Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Baco. - MEMBRO EXCLUSIVO
#308205 Fala rapaziada,
É o seguinte, estava eu filosofando sobre PNL, e então me veio uma dúvida muito interessante!

Sabe aquela pessoa que tem uma risada diferente? Ou então aquela que usa alguma gíria constantemente tipo " Mano " ou " Velho "?
Ou então aquele que tem um sotaque diferente?
Já aconteceu com algum de vocês, de você conviver com essa pessoa frequentemente por algum tempo, e então sem perceber, começar
a dar uma risada parecida, ou usar a mesma gíria? Ou então estar em um lugar diferente e pegar o sotaque do mesmo?

Após ligar esses fatos com algumas coisas que eu venho aprendendo sobre PNL, me surgiu uma dúvida :

Será que isso seria algum tipo de "Sincronização Direta Inconsciente" que fazemos afim de criar alguma conexão com a pessoa?

Vlws, Abraços

Criador do tópico

Baco. - MEMBRO EXCLUSIVO
#308211 Putz, depois que eu postei fiquei em Dúvida se deveria ter postado em "Artigos e Debates" ou " Dúvidas e Pedidos "
Pois não deixa de ser uma dúvida minha, assim como tem a possibilidade de gerar algum debate!

Se tiver no local errado peço para que mudem de área, e peço tbm desculpas pelo incoveniente!

Vlws!
lipeprado - MEMBRO EXCLUSIVO
#308217 E aee, Baco, tranquilo?

Eu acredito que nós, por nos identificarmos com essa pessoa, acabamos pegando alguns traços destas pessoas. Muitas vezes por admirar essa pessoa em algum quesito.
O rapport leva a essas pequenas sincronizações, e não o oposto, como nós praticamos na sedução. Isso falando no longo prazo, gírias que ficam, trejeitos e etc.

Agora, quando você usa dessas gírias e trejeitos só com aquela pessoa, aí eu acho que é uma sincronização inconsciente sim. E acho também que o motivo disso é a admiração por essa pessoa em algo.

Abraçooo
Marinho

Pickup Artist

#308256 Acredito que sim! Tem tudo a ver, cara!

Eu já ri que nem a minha namorada, ela já falou no mesmo tom de voz que eu, eu já fiquei com vergonha por besteira que nem ela, ela já xingou alguém que nem eu... hehehehe

Eu acho que isso tem a ver com a conexão mesmo... não acho que se QUEIRA criar uma conexão, mas que já existe. Não sei, esse é um assunto a ser debatido.

Onde você viu esse termo, velho?

Abração!

- Marinho
Alexander.V

MEMBRO PROFISSIONAL

#308479 Parabéns! Você acaba de entender o que é rapport!

Quando uma pessoa começa a "imitar" outra, é porque elas estão ligadas por rapport. Dificilmente a outra vai reparar que está sendo "imitada". E quando passamos essas características em uma interação em que a pessoa com que foi mantido esse forte rapport não está, é porque o rapport ainda existe.

É mais ou menos como uma paixão, você fica pensando naquela pessoa e como ela é legal e acaba imitando ela (isso não tem nada a ver com atração, pois essa não é uma ligação sexual).

Se você ficar mestre na arte de manter rapport, provavelmente vai fazer isso uma dúzia de vezes por ano, se fizer muitas interações. Se você ficar mestre na arte de ser uma pessoa melhor, as pessoas é que procurarão fazer isso com você (inconscientemente). É melhor usar PNL para mudar você para agradar aos outros, do que os outros para agradar a você.
eduluiz199 - MEMBRO EXCLUSIVO
#308492 Eu estava com a mesma duvida :o :o
Até pensei em criar um topico
Acho que sempre ira existir o rapport inconciente, pois geneticamente nos somos adaptados a ser um ser social, a conviver em sociedade
Enfim, está é uma OTIMA pergunta
picles

Veterano - nível 6

#308549 nossa, eu tinha essa duvida também...
Já reparei que algumas vezes as pessoas imitavam meu jeito de falar ( tenho um sotaque diferente), até algumas hbs falam que eh muito fofo e tals....
mas não sabia oque isso significava.

aquele abraço,
Picles
:ae

Criador do tópico

Baco. - MEMBRO EXCLUSIVO
lipeprado escreveu:E aee, Baco, tranquilo?

Eu acredito que nós, por nos identificarmos com essa pessoa, acabamos pegando alguns traços destas pessoas. Muitas vezes por admirar essa pessoa em algum quesito.
O rapport leva a essas pequenas sincronizações, e não o oposto, como nós praticamos na sedução. Isso falando no longo prazo, gírias que ficam, trejeitos e etc.

Agora, quando você usa dessas gírias e trejeitos só com aquela pessoa, aí eu acho que é uma sincronização inconsciente sim. E acho também que o motivo disso é a admiração por essa pessoa em algo.

