Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Phantom

PUA Avançado

#360406 Boa tarde, amigos!

Eis que reativo a série "Papo Sério", que visa objetivar alguns conceitos menos favorecidos ou com menos "importância" no fórum. Aproveito para dizer que estou de volta ao fórum, depois de 3 ou 4 meses fora. Tenho muita coisa nova para contribuir!

Convido-lhes também para conhecer os outros artigos da série, e espero um feedback de todos. Ressalto também que este artigo, assim como os outros, é um síntese de alguns livros que leio e um pouco do que já aprendi.

Papo sério I: Está na hora de melhorar o seu poder de fala ;)!
Papo Sério II: Onde está seu DESENVOLVIMENTO PESSOAL?
Papo Sério III: A simples arte da conversação.


[centro]Postura: Por que o aprendizado dela é tão criticado?[/centro]
Muitos especialistas em palestras, workshops e treinamentos empresariais criticam abertamente o aprendizado da gesticulação e expressão corporal. Argumentam que basta o orador estar tranquilo para poder gesticular e se projetar com tranquilidade.

Concordo. Em partes. Concordo que basta a tranquilidade aparecer para que nós tenhamos movimentos mais suaves. Mas de onde essa tranquilidade aparece, e como ela é aplicada? Mistério, pelo menos pra mim. Não consigo imaginar eu gesticulando o que nunca treinei, ou assisti. Não estou falando de copiar, mas ter um ponto de partida.

Agora, uma opinião pessoal sobre tantas críticas? Mesmo porque, os que se dizem especialistas e criticam este tipo de aprendizado, são os que ensinam grandes multidões a serem "líderes empresariais", ou ter uma "confiança corporativa" mais alta. Coisas muito mais profundas do que o nosso assunto abordado. Minha opinião é que ao ensinar as pessoas a serem líderes, estará ganhando clientes. Ao ensinar a gesticularem, falarem e a se expressarem, os palestrantes estarão ganhando concorrentes.

[centro]Imagem
"Fácil mesmo é ensinar vocês a liderarem."
[/centro]

[centro]Se Expresse, e eu direi quem tu és.[/centro]
A analogia com o ditado foi tosca, mas aceitável. A expressão corporal é a demonstração daquilo que sentimos e pensamos. Se em um churrasco, olharmos para um cara e ele estiver encostado na parede, com as mãos no bolso, inconscientemente saberemos que ele não está a vontade no ambiente. Pergunto a vocês amigos, quantas vezes não passamos por essa situação? Eu já! Olhamos esse cara do exemplo, e notamos que esta postura é uma forma de defesa. É além dele querer ou não ficar assim. Ele não está retraído porque seus braços estão amarrados ou presos, os braços é que estão amarrados ou presos porque ele está retraído. Simples assim.

Apesar disso, não podemos deixar de treinar e reforçar os gestos e posturas pessoais. Precisamos sim de um treinamento, aliado de um forte mindset. Como disse, não adianta tentar forçar este cara encostado na parede a mudar a posição, provavelmente vai piorar a situação pois estará tirando a "proteção social" dele. Com você não é assim? Fica cabisbaixo, retraído quando algo lhe incomoda? Mude isso!

[centro]Imagem
Pobre Keanu, olhem como ele está retraído.
[/centro]

[centro]Pernas: Movimentos desordenados.[/centro]
Para frente, para trás, para os lados. O nervosismo transforma muitos sedutores em bailarinos. É um erro gravíssimo, visto que se a HB notar, sentirá seu nervosismo independente da sua postura e do seu tom de voz. Imagine você desenvolvendo seu jogo, e do nada ela te pergunta "O que você tem? Está sapateando enquanto fala comigo?". Nada digno.

Como corrigir? Simples! Levante, e fique de frente para um espelho. Postura corporal na parte superior boa. Dê um espaçamento correto entre as pernas. AGORA PREGUE-AS NO CHÃO MENTALMENTE! Isso mesmo. Pregue-as. É este tipo de pensamento que terá daqui pra frente, ao policiar-se quando notar que está sapateando durante a interação. Elas não irão mais notar para seus pés, pelos simples fato deles estarem parados, firmes.

Combinado?
[centro]
Imagem
"Olhem, estou sargeando."
[/centro]

Quanto ao tamanho da abertura das pernas, tenha critérios. Não abra demais, com o risco de parecer alguém grotescamente estranho em qualquer ambiente. Não deixe-as fechadas, não é tão estranho mas lhe tira o equilíbrio.
O ideal é ter uma abertura onde ambos os pés tenham o peso do corpo dividido de forma homogênea. Isso mesmo. Sem apoiar muito em uma das pernas, isso pode dar um ar de confiança, mas aos olhos dos outros, o efeito é contrário.

Evitem com isso também o efeito pêndulo. Simplesmente ficar trocando o peso das pernas fará com que você jogue discretamente o corpo para os lados, de forma a imitar o objeto em questão. Note, acontece ao seu redor!

[centro]Braços e mãos: A seu favor, ou contra você.[/centro]
Mãos. Elas criam vida quando notamos que estão nos observando. E é a pura verdade, a maior prova disso é a de que elas vão automaticamente ao bolso, ou em alguns casos mais graves, criam algum "cacoete" como estralar os dedos ao passar em público ou coisa do tipo.

Péssimo.

