- 23 Jan 2012, 00:55
Na minha opinião Programação Neuro Linguística é um nome diferente dado a hipnose afim de mascarar a mesma, pois a palavra original geralmente é almejada de pré-conceitos e misticismos.
O estudo da Hipnose e da sua história, geralmente leva o estudante a perder a fé nos rituais religiosos, por perceber o uso da técnica nas mais diferentes religiões e sempre surtindo efeitos parecidíssimos.
Porém para a Psicologia, que usa a hipnose como ferramenta, é fundamental o respeito e entendimento do lado espiritual do paciente.
A prova disso é que o psicólogo não pode fazer a terapia de vidas passadas no paciente, pois se o mesmo acreditar que era aquilo antes de nascer... O psicólogo vai ter que enfiar a viola no cu e respeitar a crença.
Então para isso e outras coisas, o nome " PNL " mascara as técnicas de Franz Mesmer, em um nome mais complicado...
Reparem que na história da Pnl, a maioria dos livros param falando de Milton Ericksson e mais alguns rapazes, cabe ao estudante ir ao passado de Milton Ericksson ou não.
Conclusão : PNL (vejam bem) PARA MIM, é Hipnose. Acho que aquela Cognitivo comportamental também é.
Abraços galera. Boas Atrocidades.