Para saber as regras, entender o sistema e ler mensagens da administração.
Entre sempre aqui
fairplayer - MEMBRO EXCLUSIVO
#281105 Peço aos membros que considerem esta opção, e não esqueçam do feedback. :D

Antes de tudo vamos pensar no seguinte:
50 mil membros? Seria tanta informação que nós correriamos o risco de ficar perdidos.
Acho que com o sistema de convites este número não vai crescer tão depressa, MAS, vamos as possibilidades:

Pensei em muitos tipos de publicidade, mas acredito que o melhor seria realmente o pagamento semestral.
Mensalmente pode ficar difícil para alguns membros, e anualmente é complicado porque seria muita coisa de uma vez só para o fórum administrar, então dividimos os custos anuais do forum da seguinte forma (com prazo suficiente para todos pagarem):

Digamos que os gastos mensais sejam de R$ 500,00 (quinhentos reais), totalizando R$ 6.000,00 (seis mil) por ano. Dividimos este valor por 2, sendo 3 mil para cada semestre.
Pegamos estes 3 mil e dividimos pelo número de membros ativos, digamos 2 mil membros: R$ 1,5(um real e cinquenta) para cada um.
Logico, não cobraríamos um valor tão baixo, mas veja estes calculos: 10 reais até o mês de junho de cada ano (quem não pagar é bloqueado), e mais 10 reais até dezembro. Total: 20 reais de cada membro (por ano), se tivermos 2 mil membros ativos, temos 40 mil reais por ano, que dá pra fazer MUITA COISA.

[centro]P L A N E J A M E N T O :[/centro]
Para este ano, não contaria o primeiro semestre, mas já começa a arrecadação para o 2º semestre, no valor de 10 reais. No dia 15 de dezembro, aqueles que ainda não tiverem realizado o pagamento, serão bloqueados, e os resultados serão postados aqui no fórum.
(seis meses é muito tempo, dá pra qualquer pessoa pagar, mesmo se for muito muito muito pobre).
E, em janeiro, começariam as arrecadações para o 1º semestre de 2012, sendo que, no dia 15 de junho, os membros que (AINDA) não pagarem, são bloqueados, e os resultados postados no fórum...
E assim vai. De seis em seis meses, os que não colaboram, vão procurar conhecimento em outro lugar.

Alguns podem pensar: "Seis meses é muito, vamos ter que esperar até dezembro para mudar o servidor?", a resposta é: NÃO!, se na primeira semana já tivermos dinheiro suficiente, podemos pagar até o plano anual de cloud de uma só vez, que sai mais barato.

Com este sistema resolvemos os seguintes problemas:
1 - Problemas de segurança, velocidade, etc;
2 - problemas com pessoas "sangue-sugas" que seriam bloqueadas;
3 - Todos pagam, então ninguém passa a ter uma "área vip" só porque tem mais disponibilidade financeira que os outros;
4 - O conteúdo continua sendo livre para todos (com excessão de tópicos que devem ser acessados apenas por membros mais experientes);
5 - O (possível) dinheiro extra seria divulgado numa sessão "Transparência", onde todos os membros teriam acesso a receita e a despesa;
6 - O dinheiro extra pode ser utilizado para melhoramentos da comunidade, como encontros, ou coisas do tipo (mas que alcancem o maior número de membros possível, ou seja, se vamos fazer eventos com o dinheiro extra, façamos em todas as regiões, não apenas no sudeste, por exemplo, assim, os benefícios do "pagamento" seriam vistos e sentidos por todos os membros, independete de localização).
7 - Se o usuário quer ser VIP, vai ser colaborando com o conhecimento, ninguém será vip só por que tem mais dinheiro;
8 - 10 reais semestrais é mais do que suficiente, por enquanto, já que com "apenas" 2 mil membros, já teríamos 40 mil reais por ano, conforme cresce o número de membros, o valor não precisa crescer também.
9 - Nada de propagandas "sujando" o fórum;
10 - Quanto mais R$ extra, mais possibilidades de trazer e disponibilizar material dos grandes PUAs;

Outra coisa, para que ninguém espere até o último dia para pagar, podemos identificar se determinado membro já contribuiu ou não, com uma imagem como esta: Imagem (abaixo da foto do membro) assim, mesmo que alguem esqueça, vai lembrar cada vez que olhar a imagem.

O que você pensa a respeito?
The Potents - MEMBRO EXCLUSIVO
fairplayer escreveu:Pegamos estes 3 mil e dividimos pelo número de membros ativos, digamos 2 mil membros: R$ 1,5(um real e cinquenta) para cada um.
Logico, não cobraríamos um valor tão baixo, mas veja estes calculos: 10 reais até o mês de junho de cada ano (quem não pagar é bloqueado), e mais 10 reais até dezembro. Total: 20 reais de cada membro (por ano), se tivermos 2 mil membros ativos, temos 40 mil reais por ano, que dá pra fazer MUITA COISA.

