- 30 Jan 2012, 13:20
#528545
Falando como quem tem espinhas desde os 14, e aos 24
ainda precisa tomar cuidados, repito o que já foi dito:
acne se controla, não se elimina. A menos com os tratamento baratos, caseiros e acessíveis, ela só pode ser controlada – dizem que roacutan resolve, mas nunca tomei por não ser barato, nem caseiro e logo não muito acessível.
Então 'tratamento simples e barato', para mim, se resume aos hábitos que você cultiva. Mantendo certos hábitos eu consegui, finalmente, me livrar das espinhas inflamadas; aquelas que formam um calombo sem ponta, doloridas que é o diabo, e no fim viram uma ferida vermelha que não desaparece antes de duas semanas. Hoje espinhas são poucas e daquelas fáceis de contornar.
Em resumo, por hábitos favoráveis ao controle da acne digo:
Alimentação: adeus frituras, adeus açúcar, adeus comidas gordurosas. Adicione coisas naturais, integrais -
aveia, linhaça, etc -, o menos industrializadas/condimentadas possível. Beba muita água – faz diferença! -, se puder também incorpore
chá verde,
levedo de cerveja e
iogurte na tua dieta, todos ajudam a controlar acne. O iogurte, mesmo compartilhando certos pontos negativos com o leite - vilão confesso quanto a acne-, consumido moderadamente traz benefícios para o corpo como um todo.
Suco de limão é um aliado foda. De jejum(ideal) ou depois das refeições(quebra-galho), tome o suco de dois ou três limões, diariamente, que ajuda a controlar legal. No mais, se tem dúvida entre comer ou não alguma coisa, avalie também o efeito daquilo para teu
intestino, pois se ele não funcionar bem, dá-lhe espinhas – então manere nas carnes!
Produtos anti-acne: depois de gastar muito dinheiro com tudo que é facilmente encontrado e vendido em farmácias e mercados, a única coisa que recomendo sem medo são os
sabonetes de enxofre da
Granado, tanto o comum quanto aquele sulfuroso 10%, que é mais forte. Agora, aquela linha da
Asepxia,
Acnase,
Clean&Clear,
Nixoderm, etc, sejam sabonetes, pomadas ou loções, nunca notei melhorias. Alías, aquela pomada da Asepxia que esconde espinha só funciona se você tiver a pele na cor de indiano, senão neca. O famoso
peróxido de benzoíla faz efeito, mas exige tanto trabalho – e você certamente vai manchar muita coisa enquanto o usar – que no fim, pelo menos para mim, não valia a organização e a logística necessária – até cabelo o treco descolore, então mantenha longe das sobrancelhas.
Outras coisinhas: barbear-se frequentemente não rola. Eu fazia dia sim, dia não, e aumentou notavelmente a incidência de espinhas. Por outro lado, deixar a barba crescer é bom porque camufla, mas junta sujeira e oleosidade, piorando a coisa toda. E lavar o rosto, algo tão necessário para controlar acne, tem de ser feito moderadamente. Se lavar demais a pele seca e, como reação, produzirá mais oleosidade, piorando o quadro de espinhas e cravos. Eu lavo duas vezes por dia, uma pra valer no banho e outra de leve quando acordo pela manhã. Sol demais faz mal, então proteja o rosto de exposições longas. E estresse/ansiedade também pioram pra valer a coisa toda; relaxe e fique zen, até porque PUA nervoso/ansioso não dá, né?
Ah, e um macete final:
leite de magnésia. Além de combater azia, ser laxante, e alguns usarem como desodorante(pois é), se aplicado no rosto ele ajuda a controlar a oleosidade facial. Ele evita aquela aparência de derretido, metade sebo metade suor, tão típica em dias de verão. Mas o perigo é 1) você aplicar demais, teu rosto ficar esbranquiçado, e alguém perceber e pensar bobagem, ou 2) dar o efeito rebote, semelhante a quando se lava demais o rosto: a pele seca, reage produzindo mais oleosidade, e piora a acne.
Enfim, é isso. São coisas que testei pra valer nos últimos tempos, e sempre dando um tempo de três semanas, no mínimo, para ver se surtiam efeitos. Mas cada caso é um caso. O importante é saber qual caso é o seu e manter-se fiel a uma rotina que favorece o controle da acne. É foda de início, principalmente quando tem que usar produto, comer isso, não comer aquilo, etc, mas depois que acostuma vai embora, e o sacrifício compensa.
E se você pode ir num dermatologista, vá o quanto antes. Melhor do que ficar lendo essas coisas na internet...