvimento da Milward Brown. A multinacional acaba de firmar parceria com o Ibope para trazer técnicas de neuromarketing ao Brasil, procedimentos que desvendam o que se passa na cabeça dos consumidores para pesquisas de mercado. Veja a análise da visão de voluntários diante de imagens de modelos na praia.
Um simples olhar. A natureza é implacável, não há como negar o instinto no animal por mais racional que ele seja.
Créditos a revista Galileu (http://revistagalileu.globo.com/)
Técnica de eye-tracking mostra o que nós reparamos ao olhar para os outros, mas temos vergonha de contar
por Tiago Mali
Para quais partes do corpo masculino um homem olha primeiro na praia? Se sunga seria a última resposta a passar pela sua cabeça, melhor olhar as imagens abaixo. Elas foram produzidas com novas tecnologias de eye-tracking (método para registrar o percurso dos olhos diante de uma imagem), que começam a serem usadas em pesquisas de mercado no Brasil. As técnicas podem revelar informações que entrevistados dificilmente diriam por livre e espontânea vontade. São dados que as pessoas não entendem, não notam ou não querem falar. No caso da sunga, fica fácil compreender que há um tabu impedindo que a maior parte dos homens diga — ou mesmo perceba — que tenha olhado para lá. As mulheres, por sua vez, focam a atenção na mão esquerda, para saber se o homem é casado. Mas há casos mais sutis, como investigar se as pessoas reparam no nome do produto em um anúncio de jornal. A técnica foi “descoberta” pelos marqueteiros na década de 90, mas só agora começa a ser mais usada na publicidade, por conta de avanços no equipamento, que passou a usar raios infravermelhos e uma câmera para seguir os movimentos da córnea e da retina diante de uma imagem. “Há dez anos era muito invasivo: você tinha que prender a cabeça do voluntário dentro de uma caixa”, diz Mauro Fusco, diretor de desenvolvimento da Milward Brown. A multinacional acaba de firmar parceria com o Ibope para trazer técnicas de neuromarketing ao Brasil, procedimentos que desvendam o que se passa na cabeça dos consumidores para pesquisas de mercado. Veja a análise da visão de voluntários diante de imagens de modelos na praia.
Um simples olhar. A natureza é implacável, não há como negar o instinto no animal por mais racional que ele seja.
Créditos a revista Galileu (http://revistagalileu.globo.com/)