Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Brunus

Aprendiz

#314407 A partir de hoje irei iniciar a postagem sobre Giácomo Casanova, estes textos são de minha autoria e estava postados em outros forum dos quais partcipo. Espero que apreciem
Olá Puas como vão?
Por não saber em qual local postar esse artigo, o mesmo será colocado aqui visto que qualquer moderador tem a completa permissão de corrigir o possivel erro. =D

Giácomo Casanova de Seingalt, nasceu em Veneza no dia 2 de Abril de 1725 e faleceu em Dux na Boêmia em 4 de Junho de 1798.

Imagem

Agora vamos ao que interessa. Estou lendo "Ás memorias de Casanova" ( escritas por ele mesmo) , claro a obra completa, e terminei o Vol. I e II ( são Dez), e vou expor aqui algumas observações minhas sobre esse grande sedutor, visando a quebrar alguns mitos que pessoas sem informação concreta criam.

Imagem

Essa imagem acime refere-se a uma nova edição de suas memórias com belas imagens. A versão que estou lendo foi a primeira a ser lançada no Brasil ( em 1957).

Primeiro mito a ser quebrado, a mãe de Casanova não o abandonou, ele se mudou para outra cidade para curar-se de uma doença que atingia seus pulmões. Vocês se perguntam, " tá e o que é importante" ?? Muitos psicologos colocam a libertinagem do homem em substituir o amor da mãe, Casanova teve esse amor e essa não era a sua falta.

Ao mudar-se para outra cidade, com a idade de 12 anos, ficou hospedado na casa de um amigo da sua mãe. Esse senhor tinha uma filha de 14 anos e todos os dias ajudavam nosso amigo Casanova a pentear-se ( sim isso era um constume comum na época). Não tardou para que Casanova se enamorasse dessa jovem ( to escrevendo igualzinho ele), e lhe pedisse seus favores. Naquela época ( por volta de 1735), o beijo ja era tido como uma ENORME conquista, ficando acima do beijo na mão. Nisso vocês pensam " ele é o Casanova sua primeira conquista foi um sucesso" , porém não foi. Após se graduar, com 15 anos é convidado a jantar e aproveitar a vida social na casa de um Senador Veneziano ( chamado Malpiero), cujo qual foi mentor de Casanova nos costumes da vida social ( vida social, nada ligado ao sexo, ou como diz Casanova "adentrar ao templo").

Eis um trecho que o Senador diz para o nosso amigo: " Quando for contar histórias tristes se faça chorar, mas quando for contar algo cômico fique sério." Alguem ae se lembrou de algo como " não ria das suas própias piadas..." AHA! =D Pronto ja citei a parte historica que me interessava.

Segundo mito: Era ele bonito, rico, dotado de um dom para a sedução?
Não, não e não. O própio autor nos diz " Não sou belo, mas tenho um não sei o que que inspira bondade." e em outra passagem fala assim "Ela me desdenhava porem meu amor-própio não permitia que eu nada fizesse." Amor própio ( auto-estima), isso ele tinha e todos nós devemos ter. Sempre procurava se vestir da melhor maneira possivel

mesmo estando sem dinheiro ( ficava endividado e seu único vicio era o jogo de azar). Ele tinha dinheiro para viver bem durante alguns meses e depois tinha de arrumar mais. E dom para a sedução? Explico mais a frente.

Terceiro mito: Para conquistas as mulheres você deve ser burro e fazer igual a um homem das cavernas. Voltando ao século XVIII, ele tinha se graduado Doutor em direito com 17 anos ( antes não precisava de carga horaria, so precisava passar nas provas), sábia falar além da sua lingua patria ( Italiano) o frânces, o grego e o latim. Adorava os poemos de Homero. Naquela época para a mulher arrumar um bom partido, ela tinha que saber várias coisas sobre varios assuntos, REALMENTE naquela época a beleza pouca importava. A é e tinha o dote... mas não é necessario falar disso aqui.

Conseguem reconhecer alguma relação entre os dias de hoje? A diferença era na independencia da mulher, porém o fato do conhecimento é identico a hoje. Pode um mulher se tornar independente sem ter conhecimento ?

Então vamos as conquistas.
Casanova afirmava fielmente amar a natureza feminina e o prazer. Algo que pude notar nas entrelinhas era que ele procurava dar a mulher o prazer e somente. Não buscava aprovação social com niguem ( nem pudera ne? Imagina se desposasse uma mulher e não casasse com ela e a sociedade ficasse sabendo?), fazia seus jogos de poder usando muita lógica para a conquista, e na maioria da vezes se colova completamente vulneravel a mulher. Porem tinha tudo calculado e mesmo o autor não explicando isso ele sempre saberia quando uma mulher estava interessado na sua pessoa. Apaixonava-se pelas mulheres, fazia belos discursos, conquistava a sua confiança e, acima de tudo, era discreto. Sempre as belas mulheres chamavam a sua atenção. Em um momento se enamorou de uma dama conquistou todos os favores da mesma ( é o sexo pra quem não intendeu) pegou uma mecha do seu cabelo que estava no chão e fez um doce com isso. "Só para poder ingerir uma partícula do bem amado."

