- 17 Mai 2011, 14:27
Cara, ser competitivo é importante, mas você não precisa ficar se mostrando, por exemplo:
Se um professor faz um pergunta na sala, você responde. Legal...
Agora você responder todas as perguntas, daí já não dá...vc nao precisa ficar buscando aprovação ou reconhecimento, se você sabe a resposta guarda pra vc, nao sai se matando pra falar primeiro que os outros da sala e etc. você simplesmente saber que sabe a resposta, já deveria ser suficiente.
Claro que ninguém é de ferro, e a gente quer reconhecimento, mas guarde isso pras competições, torneios, desafios, não para tudo!
O que te desqualifica, é o fato de vc, quando tenta responder tudo ou estar querendo sempre ganhando, acaba por demonstrar uma necessidade sua de aprovação e reconhecimento. Que é "beta". ainda mais quando você é capaz de certas coisas pra atingir os resultados que quer (não estou dizendo que é o seu caso, só estou abrangendo as possibilidades)
Quando a gente sabe que é bom em uma coisa, não precisa mostrar...
Suas notas vão dizer por você, suas medalhas, suas vitórias, seu humor e etc.
Imagine-se ser colocado em uma sala de um curso em que te digam que todos ali são excelentes alunos, mas na realidade não são....vc ia competir com eles, estar satisfeito por ser "melhor" naquilo, mas não ia ter grandes resultados para VOCÊ.
Você deve travar uma competição com você mesmo, buscando o seu melhor a cada dia, em tudo! Deve ter algumas pessoas de sucesso como parâmetro, mas não precisa querer saber mais que os outros no curso, procure saber o máximo que pode, isso é importante, mas não mais que os outros...
Eu não te conheço bem, mas acho que vc deve se encaixar no que eu falei!
è um trabalho árduo mudar isso, que já faz pare da sua personalidade, mas se você quiser melhorar isso em você, espero que o que eu disse sirva um pouquinho.
Abraços, bomb1000