Abraçooo

Tranquilo Lipeprado,
Entendi quanto ao rapport já existir e depois surgir uma "sincronização", diferente do que fazemos na sedução, como você disse.
me veio até uma outra coisa na cabeça que irei falar no final.
Obrigado!

Marinho escreveu:Acredito que sim! Tem tudo a ver, cara!

Eu já ri que nem a minha namorada, ela já falou no mesmo tom de voz que eu, eu já fiquei com vergonha por besteira que nem ela, ela já xingou alguém que nem eu... hehehehe

Eu acho que isso tem a ver com a conexão mesmo... não acho que se QUEIRA criar uma conexão, mas que já existe. Não sei, esse é um assunto a ser debatido.

Onde você viu esse termo, velho?

Abração!

- Marinho

Cara, na verdade não vi em nenhum lugar, apenas peguei o nome Sincronização Direta (por você repetir exatamente o que a pessoa faz) e adicionei inconsciente. :confuso

Tremere escreveu:Parabéns! Você acaba de entender o que é rapport!

Quando uma pessoa começa a "imitar" outra, é porque elas estão ligadas por rapport. Dificilmente a outra vai reparar que está sendo "imitada". E quando passamos essas características em uma interação em que a pessoa com que foi mantido esse forte rapport não está, é porque o rapport ainda existe.

É mais ou menos como uma paixão, você fica pensando naquela pessoa e como ela é legal e acaba imitando ela (isso não tem nada a ver com atração, pois essa não é uma ligação sexual).

Se você ficar mestre na arte de manter rapport, provavelmente vai fazer isso uma dúzia de vezes por ano, se fizer muitas interações. Se você ficar mestre na arte de ser uma pessoa melhor, as pessoas é que procurarão fazer isso com você (inconscientemente). É melhor usar PNL para mudar você para agradar aos outros, do que os outros para agradar a você.

Fala tremere,
Po, legal essa visão de que se você "imita" uma certa pessoa em uma outra interação onde ela não esteja, significa que a conexão ainda existe.
Realmente, mudar os outros, não só com PNL como de qualquer outra maneira, visando o seu próprio bem em uma relação, seja essa relação
uma relação de amizade, amor, etc..., não é algo muito saudável!

Agora me surgiu algo em mente, não seria muito bem uma dúvida.
Eu particularmente gosto de ir a fundo em tudo, e tentar entender a razão daquilo existir, como funciona ou por que funciona. Eu poderia
muito bem, simplesmente, entender que você faz uma sincronização com a pessoa e isso ajuda você a criar um rapport, porém quero entender isso

Com oque foi dito acima, chegamos a um consenso de que o rapport já existe e só depois ocorre essa espécie de "Sincronização Inconsciente"

Agora pensando inversamente, vamos pensar na maneira que nós utilizamos a PNL e a "Sincronização consciente", ou seja, primeiro
sincronizamos para então criar uma conexão.
Seria correto dizer que quando nós sincronizamos com a pessoa, passa de certa forma uma impressão para o subconsciente dela de que já existe
uma conexão, ou seja, a conexão é criada em cima do fato de parecer que ela já existe?
Resumindo : Pensamos que ela já existe e então a criamos sem perceber.

Isso é, DE FATO, a "Sincronização"?

Obrigado a todos
Abraços

Criador do tópico

Baco. - MEMBRO EXCLUSIVO
Kenzo escreveu:Rapport quando acontece e sem você saber o que é rapport ele é inconsciente, não é?
Você não tem consciência de que está ''copiando'' a outra pessoa.

Em vivi com uma família gaucha por alguns meses e eles falavam muito ''Contigo e para ti'' no lugar de Com você e para você como em São Paulo era usado.
Eu achava muito caipira esse jeito de falar mas me peguei várias vezes usando essas palavras e sem querer, naturalmente.

O que é que acontece é que o subconsciente quer ser o mais natural possível com o ambiente.

Realmente, eu morei no interior de SP um bom tempo, e as vezes falo umas coisas bem caipira aUHAH, ou então puxo um "R".
Essa última frase é FATO!

Relacionei até com uma coisa.
Quando você domina uma interação, você de certa forma se torna "o Ambiente" ali, então as pessoas tendem a reagir a você
por conta disso, por querer ser natural ao ambiente! (Claro que olhando isso por um lado diferente, e não único)

Como eu gosto de tentar entender o por que das coisas, como funciona, relacioná-las, às vezes chego até a viajar grandão aUHAhuhua
Acho isso bom, importante, na verdade. É como na física por exemplo, se você entende o assunto pela sua
essência/razão, você não precisa ficar decorando fórmulas!

Obrigado a todos que estão colaborando com isso dividindo suas idéias. :ajoelhar
Abraços :ae