Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Alphaespce

Aprendiz

#447381 Pessoal preciso muito da ajuda de vocês, hoje tenho um trabalho de facul pra apresentar. O problema é que vão juntar a turma de nutrição e de biologia na sala, e esses cursos como vcs devem saber só HBs Tops, e na minha facul só loira do olho verde, azul... So HB linda, vo ter que apresentar isso pra uma sala lotaadddaa de HBs, e tô o tempo inteiro só pensando nisso, não tô acostumado a falar na frente de muitas pessoas assim, e pra mim é constrangedor.

O que eu queria que vocês me ajudassem é o seguinte:

*Vo estar em pé lá na frente, como devo me portar, que gestos devo fazer com as mãos?
*O que posso fazer para estar mais relaxado e despreocupado na hora?
*Alguma outra dica?
The Potents - MEMBRO EXCLUSIVO
#447390 Cara, um bom "aliviador de tensão" é segurar um objeto na mão. Pode ser uma caneta, uma folha, qualquer coisa.
Evite de ficar com os braços cruzados ou com as mãos no bolso. Tente se portar de modo mais relaxado possível. Dê alguns passos bem devagar para os lados.

Tenha uma entonação de voz firme, clara e, principalmente, saiba do que está falando.
Não precisa olhar nos olhos das pessoas. Olhe para o fundo da sala, para a parede, um pouco acima do nível das cabeças das pessoas quem estão sentadas nas últimas fileiras.

Na faculdade onde estudo, existe um púlpito onde fica o computador que utilizamos para as apresentações. Para demonstrar que estou relaxado, encosto o cotovelo nele de lado e faço um 4 com as pernas, como se estivesse falando de uma coisa banal. Não me escondo atrás dele, apenas me apóio.

E, por último, ignore a presença das HBs. Imagine que está dando aula para a criançada da pré-escola. Fale do seu tema com propriedade. Isso, aliado à postura e entonação, já é um grande atrativo para a mulherada.

O poder é você quem dá às pessoas.

Boa sorte!
Erick Marco

Aprendiz

#447406 Não sei se vai te ajudar, mas tbm tenho esse mesmo problema que vc, e comigo o que resolveu foi falar no ínicio da apresentação foi mostrar pra todos como eu estava.

Foi mais ou menos assim:

- Galera, sem sacagem mas se eu gagejar ou falar rápido me avisem pq eu to nervoso pra caraca (use seu linguajar), mostrando para todos como vc está vai aliviar toda a tensao, pois vc não precisará mais esconder ela, todos vao saber. Voce pode falar isso rindo, facilita muito.

Porem cada um é cada, essa foi a forma que eu encontrei.

Abraços!
CoyotePeverso

Veterano - nível 2

Erick Marco escreveu:Não sei se vai te ajudar, mas tbm tenho esse mesmo problema que vc, e comigo o que resolveu foi falar no ínicio da apresentação foi mostrar pra todos como eu estava.

Foi mais ou menos assim:

- Galera, sem sacagem mas se eu gagejar ou falar rápido me avisem pq eu to nervoso pra caraca (use seu linguajar), mostrando para todos como vc está vai aliviar toda a tensao, pois vc não precisará mais esconder ela, todos vao saber. Voce pode falar isso rindo, facilita muito.

Porem cada um é cada, essa foi a forma que eu encontrei.

Abraços!

Não acho uma boa idéia já chegar e falar que vc tá nervoso, já viu a frase? "A primeira impressão é a que fica...."
O melhor é nem falar que tá nervoso, ai que vc vai ficar mais ainda, pq vai pensar que as pessoas agora estão te observando mais por vc ter falado que estava nervoso.
O negócio é relaxar e agir como se aquilo fosse a coisa mais normal do mundo, depois de uma semana vc nem vai se lembrar dakilo, o que acontece é que as pessoas ficam criando situações na mente que acabam virando realidade, então aja como se aquilo fosse natural pra vc...
Perigo

Aprendiz

#447431 Estude bastante o que for apresentar, para não ter nenhuma dúvida, e pra relaxar imagine que todas as HB's são idiotas e só você é inteligente, só você tem o conhecimento. E se caso alguma HB se mostrar inteligente, seja divertido e a responda, pois se você estudou bastante o que vai apresentar, você saberá o que dizer.

Isso funciona para mim, tomara que funcione para você.

Abraços cafa.
Reverie

#447449 Primeiro: Eu daria tudo pra estar no teu lugar..
Segundo: Essa eh uma baita de uma chance de criar social e atração com todas elas de uma vez soh..
Terceiro: Se vc entende do assunto que vc vai abordar, não tem com o que se preocupar.. tdo fluirá naturalmente de vc...

Agora, respondendo à sua questão e tentando te ajudar...
Não fique nervoso, entenda o assunto em questão e aja naturalmente..
Não apresente sério demais, dê alguns sorrisos durante a apresentação.. caso consiga, conte histórias de menos de 10 segundos.. sobre o trabalho.

Exemplo: "Ah, eu fui procurar isso e achei tal tal tal tal que achei mto engraçado.. e me ajudou a compreender tal coisa tbm"..

Mantenha a postura alfa .. coluna ereta, fixe o olhar por volta de 3s no publico e volte ao slide, quadro, ou qlker outro meio que esteja a utilizar..
Qndo for olhar pro público.. nao olhe pra um buraco nele, nem acima dele... olhe nos olhos de algumas pessoas, volte pro trabalho, olhe nos olhos de outras pessoas.. volte pro trabalho, etc..

O básico.. é isso ;D
Boa sorte, ae lek ^^

Estudos adiante.. meu caro!

Criador do tópico

Alphaespce

Aprendiz

Reverie escreveu:Segundo: Essa eh uma baita de uma chance de criar social e atração com todas elas de uma vez soh..

Como eu poderia fazer um social proof e gerar atração nelas?
Eduardo Ourique

Veterano - nível 10

#447582 Use imagens em slides assim você tira um pouco a atenção do publico de você.
Segundo , fique andando de uma lado para outro (mas não exagere) suavemente e relaxado , fale em voz alta e pausadamente
Mecha bastante os braços , quando parar de andar abra um pouco as pernas pois facilita o tom da FALA.
Fique olhando para todas as pessoas , se uma pessoa meio que te intimidar olhe para a testa dela , assim você não fica nervoso,
deixe as pessoas iteragir com você , abra espaço para duvidas , isso mantem a atenção do publico.