Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
CharmingPrince

MEMBRO PROFISSIONAL

CharmingPrince escreveu:Então se prepara Jahpz, porque PNL é meu foco de estudo no momento e vou te encher o saco! :ae

Qual a diferença da PNL pra Hipnose moderna?

Vou ajudar no que eu puder! hahaha

Então, essa é uma boa pergunta.

Na hipnose a mente do ser humano, trabalha com a mente consciente e inconsciente certo? A mente consciente, sempre vai ser mais racional, portanto, na hipnose você precisa fazer as duas formas de pensar, interagir entre si, já que uma contradiz a outra, você só pode alterar a experiência vivida por uma pessoa, se você trabalhar as sugestões na mente inconsciente, portanto, com a hipnose, você guia a forma de pensar do interlocutor da sua maneira, ou seja, você molda a estrutura de determinado pensamento pra forma que você deseja

Já a PNL é uma abordagem baseada na comunicação, basicamente, você vai tentar entender como a mente do seu interlocutor se estrutura e como ele percebe as coisas, são os famosos VACO, resumidamente, a PNL vai fazer você trabalhar e falar as coisas, sempre um passo a frente do seu interlocutor, ou seja, fazendo isso, você pode sempre induzir o seu interlocutor a fazer as escolhas certas, no caso pra você, isso, sem moldar a estruturação do interlocutor, apenas usando ela ao seu favor, lembre-se sempre, acompanhar, depois conduzir.

Não sei se ficou claro, muita gente diz que é a mesma coisa, é QUASE a mesma coisa, já que a PNL foi criada a partir de alguns conceitos de hipnose.

Excelente explicação!

Sempre tive essa dúvida.

Basicamente a diferença seria :

Na PNL você induz o interlocutor a fazer as escolhas certas, estando sempre um passo na frente dele.

Na hipnose você molda a mente do interlocutor da sua maneira.

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#250290 Sim, já participei, inclusive, vou criar um tópico sobre os que vão ocorrer e os que vou participar.
Nightmare 1987

Veterano - nível 1

#250454 JahPz

Eu tenho uma duvida!
Até agora lendo alguns livros de PNL eu entendi(eu entendi assim) que a PNL aplicada a sedução molda o estado que desejamos provocar no "alvo" com a REALIDADE DO MOMENTO conduzindo atraves de comandos o proximo passo do estado mental do alvo e quando este estado chegar ao ápice, ancorá-lo (contexto simplificado).
Isso seria mais ou menos parecido com o espelhamento do rapport fisico (todo aquele papo de copiar, estabelecer e conduzir utilizando a mesma postura fisica).
Vou te dar um exemplo do que eu estou falando:
Estamos com o mesmo "alinhamento" corporal e eu estou aplicando um padrão:
Estou eu descrevendo um sentimento de conexão e atração confundindo com a realidade e usando comandos para fixa-los no inconciente do alvo!
ex: Quando vc olha nos olhos dessa pessoa(meus olhos) e percebe que há uma grande afinidade ...blablabla(Tipo há rapport fisico ja que ela está olhando nos meus olhos e atenta e a partir do rapport fisico eu conduzo o estado mental)
O que eu quero saber é:
Devo esperar para conduzir fisicamente quando mentalmente estivermos com o rapport? devo alinhar corpo e mente para depois conduzir ação e pensamento simultaneamente?
Se eu estiver equivocado nas bases do meu conhecimento o na minha duvida em si peço que mostre há falhas no entendimento!
falow! :ae

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#250572 Então Nightmare, não sei se entendi direito seu questionamento, vou responder baseado no que eu acho que eu entendi da sua pergunta.

O espelhamento serve basicamente pra você criar conforto no subconsciente, a partir do momento em que você muda a posição do espelhamento e o interlocutor ye "copia", o olhar retribuído, pode ser uma dica de que você já pode conduzir essa interação, ou seja, você já pode aplicar alguns padrões simples pra ver como o interlocutor se comporta.

