- 03 Dez 2011, 18:11
Legal que tem uma galera que treina sério por aqui!!
Sou mais um pra colaborar nesse tópico.
Não li todas as páginas, mas deu pra perceber que o pessoal ta no caminho certo, que é prestar atenção na ALIMENTAÇÃO. Essa é a chave do sucesso na musculação. Muita gente no inicio não dá a devida atenção pra dieta. Se você quer crescer, precisa comer.
Uma referência básica para quem treina realmente pesado visando hipertrofia, é calcular teu VET.
Primeiro calcula teu Metabolismo Basal (basicamente a quantidade de Kcal que voce gasta para se manter vivo)
Segue a formula par ahomens de 19 a 30 anos: 15,3 x peso + 679. Esse resultado voce multiplica pelo seu Fator de Atividade. Classifique seu dia a dia como Leve, moderado ou intenso, sem considerar seu treino e multiplique respectivamente por 1,55 ou 1,8 ou 2,1.
Este resultado é o numero de calorias que você gasta em um dia sem treino. Monte sua dieta de hipertrofia com umas 400 kcal acima disso.
Exemplo: Tenho 24 anos, peso 105kg e meu dia a dia fica mais para leve, pois trabalho sempre sentado.
15,3 X 105 + 679 = 2285,5
2285,5 X 1,55 = 3542,5
3542,5 + 400 = 3942,5
Legal... agora eu sei que em dias que não treino minha dieta deve ter na faixa de 3950 kcal.
Em dias de treino deve ter mais umas 500 kcal, que eu particularmente gosto de compor com: 1 Banana + aveia + 1 dose de whey + 10 g de glutamina no pré treino e 2 doses de Whey + 10g de Glutamina no pós treino. (Há quem defenda o uso de malto no pós treino, coisa que defendi durante muitos anos, porém recentemente novos estudos e a experiencia própria me levaram a adotar esse protocolo de 0 carbo na primeira hora de pós treino)
Pra chegar em uma dieta razoavel, deve-se pensar inicialmente em uma proporção de 40/40/20 (porcentagem de proteina/carbo/fat) e ir sentindo os resultados no teu corpo. Se precisar de mais disposição, aumente a proporção de carbos. Se acumular gordura na região de pneuzinhos, diminua a proporção de carbos (principalmente açucar), e por ai vai... aos poucos você consegue sacar os efeitos dos alimentos no teu corpo e tudo vai ficando mais fácil.
Bom... espero que tenha ajudado o pessoal que está meio perdido em relação as dietas. Quero deixar claro que não sou profissional. Sou apenas um apaixonado pelo esporte e estudioso do assunto. Esse post não é nenhuma prescrição de dieta.