Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#460579 Fala puazada! Bão demais?
Nosso companheiro Mahaickon criou um tópico com uma dúvida interessante, veja: quanto-os-genes-interferem-na-nossa-evolucao-pessoal-t42818.html
A questão principal é: O que prevalece, nossos genes ou nosso aprendizado? Como tenho um bom conhecimento no assunto resolvi criar esse tópico caso outros tenham a mesma dúvida.

Na realidade, tudo o que somos é regido por três pilares: Nossos genes, nossa história de aprendizado e nossa cultura. Portanto, quando nascemos não somos um livro em branco que vai ser preenchido com aquilo que aprendemos, os genes realmente tem um papel importante. Eles indicam uma propensão a algumas habilidades, uma facilidade. A história de aprendizagem são nossas experiências pessoais, as coisas que você descobre por tentativa e erro, as estratégias que você usa para aprender alguma coisa. E a cultura são todas as informações que aprendemos dos outros, seja por livros, ou por instruções, é o que aprendemos com a tentativa e erro dos outros.

Costumamos dizer que alguém tem o "dom" para fazer alguma coisa. Por exemplo, alguns músicos paracem ser muito bons para ser apenas treino, e eles realmente podem ter facilidade para aprender a tocar um instrumento, mas pode ter certeza que não é algo milagroso. Independente de sua propensão genética, ele não vai pegar um instrumento que nunca viu, ou se parece com outro que ele domina, e sair tocando como o cara mais foda do mundo.

Uma pessoa pode ter facilidade, ou dificuldade, de aprender algo devido sua carga genética. Mas com estratégias certas e dedicação você pode chegar onde quiser. É isso mesmo, não estou exagerando! Sabe esse cara que você considera o Deus da guitarra? Se você se dedicar pode ser tão bom quanto ele é hoje, a questão é que ele provavelmente vai continuar treinando e quando você chegar no nível que ele tinha quando você começou, ele vai estar mais a frente.

Kandel provou há pouco tempo que a estrutura neural realmente se altera com o aprendizado e ganhou o Nobel por está descoberta. E estou falando de uma alteração real, do neurônio realmente mudar de lugar, criar novas ramificações, e/ou passar a produzir neurotransmissores diferentes dos que produzia.

Algumas mídias e governos exageram a questão dos genes como uma forma de controle da população, tipo "você nunca vai ser um atleta de sucesso, seus genes não te permitem isso, é melhor você ir trabalhar como um empregado qualquer". É uma espécie de lavagem cerebral para manter alguns empregos que são necessários, mas ninguém quer fazer.

E por fim, e está parte é o meu ponte de vista, mesmo que não existisse qualquer prova científica sobre a discussão, o que você prefere? Pensar que você é determinado por seus genes e não importa o quanto se esforce, pois vai continuar na mesma? Ou pensar que se você se dedicar pode chegar onde quiser? Sem dúvida, eu prefiro a segunda opção!

Espero ter ajudado. Fiquei a vontade para perguntar, criticar, ou acrescentar algo!
Abraço!
zastori - MEMBRO EXCLUSIVO
#460593 Olá Nativex !

Cara, concordo plenamente com seu ponto de vista. E se me permitir eu vou acrescentar um pouquinho.
Fui criado com palavras que me faziam sempre pensar que eu era inferior, que eu não ia conseguir o que eu queria .
Que a minha familia não era disso ou daquilo.

Hoje estou mostrando que sim, sou capaz de conseguir tudo o que eu quizer.
Hoje eu estou treinando Hapkido, apesar de meu pai dizer que a nossa familia não é de luta (subentendendo para fracos)
Prôximo ano estarei batalhando por uma vaga de funcionário público, apesar de meu pai sempre me desestimular.

Hoje eu digo: PERSISTA NO QUE QUER. TREINE, TREINE, TREINE. SEJA O MELHOR QUE VOCÊ QUER SER! NO FINAL É VOCÊ QUE VAI SE ARREPENDER OU SE ORGULHAR DE TER VIVIDO.
alexisonfire

Veterano - nível 5

#460715 Wow.

Concordo com tudo que voce falou. Artigo excelente, simples, leitura agradavel e de um assunto bem relevante.

Desde que vcvoltou a ativa, tenho visto muita participacao sua cara, com feeds, relatos (o da danca ja me fez pensar em me matriucular numa escola nessas ferias da faculdade hehe, alias, esperando os videos!) e artigos de muita importancia !!

Continue assim cara. Seu conhecimento esta nos ajudando bastante !!

Grande abraco !!!!
rotch - MEMBRO EXCLUSIVO
#460809 Cara , não sei como um artigo de tanta valia como esse , foi tão pouco comentado, isso na verdade desanima muitos a postarem coisas de alto calibre na comunidade .
Bem cara gostei muito do texto , muita gente usa essa desculpa de não ter dom para isso e aquilo , para não sair da zona de conforto .
Podemos destacar até mesmo na evolução histórica e biológica da nossa espécie , até em termos físicos a nossa espécie mudou , gerando descendentes com tais características mudadas genéticamente com o tempo , esse sim é um processo demorado e difícil , agora você ganhar aptidão para uma certa atividade é só focar naquilo que você quer e colocar em pratica , porque na verdade o homem se adapta ao meio e as atividades que fazem .
Muito interessante a parte que você diz da fisiologia cerebral .
Meus parabéns!

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#461584 Valeu, galera! Pretendo continuar com esses artigos mais científicos, afinal esse é um dos motivos que escolhi a psicologia. Estudar a fundo as interações na sedução.

Acredito que amanhã já postarei a terceira parte da psicologia da sedução. Se quiserem acompanhar, os links estão aí na assinatura.

Abraços!
Novato#01

#461604 Muito obrigado Nativex,

Seus ultimos artigos estão sendo de grande valia pra mim. Em relação ao assunto,
creio que nos que impomos nossas limitações, então se achamos que não podemos realizar um objetivo então não podemos.

Abraços.
Shopen - MEMBRO EXCLUSIVO
Nativex escreveu:Valeu, galera! Pretendo continuar com esses artigos mais científicos, afinal esse é um dos motivos que escolhi a psicologia. Estudar a fundo as interações na sedução.

Acredito que amanhã já postarei a terceira parte da psicologia da sedução. Se quiserem acompanhar, os links estão aí na assinatura.

Abraços!

Por favor continue os postando mesmo!

Sou apaixonado por psicologia principalmente a comportamental e até antropologia e está muito bacana ler esses textos aqui no puabase por que faz tempo que ninguem posta artigos assim, obrigado por divulgar esse material e continue cara!

Abraço