jahpz escreveu:MisterOckham escreveu:Excelente iniciativa jahpz!
Nada melhor do que ter um guia para treinar/praticar a PNL no estilo do desafio do Stylelife!
Uma dúvida: Eu ainda não li profundo a respeito dos movimentos oculares mas essa análise da PNL é segura? Como a PNL chegou à conclusão que o movimento ocular para tal ângulo significa tal coisa? Isso é via de regra ou há exceções?
Valeu!
Bom, como eles chegaram a conclusão disso, eu não sei, mas posso dizer que a análise ocular é 90% segura, existem algumas exceções, mas são raras.
Você já notou porque parece ser tão universal que o acesso à informação visual exige que os olhos estejam para cima e o acesso à informação cinestésica exige que os olhos estejam para baixo? Na realidade isso é só uma ilusão. Primeiro, aqueles de vocês que tentaram calibrar com atenção usando as pistas de acesso visual, notaram, sem dúvida, que a pessoa pode visualizar com os seus olhos para baixo na posição cinestésica. Aqui está o primeiro contra-exemplo que precisamos analisar. Se for possível visualizar quando os seus olhos estão para baixo na posição cinestésica, então os modelos de pistas de acesso visual não podem nos dar uma correta representação da ativação do sistema sensorial. Visto que a ativação do sistema sensorial é vital para os processos cognitivos de modelagem, esses contra exemplos têm que ser resolvidos. A primeira distinção que precisamos fazer é qual a posição do olho que indica a ativação e qual a da manutenção de uma imagem. Você pode notar que quando você faz uma pergunta visual para alguém, os seus olhos, por um curto período de tempo, se movem rápido para cima e para esquerda, direita ou para o centro. Isso é uma pista de acesso. Entretanto, quando ele pega ou mantém esta imagem na mente, ele pode movê-la para virtualmente qualquer parte do seu campo visual sobrepondo-a paradoxalmente com pistas auditivas e pistas cinestésicas. A ativação inicial de uma imagem exige sempre uma maior atividade neural do que a manutenção desta imagem. Por essa razão, na ativação você pode ver os olhos se moverem para cima e a cabeça se mover para trás para permitir o fluxo sanguíneo cerebral regional para o córtex visual. Esse aumento no volume de sangue temporariamente impulsiona o nível de energia dos circuitos visuais necessários para juntar a imagem. Uma vez montada, a imagem pode ser movida para o córtex pré-frontal (atrás da testa), e projetada para qualquer área do campo visual. As células nervosas que mantém essa imagem são chamadas de células piramidais. Devido a uma propriedade da neurofísica, chamada de degeneração, qualquer uma das células piramidais pode ser selecionada pelo cérebro para representar essa imagem. Isso significa que uma imagem inicialmente gerada na posição superior do seu campo visual pode ser expandida ou reduzida e ser movida virtualmente para qualquer local. Sem essa flexibilidade, o pensar como nós o conhecemos, não seria possível.