Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Igor K

MEMBRO PROFISSIONAL

#11068 Aprender com seus erros é a melhor solução?

Desde pequeno, quando a gente finge que não ve as pessoas errando e por algum motivo tipo preguiça não fazemos o certo. Ai que ouvimos aquela famosa frase:

”Inteligente é aquele que erra e depois aprende e nunca mais erra.”.

Mas realmente precisamos errar para começar a fazer o certo ou podemos ser perfeitos e nunca errar?
Eu pessoalmente me fazia essa pergunta desde muito novo, com 12 anos mais ou menos. Eu sempre quis e quero ser um humano perfeito, por mais que isso seja perfeito. 2007 e 2008 foram anos maravilhosos para mim, foi quando eu jogava no time de basquetebol da minha cidade. Uma coisa eu digo sem vergonha, eu amo meu técnico. Ele não era apenas um profissional treinando um time por causa de dinheiro. Ele amava a disciplina. Muitos odiavam aqueles discursos que ele fazia sobre disciplina, mas eu sinceramente achei maravilhoso. Nunca amadureci tanto em tao pouco tempo. E uma das coisas que aprendi era uma das perguntas que eu mais tentava solucionar. Um certo dia de treino pesado, os jogadores mortos de cansaço e faltando 1 hora e meia de treino, começavam a ignorar os erros dos outros e cometiam, não prestavam a atenção e o técnico tinha que ficar explicando e ensinando pra todo mundo. Mas ele não podia ensinar só uma vez e todo mundo aprender? Nesse dia eu e o time inteiro pagamos 50 voltas pela quadra. Valeu a pena, ouvi a frase que me guiou durante todos os dias durante muito tempo:

”Burro é aquele que erra e continua errando, inteligente é aquele que erra e nunca mais erra, mas gênio é aquele que vê o erro dos outros e nunca erra.”

Mas para mim continua algo errado. Preciso esperar alguém errar pra nunca repetir o erro? E se eu nunca ver alguém errar e na hora por não saber cometer algum erro? Não importa se é um erro bobo ou se é um erro que vai acabar com seu emprego, ou causar um incêndio. Então eu mudei a frase. Obvio que eu já pesquisei na internet e vi que meu técnico não era o inventor da frase e nem eu. Mas não importo, pra mim não está certo. O certo é:

“Burro é aquele que erra e continua errando, uma pessoa normal é aquele que erra e aprende com isso, inteligente é aquele que vê o erro dos outros e aprende, mas gênio é aquele que imagina e prevê o erros, aprende sozinho e nunca erra.

Antes de dormir, já deitado, pense nisso, pense em todo os erros que você poderia cometer o dia seguinte, toda as possibilidades e não cometa. Mas se você errar, não se culpe, você ainda é humano.
Doggystyle

Pickup Artist

#11210 Eu meio q aprendi com os meu erros,eu revejo o q fazia de errado no meu tempo de beta e vejo o que tinha q ter feito,as coisas que deveria e não deveria ter dito,e é isso sou totalmente um cara novo!! :rolf

abçs
T_Up

Aprendiz

#11248 Na maior parte do tempo nos preocupamos em como nos manter certos
e dificilmente procuramos como nos manter melhores ,acredito que são filosofias diferentes.

Exemplo:
Quando um amigo seu erra, ele se depara com a situação,sente como é o clima stressante,como é estar errado e como é dificil corrigir o erro.
Se você apenas vê,não sente/vivencia tais condições,não há como evoluir se você não errar.Aposto minhas fichas que um gênio não saberia como lidar com a depressão de ter uma hb4 dando um fora nele em um dia ruim,ou a pressão de como contornar a situação de brochar com uma hb10.

Aprendi várias coisas com as artes marciais, acredito que dois pensamentos podem ser eficazes nesse caso

>>Não existe trabalho dificil,existe o trabalho que necessita de um número grande de erros pra ser considerado certo.

