Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

destroyer_08

Aprendiz

#452503 Na grande maioria das situações, sou um cara calmo e controlado, talvez até mais do que outras pessoas. Mas em outras, quando menos espero, toda minha calma vai por água abaixo e dá lugar a um nervosismo repentino, que não consigo entender porque veio, e tampouco consigo faze-lo ir embora. Dando um exemplo, na época da escola. Todo bimestre tinha no mínimo 1 seminário, e sempre soube toda a matéria para poder explicá-la a qualquer um.

Contudo, era só chegar a minha apresentação que as pernas e mãos começavam a tremer. Ficava ridículo segurar um papel na frente
de toda a sala, e minha BL ia pro espaço. E era um fenômeno muito estranho, pois 2 minutos antes
de começar a apresentação, eu estava muito calmo e relaxado.

2 anos
depois
de deixar a escola, achei que meu problema tinha terminado. Nessa semana, uma colega minha terminou o namoro, e amanhã marquei
de sair com ela. Telefonei pra ela agora há pouco fazendo o convite, e foi nessa parte que esse problema que acreditava ter abandonado, voltou
de repente. Eu estava tranquilo aqui em casa, confiante antes
de telefonar, mas só foi ela atender o telefone que o nervosismo apareceu, instantaneamente.
É claro, deu
tudo certo, não falei como paspalho com ela, mas penso que pessoalmente, seria bem mais difícil esconder os evidentes sinais desse meu mal.

E agora começo a pensar: se só por telefone fiquei assim, imagina pessoalmente? Apesar
de ter ganhado mais confiança e saber que ela é a fim
de mim (assim como sabia a matéria antes do seminário), essa aflição é inevitável. Qual o melhor jeito pra acabar com isso
de uma vez, ou pelo menos, mascarar o problema um pouco mais?

PS: Ela disse que vai levar a prima, e pediu pra eu chamar um amigo. Bom ou mau sinal? Se a prima dela não gostar do meu amigo e não acontecer nada, será que ela pode
estragar meu encontro?

Abraços.
John008

Aprendiz

#452507 Esse nervosismo que você sente em determinadas ocasiões é gerado pela ansiedade e pela expectativa de estar sob avaliação de outras pessoas. Essa ansiedade é caracterizada por sintomas como taquicardia, tremor, frio na barriga,etc... Todo mundo sente as vezes esse tipo de ansiedade mas pessoas como nós são mais sensíveis a isso.

destroyer_08 escreveu:E agora começo a pensar: se só por telefone fiquei assim, imagina pessoalmente? Apesar
de ter ganhado mais confiança e saber que ela é a fim
de mim (assim como sabia a matéria antes do seminário), essa aflição é inevitável. Qual o melhor jeito pra acabar com isso
de uma vez, ou pelo menos, mascarar o problema um pouco mais?

Está vendo só como você está antecipando a situação e já passando mil coisas na sua cabeça, você já está imaginando como ela vai te julgar...

Nesses casos o que se tem que fazer é parar de imaginar que está sendo avaliado, não pensar o que ela está achando de você, ligar o "foda-se". Eu já sofri muito com coisas desse tipo como falar ao telefone (só quando eu crio muitas expectativa também), falar com estranhos, apresentar trabalhos, só de imaginar que alguém está me olhando já ficava todo desajeitado. Isso vem desde a infancia, só melhorei depois que conheci PU e vi que eu tinha que mudar.Sempre fugia de apresentar trabalhos no colégio e até na metade da faculdade, mas depois comecei enfrentar me lançando nesse tipo de situação que me deixava embaraçado.O remédio para isso é justamente esse "habituar-se" com esse tipo
de situação e para isso você tem que enfrentá-las.

A ansiedade faz parte, eu mesmo sinto aquela coisa na barriga ou aquela taquicardia a vezes antes de fazer algo importante, mas sempre consigo me controlar numa boa.

Mas se for algo que anda fugindo demais do seu controle mesmo com muito esforço, talvez terapia ajude (não quero soar ofensivo dizendo isso, só colocando aí uma idéia, nem
tudo se resolve sozinho).

Mas Relaxe, curta o momento. Saia com a garota e aproveite bastante!
Se ela pediu para levar um amigo para a prima dela é um bom sinal :)
Se a garota não gostar do seu amigo não vai estragar seu esquema, relaxa!

Abraços
AlfaRio - MEMBRO EXCLUSIVO
#452535 A resposta do John008 foi muito boa, acho que pouco tenho a acrescentar.

A presença da prima dela indica para mim que ela também está tensa e que um encontro de dois casais vai fazê-la sentir mais confortável, isso é bom sinal. Vocês têm de ser divertidos durante o encontro e tudo vai sair bem, a pior coisa é um clima tenso onde se sente obrigação de ficar.

Sobre a ansiedade em relações sociais, isso é da pessoa (provavelmente resultado combinado da personalidade com a criação) e se manifesta em diversas ocasiões onde se antevê algum risco para a integridade do ego, algum potencial para ridicularização, etc. A melhor forma de superar isso, como disse o John008, é se dessensitizar forçando-se a passar pela situação um número de vezes. Por exemplo, ligando muito para mulheres, saindo muito com elas, oferecendo-se muito para apresentar trabalhos a grupos. Em outras palavras: se te assusta, faça.
fantasmaa

MEMBRO PROFISSIONAL

#452602 Realmente voce tem toda razão, se a amiga dela nao gostar do seu amigo pode estragar todo o encontro porque a amiga vai ficar puxando a outra pra perto dela, ja que seu amigo nao foi capaz de prender a atenção dela, mas o que voce pode fazer para desmascarar esse seu medo é engrenta-lo, se exponha mais ainda, se voce tem medo de apresentação de trabalhos por exemplo, se exponha, apresente.. enfim, voce tem que ir atrás do seu medo. Eu quando estou nervoso faço um exercicio de inspirar e expirar o ar, pra mim funciona, e eu me acalmo, nao sei pra voce, tente!

boa sorte ! :)