- 13 Nov 2011, 00:10
#441703
[font=Times New Roman]Alinhar - Arrumar os elementos a serem alinhados de modo que todos eles estejam em paralelo e, portanto, caminhem na mesma direção. [/font][font=Times New Roman]Ambiente- O contexto externo no qual se dá o nosso comportamento. Nosso ambiente é aquele que percebemos como estando "fora" de nós mesmos. Não é parte de nosso comportamento; é mais alguma coisa à qual devemos reagir. [/font]
[font=Times New Roman]Ambigüidade - O uso de uma linguagem vaga ou ambígua. A linguagem ambígua é também abstrata, em oposição à linguagem específica. [/font]
[font=Times New Roman]Analógico - Apresenta nuances de significado, ao contrário de digital, cujo significado é mais definido (sim/não, ligado/desligado). É como um relógio analógico, que tem ponteiros para marcar as horas e os minutos. [/font]
[font=Times New Roman]Âncora - Qualquer estímulo que esteja associado a uma resposta específica. As âncoras ocorrem naturalmente, mas também podem ser estabelecidas de forma intencional. Por exemplo, soar uma campainha para chamar a atenção de pessoas - ou, mais sutilmente, ficar de pé em um determinado ponto, enquanto responde a perguntas. [/font]
[font=Times New Roman]Ancorar[/font][font=Times New Roman]- O processo de associar uma resposta interna a um estímulo externo (como no condicionamento clássico), de modo que a resposta possa ser rapidamente reacessada (às vezes isso ocorre de forma dissimulada). A ancoragem pode ser visual (com gestos específicos das mãos), auditiva (pelo uso de palavras e tom de voz específicos) e cinestésica (tocar o braço ou pousar a mão no ombro de alguém). Critérios para a ancoragem:
* Intensidade ou pureza da experiência;
* Noção de tempo - no ponto máximo da experiência;
* Precisão na reprodução da âncora.[/font]
[font=Times New Roman]Antecipar o futuro - O processo de fazer o "ensaio mental" de alguma situação futura, de modo a procurar garantir a ocorrência natural e automática do comportamento desejado. [/font]
[font=Times New Roman]Associação - Como em uma lembrança, olhar através dos próprios olhos, ouvir o que já ouviu e sentir os sentimentos como se realmente estivesse vivendo a situação. Essa condição é denominada estado associado. [/font]
[font=Times New Roman]Atitude - Um conjunto de valores e crenças a respeito de determinado assunto. Nossas atitudes são escolhas que fizemos. [/font]
[font=Times New Roman]Auditivo - Relativo à audição ou ao sentido da audição. [/font]
[font=Times New Roman]Calibragem - O processo de aprender a traduzir as respostas inconscientes e não-verbais de outra pessoa durante uma interação, pela combinação dos sinais de comportamento observados com uma resposta interna específica. [/font]
[font=Times New Roman]Cinestésico - Relativo às sensações do corpo. Na PNL, o termo cinestésico engloba todos os tipos de sentimento, inclusive os táteis, viscerais e emocionais. [/font]
[font=Times New Roman]Coerência - É quando todas as crenças internas, as estratégias e o comportamento de uma pessoa estão inteiramente equilibrados e orientados no sentido de assegurar um determinado resultado desejado. As palavras, a voz e a linguagem do corpo transmitem a mesma mensagem. [/font]
[font=Times New Roman]Comportamento - As ações e reações físicas específicas através das quais interagimos com as pessoas e com o ambiente à nossa volta. [/font]
[font=Times New Roman]Condições para boa formação - O conjunto de condições que determinada situação deve satisfazer, de modo a produzir um resultado eficaz. [/font]
[font=Times New Roman]Conduzir - Modificar nosso próprio comportamento e promover rapport suficiente para que a outra pessoa siga o exemplo. [/font]
[font=Times New Roman]Contexto - A moldura que envolve um determinado evento. Essa moldura normalmente determinará a maneira de se interpretar uma determinada experiência ou evento. [/font]
[font=Times New Roman]Crenças[/font][font=Times New Roman]- Generalizações firmemente arraigadas a respeito de:
(1) causa,
(2) significado e
(3) limites em relação:
* ao mundo à nossa volta;
* ao nosso comportamento;
* às nossas capacidades e
* à nossa identidade.
