Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

dieguim288

MEMBRO PROFISSIONAL

#384915 Oi,como vai você?
Eu vou bem,obrigado.


[centro]Micro Expressões Faciais.
Imagem[/centro]

Emoções determinam a qualidade de nossas vidas. Elas ocorrem em todos as relação que se preocupam com no local de trabalho, em nossas amizades, em relações com membros da família, e em nossos relacionamentos mais íntimos.
Eles podem salvar nossas vidas, mas eles também podem causar danos reais.
Eles podem nos levar a agir de formas que achamos que são realistas e apropriada, mas as nossas emoções também podem nos levar a agir de maneiras que lamento terrivelmente depois. Emoções pode substituir o que a maioria dos psicólogos têm simplesmente considerado os mais poderosos motivos fundamentais que conduzem nossas vidas: a fome, o sexo, e a vontade de sobreviver.
As pessoas não vão comer se eles acham que o único alimento disponível é nojento. Eles podem até morrer, embora outras pessoas possam considerar que mesmo alimento é comivel.
Emoção triunfam sobre a unidade de fome!
O impulso sexual é notoriamente vulnerável à interferência de emoções. Uma pessoa pode nunca tentar o contato sexual por causa da interferência de medo ou desgosto, ou nunca pode ser capaz de completar um ato sexual.
Emoções triunfam sobre o desejo sexual! E o desespero pode sobrecarregar ainda a vontade para viver, motivando um suicídio. Emoções triunfam sobre a vontade de viver!

Simplificando, as pessoas querem ser felizes, e a maioria de nós não queremos
a experiência de medo, raiva, nojo, tristeza ou angústia a menos que seja em
os limites seguros de um teatro ou entre as capas de um romance.

De acordo com o psicologo Paul Ekman as sete emoções universais são: NOJO, RAIVA,MEDO,TRISTEZA,ALEGRIA,SURPRESA E DESPREZO. Mas Paul já expandiu a sua lista com expressões mais sutis. Estas expressões duram um quinto de um segundo.

Vou falar sobre as sete expressões universais.

Alegria:

Imagem

Alegria é expressada por sorrisos , contentamento, em seguida pode ser verbalmente agradecida. O tempo até passa mais rápido do que você imagina, o estímulo da alegria vem através dos cinco sentidos que dão prazer, e logo a alegria. Alegria é um só termo que descreve prazer por outras palavras, mais socialmente aceite. Segundo Alexei Lisounenko, alegria se traduz em aceitação, ou seja, você aceitar quem de fato você é, assim possibilitando até mesmo mudanças em sua vida. Ele frisa que esta aceitação está longe do conformismo, onde você aceita sua vida de uma forma negativa, sem perspectiva de mudança. Alegria é dar alegria!De forma alegre!Por ser contagiante, a alegria melhora a qualidade de vida do ser humano. A alegria pode ser considerada um sentimento contrario a tristeza, uma vez que a pessoa fica mais sociavel,se sente mais confiante e determinada.

Nojo:

Imagem

Nojo é uma emoção tipicamente associada com coisas que são percebidas como sujas, incomestíveis ou infecciosas. Primariamente em relação ao sentido do paladar, como realmente percebido ou vividamente imaginado; e secundariamente com relação a qualquer coisa que provoque sentimento similar, através dos sentidos do olfato, tato e mesmo pela simples visão. O nojo é uma das emoções básicas da teoria das emoções de Robert Plutchik. Envolve uma expressão facial característica, uma das sete expressões faciais de emoção de Paul Ekman. Está também associado a uma queda nos batimentos cardíacos, em contraste, por exemplo, com medo ou raiva.
O nojo pode ser dividido ainda em nojo físico, associado com impureza física ou moral, e nojo moral, um sentimento similar relacionado a tomadas de decisão.

Medo:

Imagem

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.
O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

Desprezo:

Imagem

Desprezo é um intenso sentimento de desrespeito e antipatia. É semelhante ao ódio, mas implica um sentimento de superioridade. A pessoa desprezada é considerada indigna. Desprezo pode estar relacionado a sentimentos de indignação e amargura.
Desprezo é um desprezo forte emocional, com base na convicção da inutilidade das pessoas afetadas ou suas instituições.
O desprezo surge a partir da avaliação de outra pessoa como inferior.
O principal impacto do desprezo é uma persistente desvalorização da pessoa ou da instituição em todas as áreas possíveis e uma conseqüente não-conformidade com a pessoa ou grupo social.

Raiva:

Imagem

Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.
A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e a expressão da irritabilidade e agressão humana.

