- 28 Abr 2010, 16:03
Eu não ia mais postar nesse tópico pois minha ajuda para o Saiberzinho já tinha acabado.
Mas eu vi aqui uma coisa que eu deveria compartilhar com todos que postaram aqui, pois foram muito prestativos e espero que após ler o que eu escrevi aqui, possam dar feeds cada vez melhores.
Repararam como esse tópico ficou parecido com um Debate?Quero dizer por que isso está acontecendo: por que daqui a pouco estaríamos perdendo o foco de "ajudar" para o foco de "julgar".
Caso achemos que o cara não merece ajuda, temos a opção de ignorar o tópico e ir atráz de um que seja mais relevante para nós. Essa sessão de
"dúvidas e pedidos" é para quem precisa de ajuda, então, quem entra num tópico, que seja para ajudar.
Quem quiser julgar, pode procurar um tópico na Sessão
"Julgamentos e Críticas".
Quero dizer que todos os feeds tiveram muito valor até agora, mesmo aqueles que foram mais duros com o Saiberzinho, pois ajudam-no a entender o que os mais experientes disseram e que pode se resumir em: "traição não é positivo", "não somos animais que saem trepando promiscuamente por conta de um instinto" e "quem faz suas cagadas que segure a onda". Alguém tem dúvida de que o Saiberzinho entendeu o recado depois de tantos feeds?
E agora o meu feed para os feedadores: Essa sessão pede ajuda para
problemas já feitos. Portanto, como agiriam se estivessem no lugar dele? Encarem como um problema de lógica dado na escola e tentem resolver com frieza.
Dizer a ele o quanto a traição pesa na vida e o quanto ele vai se ferrar se seguir nisso, é importante sim. Mas esse tipo de orientação deveria estar na mente dele antes. Agora a cagada já está feita e o que ele quer saber é como seguir daí pra frente.
Tentem se colocar no lugar dele.
Você sai para a balada e em meio ao álcool, amigos que empurram e HB que seduz, você vai e pega outra. (Não digam que não entrariam nessa por serem moralistas, e sim, digam o que fariam daí para frente como se tivessem chegado a esse ponto - essa é a proposta da sessão).
Quantos aqui teriam a coragem de confessar? Quase ninguém!
Quase todos iriam pelo mesmo caminho: tentar contornar, encobrir e deixar que o tempo apagasse. Poucos agiriam diferente. (E esses poucos deveriam dizer-lhe o que fariam pois essas soluções seriam originais e de bons resultados)
Portanto, imaginar-se na situação dele, é muito fácil. Para outros ficaria mais fácil ainda: bastaria lembra de quando lhes aconteceu algo parecido.
A maioria teria chegado aonde ele chegou, caso tivesse saído para aquela balada.
É só por isso que eu reforço para que não julguem ninguém, pois Dale Carnegie (autor de Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas) já disse: no lugar do outro, se tivéssemos passado pelas mesma experiencias, provavelmente faríamos o mesmo.
Todos têm livre arbítrio para tomar suas decisões na vida. E aqui estão as duas soluções que eu já apresentei, mas agora por dois pontos de vista:
Pelo lado cafageste:Saiberzinho, quando for trair, faça-o por ser cafageste de verdade. Faça-o para não se arrepender e seja discreto.
Pelo lado moralista e Jedi:A dificuldade que você demonstrou através desse pedido, revela que você não é um total cafageste. O que eu acho bom.
Saibersinho, se não quiser repetir a dose e realmente você amar essa sua namorada, dê por aprendida a lição e ande na linha daqui pra frente.
Abraz
ZERA