As crenças funcionam em um nível distinto do da realidade concreta, e servem para orientar e interpretar nossas percepções da realidade, em geral relacionando-as aos nossos sistemas de critérios ou valores. As crenças são notoriamente difíceis de serem mudadas através das regras típicas da lógica ou do pensamento racional.[/font]
[font=Times New Roman]Critérios - São os valores ou padrões que uma pessoa utiliza para tomar decisões e estabelecer julgamentos acerca do mundo. Um único critério é composto de vários elementos, conscientes e subconscientes. A pergunta a ser feita é: "O que é importaante em relação a ...?" [/font]
[font=Times New Roman]Desafio relevante - Perguntar como uma determinada afirmação ou comportamento está ajudando a atingir um resultado definido em comum acordo. [/font]
[font=Times New Roman]Descrição baseada nos sentidos - Informação que pode ser observada e verificada diretamente pelos sentidos. É a diferença entre "os lábios estão esticados, algumas partes de seus dentes aparecem e os cantos de sua boca estão mais altos que a linha principal da boca" e "Ela está feliz" (que é uma interpretação). [/font]
[font=Times New Roman]Diferenciar - Adotar comportamento diferente em relação à outra pessoa e romper o rapport com o propósito de redirecionar, interromper ou encerrar uma reunião ou uma conversa. [/font]
[font=Times New Roman]Digital - Que tem significado bem definido (ligado/desligado), em oposição a analógico, que possui sutilezas de sentido. [/font]
[font=Times New Roman]Dissociação - Como em um lembrança, estar de fora e olhar para o próprio corpo em um retrato. Com isso a pessoa não revive os sentimentos que teria se estivesse vivendo aquela situação específica. [/font]
[font=Times New Roman]Distorção - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo pelo qual as relações que ocorrem entre as partes do modelo são representadas diferentemente das relações que deveriam representar. [/font]
[font=Times New Roman]Down-time - Ter todos os canais sensoriais voltados para dentro. [/font]
[font=Times New Roman]Ecologia - O estudo dos efeitos das ações individuais sobre o sistema maior. [/font]
[font=Times New Roman]Eliciar - O ato de descobrir e detectar determinados processos internos. [/font]
[font=Times New Roman]Espaço do problema - O espaço do problema é definido por elementos físicos e não-físicos que criam um problema ou contribuem para isso. As soluções surgem de um "espaço de soluções", rico em recursos e alternativas. Um espaço de soluções precisa ser mais amplo que o espaço do problema, para que possa produzir uma solução adequada. [/font]
[font=Times New Roman]Espelhamento - Copiar parte do comportamento de outra pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Estado - O conjunto das condições físicas e mentais a partir das quais uma pessoa age. O estado em que estamos afeta nossa capacidade e nossa interpretação das experiências que vivemos. [/font]
[font=Times New Roman]Estado de recursos - A experiência neurológica e fisiológica global de uma pessoa que se sente cheia de recursos. [/font]
[font=Times New Roman]Estratégia - Um conjunto de passos mentais e comportamentais explícitos, utilizado para atingir um resultado específico. [/font]
[font=Times New Roman]Estrutura de referência - A soma de todas as referências que compõem a história de vida de uma pessoa. Designa também a representação integral da qual derivam outras representações, dentro de alguns sistemas. Por exemplo: a estrutura profunda serve como estrutura de referência para a estrutura superficial. [/font]
[font=Times New Roman]Estrutura profunda - Os mapas sensoriais (conscientes e subconscientes) que as pessoas utilizam para organizar e guiar seu comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Estrutura superficial - As palavras ou a linguagem utilizadas para descrever ou simbolizar as verdadeiras representações sensoriais primárias armazenadas no cérebro. [/font]
[font=Times New Roman]Filtros perceptivos - As idéias, experiências, crenças e linguagem únicas que dão forma ao nosso modelo do mundo. [/font]
[font=Times New Roman]Fisiologia - Relativa à parte física de uma pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Flexibilidade de comportamento - A habilidade de variar o próprio comportamento, de modo a induzir, ou garantir, uma resposta por parte de outra pessoa. A flexibilidade de comportamento diz respeito também ao desenvolvimento de uma vasta gama de respostas a um dado estímulo, em oposição às respostas habituais - e conseqüentemente limitadas - que inibem o desempenho potencial. [/font]
[font=Times New Roman]Generalização - Um dos três princípios da modelagem humabna; o processo pelo qual uma experiência específica passa a representar toda a categoria de experiências a que pertence. [/font]
[font=Times New Roman]Gustativo - Relativo ao sabor ou ao sentido do paladar. [/font]
[font=Times New Roman]Hierarquia - Método de organizar coisas ou idéias, em que as idéias mais importantes são classificadas com base em sua relevância. [/font]
[font=Times New Roman]Identidde - Nosso sentimento acerca de quem somos. Nosso senso de identidade organiza nossas crenças, capacidades e comportamentos em um sistema único. [/font]
