Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

anarchy

Veterano - nível 10

#319122 Faala puazada! A ideia de escrever esse artigo me surgiu enquanto eu refletia sobre minhas amizades... Esse é o primeiro artigo de uma série que pretendo escrever, então, espero que gostem :D

Amizades... quando entramos nesse mundo da sedução aprendemos o quanto a prova social é importante. Provavelmente se você é um PUA a alguns meses você já conheceu mais gente que em qualquer outro período da sua vida, e mais gente que a maioria das pessoas do seu círculo social conhece.
Mas, cá entre nós, quantas das pessoas que você conhece são suficientemente valiosas pra você a ponto que você coloque a mão no fogo por elas?
Uma fração. Uma fração bem pequena.

Conhecer muitas pessoas é bastante útil para se obter sucesso na vida. Mas ter amigos próximos e confiáveis é muito mais importante.
Por isso, eu elaborei uma teoria que serve para ajudá-lo a "filtrar" e classificar as pessoas com quem você mantem contato.
Evidentemente essa classificação é estática e engessada, afinal muitas pessoas podem "flutuar" entre elas, e isso varia muito.
Entretanto a classificação pode ajudá-lo a atribuir o "título" mais evidente a essas pessoas.

A Teoria das Relações Sociais divide as pessoas do seu círculo social em 5 categorias:
- Conhecido
- Amigo de amigo
- Colega
- Amigo
- Melhor amigo

Cada qual com suas qualidades e características peculiares que eu apresentarei a seguir. Nessa teoria eu não preferi incluir as "peguetes", "ficantes", namoradas por que isso varia muito e cada pessoa tem sua maneira individual de lidar com isso.

OBS: Você pode confundir isso com a "Teoria dos Seis Graus de Separação". Entretanto, só tomei conhecimento dela após fazer uma busca na internet de material que possa me ajudar a complementar a teoria - quando evidentemente, quase tudo deste post estava gravado na minha cabeça.

Conhecido :paradoUm conhecido é aquela pessoa que você vê, ou viu, com frequência ou não. Uma pessoa com quem você nunca conversou, mas "conhece de vista" - como a garota que você acha bonita de outra sala ou o faxineiro do seu trabalho - não faz parte do seu círculo social em si, mas do seu círculo de convivência, que é diferente.
Um conhecido só é realmente seu conhecido quando há uma interação entre vocês. Uma pequena conversa já é suficiente.
A grande vantagem de ter muitos conhecidos é que isso aumenta muito sua prova social (Social Proof). Entretanto, JAMAIS CONFIE EM CONHECIDOS!
Eles não tem o grau de proximidade com você necessário para confiar algo a eles.

O limiar entre o "conhecido" e o "colega" ou o "amigo de amigo" é a frequência com que vocês se vêem e a quantidade de rapport que vocês têm entre si.
Daqui pode surgir uma amizade! :)

Amigo de amigo :sorriUm amigo de amigo pode ser ao mesmo tempo seu conhecido, ou não.
A diferença básica é que aqui o grau de confiança entre vocês dois é maior, afinal você já tem uma referência positiva entre si - a amizade do amigo de ambos.
Um amigo de amigo pode evoluir pra colega e amigo (não necessariamente nessa ordem) bem mais facilmente que um conhecido - já que não há a tensão que ocorre enquanto duas pessoas se conhecem aleatoriamente.
Mas fique esperto! Não só por que essa pessoa é amigo de um amigo seu você pode pedir pra ela segurar seu bebê (vocês entenderam, haha). É preciso saber o quão próximo dessa pessoa seu amigo é, e mesmo assim fique com pé atrás.
Essa classificação é ótima para: aumentar social proof e conhecer novas pretendentes. :ae

Colega :parabensMuitas pessoas confundem colega com amigo.
Estão redondamente enganados! E esse tipo de erro leva muitas pessoas a cometerem enganos ou a serem passadas pra trás.
É essencial saber a diferença entre amigo e colega.
Um colega, geralmente é definido por:
- vocês se conhecem por frequentarem um local em comum (escola, trabalho por exemplo)
- o convívio e contato de vocês se restringe a esse lugar em comum, geralmente
- a intimidade entre vocês não é tão grande, mesmo que você converse muito com essa pessoa

O nível de confiança entre vocês é maior. Geralmente seus colegas são amigos de seus outros colegas ou amigos de amigos, já que percebemos que em um ambiente como escola, faculdade e trabalho a proximidade entre as pessoas dividem elas em "grupos".
Essa é a melhor faixa para:
- fazer amigos :lingua
- seduzir :legal

A partir daqui, a classificação não se limita mais ao tempo de convívio. Por exemplo, você pode passar mais tempo conversando com um colega do que com um amigo. O importante agora é a conexão que você faz com a outra pessoa, e o sentimento de reciprocidade. Isso sim determina se a pessoa é seu amigo ou melhor amigo.
O tempo de convívio deixa de ser determinante. Tenho colegas de muitos anos, mas amigos de alguns meses.

