Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Edson Oliveira
#463889 Um dos fatores que podem contribuir muito para a criação do Rapport é a descoberta do canal de comunicação predominante que seu interlocutor está usando no momento da interação, abaixo irei postar um dos meus artigos para esclarecer mais para a galera aqui do Pua Base:

Canais de Comunicação
Grande parte de nós aprendeu na escola quais são nossos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar, todos esses sentidos são canais por onde captamos as informações. Dentro da PNL o olfato, tato e o paladar foram agrupados e representados por um único termo, o chamado canal cinestésico.
Dessa forma, os principais canais para comunicação pessoal são o visual, o auditivo e o cinestésico.
Nos estudos da PNL foi observado que nós utilizamos preferencialmente um destes canais para nos comunicarmos, ou seja, uns são mais visuais, outros mais auditivos e outros ainda, mais cinestésicos.
Cada canal tem suas peculiaridades, abaixo listarei algumas características de cada um dos canais, veja com qual deles você mais se identifica:
Canal visual: Os “Visuais” tem um ritmo da fala rápido, parecem estar lendo o que falam quando conversam, por isso tendem a moverem os olhos para cima, seu tom de voz é alto e claro. Pessoas visuais ficam em pé ou sentadas com a sua cabeça e/ou copo eretos. Tem a respiração na parte alta dos pulmões. Em geral são organizadas, bem vestidas e com freqüência são pessoas magras. Valorizam as aparências. Memorizam mais facilmente vendo imagens e figuras, e tendem a ter dificuldade em lembrar instruções verbais. Interessam-se em VER as idéias e propostas e como eles se MOSTRAM ou APARENTAM. Grande parte dos visuais tem gestos corporais rápidos e acima do tórax.
Em uma conversa com uma pessoa que está mais visual, podemos facilmente perceber que estas utilizam palavras que parecem ilustrarem sua fala. O vocabulário é composto, com predominância de palavras como as seguintes: Ver, imagem, cor, nítido, olha, observa, claro, escuro, imagina e etc.
Canal auditivo: Os “Auditivos” tem um ritmo de fala médio, parecem selecionar as palavras antes de se expressarem, seu tom de voz é ressoante e melodioso, com freqüência tem uma fala elaborada e clara. Tendem a mover os olhos para os lados e respiram mais com a parte mediana dos pulmões. Tipicamente podem repetir com facilidade o que ouvem, aprendem ouvindo e gostam de música e de conversar. Memorizam procedimentos por etapas. Compreendem melhor quando as pessoas dizem como as coisas estão indo e ficam bem quando as coisas SOAM bem. Grande parte das pessoas auditivas têm gestos corporais rítmicos e na linha do tórax.
Em uma conversa com uma pessoa que está mais auditiva, podemos facilmente perceber que elas selecionam as palavras para construírem suas frases, se preocupam em apresentar uma fala bem elaborada. O vocabulário dos auditivos é composto, com predominância de palavras como as seguintes: Ouvir, som, ecoar, sintonia, ouve, escuta, afina, silêncio, anunciar, boato, barulho, chamar, comentário, conversa fiada, declarar, dizer, descrever e etc.
Canal cinestésico: Os “Cinestésicos” têm um ritmo de fala lento e macio, parecem não estarem preocupados com nada, seu tom de voz é baixo e pausado. Possuem uma respiração profunda e na linha do abdômen. Tendem a mover os olhos para a direita e para baixo. Diferente dos Visuais, os cinestésicos reagem bem ao toque e com freqüência tocam o próprio corpo e as outras pessoas enquanto falam. Memorizam facilmente aquilo que mexem ou quando fazem algo. Gostam de atividades que envolvem sensações e movimento. Gostam de sentir o mundo e as pessoas. Cinestésicos precisam SENTIR-SE bem a respeito de idéias e projetos para aprová-los. Grande parte dos cinestésicos possuem gestos corporais lentos e na linha do abdômen.