[font=Times New Roman]Igualar - Adotar parcialmente o comportamento de outra pessoa, com o propósito de ampliar o rapport. [/font]
[font=Times New Roman]Incoerência - O estado de ter reservas, de não estar totalmente comprometido com um resultado; o conflito interno será expresso no comportamento da pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Intenção - O propósito ou resultado desejado de cada comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Linha do tempo - A forma como armazenamos imagens, sons e sentimentos de nosso passado, presente e futuro. [/font]
[font=Times New Roman]Mapa da realidaade (modelo do mundo) - A representação única que cada pessoa tem do mundo, construída a partir de suas percepções e experiências individuais. [/font]
[font=Times New Roman]Marcação analógica - Usar o tom de voz, a linguagem corporal, gestos etc., para acentuar uma palavra-chave em uma frase, ou uma parte especial de uma apresentação. [/font]
[font=Times New Roman]Marcação tonal - Usar a voz para acentuar determinadas palavras mais significativas. [/font]
[font=Times New Roman]Meta - Vem do grego; significa estar acima de. [/font]
[font=Times New Roman]Metamodelo - Um modelo desenvolvido por john Grinder e Richard Bandler, que identifica determinadas classes de padrões de linguagem que podem ser problemáticas ou ambíguas. Baseado na gramática transformacional, o metamodelo identifica distorções, omissões e generalizações comuns, que obscurecem a estrutura profunda e/ou o significado original. O modelo contém perguntas esclarecedoras, que restauram o sentido original da mensagem. O netamodelo reconstitui a conexão da linguagem com as experiências, e pode ser utilizado para reunir informações, esclrecer significados, identificar limitações e ampliar as opções de escolha. [/font]
[font=Times New Roman]Metáfora - O processo de pensar sobre uma situação ou fenômeno como se fosse outra coisa - ou seja, através de histórias parábolas e analogias. [/font]
[font=Times New Roman]Metaprograma - Um nível de programação mental que determina como selecionamos, orientamos e dimensionamos nossas experiências. Nossos metaprogramas são mais abstratos que nossas estratégias específicas de pensamento - e definem nossa abordagem genérica em relação a uma questão específica, não os detalhes de nosso processo mental. [/font]
[font=Times New Roman]Modelgem - O processo de observar e mapear o comportamento bem-sucedido de outras pessoas. Isso envolve traçar o perfil de comportamentos/fisiologia, crenças e valores, estados internos e estratégias. [/font]
[font=Times New Roman]Modelo do mundo - A forma de uma pessoa representar, internamente, as condições do mundo. [/font]
[font=Times New Roman]Modelo Milton - O inverso do metamodelo. Utilizar padrões de linguagem intencionalmente vaga para acompanhar a experiência de outra pessoa e ter acesso a recursos inconscientes. Baseado na linguagem usada pelo Dr. Milton H. Erickson. [/font]
[font=Times New Roman]Moldura - Significa definir um contexto ou forma de perceber uma derterminada situação: moldura de resultado, moldura do caminho de volta etc. [/font]
[font=Times New Roman]Moldura "como se..." - Imaginar que um determinado evento já aconteceu. Pensar em algo "como se" já tivesse ocorrido estimula a criatividade na solução de problemas, pois a pessoa transpõe mentalmente os aparentes obstáculos e chega às soluções desejadas. A pergunta é: "Como seria se eu pudesse...?" [/font]
[font=Times New Roman]Não-verbal - Sem palavras. Refere-se, em geral, à parte analógica de nosso comportamento externo. [/font]
[font=Times New Roman]Níveis lógicos[/font][font=Times New Roman]- Uma hierarquia interna na qual cada nível é, progressivamente, mais psicologicamente impactante e envolvente. Em ordem de importância, do mais alto ao mais baixo, esses níveis são:
(1) espiritual;
(2) identidade;
(3) crenças e valores;
(4) capacidades;
(5) comportamento e
(6) ambiente.[/font]
[font=Times New Roman]Olfativo - Relativo ao cheiro ou ao sentido do olfato. [/font]
[font=Times New Roman]Omissão - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo através do qual parcelas selecionadas do mundo são excluídas da representação criada pela pessoa que copia. Dentro dos sistemas de linguagem, a omissão é um processo de transformação através do qual partes da estrutura profunda são removidas - e, conseqüentemente, não aparecem na representação da estrutura superficial. [/font]
[font=Times New Roman]Padrão Swish! - Um processo gerador de submodalidades que programa o cérebro para funcionar em uma direção diferente. É muito eficaz para transformar hábitos ou comportamentos indesejáveis em opções mais construtivas. [/font]
[font=Times New Roman]Papéis - Uma forma metafórica de falar sobre programas independentes e estratégias ou comportamento. Os programas, ou "paapéis", servem para desenvolver uma imagem que se transforma em uma característica que identifica a pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Pistas de acesso - Comportamentos sutis que indicam o sistema de representação que a pessoa está usando. Algumas pistas de acesso típicas são o movimento dos olhos, o tom e o ritmo da voz, a postura corporal, os gestos e os padrões de respiração. [/font]