Amigo :aeAmizade! Essa palavra é tão bonita. Quantas vezes seus amigos já não passaram por ciladas com você? Passaram por histórias engraçadas, que ficarão na sua memória o resto da vida!
Não se pode definir bem um amigo. Mas eu posso ajudar, apontando as características desse tipo de interação social (mesmo que eu duvide que você não saiba que tem um amigo quando tem um):
- seu amigo te apoia nas horas que você mais precisa
- seu amigo te empresta dinheiro, ou te ajuda a fazer tarefas que normalmente as pessoas cairiam fora
- seu amigo topa fazer tudo com você (não pense besteira) - desde jogar bola a pescar
- seu amigo sempre estará lá para levantar seu astral e aumentar sua moral perante todos

Pra mim a última característica é a mais importante. Se seu amigo pratica bullying com você ou denigre sua imagem (como já aconteceu comigo), fuja dele, ele não é seu amigo.
Essa é a classificação em que você deve tentar incluir o máximo de pessoas que você conseguir (é claro que será menor que as anteriores, mas você deve tentar expandi-la sempre).
O nível de confiança entre vocês é alto, e a amizade só pode ser abalada se algo realmente feio acontecer entre vocês.

Melhor Amigo :yaaah[centro]Imagem[/centro]
Esse nível de conexão entre duas pessoas é extremamente íntimo (pensaram besteira de novo, né safadinhos?)
Esse cara tem todas as características do seu amigo, mas vai além. Você pode passar por situações realmente difíceis com ele ao seu lado. Geralmente amigos assim nós temos da infância, maaaas se você não tem contato com seus amigos do tempo de criança não se preocupe! Ao contrário do que a maioria pensa o tempo de convívio não é determinante para classificar a pessoa como seu melhor amigo ou não (ok, é até certo ponto, mas não de maneira geral).
Ex: você pode ter um melhor amigo com um ano de convívio.
Com essa pessoa você passa situações realmente engraçadas, e às vezes constrangedoras.
É fácil identificar um. Qual a pessoa com quem você conversa mais sobre seus anseios, relacionamentos, sobre sua vida?
Qual a pessoa com a qual você não tem vergonha de contar sobre sua transa com a gostosa, sobre seu problema financeiro ou sobre como sua mãe odeia que as cuecas fiquem penduradas na torneira do chuveiro?
É melhor que nessa classificação se encontre o menor número de pessoas possível.
Um é necessário. Dois é aceitável. Três é demais.
A confiança aqui é máxima que se pode estabelecer entre duas pessoas se elas não forem parentes próximos (como pais e filhos) ou entre marido e mulher.
Valorize muito seu melhor amigo. É muito raro você achar um!

A relação só chega aqui se for recíproca (você é o melhor amigo dele e ele o seu), se houver um desnível nessa relação não dará certo.

É isso pessoal. Espero que gostem do tópico, demorou pra caramba pra escrever isso.
Classifiquem melhor as pessoas agora, e evite passar por constrangimentos! Haha!
Qualquer duvida, só colocar aqui.

E mais uma vez, eu espero... FEEDS!

Se for copiar, coloque fonte.

Um abraço,
Matheus Coelho
xRise

Veterano - nível 9

#319226 muito bom anarchy. meu ciclo de amizade funciona assim.
conheco muitas pessoas (mas nessas certas divisoes) hehehe
gostei. :rolf
Roy. - MEMBRO EXCLUSIVO
#319267 Muito bom Anarchy, o topico ficou show de bola..

Realmente é assim mesmo que funciona a escala de relacionamentos entre amigos, tenho bastantes colegas mas to precisando aumentar meu circulo de amizade mesmo, ao tentarmos trabalhar nosso social proof automáticamente conhecemos novas pessoas e você só precisa selecionar aqueles que tem algo bom com voce e investir um pouco nessa futura amizasde.

