Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

AdventureSpirit

Aprendiz

#257851 Galera,

andei pensando um pouco sobre o porquê de os iniciantes estarem normalmente preocupados com essa pergunta. Não li nada a respeito, o que segue são coisas que eu mesmo pensei, mas se tiver algo parecido por aí já no fórum, avisem, pois pode enriquecer a discussão. Lá vai:

Quando você era pré-adolescente, provavelmente não tinha muito o que fazer além de ir pra escola e uma ou outra tarefa em casa. Tinha bastante tempo livre pra 'brincar', ficar na rua mas nessa fase as brincadeiras não são mais aquelas de criança. O que surge é muita zoação, o hoje famoso 'bullying', uma disputa entre machos em formação para buscar poder e liderança no grupo. Os que se sobressaem atingem o poder; os que acabam ficando por baixo (você, que não tem muita estrutura ou apoio), acabam tendo como única alternativa de socialização ficar buscando aprovação dos líderes, ou seja, ser beta. Eu sei bem porque foi exatamente isso que aconteceu comigo. E vcs sabem como moleque é cruel. Colocam apelidos. Tiram sarro porque é baixinho, porque é altão, porque é gordo, porque é magrelo, enfim, tudo é motivo de zoação na busca pelo poder e dominação no grupo. Se vc fica enfezado com o apelido, ou se chora, aí fodeu de vez pro teu lado. Acaba sendo menos pior pra vc, que está totalmente por baixo, ser um beta do que ser alvo de humilhação constante. Ser beta é a melhor opção que te aparece quando vc não consegue enfrentar os mais fortes.

E aí vc tem que estar sempre atento ao que diz, ao que faz, porque estão todos sempre olhando, com 20 pedras na mão pra tirar um baita sarro ao menor deslize. Se vc for bonito, ou inteligente, ou bom aluno ou qualquer coisa que cause inveja, pior pra vc. Um corte de cabelo diferente, uma roupa 'esquisita', uma frase mal falada, absolutamente qualquer coisa vai ser motivo pra te colocarem pra baixo. Então vc passa a viver, talvez por alguns anos, sempre preocupado com o que os outros vão pensar do que você falar, pensar, usar, vestir, fizer. E vc acaba interiorizando isso, e com razão, afinal não é fácil ser alvo das crueldades.

Mas aí vc cresceu e ninguém te contou que adulto não faz mais essas coisas, que agora todo mundo tem um monte de pepino pra resolver, prova da faculdade, conta pra pagar, namorada, trabalho... mas vc continua com a sensação de que está sendo observado, de que vão zoá-lo ao menor descuido, de que está todo mundo atento pro que vc fizer de errado.

Mas não! Essa fase já passou! Acorda, moleque! Agora está cada um muito preocupado com a própria vida pra cuidar da sua! Conquistar o poder e a liderança na vida adulta envolve agora coisas muito mais complexas do que simplesmente ficar zoando os mais fracos, e é por causa dessas coisas complexas que as pessoas estão correndo, batalhando, se aperfeiçoando. Tem adulto (com mentalidade infantil) que até gosta de pegar no pé, encher o saco, mas no fundo nunca é tão sério como vc quer acreditar que é. Ninguém mais liga se o que vc falou estava errado ou não, se sua roupa é diferente, se seu cabelo tá esquisito. Foda-se vc, isso não paga as contas de ninguém.

Mas, infelizmente, o seu ego não aceita que agora está todo mundo cagando montes pra sua vida. Como você carregou isso durante alguns anos, fica difícil de se libertar. Difícil mas não impossível. Não se preocupe com o que os outros vão pensar. Eles não vão pensar nada.

É isso.