[font=Times New Roman]Pistas de movimento dos olhos - Movimentos dos olhos em determinadas direções, que indicam pensamento visual, auditivo ou cinestésico. [/font]
[font=Times New Roman]Posição perceptiva - Uma perspectiva ou um ponto de vista específico. Na PNL é possível perceber uma determinda experiência través de uma das três posições básicas que se seguem. A primeira posição envolve viver determinada experiência com nossa própria visão, associada ao ponto de vista de alguém na primeira pessoa. A segunda posição significa estar na experiência como se estivéssemos na pele de outra pessoa. A terceira posição envolve se afastar e perceber a relação entre nós mesmos e os outros, a partir de uma perspectiva dissociada. [/font]
[font=Times New Roman]Predicados - Palavras baseadas nos sentidos, que indicam o uso de um determinado sistem de representção. [/font]
[font=Times New Roman]Pressuposto - Uma tese básica, implícita, necessária para que uma determinda representação faça sentido. No âmbito dos sistemas de linguagem, uma afirmação que precisa ser verdadeira para que uma outra afirmação tenha sentido. [/font]
[font=Times New Roman]Processo e conteúdo - O conteúdo é aquilo que é realizado, enquanto o processo é como aquilo é realizado. O que você diz é conteúdo; como você diz é processo. [/font]
[font=Times New Roman]Qualidade da voz - O segundo canal mais importante de comunicação e influência. Pesquisas sugerem que representa 38% do impacto total da comunicação. [/font]
[font=Times New Roman]Rapport - O estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em um relacionamento. [/font]
[font=Times New Roman]Recursos - Qualquer meio que possa levar a atingir um resultado: fisiologia, estados, pensamento, estratégias, experiências, pessoas, eventos ou bens materiais. [/font]
[font=Times New Roman]Refazer (do fim para o início) - Rever ou resumir uma situção, utilizando as palavras-chave e o tom de voz de outra pessoa. Em apresentações: um resumo muito preciso, com as mesmas palavras-chave e os mesmos tons de voz usados originalmente. [/font]
[font=Times New Roman]Representação Interna - Padrões de informação que criamos e armazenamos em nossa mente através de combinações de imagens, sons, sentimentos, odores e sabores. A forma como armazenamos e codificamos nossas lembranças. [/font]
[font=Times New Roman]Resignificação - Mudar a moldura referencial de um afirmação, para lhe conferir novo significado. [/font]
[font=Times New Roman]Resposta ao estímulo - Uma associação entre uma experiência e a reação subseqüente; o processo de aprendizagem natural demonstrado por Ivan P. Pavlov, em que ele estabeleceu uma relação entre o toque de uma campainha e o ato de secretar saliva, em cães. [/font]
[font=Times New Roman]Resultados finais - Metas ou estados desejados, que uma pessoa ou organização aspira a atingir. [/font]
[font=Times New Roman]Segmentar - Organizar ou dividir alguma experiência em partes maiores ou menores. Segmentar para cima envolve a mudança para um nível mais amplo e mais abstrato de informação. Segmentar para baixo significa atuar em um nível de informação mais específico e concreto. Segmentar lateralmente significa encontrar outros exemplos no mesmo nível de informação. [/font]
[font=Times New Roman]Segunda posição - Ver o mundo a partir do ponto de vista de outra pesso e, assim, entender a realidade dela. [/font]
[font=Times New Roman]Sort - Um termo de computação que significa reorganizar a informação e/ou filtrá-la durante o processo de reorganização. [/font]
[font=Times New Roman]Sistema condutor - O sistema de representação perfeito (visual, auditivo, cinestésico) que encontra as informações necessárias para alimentar o estado consciente. [/font]
[font=Times New Roman]Sistema perfeito - O sistema de representação que um indivíduo utiliza com maior freqüência, para pensar conscientemente e organizar sua experiência. [/font]
[font=Times New Roman]Sistemas de representação - Os cinco sentidos: visão, audição, tato (sensação), olfato e paladar. [/font]
[font=Times New Roman]Sistêmico - Relativo sistemas e à observação dos relacionamentos e conseqüências ao longo do tempo e do espaço, em lugar da relação linear de causa e efeito. [/font]
[font=Times New Roman]Submodalidades - As qulidades sensoriais especiais percebidas por cada um dos sentidos. Por exemplo: as submodalidades visuais são cor, forma, movimento, brilho, profundidade etc.; as auditivas são volume, tom, ritmo etc.; e as cinestésicas são pressão, temperatura, textura, localização e outras. [/font]
[font=Times New Roman]Terceira posição - Observar a si mesmo e aos outros. [/font]
[font=Times New Roman]TOTS - Desenvolvido por Miller, Glnter e Pribram, o termo indica a seqüência Teste-Operação-Teste-Sída, que descreve a curva básica de feedback usada para orientar todo tipo de comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Transe - Um estado alterado de consciência, com o foco de atenção voltado para dentro com poucos estímulos. [/font]
[font=Times New Roman]Uptime - Estado em que a atenção sentido da visão. [/font]
[font=Times New Roman]Visualização - O processo de ver imagens com a mente. e os sentidos estão voltados para fora. [/font]