Valeu pelo post!!
Matt F. Santana

PUA EXPERT

#319284 Enquanto fui lendo fui analisando minha vida na escola e distinguindo os meus "amigos" de escola . Realmente a tabela esta certa e tem que se tomar muito cuidado com cada pessoa que você coloca em cada categoria , pois ainda tem que ver as pessoas falsas que são um tipo de pessoa que se faz fingir por seu amigo mas só te ferra pelas costas então tem que tomar cuidado redobrado com esses tipos de sujeito se bem que é fácil perceber mas é difícil de aceitar .

Eu acho que a melhor maneira de evitar constrangimentos e ainda falar abertamente é ter pelo-menos e em menor numero possível um melhor amigo (se possível seja um wing haha) , é aquele cara que você senta e fala como esta indo tudo com as mulheres , com a vida e tudo mais mas é sempre bom lembrar também que não é porque ele é nosso melhor amigo que TODA a nossa confiança deve se direcionar a ele , a pessoa que nós devemos mais confiar é na gente então é sempre bom guardar certas coisas e contar só um resumo meio detalhado do problema ou de como você esta feliz sobre certa coisa .. bom pelo-menos eu SEMPRE faço isso quando vou me abrir , não conto o problema inteiro .

Outra dica é ter uma "Amiga" , mas temos que tomar um cuidado redobrado com esse tipo . Pode ser sua amiga e tudo mais , mas digamos que ela é mulher e relação de amizade de homem e mulher em grande parte das vezes não da muito certo se for muito profunda para os dois lados . Como ela é mulher ela pode te dar um conselho mais aprimorado pois ela convive com mulheres e sabe o que rola ali , além de ser uma ótima arma para conhecer novas garotas e no final conseguir pegar elas .

Abraços
lippen

PUA EXPERT

#319293 Bom Vamos lá

Conhecido
Eu nao acredito que o faxineiro do seu trabalho seja um conhecido, más sim um colega de trabalho, haha nenhuma pessoa que se preze trataria o faxineiro do trabalho como conhecido ( que nunca conversou, ou troca algumas palavras, so conhece de vista, enfim....)

Bom no restante eu concordo, só nao gostei desse exemplo.

parabens pelo tópico

Criador do tópico

anarchy

Veterano - nível 10

#319661 Obrigado pelos feeds galera :)

lippen escreveu:Bom Vamos lá

Conhecido
Eu nao acredito que o faxineiro do seu trabalho seja um conhecido, más sim um colega de trabalho, haha nenhuma pessoa que se preze trataria o faxineiro do trabalho como conhecido ( que nunca conversou, ou troca algumas palavras, so conhece de vista, enfim....)

parabens pelo tópico

Bem cara, a parada do faxineiro foi apenas um exemplo... Como eu disse, troco palavras com algumas pessoas com quem não converso, na escola onde eu estudo. O faxineiro foi só um exemplo, mas você pode trocar ali por "secretária de outro setor da sua empresa" ou "professor de uma matéria da faculdade que você não pega" ou até o porteiro do seu prédio.
O importante é que você apenas troque algumas palavras simples com essa pessoa, ("bom dia", "olá") e que não haja um rapport entre vocês.
Não coloquei ali por preconceito ou má fé, mas é o que me veio à cabeça hehehe

abraços!
lippen

PUA EXPERT

anarchy escreveu:Obrigado pelos feeds galera :)

lippen escreveu:Bom Vamos lá

Conhecido

parabens pelo tópico

Bem cara, a parada do faxineiro foi apenas um exemplo... Como eu disse, troco palavras com algumas pessoas com quem não converso, na escola onde eu estudo. O faxineiro foi só um exemplo, mas você pode trocar ali por "secretária de outro setor da sua empresa" ou "professor de uma matéria da faculdade que você não pega" ou até o porteiro do seu prédio.
O importante é que você apenas troque algumas palavras simples com essa pessoa, ("bom dia", "olá") e que não haja um rapport entre vocês.
Não coloquei ali por preconceito ou má fé, mas é o que me veio à cabeça hehehe

abraços!

Eu entendi simm que nao foi por preconceito, só quis repassar que independente da pessoa ( principalmente se ela fica perto de voce, como nos exemplos que voce disse, porteiro,secretaria,etc...) é bom agente manter uma conversa sempre tem algo a passar pra nós