O hábito de colocar as mãos no bolso só é bem-vindo quando você o faz, e não seu subconsciente. Mas não quer dizer que seja proibido. Como assim? Vou explicar.

O ato automático de colocar a mão no bolso, resume-se à desconforto, logo te transmitirá uma ideia de fraqueza social.
O ato racional de colocar as mãos no bolso, aliado à uma postura congruente, lhe dará um ar "superior" e "tranquilo".

Viu como a mesma ação pode representar duas coisas diferentes?

Em relação à gesticulação, tenho poucos conselhos, mas valiosos, estes, baseados no que já vi.
Muitos pick up's pecam pelo excesso de gestos. Alguns pecam tanto, que criam manias engraçadas. Uma vez me deparei com um PUA do fórum que costumava falar e tentar pegar "moscas no ar" em suas gesticulações. Como se tivesse tentando captar a vontade da pessoa em ouvir o que ele dizia. Péssimo.

Tente assistir filmes onde há sedutores. Sejam eles canalhas, estilo romântico, ou até mesmo o perdedor que no final fica com a garota. Assista apenas os gestos deles. Note como condizem com o que eles falam. Como se as mãos fossem o complemento da palavra. Eles tem classe. Simples assim.
O aprendizado em relação aos gestos é menor, na minha opinião. É algo com que lidamos e podemos observar todos os dias, mas tem um papel fundamental na nossa interação.

Lideramos grupos apenas com as mãos. A diferença entre você e outro alpha no ambiente poderá ser justamente essa.


[centro]Conclusão[/centro]
Como nas outras séries, digo e repito: Não é um tutorial para aprender a ter postura ou gestos. Nem chega perto disso. Quero apenas salientar alguns pontos esquecidos pela maioria. Muitos focam em openers, rotinas ou simplesmente motivações para sair e dar a cara a tapa, mas pecam em algum ponto que não conseguem analisar ao tentar dar o feedback da interação.

Foque em você como um todo. Roupas, confiança, o modo com que você fala, o que você fala, e como você fala.

Tudo é importante.

Até o próximo artigo, relato ou feed!
Elton Rosendo Alves

Veterano - nível 9

#360421 Gostei :ae

Você abordou muito bem sobre expressão corporal
e é umas das armas mais importantes na hora da sedução.
e ainda tirou algumas dúvidas minhas.

Mas eu queria saber mesmo sobre um livro que ensina-se sobre
linguagem corporal que é onde eu estou com mais problemas
eu queria saber mais sobre BL se alguém tiver um link eu agradeço.

E parabéns pelo seu tópico :ae
Avatar pua
Digger

Veterano - nível 10

#360430 Eai Phantom, seja bem vindo de volta. Quanto o assunto, realmente uma das coisas que as vezes passa despercebida perante muitas pessoas, e é um assunto de total importância, que não deveria ser esquecido. Vícios corporais, que passam uma imagem negativa para as pessoas em geral, não só garotas que você esteja sargeando.

Temos sempre que focar em eliminar esses tais vícios corporais, gesticular com mais calma, apenas para enfatizarmos a mensagem que queremos passar, temos que demonstrar uma postura confiante, Alfa, e relaxada, no sentido de calma.

Elton Rosendo Alves escreveu:Gostei :ae

Você abordou muito bem sobre expressão corporal
e é umas das armas mais importantes na hora da sedução.
e ainda tirou algumas dúvidas minhas.

Mas eu queria saber mesmo sobre um livro que ensina-se sobre
linguagem corporal que é onde eu estou com mais problemas
eu queria saber mais sobre BL se alguém tiver um link eu agradeço.

E parabéns pelo seu tópico :ae


Eai Elton, tudo bom?
Aqui, dê uma olhada nesse ebook do Cajun, é ótimo.
linguagem-corporal-avancada-canju-t2140.html

E procure no fórum sobre Linguagem Coporal e Body Language, na caixa de pesquisa, tem vários tópicos muito bom sobre o assunto

[ ]'s
LC3000

Pua Portugal

#360500 Artigo muito bom, principalmente para os iniciantes que possuem um grande nível de nervosismo (que automaticamente é espelhado no seu corpo).

Está de parabéns :ae !
Avatar pua
Trick Boy

PUA EXPERT

#360570 phantom, parabens pelo topico...e tipo tu tirou uma duvida minha nesse texto...eu as vezes quando estou andando eu coloco a mao no bolso consientemente, nao por que to nervoso e sim pelo contrario to relaxado e aliado a minha BL alpha...fica muito bom. vlw.
Bilat - MEMBRO EXCLUSIVO
#360727 Parabens Phantom, essa é uma das melhores series de artugos que ja vi nesse forum.
porem muitas das dicas que voce deu nesse artigo serao ignoradas porque nao são rotinas, oppeners e negs, embora sejam tão importante quanto.

Criador do tópico

Phantom

PUA Avançado

#360894
Bilat escreveu:Parabens Phantom, essa é uma das melhores series de artugos que ja vi nesse forum.
porem muitas das dicas que voce deu nesse artigo serao ignoradas porque nao são rotinas, oppeners e negs, embora sejam tão importante quanto.



Eu vou continuar insistindo Bilat, são assuntos valiosos, apesar de eu não abordá-los merecidamente.

Obrigado pelos comentários pessoal, são motivadores!