[font=Times New Roman]Valores - As coisas que são importantes para nós e que movem nossas atitudes. [/font]
[font=Times New Roman]Visual - Relativo à visão ou não[/font]
[font=Times New Roman]Glossário de termos de PNL[/font]
[font=Times New Roman]Acompanhamento - Método usado por comunicadores para estabelecer rapidamente o entendimento; consiste em combinar determinados aspectos de seu próprio comportamento com os da pessoa com quem estão se comunicando - ou seja, trata-se de combinar ou espelhar comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Acuidade sensorial - O processo de aprender a fazer distinções mais precisas e úteis, em meio à quantidade de informação sensorial que recebemos do mundo exterior. [/font][font=Times New Roman]Acompanhamento - Método usado por comunicadores para estabelecer rapidamente o entendimento; consiste em combinar determinados aspectos de seu próprio comportamento com os da pessoa com quem estão se comunicando - ou seja, trata-se de combinar ou espelhar comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Alinhar - Arrumar os elementos a serem alinhados de modo que todos eles estejam em paralelo e, portanto, caminhem na mesma direção. [/font][font=Times New Roman]Ambiente- O contexto externo no qual se dá o nosso comportamento. Nosso ambiente é aquele que percebemos como estando "fora" de nós mesmos. Não é parte de nosso comportamento; é mais alguma coisa à qual devemos reagir. [/font]
[font=Times New Roman]Ambigüidade - O uso de uma linguagem vaga ou ambígua. A linguagem ambígua é também abstrata, em oposição à linguagem específica. [/font]
[font=Times New Roman]Analógico - Apresenta nuances de significado, ao contrário de digital, cujo significado é mais definido (sim/não, ligado/desligado). É como um relógio analógico, que tem ponteiros para marcar as horas e os minutos. [/font]
[font=Times New Roman]Âncora - Qualquer estímulo que esteja associado a uma resposta específica. As âncoras ocorrem naturalmente, mas também podem ser estabelecidas de forma intencional. Por exemplo, soar uma campainha para chamar a atenção de pessoas - ou, mais sutilmente, ficar de pé em um determinado ponto, enquanto responde a perguntas. [/font]
[font=Times New Roman]Ancorar[/font][font=Times New Roman]- O processo de associar uma resposta interna a um estímulo externo (como no condicionamento clássico), de modo que a resposta possa ser rapidamente reacessada (às vezes isso ocorre de forma dissimulada). A ancoragem pode ser visual (com gestos específicos das mãos), auditiva (pelo uso de palavras e tom de voz específicos) e cinestésica (tocar o braço ou pousar a mão no ombro de alguém). Critérios para a ancoragem:
* Intensidade ou pureza da experiência;
* Noção de tempo - no ponto máximo da experiência;
* Precisão na reprodução da âncora.[/font]
[font=Times New Roman]Antecipar o futuro - O processo de fazer o "ensaio mental" de alguma situação futura, de modo a procurar garantir a ocorrência natural e automática do comportamento desejado. [/font]
[font=Times New Roman]Associação - Como em uma lembrança, olhar através dos próprios olhos, ouvir o que já ouviu e sentir os sentimentos como se realmente estivesse vivendo a situação. Essa condição é denominada estado associado. [/font]
[font=Times New Roman]Atitude - Um conjunto de valores e crenças a respeito de determinado assunto. Nossas atitudes são escolhas que fizemos. [/font]
[font=Times New Roman]Auditivo - Relativo à audição ou ao sentido da audição. [/font]
[font=Times New Roman]Calibragem - O processo de aprender a traduzir as respostas inconscientes e não-verbais de outra pessoa durante uma interação, pela combinação dos sinais de comportamento observados com uma resposta interna específica. [/font]
[font=Times New Roman]Cinestésico - Relativo às sensações do corpo. Na PNL, o termo cinestésico engloba todos os tipos de sentimento, inclusive os táteis, viscerais e emocionais. [/font]
[font=Times New Roman]Coerência - É quando todas as crenças internas, as estratégias e o comportamento de uma pessoa estão inteiramente equilibrados e orientados no sentido de assegurar um determinado resultado desejado. As palavras, a voz e a linguagem do corpo transmitem a mesma mensagem. [/font]
[font=Times New Roman]Comportamento - As ações e reações físicas específicas através das quais interagimos com as pessoas e com o ambiente à nossa volta. [/font]
[font=Times New Roman]Condições para boa formação - O conjunto de condições que determinada situação deve satisfazer, de modo a produzir um resultado eficaz. [/font]
[font=Times New Roman]Conduzir - Modificar nosso próprio comportamento e promover rapport suficiente para que a outra pessoa siga o exemplo. [/font]
[font=Times New Roman]Contexto - A moldura que envolve um determinado evento. Essa moldura normalmente determinará a maneira de se interpretar uma determinada experiência ou evento. [/font]
[font=Times New Roman]Crenças[/font][font=Times New Roman]- Generalizações firmemente arraigadas a respeito de:
(1) causa,
(2) significado e
(3) limites em relação:
* ao mundo à nossa volta;
* ao nosso comportamento;
* às nossas capacidades e
* à nossa identidade.