Aqui termina minha breve explicação, nesse ponto do livro Casanova tem 23 anos e começa a aproveitar a sua independência.

Continuarei a minha leitura e colocarei aqui a humilde opinião de um leitor. Que esta utilizando de tecnicas de modelagem para aprender com o maior sedutor de todos os tempos. Nada melhor que a sua auto-biografia.

Aperitivo, Manon Baletti ( retrato feito por Jean Marc Nattier), essa senhorita tinha 17 anos quando se envolveu com Casanova ( 32 anos). O livro ainda não chegou a contar essa parte.
Imagem
Kïng

Pickup Artist

#314552 Muito bom conhecer um dos maiores Sedutores que a terra conheceu. Particularmente eu desconhecia até conhecer a comunidade, além do mais, desconheço ainda; vi um pouco sobre ele em algum lugar, mas não com eficiencia.

Continue a postar sobre ele Brunus, quero conhecê-lo melhor, e tu aparenta ter esse conhecimento
maateuus

PUA EXPERT

#314575 Muito interessante conhecer à história de um dos famosos sedutores.Ouvi muita coisa dele,mas à história eu não conhecia.Tem esse livro na internet?Fiquei com vontade de lê-lo.

Criador do tópico

Brunus

Aprendiz

#314775 King
Obrigado cara, gosto bastante do Casanova e do seu estilo.

Maateuus
Deixe eu achar e posto aki o link para as memorias de casanova, porem na internet só se encontra elas em FRANCÊS. Recomendo a você visitar alguma grande biblioteca estadual ou municipal para achar. =D
anarchy

Veterano - nível 10

#314867 Muito bom cara!
Pra quem não puder ler, tem o filme também. Quando vi o filme ainda não conhecia o PU, então não sei se o filme transmite com clareza e fidelidade a obra, mas é sempre bom ver.

abraços
englip

Equipe PUABASE

#314932 Excelente!
Sempre quis conhecer mais sobre a vida do Casanova, mesmo antes de conhecer o PU.
Muito interessante a forma como você faz a analogia entre o tempo que Casanova viveu e os tempos atuais!
Estou ansioso pra ler os outros textos!

Parabéns!
Abraços
futsed

PUA Avançado

#314937 deve ser show essa auto-biografia...

quanto ficou cada livro?
e a coleção toda?
sera que tem pra baixar?

vlws
abraço

Criador do tópico

Brunus

Aprendiz

#315150 Respondendo a algumas perguntas, em algum lugar da intenet existe um projeto para colocar toda a biografia de Casanova online. Porem nem sei em "qual pé" está e tambem não me lembro onde se encontra, prometo buscar. A coleção completa ( 10 livros) podem ser compradas no site da Saraiva.com por 450 Reais NOVO. Em sebos online ja encontrei por 300, usados. Li e estou lendo os livros que encontrei na biblioteca publica Luis de Bessa ( BH, Minas Gerais) e na UFMG tbm tem esses livros, todas as obras foram doações anônimas.

Agradeço a todos pelo incentivo e é isso ae galera tento aproximar (humildemente) ao maximo o Casanova original ao que seria o Casanova de hoje. O livro é um ótimo retrato da época e como disse o tradutor, apenas 10% de toda essa obra é de cunho erótico. Ainda assim é a mais intrigante de todas os legados. =D
Tony Montana

Veterano - nível 5

#316280 Cara,

a versão original do texto escrito por Casanova só pode vir à lume em 1960.

Até antes dessa data, o texto foi censurada, reescrito e teve partes acrescentadas por outros autores e tradutores, de forma que, creio eu, você esteja lendo o texto traduzido da adaptação e tradução de Jean Laforgue ou da primeira edição em Alemão de Brockhaus.

A edição de referência de fato passou a ser:

Jacques Casanova de Seingalt, Histoire de ma vie: Texte intégral du manuscrit original, suivi de textes inédits, Édition présentée et établie par Francis Lacassin, Paris: Éditions Robert Laffont, 3 vol., 1993, reprinted 1999

Para mais informações:

http://en.wikipedia.org/wiki/Histoire_d ... bouquins-5

ou

http://www.lexpress.fr/informations/cas ... 06221.html

Abraços,