Eu aconselho a descobrir o sistema representacional antes de começar a aplicar qualquer tipo de padrão, seja ele um intensificador, pressuposição, etc, já que você ainda não sabe como seu interlocutor estrutura e percebe as coisas.
Nightmare 1987

Veterano - nível 1

#250647 Então vamos ao entendido por mim!
O espelhamento fisico serve para gerar conforto no subconciente! No subjetivo do interlocutor o sentimento de "afinidade" com a minha postura vai ser gerado! O rapport fisico estabecido, então com a identificação do sistema representacional do interlocutor (qualquer um dos tres basicos) e tambem copiando as palavras de transe que o interlocutor nos fornece na interação eu estabeleço o rapport mental me moldando ao subjetivo do interlocutor (entrando no mundo de BOBBY dele) conduzindo assim ao verdadeiro rapport (fisico mental) onde praticamente 99% pode ser conduzido por mim (depende das bases de crenças do interlocutor).
A pergunta que eu realmente queria fazer é:
É necessario chegar a conduzir no rapport fisico antes de "espelhar" o rapport mental? Ou seja, é necessario chegar a conduzir fisicamente a pessoa antes de espelhar o subjetivo do interlocutor( espelhar o subjetivo captando o sistema representacional, palavras de transe, etc...) ou eu posso conduzir os dois ao mesmo tempo partindo do mesmo principio?(Espelhar os dois e conduzir os dois ao mesmo tempo: Objetivo e subjetivo).
outra coisa
Quando há rapport fisico e estamos conduzindo, esta condução é inconciente. Quando estamos mandando um padrão para o interlocutor, a via é subconciente ao inconciente. Quando conduzimos os dois ao mesmo tempo não vai gerar confusão mental?
Tenho muitas duvidas ainda e tambem sou um pouco chato quando estou aprendendo, por isso vou sempre estar aqui e prestar a atenção nos outros Feeds... espero que vc não se encomode!
falow :ae
Alluado.'.

#250661 Excelente tópico. PNL realmente é fascinante. Você já conhece o ilusionista Derren Brown?

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

Nightmare 1987 escreveu:Então vamos ao entendido por mim!
O espelhamento fisico serve para gerar conforto no subconciente! No subjetivo do interlocutor o sentimento de "afinidade" com a minha postura vai ser gerado! O rapport fisico estabecido, então com a identificação do sistema representacional do interlocutor (qualquer um dos tres basicos) e tambem copiando as palavras de transe que o interlocutor nos fornece na interação eu estabeleço o rapport mental me moldando ao subjetivo do interlocutor (entrando no mundo de BOBBY dele) conduzindo assim ao verdadeiro rapport (fisico mental) onde praticamente 99% pode ser conduzido por mim (depende das bases de crenças do interlocutor).
A pergunta que eu realmente queria fazer é:
É necessario chegar a conduzir no rapport fisico antes de "espelhar" o rapport mental? Ou seja, é necessario chegar a conduzir fisicamente a pessoa antes de espelhar o subjetivo do interlocutor( espelhar o subjetivo captando o sistema representacional, palavras de transe, etc...) ou eu posso conduzir os dois ao mesmo tempo partindo do mesmo principio?(Espelhar os dois e conduzir os dois ao mesmo tempo: Objetivo e subjetivo).
outra coisa
Quando há rapport fisico e estamos conduzindo, esta condução é inconciente. Quando estamos mandando um padrão para o interlocutor, a via é subconciente ao inconciente. Quando conduzimos os dois ao mesmo tempo não vai gerar confusão mental?
Tenho muitas duvidas ainda e tambem sou um pouco chato quando estou aprendendo, por isso vou sempre estar aqui e prestar a atenção nos outros Feeds... espero que vc não se encomode!
falow :ae

Isso, mesmo, a sincronização/espelhamento serve pra criar conforto inconscientemente.Você só pode sincronizar de maneira verbal ou gestual.

Você não conduz nada separadamente, você conduz a interação por completo, quando você já está conduzindo provavelmente você já sabe como seu interlocutor estrutura e percebe as coisas, ver se o interlocutor te copia é só uma maneira de ver se já consegue conduzir, entende? É por isso que existe a bússola da linguagem, caso você se perca durante a condução.

E pra descobrir o sistema representacional você não precisa sincronizar gestualmente nem verbalmente, existem várias formas de se descobrir o sistema representacional, por exemplo, uma caracteristica clássica de um interlocutor visual é que ele fala muito rápido.

Não existe isso de rapport físico, o interlocutor sente-se confortável com a sua presença ou não na cabeça dele, a diferença é que você sabe como pode mudar o desconforto.

