Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Dr. Love

PUA EXPERT

#288105 Energia alta. Será mesmo?

“Quando você abrir um grupo, é importante que entre com nível de energia um pouco acima
daquela do grupo. Se você entrar com um nível de energia mais baixo do que já existe no grupo, você vai levar este grupo para baixo... Eles não estão interessados nisto. Se o seu nível de energia é muito baixo, todas as suas rotinas não vão pegar. Se a sua energia for muito alta, os grupos vão te aceitar, porém cativar o alvo será mais difícil, e talvez algumas meninas até te acusem de soar gay.”

Mystery Method

O problema

Estou aqui para dizer que o homem da cartola se equivocou nesse ponto. Ele fez uma confusão que muitos fazem sobre o ponto crucial numa abordagem: passar segurança e colocar energia. O fato é que a maioria segue essa regra e aparece com um sorriso de orelha a orelha, saltitante, consegue bons resultados. Então o que está errado?

Ao abordar falando menos, se movendo menos, sorrindo com menos ênfase e com uma energia menor, a tendência é adotar trejeitos inseguros, cabeça baixa, expressão facial ruim... Daí os resultados ruins das vezes em que você fez dessa forma e deu errado.

Quando você entra sorrindo, falando alto, se movendo mais, com uma "energia maior", a tendência é passar uma segurança grande nisso. Por isso é mais fácil receber retorno positivo: sua agitação vai dar o gás necessário para sua auto-confiança, tirar o medo e o desconforto de silêncios, rejeição e da maioria das coisas que podem te abalar. Você tende a prestar menos atenção na reação das pessoas e também a pensar menos nisso, o que se traduz em segurança nas ações.

Imagem

De fato, se você adotar essa tática, vai conseguir recepções bem-sucedidas dos grupos. Vai conseguir a atenção que queria e poderá “fazer seu jogo”. Mas que tal tentar algo diferente?

Um passo à frente

Você pode chegar com baixa energia transmitindo autoconfiança e valor. E quando você impõe seu frame dessa forma, sua posição na interação é muito melhor.

Imagine a seguinte cena. Uma sala, uma mesa, uma reunião de negócios e um investidor com dinheiro para aplicar reúne executivos de diferentes empresas interessadas em angariar o investimento. Quem é a pessoa com “maior valor” nessa cena? Obviamente, o investidor. Agora, vem a pergunta chave: quem você acha que colocará mais energia nessa interação?

Imagem
(Quem é o chefe?)

A resposta vem imediatamente. É claro que os executivos se empenharão em vender o peixe e quem tem o dinheiro ficará manso, só ouvindo, ponderando e fazendo algumas colocações.

Mesma coisa na cena seguinte: um grupo de alunos tentando convencer um professor (que tem autoridade) sobre anular uma prova. Quem tem mais valor e quem coloca mais energia?

Um grupo de fãs de uma banda encontra o vocalista passeando pela rua e param para conversar, pedir autógrafos e etc. Quem tem mais valor e quem coloca mais energia?
E agora, mais voltado ao tema do artigo, uma situação que todos já viram algumas vezes na vida. Em qualquer ambiente em que exista apenas uma garota (bonita) e muitos homens, a macharada se aglomera em torno da moça, se acotovelando verbalmente em busca de atenção e procurando um momento para falar e se mostrar.

Imagem
(E o Vento Levou – Machões babam pela linda Scarlett O'Hara)

O que quero dizer, em palavras simples, é que quem é mais importante coloca menos energia e quem é menos coloca mais. Simples. Então, que tal usar isso daqui pra frente?

Ok, faz sentido, mas dá certo mesmo?

Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, então assistam o Keys to Vip em que o Cajun (Love Systems) participou.