Surpresa (espanto):

Imagem

A surpresa pode ser um sentimento de reação relativo a um acontecimento inesperado. Pode se manifestar a partir de impulsos nervosos com manifestações químicas (com a liberação de adrenalina) e físicas, aumentando o ritmo cardíaco e impulsionando a pessoa ter alguma reação corporal. A surpresa é uma emoção básica, que tem a especificidade de poder ser pressionada pelo indivíduo como positiva ou negativa, dependendo da forma e conteúdo que lhe deu origem por um lado e das expectativas ou situação concreta em que o indivíduo se encontra por outro.

Tristeza:

Imagem

Tristeza é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento.
A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor ou pelo excesso de tédio; esta emoção pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prática impossível de se concretizar, e independente da vontade do triste.
É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).
A tristeza pode ser a conseqüência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa autoestima, a inveja, o medo e a desilusão. São emoções que, quando não são tratadas logo, podem terminar gerando tristeza, ou em casos extremos a depressão nervosa; dependendo do estilo de cada pessoa, a pessoa pode desenvolver um instinto negativo (vingança, raiva).
Não apenas sintomas psicológicos são resultantes da tristeza. Em casos de angústia prolongada o indivíduo pode passar a apresentar sintomas de hipertensão, problemas de pele e a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos. Também o coração pode ficar fisicamente comprometido podendo levar a vítima a quadros graves: arritmia, ataque cardíaco, entre outros problemas. A tristeza pode vir de fora para dentro; quando é gerada por elementos que circundam o indivíduo; ou de dentro para fora; quando simplesmente surge por uma inadaptação do indivíduo ao meio. Entranto, apesar do estado de espírito "amargo" proposto pela tristeza, pesquisas demonstram que algumas decisões corriqueiras da vida do indivíduo, tais como àquelas relacionadas ao engradecimento pessoal e à mudança, em grande parte das vezes só podem ser tomadas em momentos de tristeza, quando o cérebro humano tende a agir de maneira mais arrazoada, com enfoque específico, visando um determinado fim. Portanto, na medida em que o indivíduo triste se esforça para desempenhar suas atividades diárias, tentando manter seu equilíbrio psiquico para tanto, ele está, ainda, a providenciar as condições neuropsiquicas para a tomada de decisões providenciais e salutares para sua vida.

Off topic:
Dicas:

Reconhecendo um sorriso falso:

Ao contrair e esticar os lábios para sorrir o músculo Zigomático maior traciona o canto da boca em direção as orelhas, fazendo com que a boca tome o formato de “U”

Imagem

A: Sorriso falso, sem sinceridade, formado apenas pelo músculo zigomático maior.
B:Sorriso espontâneo, formado pela contração do zigomático maior, por outros músculos levantadores do lábio superior e pelo orbicular do olho. Enrugamento do nariz e “pés de galinha” ao redor do olho.

Vergonha:

Vergonha é uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de idéias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação. O terapeuta John Bradshaw conceitua a vergonha como a "emoção que nos deixa saber que somos finitos".

A expressão mais famosa de vergonha é cabeça baixa sendo tampada pela mão ou por partes dos dedos.

Imagem

Diferentes origens da raiva:


A raiva pode ter diversas origens, tais como:
• O desejo de vingança: Quando alguém foi de alguma forma insultado, ou prejudicado por outra pessoa, e sente o desejo que ela sinta o mesmo que está sentindo.
• A inveja: Uma pessoa pode sentir raiva de outra pelo fato desta ter algo que aquela gostaria para si, no entanto, como não possui recursos próprios para adquirir estes objetos de desejos, e pela sua imaturidade moral, passa a sentir raiva de quem os têm.
• O ego: Uma pessoa pode sentir raiva de uma outra pelo fato desta ter afrontado ou ridicularizado o seu ego. A raiva, neste caso, é uma tentativa de proteção ao impor-se uma postura agressiva diante da afronta.
• O instinto de superioridade: Uma pessoa que no seu íntimo tem a falsa percepção de superioridade em relação aos demais, quando se vê em uma situação em que não é compreendida ou aceita como gostaria que o fosse, utiliza-se da raiva como mecanismo de evasão dos seus instintos violentos, afligindo a todos que encontram-se ao seu lado.
• A família: Pode ocorrer quando os pais não dão a devida atenção aos filhos, desinteressando-se pelos problemas que venham a afligir a prole. Inconscientemente o indivíduo começa a ressentir-se, o que ao longo dos anos pode gerar raiva acumulada.