As crenças funcionam em um nível distinto do da realidade concreta, e servem para orientar e interpretar nossas percepções da realidade, em geral relacionando-as aos nossos sistemas de critérios ou valores. As crenças são notoriamente difíceis de serem mudadas através das regras típicas da lógica ou do pensamento racional.[/font]
[font=Times New Roman]Critérios - São os valores ou padrões que uma pessoa utiliza para tomar decisões e estabelecer julgamentos acerca do mundo. Um único critério é composto de vários elementos, conscientes e subconscientes. A pergunta a ser feita é: "O que é importaante em relação a ...?" [/font]
[font=Times New Roman]Desafio relevante - Perguntar como uma determinada afirmação ou comportamento está ajudando a atingir um resultado definido em comum acordo. [/font]
[font=Times New Roman]Descrição baseada nos sentidos - Informação que pode ser observada e verificada diretamente pelos sentidos. É a diferença entre "os lábios estão esticados, algumas partes de seus dentes aparecem e os cantos de sua boca estão mais altos que a linha principal da boca" e "Ela está feliz" (que é uma interpretação). [/font]
[font=Times New Roman]Diferenciar - Adotar comportamento diferente em relação à outra pessoa e romper o rapport com o propósito de redirecionar, interromper ou encerrar uma reunião ou uma conversa. [/font]
[font=Times New Roman]Digital - Que tem significado bem definido (ligado/desligado), em oposição a analógico, que possui sutilezas de sentido. [/font]
[font=Times New Roman]Dissociação - Como em um lembrança, estar de fora e olhar para o próprio corpo em um retrato. Com isso a pessoa não revive os sentimentos que teria se estivesse vivendo aquela situação específica. [/font]
[font=Times New Roman]Distorção - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo pelo qual as relações que ocorrem entre as partes do modelo são representadas diferentemente das relações que deveriam representar. [/font]
[font=Times New Roman]Down-time - Ter todos os canais sensoriais voltados para dentro. [/font]
[font=Times New Roman]Ecologia - O estudo dos efeitos das ações individuais sobre o sistema maior. [/font]
[font=Times New Roman]Eliciar - O ato de descobrir e detectar determinados processos internos. [/font]
[font=Times New Roman]Espaço do problema - O espaço do problema é definido por elementos físicos e não-físicos que criam um problema ou contribuem para isso. As soluções surgem de um "espaço de soluções", rico em recursos e alternativas. Um espaço de soluções precisa ser mais amplo que o espaço do problema, para que possa produzir uma solução adequada. [/font]
[font=Times New Roman]Espelhamento - Copiar parte do comportamento de outra pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Estado - O conjunto das condições físicas e mentais a partir das quais uma pessoa age. O estado em que estamos afeta nossa capacidade e nossa interpretação das experiências que vivemos. [/font]
[font=Times New Roman]Estado de recursos - A experiência neurológica e fisiológica global de uma pessoa que se sente cheia de recursos. [/font]
[font=Times New Roman]Estratégia - Um conjunto de passos mentais e comportamentais explícitos, utilizado para atingir um resultado específico. [/font]
[font=Times New Roman]Estrutura de referência - A soma de todas as referências que compõem a história de vida de uma pessoa. Designa também a representação integral da qual derivam outras representações, dentro de alguns sistemas. Por exemplo: a estrutura profunda serve como estrutura de referência para a estrutura superficial. [/font]
[font=Times New Roman]Estrutura profunda - Os mapas sensoriais (conscientes e subconscientes) que as pessoas utilizam para organizar e guiar seu comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Estrutura superficial - As palavras ou a linguagem utilizadas para descrever ou simbolizar as verdadeiras representações sensoriais primárias armazenadas no cérebro. [/font]
[font=Times New Roman]Filtros perceptivos - As idéias, experiências, crenças e linguagem únicas que dão forma ao nosso modelo do mundo. [/font]
[font=Times New Roman]Fisiologia - Relativa à parte física de uma pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Flexibilidade de comportamento - A habilidade de variar o próprio comportamento, de modo a induzir, ou garantir, uma resposta por parte de outra pessoa. A flexibilidade de comportamento diz respeito também ao desenvolvimento de uma vasta gama de respostas a um dado estímulo, em oposição às respostas habituais - e conseqüentemente limitadas - que inibem o desempenho potencial. [/font]
[font=Times New Roman]Generalização - Um dos três princípios da modelagem humabna; o processo pelo qual uma experiência específica passa a representar toda a categoria de experiências a que pertence. [/font]
[font=Times New Roman]Gustativo - Relativo ao sabor ou ao sentido do paladar. [/font]
[font=Times New Roman]Hierarquia - Método de organizar coisas ou idéias, em que as idéias mais importantes são classificadas com base em sua relevância. [/font]
[font=Times New Roman]Identidde - Nosso sentimento acerca de quem somos. Nosso senso de identidade organiza nossas crenças, capacidades e comportamentos em um sistema único. [/font]