VIDEO | PUA | BASE

VIDEO | PUA | BASE

(Nota: Foi uma vídeo-aula do Cajun que primeiro chamou minha atenção para esse assunto. Depois vi alguns materiais do Gambler (PUA Training) e vi que ambos falavam a mesma coisa sobre energia e algo completamente oposto ao Mystery Method e à cartilha padrão dos PUAs)

Observem que, no 1º set (6 minutos do primeiro vídeo), o grupo está conversando e ele chega na maior cara de sono "Hey, guys... Do I look like a drug dealer? (Hey, galera... Eu pareço um traficante?)". A interação segue com a garota rindo e falando alto, coisas como: "I don't know!/Why?!/ Let me take a look at you!/ You look like Johnny Depp in his early stages!/ Have you seen the movie Blow?! (Eu não sei! Por que? Deixa eu dar uma olhada em você! Você parece Johnny Depp no começo da carreira! Você já viu o filme Blow (Profissão de risco) ?)" e ele responde com atraso, com monossílabas, quase em câmera lenta. Quando fala, é com uma energia mais baixa que a dela.

Assim ocorre no 2º set (2:15 do segundo vídeo) e no 3º (6:10 do segundo vídeo), sendo que no ultimo, é um grupo de 3 loiras lindas conversando e rindo entre si. Ele chega na mesma postura, com a mesma voz "tranquilassa": "Hey, guys... You look like a bunch of retards, but are you cool though? (Hey, galera… Vocês parecem um bando de retardadas, mas vocês são legais? ", como se tivesse acabado de acordar. Devido à linguagem corporal de confiança e o tom de voz, ele não passa insegurança, a resposta é boa e tudo segue nos trinques.

E como não parecer inseguro mesmo estando com energia baixa?

Essa é a questão. Basicamente, você pode falar as mesmas coisas, só que sua linguagem corporal tem que ser afinada. Esse tema será abordado no próximo artigo- Seu corpo fala (e alto).

Esse é o primeiro texto de uma série de artigos que pretendo escrever. Já li um certo tanto sobre PU, vivi um outro tanto e estou escrevendo essas coisas como um apanhado do que aprendi até hoje. Espero que ajude quem se interessar
TheHunter

Veterano - nível 10

#288136 Não concordo.

Acho que com uma energia um pouco maior que o grupo, você irá conseguir conquistar o grupo todo sem problema. Todos irão prestar atenção em você, pois não importa muito o que você diz e sim como você diz. Ou seja, se você estiver animado e passando uma sensação boa para o grupo, você será bem recebido.

Com uma energia baixa, você pode até passar a imagem de uma pessoa de valor maior, mas você terá que saber usar muito bem as palavras para conquistar as pessoas. Sua BL tem que ser digna do valor que você quer demonstrar também.

Muito mais arriscado entrar com uma energia mais baixa, embora também possa dar certo.
Angello

Veterano - nível 3

#288160 E ai Dr. Love (Papo de Homem??)

Concordo com a teoria apresentada, mas não me lembro do Mystery dizer o contrário. Eu já li o material de vários PUAS, como o Gambler (estive no WS) e outros autores, mas comecei a estudar com MM. Na verdade acho que no próprio The Game o Neil fala algo nesse sentido, por cima...claro.

There are no Silver Bullets

O termo acima é muito usado em Engenharia de Software e, basicamente, quer dizer que não existe solução canônica. Com sedução é exatamente a mesma coisa. Algumas vezes será melhor abordar o grupo com uma energia um pouco mais alta e as vezes será melhor abrir de forma mais 'tranquila'. Cabe ao PUA sentir isso.

De qualquer forma, eu já li e tive algumas oportunidades de perceber que manter-se muito agitado compromete nosso valor. Essa 'energia a mais' deve ser mantida durante a abordagem (e quando sentirmos que é necessário). Depois disso o melhor é parar de gesticular tanto, de sorrir tanto e ficar atento a BL para não demonstrar tanto interesse.

Espero ter contribuído com o debate! Abraços
Angello

Criador do tópico

Dr. Love

PUA EXPERT

#288277 Gostei dos feeds. Ambos inteligentes.

TheHunter escreveu:Não concordo.

Acho que com uma energia um pouco maior que o grupo, você irá conseguir conquistar o grupo todo sem problema. Todos irão prestar atenção em você, pois não importa muito o que você diz e sim como você diz. Ou seja, se você estiver animado e passando uma sensação boa para o grupo, você será bem recebido.