O nível inconsciente e subconsciente são as mesmas coisas.

Edit: pra aplicar um padrão, você precisa sim criar conforto, então teoricamente não faz sentido você descobrir o sistema representacional sem criar conforto, já que você não vai conseguir aplicar nenhum padrão, o nível consciente do interlocutor provavelmente vai racionalizar e bloquear tudo.
Nightmare 1987

Veterano - nível 1

#253227 Quando digo rapport fisico quero citar o espelhamento!
Não estou querendo separar ou "criar" algo novo! Conforto é algo inconsciente quando espelhamos e conduzimos mesmo que eu não esteja usando uma linguagem hipnótica, mesmo havendo contradições de pensamento ela vai estar conectada ao que está acontecendo na interação comigo! No caso de qualquer sarge mesmo não sabendo nada de pnl em algum momento (se a sarge vai ser bem sucedida) Haverá espelhamento fisico onde não só o corpo mas tambem o pensamento vai estar sincronizado (para KC por exemplo) mesmo não usando nenhum padrão hipnótico!
Para que serve o padrão de Pnl, comandos imbutidos, estimular emoções e ancora-las ao seu toque ou gesto?
Uma grande verdade! Não é pq eu me sinto confortável ao lado de uma mulher que eu vou querer beijar ou transar com ela! Imagina aquela mulher muito amiga só que é feia pra caraí! Vc se identifica com ela, com o jeito dela e fica extremamente confortável ao lado dela... Mas vc não quer transar com ela!
O pré-padrão seria o meu rapport mental! Lembra do que o erickson fazia para hipnotizar qualquer pessoa? Ele dava escolhas para o hipnotizado sendo que qualquer uma delas levava ao transe, tipo paradoxo! Acredito que ele fazia isso para sincronizar a mente dele com a do hipnotizado. Assim com o corpo e mente conectados ele começava o processo todo de Padrão hipnótico!
Agora com a afinidade inconsciente pelos gestos jeito de falar ETC... e tambem pelas palavras de transe e coisa e tal e com a ideia inconsciente de relacionamento, a coisa talvez eu fique com minha amiga feia por que a vontade sentimental do Subconsciente É essa agora!
A minha pergunta foi para saber se eu precisava ou não esperar eu conseguir conduzir fisicamente como um sinal para avançar com o condução mental (não sei se é este o termo) ou se eu poderia conduzir os dois juntos ao mesmo tempo!
Vc disse que não se pode conduzir nada separadamente certo? pq não existe diferença de rapport fisico para rapport mental! Então como vc explica o fato de que quando estamos espelhando podemos conduzir a pessoa a dar uma coçadinha no nariz ou passar a mão no rosto ou ate bocejar quando bocejamos! A pessoa pode não ter a mesma ideia que nós mesmo assim podemos conduzi-la, pode ser contraditória, mesmo assim podemos conduzi-la... quando usamos a introdução do padrão, atraves de paradoxos, metáforas e tudo aquilo que for necessário, alinhamos nossos pensamentos e assim podemos passar a conduzir o pensamento.
Não sei quanto a vc mas eu percebi que há diferenças no rapport sim! Dentro do próprio rapport existe partes, como subdivisões, assim como há subdivisões na sarge... Como há subdivisões em tudo!
Como ninguem neste mundo é igual, alguns vão pegar as "manhas" do espelhamento sem precisar enxergar nada além do rapport, e outros para entender vão precisar enxergar as subdivisões por tras... Como eu...
Do mesmo jeito que vc entendeu que inconciente e subconciente é a mesma coisa... Talvez para vc seja necessário apenas ver assim para que os seus padrões funcionem mas para mim talvez precise entender os estagios da mente primeiro!
Segundo a psicanálise, o subconciente é o estagio intermediario da mente conciente e da mente inconsciente. se duvida, pesquisa! :ae
Logico que talvez haja divergencias de opiniões entre eu e vc mas espero que não leve pelo lado ruim da coisa! Acredito que em PNL vc deve ser mais avançado do que eu sou. é por isso que eu estou aqui e sempre que eu ver uma informação contraditória ao meu estilo de estudar Psicologia (Me baseio na gestalt) eu vou questionar,. Não que eu ou vc estejamos certos ou errados... tudo que eu quero é evoluir!