3 - Todos pagam, então ninguém passa a ter uma "área vip" só porque tem mais disponibilidade financeira que os outros;[/b]

Discordo pela obrigatoriedade, pois pode ser um tiro no pé.
Lembrando que outros fóruns começaram a surgir por aí, o que pode causar uma debandada.
Obrigando os membros a pagarem, foge do conceito de doação, fica uma imposição (mais um imposto?), e no meu entender, o conhecimento deve ser compartilhado, nunca vendido.

Claro que tudo isso leva a novas discussões, mas o caminho é esse mesmo: cada um colocando seus pontos até encontrarmos uma fórmula ideal.
A decisão caberá à Administração, e certamente estarão discutindo sobre as questões que levantarmos aqui.
fairplayer - MEMBRO EXCLUSIVO
#281149 Concordo que o conhecimento deve ser compartilhado, nunca vendido. A idéia não é vender conhecimento, por isso falei que não deveria ser criada uma área vip apenas para os que pagam, mas sim o conteúdo continuar livre para todos.

muito boa a sua observação quanto a "imposição". Pode ser ruim mesmo.

O complicado em doar de livre e espontânea vontade, é que mesmo que no começo funcione bem, nada garante que nos meses seguintes será arrecadado o necessário para manter o sistema.

Para não correr o risco do site ter que "voltar" para uma hospedagem comum no decorrer do tempo, seria necessário juntar dinheiro suficiente para pagar o plano anual, só depois disso, mudaria o servidor, tendo pelo menos um ano garantido.

Finalmente, acho que só teremos uma resposta a partir de testes. Podemos testar a possibilidade de doações e ver como os membros vão ajudar por um ou dois meses, se for suficiente ótimo, se não for, buscamos algo mais.
Diderot - MEMBRO EXCLUSIVO
xankyper escreveu:Acho que a melhor opcao seria que cada um do forum ajudasse depositando 5 reais em uma conta de banco que representa o forum, acho que so da primeira remessa ja vai dar para pagar 2 anos inteiros de PuaBase seguro e sem cair mais. 5 reais nao eh muito, e eu sei que sempre acontece de ter aquele que nao se levanta para contribuir a ajudar, mas os que se importam vao ajudar e com certeza!

Eu concordo com que todos nós ajudemos.
Chameleon - MEMBRO EXCLUSIVO
#281264 Eu não li todos os tópicos, portanto se soar repetitivo, perdão.

Solução temporária: inserir um link para doações espontâneas via PayPal ou afins. Eu doaria.

Solução médio prazo: de fato, criar uma categoria de usuário-anunciante e permitir a eles, por meio de um valor mensal, anunciar seus serviços (contanto que sejam relacionados, direto ou indiretamente ao PUA). Criar um banner que fica fixo na barra superior e que aleatoriamente vai mostrando os anúncios desses usuários.

Solução longo prazo: criar uma categoria de usuário-pagante, onde o usuário, por livre e espontânea vontade pode virar membro-pagante e ter acesso a conteúdos não permitidos a usuários regulares e também obter descontos em possíveis workshops/treinamentos que venham a surgir e que sejam patrocinados pelo PUABASE.
teto23

Aprendiz

#281416 Gostei da idéia a longo prazo de Chameleon: os membros que pagarem, além de ter algum reconhecimento nas assinaturas e outras vantagens menores, podem ter desconto em futuros workshops e, caso esses workshops possam ser gravados, teriam acesso ao conteúdo antes dos membros normais...

a curto prazo da pra fazer algum sorteio, tipo de um video game, uma tv, ou outra coisa, mesmo que simbólica. Para participar do sorteio o membro teria que pagar um valor para cobrir o custo e ainda sobrar algum dinheiro para contratar o servidor por 3 meses e experimentar a idéia.

Antes de mais nada, pensemos no Puabase como uma empresa, uma marca, e nós como acionistas( mas que não escancare o PUA) . Precisaremos de transparência, o site de cuidados especiais e tudo mais e nós teremos de nos compromissar com o bom andamento do fórum.

E como muitos já disseram, dá pra pensar em colocar alguns banners em lugares estratégicos, como no Relatos de Campo, onde eu imagino que possua o maior tráfego e teria maior visualização, ou até mesmo na pagina principal. Acho que O maior fórum do Brasil consegue algo pra começar, é questão de avaliar as possibilidades e correr pra realizar isso.

E caso pensem em algum tipo de divulgação internacional, coloco meu nome na lista de ajudantes. E também na de doadores.
macholas - MEMBRO EXCLUSIVO
#281546 Sabe o que eu acho?
Voces poderiam abrir uma area no site para doacoes, nem que seja de pequenas quantias. Se cada um der 10 reais, o que nao mata ninguem, o site arrecada cerca de 30,000. Eu nao sei se eh uma ideia absurda ou impossivel, mas eu ja vi sites que fazem isso... entao.. ta dada minha ideia ^^