>>Sem sofrimento = Sem valor :yaaah

**(acredito que vale para tudo e qualquer coisa que você utilize para nivelar)
jeffok

Aprendiz

#131856 A melhor forma de administrar os riscos de cometer erros é a arte do arqueiro zen que diz:
Para acertar o alvo mantenha o foco no processo e nao pense no premio("resultado").
Faça com excelencia no seu estágio mais avançado de conhecimento naquele momento .
Pois se voce pensar no resultado(premio), voce perderá o foco e assim aumentará os riscos de errar.
MVRodrigues

Aprendiz

#132248 cara, o erro nunca é um erro.
imagine assim. digamos que cada atitude nossa seja uma casa.
se vc tentar e errar, vai ter uma casa mal acabada, se vc acertar, tera uma bela casa, se não fizer nada, não tera nd.
uma casa mal acabada sempre pode ser reformada, msm que recomeçada do zero (sim vc sempre podera concertar seus erros e sempre podera recomeçar, por mais dificil que possa ser, meche a porra da bunda e se vira negão). assim na sua linda estradinha de tijolinhos amarelos vc podera escolher, encher de casas bem feitas, deixar algumas mal acabadas ou até msm não ter nenhuma, cabe a vc decidir.
C. Rico

Pickup Artist

Igor K escreveu:“Burro é aquele que erra e continua errando, uma pessoa normal é aquele que erra e aprende com isso, inteligente é aquele que vê o erro dos outros e aprende, mas gênio é aquele que imagina e prevê o erros, aprende sozinho e nunca erra.

Antes de dormir, já deitado, pense nisso, pense em todo os erros que você poderia cometer o dia seguinte, toda as possibilidades e não cometa. Mas se você errar, não se culpe, você ainda é humano.

Tudo bom Igor?

Sempre admirei seus Posts. Eles são muito legais porque mostram algumas coisas que simplesmente não paramos para pensar.
Mas que se paramos e refletimos sobre tal... podemos melhorar. hahaha

Gostei muito da frase. E concerteza a sua versão ficou nota 10.

Sabe ultimamente eu tenho andado meio relaxado em algumas coisas.
Ando acordando tarde e chegando atrasado no trabalho.
Ao invés de ir ler um livro como sempre fiz, vou direto para a TV.

E depois fico me remoendo. Porra devia ter ido fazer tal coisa.

Com essa reflexão sua, eu pensei e vi que é questão de você parar e pensar:
Porra, eu to errando.
Ou então eu vou errar. E concertar isso. Prever seu erro.

Seu Post me ajudou muito. Parabéns e obrigado pela contribuição.

Frase gravada no consciente e subconsciente!

= D :yaaah
Little Boy

Aprendiz

#147660 [quote="Igor K"]“Burro é aquele que erra e continua errando, uma pessoa normal é aquele que erra e aprende com isso, inteligente é aquele que vê o erro dos outros e aprende, mas gênio é aquele que imagina e prevê o erros, aprende sozinho e nunca erra.

Não sei se é exatamente possível prever os erros como você está dizendo, pois só podemos prever o resultado de alguma coisa por já sabermos de antemão através da nossa própria experiência ou da experiência de outros. Por exemplo, se eu vejo um brother meu bebendo todas numa festa, eu posso prever que ele irá acordar com uma puta ressaca, mas eu só sei disso por que já vi essa experiência negativa acontecendo com outros.

Eu não conseguiria citar nenhum evento em que eu tenha previsto um erro que eu já não conhecia anteriormente. Até por que eu sou da opinião de que TODOS os erros possíveis já foram cometidos.
playstation

Aprendiz

“Burro é aquele que erra e continua errando, uma pessoa normal é aquele que erra e aprende com isso, inteligente é aquele que vê o erro dos outros e aprende, mas gênio é aquele que imagina e prevê o erros, aprende sozinho e nunca erra.

Persistir no erro é burrice, mas é impossível levar uma vida sem errar. Somos apenas humanos, não robôs. Todo mundo erra. E se você tentar evitar o erro ao máximo não aprende nada.

Prever erros nem sempre é possível. Há certas forças inconstantes que são incalculáveis. Nunca errar é impossível também porque somos humanos. Errar é humano. Não existe um único dia que você não erre. São coisas que pessoas que vivem na base da esperteza custam a acreditar.
Louko

Aprendiz

#148152 Pela sua lógica, gênios não deveriam sair de baixo da cama, o que por si só ja seria um erro.

Impossivel viver a vida sem errar.
Quem vive erra

Larguem de mão essa história de louvar tudo entre aspas... Não é por que ta entre aspas q necessariamente é verdade, alias muitas vezes é pura besteira, com um tom poético

E pra entrar no clima das aspas, vai uma q valhe mais apena
"Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais mas sabe menos do que eu" - Vinicius de Moraes