[font=Times New Roman]Igualar - Adotar parcialmente o comportamento de outra pessoa, com o propósito de ampliar o rapport. [/font]
[font=Times New Roman]Incoerência - O estado de ter reservas, de não estar totalmente comprometido com um resultado; o conflito interno será expresso no comportamento da pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Intenção - O propósito ou resultado desejado de cada comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Linha do tempo - A forma como armazenamos imagens, sons e sentimentos de nosso passado, presente e futuro. [/font]
[font=Times New Roman]Mapa da realidaade (modelo do mundo) - A representação única que cada pessoa tem do mundo, construída a partir de suas percepções e experiências individuais. [/font]
[font=Times New Roman]Marcação analógica - Usar o tom de voz, a linguagem corporal, gestos etc., para acentuar uma palavra-chave em uma frase, ou uma parte especial de uma apresentação. [/font]
[font=Times New Roman]Marcação tonal - Usar a voz para acentuar determinadas palavras mais significativas. [/font]
[font=Times New Roman]Meta - Vem do grego; significa estar acima de. [/font]
[font=Times New Roman]Metamodelo - Um modelo desenvolvido por john Grinder e Richard Bandler, que identifica determinadas classes de padrões de linguagem que podem ser problemáticas ou ambíguas. Baseado na gramática transformacional, o metamodelo identifica distorções, omissões e generalizações comuns, que obscurecem a estrutura profunda e/ou o significado original. O modelo contém perguntas esclarecedoras, que restauram o sentido original da mensagem. O netamodelo reconstitui a conexão da linguagem com as experiências, e pode ser utilizado para reunir informações, esclrecer significados, identificar limitações e ampliar as opções de escolha. [/font]
[font=Times New Roman]Metáfora - O processo de pensar sobre uma situação ou fenômeno como se fosse outra coisa - ou seja, através de histórias parábolas e analogias. [/font]
[font=Times New Roman]Metaprograma - Um nível de programação mental que determina como selecionamos, orientamos e dimensionamos nossas experiências. Nossos metaprogramas são mais abstratos que nossas estratégias específicas de pensamento - e definem nossa abordagem genérica em relação a uma questão específica, não os detalhes de nosso processo mental. [/font]
[font=Times New Roman]Modelgem - O processo de observar e mapear o comportamento bem-sucedido de outras pessoas. Isso envolve traçar o perfil de comportamentos/fisiologia, crenças e valores, estados internos e estratégias. [/font]
[font=Times New Roman]Modelo do mundo - A forma de uma pessoa representar, internamente, as condições do mundo. [/font]
[font=Times New Roman]Modelo Milton - O inverso do metamodelo. Utilizar padrões de linguagem intencionalmente vaga para acompanhar a experiência de outra pessoa e ter acesso a recursos inconscientes. Baseado na linguagem usada pelo Dr. Milton H. Erickson. [/font]
[font=Times New Roman]Moldura - Significa definir um contexto ou forma de perceber uma derterminada situação: moldura de resultado, moldura do caminho de volta etc. [/font]
[font=Times New Roman]Moldura "como se..." - Imaginar que um determinado evento já aconteceu. Pensar em algo "como se" já tivesse ocorrido estimula a criatividade na solução de problemas, pois a pessoa transpõe mentalmente os aparentes obstáculos e chega às soluções desejadas. A pergunta é: "Como seria se eu pudesse...?" [/font]
[font=Times New Roman]Não-verbal - Sem palavras. Refere-se, em geral, à parte analógica de nosso comportamento externo. [/font]
[font=Times New Roman]Níveis lógicos[/font][font=Times New Roman]- Uma hierarquia interna na qual cada nível é, progressivamente, mais psicologicamente impactante e envolvente. Em ordem de importância, do mais alto ao mais baixo, esses níveis são:
(1) espiritual;
(2) identidade;
(3) crenças e valores;
(4) capacidades;
(5) comportamento e
(6) ambiente.[/font]
[font=Times New Roman]Olfativo - Relativo ao cheiro ou ao sentido do olfato. [/font]
[font=Times New Roman]Omissão - Um dos três princípios da modelagem humana; o processo através do qual parcelas selecionadas do mundo são excluídas da representação criada pela pessoa que copia. Dentro dos sistemas de linguagem, a omissão é um processo de transformação através do qual partes da estrutura profunda são removidas - e, conseqüentemente, não aparecem na representação da estrutura superficial. [/font]
[font=Times New Roman]Padrão Swish! - Um processo gerador de submodalidades que programa o cérebro para funcionar em uma direção diferente. É muito eficaz para transformar hábitos ou comportamentos indesejáveis em opções mais construtivas. [/font]
[font=Times New Roman]Papéis - Uma forma metafórica de falar sobre programas independentes e estratégias ou comportamento. Os programas, ou "paapéis", servem para desenvolver uma imagem que se transforma em uma característica que identifica a pessoa. [/font]
[font=Times New Roman]Pistas de acesso - Comportamentos sutis que indicam o sistema de representação que a pessoa está usando. Algumas pistas de acesso típicas são o movimento dos olhos, o tom e o ritmo da voz, a postura corporal, os gestos e os padrões de respiração. [/font]
[font=Times New Roman]Pistas de movimento dos olhos - Movimentos dos olhos em determinadas direções, que indicam pensamento visual, auditivo ou cinestésico. [/font]