Com uma energia baixa, você pode até passar a imagem de uma pessoa de valor maior, mas você terá que saber usar muito bem as palavras para conquistar as pessoas. Sua BL tem que ser digna do valor que você quer demonstrar também.

Muito mais arriscado entrar com uma energia mais baixa, embora também possa dar certo.

Longe de mim condenar um camarada animado! Se, algum dia, alguém aqui me encontrar numa festa, é provável que me encontre rindo muito e com um sorriso de orelha a orelha: isso porque saio com amigos que são verdadeiras figuras e seguram o sorriso em meu rosto durante toda a noite. E jamais vou "desanimar" só para abordar uma mulher (a menos que seja A mulher, claro). O que estou colocando em cheque é o conceito (errado) de que se você se aproxima com mais energia, está se divertindo e, portanto, tem mais valor.

Sim, é muito mais arriscado, mas se engatar, a atração que você causa é muito maior e mais imediata.

Angello escreveu:E ai Dr. Love (Papo de Homem??)

Concordo com a teoria apresentada, mas não me lembro do Mystery dizer o contrário. Eu já li o material de vários PUAS, como o Gambler (estive no WS) e outros autores, mas comecei a estudar com MM. Na verdade acho que no próprio The Game o Neil fala algo nesse sentido, por cima...claro.

There are no Silver Bullets

O termo acima é muito usado em Engenharia de Software e, basicamente, quer dizer que não existe solução canônica. Com sedução é exatamente a mesma coisa. Algumas vezes será melhor abordar o grupo com uma energia um pouco mais alta e as vezes será melhor abrir de forma mais 'tranquila'. Cabe ao PUA sentir isso.

De qualquer forma, eu já li e tive algumas oportunidades de perceber que manter-se muito agitado compromete nosso valor. Essa 'energia a mais' deve ser mantida durante a abordagem (e quando sentirmos que é necessário). Depois disso o melhor é parar de gesticular tanto, de sorrir tanto e ficar atento a BL para não demonstrar tanto interesse.

Espero ter contribuído com o debate! Abraços
Angello

There are no Magic Bullets

Está aí uma frase que todos deveriam ter em mente. Cada caso é um caso. Certas vezes, abordar com energia maior pode ser a a forma mais adequada à situação, mas o ponto principal do meu artigo é que quando você o faz com uma energia mais baixa, seu valor aumenta. Sobre o MM, ele fala várias vezes em abordar com energia maior. Além do trecho que abre o tópico, tem uma parte escrita pelo Style, inclusive, que diz o seguinte:

(...)E é claro, um terceiro erro que eu já cometi muitas vezes: Para chegar num grupo, você tem
que entrar com um nível de energia igual ou um pouco acima do nível de energia atual do grupo.

PS: Já me arrisquei um pouquinho em C, Perl e Java há uns anos... Bons tempos. Ah! E não sou o Dr. Love do Papo de Homem.
Vitinho2

TheHunter escreveu:Não concordo.

Exatamente. Falou o que eu estava pensando.

Com energia mais baixa você tem que dominar muuito pu, por que as palavras tem que ser exatas, como falou o amigo ae. Cajun é um Mpua, ele sabe fazer isso. Agora ,pra quem ainda nao é tão foda no jogo, sugiro jogar com energia mais alta.
OneManShow - MEMBRO EXCLUSIVO
Lovely escreveu:Para que complicar com uma energia baixa, se pode facilitar com uma energia mais alta ?

A questão não é complicar...existem caras como eu que a energia é mais baixa.
Terão dias que voce nao abordará Hbs com a energia tão alta.
Mais difícil sim!
Mas o cajun demonstra como tambem é uma forma eficiente.
O Gambler e o Cajun são bem semelhantes quanto a essa energia.

Obrigado Doutor!
CharmingPrince

MEMBRO PROFISSIONAL

#289325 Eae Dr.Love!

