Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Lovi's

Aprendiz

#217971 "Sabe tô fazendo cálculo 2 é a professora fala muito baixo"
"Já viu a inflação? E a Dilma ainda quer cpmf. Vai ficar tudo ainda mais caro."
"Vou jogar bola agora, mas não acho meus amigos"
"Quando eu comecei a dirigir tava com problema que soltava a embreagem rápido demais ai o carro morria, então eu treinei e consegui."

Você deve estar se perguntando porque eu estou dizendo isso tudo? Ou o que isso tem haver contigo?

Isso não tem nada a ver contigo, nem com as pessoas com quem eu disse isso essa semana.

Pare para refletir: Quais os assuntos que você gosta todo o tempo? Os meus: mercado imobiliário, econômia em geral, futebol, festas e outros. Quais os assuntos você gosta temporariamente, que depois de acontecerem daqui a alguns meses não serão de seu interesse? Os meus: minha prova de trânsito, cálculo 2, o festival de música que vai ter na semana santa e outros.

E quando alguém aborda algum assunto que não está na sua lista de assuntos interessantes o que acontece contigo?
Boceja, não presta atenção ao que a outra pessoa fala e logo troca de assunto para algum que está na sua lista.
O mesmo acontece com os outros quando você fala sobre algum assunto que não lhes interessam. Eles se sentem incomodados. Talvez seja por isso que você não consiga prender a atenção de ninguém com suas conversas.

E quando alguém aborda algum assunto que está na sua lista de assuntos interessantes mas começa a falar desenfreadamente e conta todas as suas experiências e nem deixa você falar, o que acontece contigo?
Fica frustrado, pois mal começa a falar é interrompido e depois nem lembra mais o que estava dizendo.

Eu sou assim. Falo de coisas que me agradam com pessoas que não querem saber nada sobre aquilo e quando encontro alguém que gosta do assunto, torno o diálogo um monólogo.

Dale Carneghie, nos primórdios do século passado e Allan Pearse no início desse século, pregam. Se você quer conquistar as pessoas aborde assuntos que as agrade e as deixe falar, mesmo que você saiba pouco sobre eles. Pode ter certeza que se adotar essas táticas você será conhecido como o cara mais "gente boa" que existe, apenas por tê-las escutado.

Então surgem algumas dúvidas frequentes:

.Isso não é manipular as pessoas?
Claro que não, meu caro "politicamente correto". Isto é exatamente o contrário. Mostra o seu interesse pelas outras pessoas. Tenta ficar escutando os outros falarem sobre assuntos que você está "se lixando". É um martírio. Eu mesmo ainda não consigo com facilidade.Temos a tendência natural de falar sobre o que nos interessa. Escutar os outros falarem sobre assuntos que você nem quer saber mostra o seu sacrifício pelas outras pessoas e por isso elas valorizam.

. Mas se eu não conheço o assunto, pois não é de meu interesse como converso com os outros?
Não precisa saber nada sobre o assunto. Quando começarem a falar, apenas olhe nos seus olhos para mostrar que você está interessado e acrescente com uns "A-hã" ou acrescente com uma pergunta sobre algo que a pessoa já falou.

. Mas quando eu vou poder falar com as pessoas sobre os assuntos que me interessam?
Você não precisa necessariamente ficar falando somente sobre o que convem aos outros, pois com um tempo você vai passar a achar que não faz nada que lhe agrada. Você tem a missão de falar o assunto certo com a pessoa certa. De futebol com quem gosta de futebol. De economia com quem gosta de economia.

.E se eu não conheço ninguém que gosta de algo que eu gosto?
Estamos na era digital, meu caro amigo. Vou dar um exemplo: Logo quando eu comecei nesse mundo Pua eu percebi que tinha um vácuo espiritual. Não frenquentava nenhuma igreja e pra falar verdade discordo de vários preceitos da bíblia. Um dia, por acaso (se isso existe), achei um livro sobre budismo e me encantei. Tinha as resposta para todas as minhas perguntas e ai comecei a falar sobre budismo com todo mundo. As pessoas não aceitam e partem para a discussão pois elas acreditam no cristianismo e isso só desgastou várias relações que eu tinha. Um dia a ficha caiu e passei a adotar o "falar as coisas certas com as pessoas certas" e descobri que havia um mosteiro budista no interior do meu estado e me inscrevi num retiro. Entrei num fórum sobre o assunto. E parei de falar de budismo com cristãos.
Procura na internet um grupo sobre o assunto em que possa participar ai na sua cidade ou um fórum. Corre atrás.

.Mas e quando o assunto me interessa mesmo assim tenho que apenas escutar?
Se o assunto lhe interessa e você quer falar, claro que deve. Mas com moderação sem monólogos. O problema é que quando alguém fala sobre algo que nos interessa agente já quer buscar aprovação dela. "Nossa, isso também acontece comigo." Já perdi várias mulheres assim. Elas diziam: "- Eu adoro por do sol!" E eu:" - Eu também. Olhas as fotos do por do sol que eu tenho no celular." Eta minha de buscar aprovação e querer agradar. A mulher vai pensar: "Que babaca. Vai fazer tudo que eu quero." Ou "Esse cara deve tá carente. Eu apenas mensionei o por do sol e ele já está querendo me agradar mostrando fotinha!" você ou será explorado ou perderá a mulher.
"-Eu adoro o por do sol". "- Sério? E por que? O que lhe agrada?" "Sabe aquela sensação de que agente é apenas um grãozinho nessa natureza imensa..."
E te garanto que se você for bem sucedido, haverá a chance de ela associar você ao por do sol e vice-versa.
Deixe a pessoa falar e só responda sobre seu interesse ou não se a pessoa perguntar.
"E você o que acha do por do sol?", "Eu gosto bastante também. Tenho o hobbie de tirar fotos dele.""Nossa, que legal. Me mostra as fotos."

.Mas e quando algo me chateou ou estressou e eu preciso falar, desabafar?
O mundo não pode ser seu bode expiatório. Pois senão você será conhecido como o "lamuriador" ou o "resmungador". Você sabe aqueles seus amigos que lhe ouviriam nesses momentos. Procure-os e poupe o ouvido do mundo de seus problemas.

Está pronto para começar uma batalha?
Este é um piloto automático muito tenso. Eu mesmo estou enfrentando muitos problemas para mudar. Mas a medida que você muda, percebe a diferença no tratamento das pessoas.
yoyoxD

Aprendiz

#217991 Muito bom o texto. Realmente é verdade, hoje m dia as pessoas não prestão atenção no que os outros falam só esperam a sua hora de falar, então como os PUAs fogem a regra, é o nosso dever retirar esse piloto automatica das nossas vidas e realemente prestar atenção no que os outros falam mesmo que não seja do nosso interesse, como foi dito no texto.


Até
Avatar pua
Christmasnow

PUA Avançado

#218018 Cara adorei e texto e me surpreendi, todo dia temos coisas novas pra aprender e colocar em prática juntamente com as técnicas PU.

Principalmente a parte de só falar que gosta de algo se a pessoa perguntar, e fazer ela dizer o que a faz gostar tanto daquilo, realmente uma dica preciosa. Obrigado