[font=Times New Roman]Posição perceptiva - Uma perspectiva ou um ponto de vista específico. Na PNL é possível perceber uma determinda experiência través de uma das três posições básicas que se seguem. A primeira posição envolve viver determinada experiência com nossa própria visão, associada ao ponto de vista de alguém na primeira pessoa. A segunda posição significa estar na experiência como se estivéssemos na pele de outra pessoa. A terceira posição envolve se afastar e perceber a relação entre nós mesmos e os outros, a partir de uma perspectiva dissociada. [/font]
[font=Times New Roman]Predicados - Palavras baseadas nos sentidos, que indicam o uso de um determinado sistem de representção. [/font]
[font=Times New Roman]Pressuposto - Uma tese básica, implícita, necessária para que uma determinda representação faça sentido. No âmbito dos sistemas de linguagem, uma afirmação que precisa ser verdadeira para que uma outra afirmação tenha sentido. [/font]
[font=Times New Roman]Processo e conteúdo - O conteúdo é aquilo que é realizado, enquanto o processo é como aquilo é realizado. O que você diz é conteúdo; como você diz é processo. [/font]
[font=Times New Roman]Qualidade da voz - O segundo canal mais importante de comunicação e influência. Pesquisas sugerem que representa 38% do impacto total da comunicação. [/font]
[font=Times New Roman]Rapport - O estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em um relacionamento. [/font]
[font=Times New Roman]Recursos - Qualquer meio que possa levar a atingir um resultado: fisiologia, estados, pensamento, estratégias, experiências, pessoas, eventos ou bens materiais. [/font]
[font=Times New Roman]Refazer (do fim para o início) - Rever ou resumir uma situção, utilizando as palavras-chave e o tom de voz de outra pessoa. Em apresentações: um resumo muito preciso, com as mesmas palavras-chave e os mesmos tons de voz usados originalmente. [/font]
[font=Times New Roman]Representação Interna - Padrões de informação que criamos e armazenamos em nossa mente através de combinações de imagens, sons, sentimentos, odores e sabores. A forma como armazenamos e codificamos nossas lembranças. [/font]
[font=Times New Roman]Resignificação - Mudar a moldura referencial de um afirmação, para lhe conferir novo significado. [/font]
[font=Times New Roman]Resposta ao estímulo - Uma associação entre uma experiência e a reação subseqüente; o processo de aprendizagem natural demonstrado por Ivan P. Pavlov, em que ele estabeleceu uma relação entre o toque de uma campainha e o ato de secretar saliva, em cães. [/font]
[font=Times New Roman]Resultados finais - Metas ou estados desejados, que uma pessoa ou organização aspira a atingir. [/font]
[font=Times New Roman]Segmentar - Organizar ou dividir alguma experiência em partes maiores ou menores. Segmentar para cima envolve a mudança para um nível mais amplo e mais abstrato de informação. Segmentar para baixo significa atuar em um nível de informação mais específico e concreto. Segmentar lateralmente significa encontrar outros exemplos no mesmo nível de informação. [/font]
[font=Times New Roman]Segunda posição - Ver o mundo a partir do ponto de vista de outra pesso e, assim, entender a realidade dela. [/font]
[font=Times New Roman]Sort - Um termo de computação que significa reorganizar a informação e/ou filtrá-la durante o processo de reorganização. [/font]
[font=Times New Roman]Sistema condutor - O sistema de representação perfeito (visual, auditivo, cinestésico) que encontra as informações necessárias para alimentar o estado consciente. [/font]
[font=Times New Roman]Sistema perfeito - O sistema de representação que um indivíduo utiliza com maior freqüência, para pensar conscientemente e organizar sua experiência. [/font]
[font=Times New Roman]Sistemas de representação - Os cinco sentidos: visão, audição, tato (sensação), olfato e paladar. [/font]
[font=Times New Roman]Sistêmico - Relativo sistemas e à observação dos relacionamentos e conseqüências ao longo do tempo e do espaço, em lugar da relação linear de causa e efeito. [/font]
[font=Times New Roman]Submodalidades - As qulidades sensoriais especiais percebidas por cada um dos sentidos. Por exemplo: as submodalidades visuais são cor, forma, movimento, brilho, profundidade etc.; as auditivas são volume, tom, ritmo etc.; e as cinestésicas são pressão, temperatura, textura, localização e outras. [/font]
[font=Times New Roman]Terceira posição - Observar a si mesmo e aos outros. [/font]
[font=Times New Roman]TOTS - Desenvolvido por Miller, Glnter e Pribram, o termo indica a seqüência Teste-Operação-Teste-Sída, que descreve a curva básica de feedback usada para orientar todo tipo de comportamento. [/font]
[font=Times New Roman]Transe - Um estado alterado de consciência, com o foco de atenção voltado para dentro com poucos estímulos. [/font]
[font=Times New Roman]Uptime - Estado em que a atenção sentido da visão. [/font]
[font=Times New Roman]Visualização - O processo de ver imagens com a mente. e os sentidos estão voltados para fora. [/font]
[font=Times New Roman]Valores - As coisas que são importantes para nós e que movem nossas atitudes. [/font]
[font=Times New Roman]Visual - Relativo à visão ou não[/font]