Conseqüências da raiva:

Raiva é como uma doença que vai corroendo de dentro para fora, e que causa diversos prejuízos físicos, mentais e espirituais para o próprio enfermo e para as pessoas que a este acompanham.
Como conseqüências da raiva podemos ter:
• A violência verbal.
• A violência física.
• O Ódio, que consiste numa ênfase de raiva, que geralmente dura mais tempo e acompanha um desejo contínuo de mal a alguém.
• O comportamento agressivo, que se dá quando o indivíduo assume uma postura contínua de mau humor e raiva, pode ter sua origem em pequenas frustrações que no decorrer da vida se acumulam, e que não foram superadas através de diálogos compreensivos e do perdão ao próximo e a si mesmo.
O perdão consiste em desistir de qualquer ressentimento quando se é, de alguma forma, prejudicado. Por isso existe quem considera o ato de perdoar como uma possível "cura" para a Raiva.
No corpo humano a raiva gera problemas no sistema nervoso central, disfunção das glândulas de secreção endócrina, distúrbios no aparelho digestivo e desequilíbrio psicológico.

Expressões:
Estes gestos são pequenas traições do nosso corpo que revelam os nossos sentimentos ocultos e estão sempre presentes, por mais que os tentemos reprimir. Estas alterações tão subtís do rosto aparecem antes de a pessoa comece a comportar-se de um modo racional.

Apesar disto, nem sempre é fácil de detectar, pois estes são gestos que aparecem e desaparecem numa fracção de segundo e que apenas conseguem ser detectádos por pessoas tenham boa capacidade de observação ou um olho clínico treinado. Para além disto, mesmo que as expressões sejam detectadas, estas apenas nos permitirão saber que a pessoa está a mentir e não sobre o quê e a razão. Por exemplo, não é possível saber se um mentiroso está a ocultar algo voluntariamente ou se está a reprimir um sentimento ou emoção de forma inconsciente sem sequer dar por isso.
Grandes partes das expressões duram em torno de um segundo, se durarem mais de um segundo é uma expressão falsa.

Bibliografia: Paul Ekman – Emoções reveladas/ Wikipédia/Serie Lie to me.

Uma pequena brincadeira, me diga quais são as expressões abaixo.
Imagem ponha o número mais o nome da expressão.
Avatar pua
galvaoo - MEMBRO EXCLUSIVO
#393444 Um artigo belíssimo desse, não entendo como não tem nenhum Feed, enfim !

Muito bom o artigo dieguim, ainda mais com as explicações, das expressões, e as dicas (:
A algum tempo venho pesquisando sobre micro expressões, e mentiras como descobrir e tals, e realmente ajuda bastante, não só para você descobrir quando uma Hb da um sorrisinho pra você, mas até mesmo no trabalho, no dia-a-dia, enfim !
Depois que você começa a "estudar" sobre o assunto, você começa a observar mais no rosto das pessoas, as vezes isso pode ser até estranho, mas é incontrolavel ! hahaha!
é muito legal quando você consegue ver uma micro expressão, ^^

Tem até um programa do Paul Ekman que ajuda bastante a treinar seus reflexos para ver as expressões, bem estilo a que o Lightman usa no Lie To Me !

Sobre a brincadeira :
1 - Raiva
2 - Alegria/Felicidade
3 - Susto/Espanto
4 - Nojo
5 - Tristeza
6 - Medo

Faltou o Desprezo, não ? ^^
abraços !







galvão
Avatar pua
lippen

PUA EXPERT

#399830 Boaa dieguin pilantraa, mt bom topico e importante agente saber isso tanto pros negocios quanto pra sargear, e ninguem passar agente pra traz...

Tem aquele seriado Lie To Me interessante dar uma olhada
Avatar pua
Dr. Love

PUA EXPERT

#400014 Legal, mas eu não traduziria Contempt como Desprezo. Micro Expressões características dessa emoção aparecem quando você se sente "superior", mas não significa, necessariamente, que você está "avaliando outra pessoa como inferior". É só o cabra pegar a mulher mais bonita da festa que o sorrisinho de canto de boca com contração da borda aparece (não sei fazer o score em FACS), que seria um misto de Contempt + Happiness.


Outra coisa: atualmente os trabalhos do Ekman consideram que existem outras emoções além dessas 7. Shame, Amusement, Guilt...
Avatar pua
Rodolfus

Aprendiz

#403042 Nossa cara. Sem palavras para esse tópico. Simplesmente Fantástico!
Eu gosto muito de ficar interpretando as expressões das pessoas e isso vai ser bem útil pra mim!
Parabéns cara.