Em uma conversa com uma pessoa que está mais cinestésica podemos facilmente perceber que, em grande parte do tempo, estará tocando o seu interlocutor, sempre falando lenta e pausadamente, como eu falei acima “sem preocupação”. O vocabulário dos cinestésicos é composto, com predominância de palavras como as seguintes: sentir, pegar, suar, áspero, concretizar, segurar, apertar, sofrer, sólido e etc.
Para reforçar o entendimento irei colocar abaixo a discrição de uma festa de formatura em cada um dos canais.
Uma pessoa que é mais...
Visual: “Nossa, a festa de formatura ontem estava muito bonita, as pessoas estavam todas bem vestidas, a iluminação estava um espetáculo, enfim, foi uma festa brilhante...”
Auditiva: “Nossa, a festa de formatura de ontem estava um estrondo, todas as pessoas estavam muito animadas, todas conversando uma com as outras, a banda que estava tocando fez um show afinadíssimo e na hora da boate o grave tomou conta do salão...”
Cinestésica: “Nossa, eu senti que a festa de formatura de ontem estava uma delícia, as pessoas se abraçavam apertado, festejavam sentindo-se alegres, a musica estava muito agradável, as comidas estavam muito saborosas...”
As 3 discrições são referentes a mesma festa, porém representados por pessoas que utilizam canais diferentes.
Após a apresentação destes canais, muitas pessoas podem estar falando que elas SÃO visuais, auditivas ou cinestésicas, é importante ressaltar que utilizamos os três canais quando nos comunicamos e que preferencialmente usamos mais um do que os outros, portanto, nós não SOMOS visuais, auditivos ou cinestésicos e sim ESTAMOS mais visuais, auditivos e cinestésicos.
Outra coisa que muitas pessoas podem estar questionando é a questão da importância de saber destes canais e a utilização dos mesmos. Em primeiro lugar, a descoberta do seu canal de comunicação preferencial é um dos componentes chave para o autoconhecimento, e em segundo, agora de posse dessas informações, fica mais fácil descobrir o canal preferencial das pessoas com que convive, tornando o diálogo entre vocês algo mais prazeroso, pois estarão falando na mesma “língua”. Outro ponto importante sobre a utilização é para quem é estudante e quer fazer a montagem de um plano de estudos. Com a identificação do canal preferencial, estará de posse de um plano mais eficaz, tornando sua construção do conhecimento algo mais prazeroso.
No site a seguir têm um teste do sistema representacional preferencial, sinta-se a vontade para fazer o teste e dar o primeiro passo para o autoconhecimento e para a comunicação eficaz. Teste: http://www.golfinho.com.br/exercicios_pnl/teste_vac.htm
“Para nos comunicarmos efetivamente, devemos compreender que somos todos diferentes na maneira como vemos o mundo e usar esse entendimento como guia para nossa comunicação com os outros”.
Anthony Robbins
Avatar pua
robsonferreira
#659784 Q TEZAO DE ARTIGO cara....

como q ninguem comenta --'....
salvei ake e vou guardar pra imprimir depois....pq isso é importante packs...
vlw
sessi
#667421 Parabens velho, muito boa contribuição, cada vez mais eu percebo como é importante o lado sensorial, tanto para auto desenvolvimento, como para interação com as demais pessoas...
cleber.rodrigo
#667482 Muito bom cara, eu estou um livro do Tony Robbins, Poder sem Limites, e nesse livro ele trata mais amplamente sobre isso, se alguém estiver interessado no assunto, fica a dica, realmente um ótimo livro !

A todos um forte abraço !
kaufman
#848628 Up nesse topico! Bom trabalho, man! Entendendo o tipo de comunicação, certamente facilita a abordagem.
Avatar pua
Plazum
#874252 [font=Verdana][Aiou silver][/font]

[font=Verdana]Muita[/font] [font=Verdana]gentileza[/font] da sua parte compartilhar isso conosco.
Realmente [font=Tahoma]muito bom ![/font]