Achei interessante sua teoria porém tem algumas coisas que devemos lembrar:

Você diz que um empresário milhonário que se dirige aos seus executivo com uma energia menor mesmo assim tem maior valor, correto.

O Brad Pit abre um set com uma energia menor, tambem terá maior valor.

Uma SHB perto de vários nerds virgens com uma energia menor terá muito mais valor.

Porém são casos extraordinários e só funcionam se o valor tiver explicito, agora veja a seguinte situação.

Um cara gordo e feio abordando um set de 3 shbs com uma energia menor terá maior valor?

Dúvido muito, porque além de ele não ter valor nenhum em relação ao set ao aborda-lo, ele está tirando energia do set, o que tem uma tendência muito forte em ser rejeitado.

No vídeo do Cajun mesmo ele estando com uma energia menor, era muito pouca coisa, na verdade na maioria dos sets do vídeo era quase a mesma energia, e também devemos lembrar que o Cajun é bom no que faz, tem uma boa BL e domina o Field como poucos.

Um cara feio, gordo, com uma habilidade social apenas acima da média com energia menor, MUITO DIFICILMENTE iria se dar bem abordando dessa maneira.

Eu mesmo consigo hookar sets com energia menor(lembrando que não sou demasiadamente feio ou gordo), porém obtenho resultados muito melhores com uma energia acima.
Dificilmente.
Consegue hookar com energia menor? Sim, é mais eficiênte do que com uma energia acima?
picles

Veterano - nível 6

#289369 Sou muito mais a teoria do mystery, porém, concordo em uma quetão:
quando há varios homens " brigando " por uma mulher pode dar certo essa teoria, ja vi algo parecido em pratica e deu muito certo.
mas fora esse tipo de relação não considero seguro.
abção

Criador do tópico

Dr. Love

PUA EXPERT

CharmingPrince escreveu:Eae Dr.Love!

Achei interessante sua teoria porém tem algumas coisas que devemos lembrar:

Você diz que um empresário milhonário que se dirige aos seus executivo com uma energia menor mesmo assim tem maior valor, correto.

O Brad Pit abre um set com uma energia menor, tambem terá maior valor.

Uma SHB perto de vários nerds virgens com uma energia menor terá muito mais valor.

Porém são casos extraordinários e só funcionam se o valor tiver explicito, agora veja a seguinte situação.

Um cara gordo e feio abordando um set de 3 shbs com uma energia menor terá maior valor?

Você está confundindo conseguir se dar bem com uma energia mais baixa com tentar abordar assim. Tentar abordar com uma energia mais baixa não é sinal de valor maior e a resposta tende, de fato, a ser ruim. Eu não estou falando: "Interajam com menor atividade e a recepção será muito maior". É justamente o contrário. A recepção tende a ser pior, por isso, se você consegue atração assim, seu valor no set cresce. Você é o Brad Pitt da cena, o milionário, o professor.

Imagine o gordinho conversando na maior empolgação esse grupo de 3 garotas lindas. Ele está se empenhando e está conseguindo atenção: elas estão rindo, tocando nele de vez em quando, brincando de volta. Você pensa: "Aquele gordinho está mandando bem, é um cara divertido. Dependendo de como as coisas progredirem, ele vai beijar uma daquelas". Agora imagine o mesmo gordinho encostado numa mesa, se movendo bem devagar, gesticulando pouco e recebendo a mesma atenção que na primeira situação. Ele ganha valor no set e, principalmente, fora dele. Quem olha, pensa: "Aquele gordinho é famoso? Tem dinheiro?".

Justamente porque ele está recebendo atenção apesar de se empenhar pouco nisso.

Claro, repito, que é muito mais difícil, principalmente na hora de abordar. Na situação que você propôs, por exemplo, acho quase impossível ele entrar no set "no seco", com energia baixa e conseguir recepção boa, a menos que o valor dele no lugar já esteja alto de alguma forma. Uma boa alternativa (que encaixa bem no meu jogo, inclusive) é "abrir" lá em cima e, depois de uma primeira aceitação, transitar para um nível mais baixo.