- 03 Jan 2012, 01:41
SyN escreveu:muito bom seu topico...
mas gostaria de saber se não é um "tiro no pé" entrar no mercado de ações agora em plena crise mundial??
Além de operar vendido como o jonit mencionou, há outras estratégias possíveis em momentos de crise, neste caso estas são estratégias de longo prazo:
- adotar a postura
buy-and-hold (comprar e segurar) com uma ação que tem o histórico de pagar bons
dividendos. Esta é uma postura bastante conservadora. Parte do lucro da empresa é distribuído para os acionistas sob a forma de dividendos, que caem automaticamente na conta da corretora. Você pode usar o dinheiro dos dividendos para comprar mais ações ou gastar com outras coisas.
- comprar ações relativamente baratas usando indicadores de análise fundamentalista. A idéia é que pode existir um excessivo pessimismo em relação a uma ação e você pode comprá-la a um preço baixo. É necessário um trabalho relativamente grande para compreender a situação real da empresa (endividamento, perspectiva de lucro, caixa, concorrência, exportações, notícias na imprensa) e o Warren Buffett é mestre nisso.
Eu tenho obtido bons resultados usando estratégias de longo prazo, as crises me trouxeram grandes oportunidades.
Cabe a cada um estudar muito e chegar na estratégia que julgue melhor para si.